Já está nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 267. Depois de, no mês passado, ter sido lançado o ESPECIAL GANADARIAS, é agora a vez de mais uma edição ESPECIAL, dedicada ao TOUREIO A CAVALO que se praticou em Portugal na temporada de 2010.
Para além de uma apreciação crítica ao labor daqueles que pisaram as arenas portuguesas, nas várias categorias, a NB centra o seu trabalho em cinco GRANDES ENTREVISTAS feitas aos que mais se destacaram: António Ribeiro Telles, João Salgueiro e Vítor Ribeiro entre os consagrados; Manuel Ribeiro Telles Bastos e Duarte Pinto entre os cavaleiros da nova geração.
A completar a edição Especial TOUREIO A CAVALO, há ainda o Marcador da Temporada, o Gráfico das actuações dos nossos cavaleiros nas últimas temporadas, as Alternativas e Provas de Praticante e a descrição minuciosa das actuações dos cavaleiros portugueses no estrangeiro em 2010.
Dentro do espírito de uma edição dedicada ao TOUREIO A CAVALO, a NB oferece este mês um excelente artigo de José Manuel Correia Lopes sobre a maneira bem portuguesa do nosso tourear. Em Coudelarias do Passado , é recordada a já extinta coudelaria Gama, que tantos cavalos forneceu para as arenas. É evocado Mestre João Branco Núncio nos 110 anos do seu nascimento. E é exposto um curioso trabalho sobre os Ares de Escola no Toureio.
Nas páginas desta edição é ainda apresentada a reportagem da inauguração do Monumento ao Toiro, em Angra do Heroísmo , e em Triunfos Ganaderos de Outros Tempos, é destacada a década e meia de esplendor da ganadaria de Cunhal Patrício.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Tertúlia “NB” (David Leandro), América Taurina e Da Barreira (Carlos Martins ), História do Toiro Bravo (José Henriques), As pelagens do toiro de lide e as suas particularidades (João Lucas), À Boca do Burladero e ABC da Tauromaquia (Catarina Bexiga), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte ), 5.ª Coluna (Fernando Marques) e As Fotografias do História (Duarte Chaparreiro).
Sem comentários:
Enviar um comentário