quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A Tradição Tauromáquica no Concelho de Arronches

Muito embora a Praça de Touros de Arronches, propriedade de Francisco Romão Tenório, fosse construída pela sua família em 1894 (125 anos de existência com espectáculos contínuos), há notícia que, já antes por este concelho, tinham lugar espectáculos de caris tauromáquico, o que levou o lavrador a construir esta praça. 

Não só pela sua antiguidade, como também pelo seu enquadramento na fortificação abaluartada das antigas muralhas da ‘Forte Arronches’ como cantou Luís de Camões, constitui só por este facto, um património arquitectónico inestimável.
O Concelho de Arronches não só pela antiguidade da sua praça distingue-se também, porque - será um dos poucos em Portugal – que tem uma praça em cada uma das suas três freguesias.
A Praça de Touros de Arronches tinha inicialmente lugar para 3.000 espectadores e as suas corridas ocorriam pela Feira Anual de Maio e pelas Festas de Nossa Senhora da Luz, padroeira da Vila. Passaram posteriormente a ter lugar os festejos taurinos durante as Festas de São João e da Santa Casa da Misericórdia. 
Presentemente têm lugar duas corridas de touros. Uma por ocasião das Festas de São João, sendo a data anterior da Misericórdia, assumida pela Associação ‘Amigos da Festa Brava’ que realiza a sua corrida em Agosto. Em algumas ocasiões realizam-se festivais de carácter benéfico no início de temporada. Todos estes espectáculos contam com o apoio da Câmara Municipal de Arronches que, ao longo dos últimos anos, tudo tem feito para apoiar, promover e defender a tauromaquia no concelho.
As festas de carácter litúrgico estão também aqui associadas aos espectáculos taurinos, o que acontece nas três freguesias. Na sede do Concelho (Freguesia de Assunção), onde está situada a praça de touros, têm lugar as corridas, sendo que, nas festas das freguesias rurais, em cada uma das suas praças têm lugar espectáculos menores como os dedicados às crianças, e as largadas, o que acontece também pelas ruas destas freguesias. Pela sua localização raiana, estes espectáculos atraem inúmeros aficionados das povoações espanholas do outro lado da fronteira.
Em Arronches nasceu o bandarilheiro profissional Joaquim António Praxedes (Kitó), que fez grande parte da sua carreira em Espanha onde criou laços de amizade. Foi através desses conhecimentos que o bandarilheiro arronchense trouxe a actuar nesta praça, os alunos da Escola de Toureio de Badajoz, alguns dos quais, hoje figuras do toureio mundial.
Foi também Joaquim António Praxedes, que no ano de 1999 fruto do jeito e valor que alguns jovens da vila denotavam para pegarem vacas e touros nas largadas, que chamou a si a constituição do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, assumindo a liderança como cabo, e integrado na Associação ‘Amigos da Festa Brava’. 
O grupo de Forcados Amadores de Arronches que este ano de 2019, comemora o seu 20º Aniversário, tem levado como bandeira o Concelho de Arronches por praças de Portugal, Espanha e França. Depois de Joaquim António Praxedes, o grupo teve como cabo Ricardo Nunes e actualmente Manuel Cardoso, o qual capitaneou o grupo em 2018 na sua apresentação na Praça de Touros do Campo Pequeno.
Com a passagem dos alunos da Escola de Toureio de Badajoz pela praça de Arronches, houve como que um despertar pelo toureio a pé, chegando mesmo a funcionar não de forma oficial uma Escola de Toureio, sob os ensinamentos do bandarilheiro Joaquim António Praxedes. 
No capítulo ganadeiro, Francisco Romão Tenório, fundou a sua ganadaria no ano 2000 com procedência na de António Barbeiro (Camarate e Gama), que posteriormente foi eliminando ao adquirir vacas e sementais de Los Espartales, procedência Murube-Urquijo.
Esta ganadaria actualmente é preferida pelas figuras do toureio a cavalo como João Moura, Pablo Hermoso ou Diego Ventura, entre outros.
Com o apoio do cronista taurino Fernando Marques, a residir nesta Vila, a Câmara Municipal de Arronches levou a efeito no ano de 2010, o maior evento cultural/taurino desde sempre aqui realizado, que foi denominado ‘Junho Mês da Cultura Taurina’. Este evento contou com parte do espólio museológico de D. Juan Barco que disponibilizou peças como trajes de toureio e um touro embalsamado. Tiveram lugar ainda conferências, colóquios e exposições de pintura e escultura. 
Aqui em Arronches com o apoio do Município, foi editado o Anuário Taurino do Alentejo, da autoria de Fernando Marques, o qual mantêm também um blogue de temática taurina -Planeta dos Touros. Igualmente o jornal Notícias de Arronches, sempre que a ocasião assim o permite, dedica uma página à tauromaquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário