terça-feira, 17 de novembro de 2015

O Lenço Branco - A introdução da cultura (verdadeiramente) taurina em França

Infelizmente a França é notícia pelos trágicos acontecimentos que este país viveu recentemente. Neste espaço também cabe a nossa manifestação de pesar, o repúdio por um ataque ignóbil a uma cidade coração da Europa. Um país que cujo lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, soube como nenhum outro, defender a tauromaquia de outros ataques de anti-taurinos a roçar por vezes o extremismo.
Feito este preâmbulo, deixo-vos aqui uma pequena "relíquia" que nos faz pensar como de forma tão simples, se podem alcançar grandes objectivos, como preservar a Festa, defendê-la mas com exigência.
Este pequeno lenço que foi branco, hoje um pouco amarelado pelo passar dos anos, fui buscá-lo ao meu "Baú das Recordações". Foi assim com este mouchoir (lenço) que nos era entregue ao cortar o bilhete para entrar nas praças francesas e que servia para pedir as orelhas, a ANDA - Association Nationale des Aficionados, escrevia neste lenço a forma de aprender a ver o espectáculo, apreciar o que era de mérito e silenciar o menos bom. Foi assim que os franceses conseguiram ser hoje, um exemplo a seguir por todos os aficionados do mundo taurino.


Sem comentários:

Enviar um comentário