quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Venda do DVD do Festival a Favor do Forcado Nuno Carvalho, reverte a favor do forcado

O primeiro DVD da temporada 2013 é o do Festival Nuno Carvalho "Mata". 
Os lucros deste DVD revertem na totalidade para o forcado em causa.
Para mais informações contactar: touradasemdvd@gmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Contratação de Nuno Casquinha para a Feira de Cora Cora (Perú)

O matador de toiros Nuno Casquinha está contratado para tourear na importante Feira de Cora Cora, onde actuará nos dias 6, 7 e 8 de Agosto, num cartel internacional, em que será o representante português. O cartel é o seguinte: Cora Cora ( Ayacucho ) dias 6, 7 e 8 de Agosto.
Matadores: Juan Carlos Cubas ( Peru ), Paco Cespedes ( Peru ), Nuno Casquinha ( Portugal )
El Canelo ( México )

"Falar de Toiros"

Dezoito anos depois de ter começado na Rádio, inicialmente como colaboradora de vários programas taurinos, e mais tarde como autora de um espaço unicamente da sua responsabilidade, Catarina Bexiga avança em 2013 com um conceito inovador entre nós.
Trata-se de “FALAR DE TOIROS”, um espaço semanal On-Line, disponível às Quartas-feiras, a partir das 22 horas, em www.falardetoiros.blogspot.com .
Para além de uma visão sobre a actualidade, o projecto visa essencialmente “dar voz” aos protagonistas de cada semana, assim como dar a conhecer histórias de vida.
O primeiro programa irá para o ar no próximo dia 6 de Março, e posteriormente poderá ser ouvido a qualquer dia e a qualquer hora… de Portugal para todo o mundo!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Apoderado de "Procuna" esclarece porque este não participa no Festival a Nuno Carvalho

Com pedido de divulgação recebemos de Maurício do Vale, apoderado do matador de touros Luis Vital "Procuna" o seguinte comunicado, ao qual nos juntou a parte médica emitida pelo Dr. Carlos Ferreira:

COMUNICADO

Informa-se que o Matador de Touros LUÍS “PROCUNA” foi anteontem observado pelo Dr. Carlos Ferreira, médico que colabora com a Associação Nacional dos Toureiros Portugueses e respectivo Fundo de Assistência. Este, perante os referidos exames que havia solicitado, prescreveu a necessária metodologia de recuperação das lesões constatadas.
Conforme Declaração em anexo, prevê-se a impossibilidade de Luis “Procuna” tourear, durante “aproximadamente 60 dias”, a partir de 19/02/2013.
Mais se esclarece que a Organização do Festival de Homenagem ao Forcado Nuno de Carvalho, a ter lugar no próximo dia 16 de Março, na Moita do Ribatejo, em contacto do Presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, Pedro Marinho, convidou o referido toureiro a participar no mesmo, sendo que matador e forcado são amigos de longa data e ambos naturais da Moita. Infelizmente, e pelas razões aqui expressas, não é possível a “Procuna” tourear neste próximo Festival, ele que, logo após a colhida de Nuno de Carvalho, se pôs à disposição do mesmo, em contacto com o “cabo” Tiago Ribeiro.
Com esta informação se esclarecem algumas dúvidas que poderiam estar a ser levantadas nos “mentideros”.
Entretanto, a seu tempo se dará a conhecer o apoio especial que o matador moitense pensa poder proporcionar ao seu amigo forcado Nuno de Carvalho.
       Maurício Vale
(Apoderado de Luis “Procuna”)

Cartaz de Touros - Moita Festival Homenagem a Nuno Carvalho


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rouxinol, Bohórquez e Moura Jr inauguram a temporada de 2013 no Campo Pequeno

Os cavaleiros Luis Rouxinol e João Moura Jr alternarão com o rojoneador espanhol Fermín Bohórquez, na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno (Lisboa), a 4 de Abril.
Serão lidados seis imponentes toiros da ganadaria Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas e as pegas estarão a cargo dos grupos de Forcados Amadores de Lisboa e de Vila Franca de Xira, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Ricardo Castelo.
Luis Rouxinol e o grupo de Vila Franca foram os vencedores do “Galardão Campo Pequeno” nas categorias “Cavaleiro” e “Grupo de Forcados”.
Os bilhetes para esta corrida estarão à venda nos locais e sítios de internet habituais, a partir da próxima semana. Nos próximos dias, a Sociedade Campo Pequeno SA apresentará o abono da temporada, mas pode desde já adiantar que terá menos corridas que o da temporada anterior e que, relativamente aos abonados, estes poderão liquidar o abono em quatro fases distribuída pelos meses de Março, Abril, Maio e Junho

VIDEO - Resumo Festival Nuno Carvalho



Com o agradecimento a Diogo Marcelino (Faenas TV)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MONFORTE - APROVADA CANDIDATURA DO CENTRO TAUROMÁQUICO

O Concelho de Monforte tem feito história no meio tauromáquico nacional e internacional, por intermédio de várias acções protagonizadas, nos últimos meses, pela respectiva Câmara Municipal, das quais, para além do apoio que tem sido concedido à realização de eventos ligados à tauromaquia, se destacam a reabertura da Praça de Touros “João Moura (Pai)”, a aprovação da proposta de execução do processo de classificação da Tauromaquia a “Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal” e o projecto para instalação de um Centro Interpretativo Tauromáquico, sendo, precisamente, sobre a situação deste projecto que Miguel Rasquinho, Presidente do Município, veio anunciar que recebeu, no dia 11 de Fevereiro, a notificação da decisão de teor favorável relativamente ao Pedido de Apoio apresentado ao PRODER, no âmbito da Acção 3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural.
Recorde-se que este Centro Interpretativo Tauromáquico será construído no edifício da antiga escola primária, onde funcionou, também, durante anos a Biblioteca Municipal e, posteriormente, o Pré-Escolar. Recentemente desocupado, o edifício é propriedade do Município e, de acordo com os objectivos propostos, pretende-se reabilitar todo o seu espaço, considerando diferentes áreas, designadamente, Museu, Galeria de Exposições, Mediateca, Sala de Conferências, Sala Multiusos e outras, entre as quais está destinada uma ao Grupo de Forcados Amadores de Monforte onde funcionará a sua ”tertúlia”.
O Presidente da Câmara Municipal de Monforte voltou a afirmar que “o Centro deverá afigurar-se um espaço dinâmico que resulte num mecanismo usado para consolidar iniciativas de promoção e valorização da tauromaquia entendida como importante agente de desenvolvimento económico, incrementando, igualmente, medidas que distingam a função altamente cultural que a actividade assume na vida das populações”.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aficionados solidários em torno de Nuno Carvalho


Sempre foi assim. A família taurina tem na sua génese a solidariedade e tem provado ao longo dos anos que sempre que é chamada está presente.
A moldura humana que encheu a praça do Campo Pequeno para homenagear o forcado Nuno Carvalho não surpreende os aficionados. Só os derrotistas, os que contestam uma festa multisecular e com estas raízes no companheirismo e na solidariedade, são quem podiam duvidar que ia ser um êxito.
O mais importante é a forma como o Nuno encara o seu destino e, mesmo numa cadeira de rodas, vítima daquele abraço leal ao seu último touro de uma carreira que todos conhecemos, diz-se pronto para continuar mesmo com as suas limitações a pegar a vida de caras.
O resultado económico do festival que se cifrou em 100.000,00 euros, vão-lhe permitir com mais desafogo continuar a sonhar e fazer projectos para o futuro.
Nuno Carvalho um exemplo como Homem e como Forcado que, no futuro, pode ser um exemplo de vida para outros que possam vir a passar por esta situação. É que ser Forcado é isto mesmo: ser capaz de ultrapassar as dificuldades em todas as arenas da vida.

VÍDEO- Pablo Hermoso corta duas orelhas e Talavante duas e rabo que recusou no encerramento da temporada na Plaza Mexico

Diogo Peseiro vence o “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, foi o triunfador do “VI Encontro Internacional de Escolas de Toureio”, que terminou sábado em Lisboa (Campo Pequeno).
O prémio, um capote de brega, foi oferecido pelo Real Clube Tauromáquico Português.
O espanhol Rodrigo Alvarez, aluno da Escola Taurina de Madrid, recebeu o prémio para a Melhor Faena, oferecido pela Sociedade Campo Pequeno SA e a Academia Taurina Municipal de Aguascalientes recebeu o correspondente à melhor escola, pelo desempenho dos seus alunos ao longo do encontro, prémio oferecido pela Tertúlia “O Pitiquita”..
Na final lidaram-se novilhos oferecidos pelas ganadarias Falé Filipe, António Silva Herdeiros, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Varela Crujo e Manuel Coimbra.
Estiveram presentes nesta iniciativa de apoio à descoberta de novos valores da tauromaquia, alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Escuela Taurina de Camas (Sevilha), Escuela Taurina de Lima, Escuela Taurina de Madrid e Fundación “El Juli”.
O “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas foi uma organização da Sociedade Campo Pequeno S.A e da Tertúlia O Piriquita, com o apoio da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Fundação João Alberto Faria.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Começou o “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas

Com a realização de uma Aula Prática com vacas da ganadaria de Jorge Carvalho, começou quarta-feira o “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas que reúne até sábado alunos de sete escolas de toureio, de Portugal, Espanha, México e Peru.
Na aula inaugural exibiram-se os alunos Diogo Peseiro, Sérgio Nunes, Martim Coutinho e José Leitão, da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Diego Sanchez, Juan Pablo Herrero e Hector Gutierrez, da Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México), Paula Santos, João Sobral, João da”Barroca”, Ruben Correira e Miguel Luís, da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Jesus Alvarez e Juan Solís, da Escuela Taurina de Camas (Sevilha), Andrés Roca Rey, da Escuela Taurina de Lima, Rodrigo Alvarez, David Garzón, Luis Pesero e Ignácio Olmo, da Escuela Taurina de Madrid e Adrién Salème, Leo Valadés, Joaquín Galán e Alejandro Garden, da Fundación “El Juli”.
O segundo dia decorrerá com aulas práticas frente a bezerras das ganadarias Falé Filipe e Canas Vigoroux, ao passo que o terceiro dia, sexta-feira, terá por cenário a ganadaria António José da Veiga Teixeira.
No sábado, os participantes no “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas” disputam, a final na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, integrando-se deste modo, num verdadeiro fim-de-semana taurino que terá por cenário a arena da primeira praça do país.
As portas do Campo Pequeno abrem-se às 11 horas para todos aqueles que quiserem ir à arena e experimentar tourear de salão. Às 15h30 terá lugar no Salão Nobre uma mesa redonda sobre “O papel das escolas de toureio na formação artística e humana dos seus alunos”. Às 17h00 realiza-se a aula pratica final, um espectáculo com entrada gratuita e no qual participarão os alunos mais destacados das aulas praticas anteriores.
Finalmente, no domingo, às 16H00 será o grande festival taurino de homenagem e solidariedade para com o forcado Nuno Carvalho, que sofreu grave colhida com lesões vertebro-medulares irreversíveis, contando-se com a presença massiva de público para este acto solidário

FESTIVAL - Vila Viçosa (Rádio Campanário)


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

COLÓQUIO - Gentes do Cartaxo


“NOVO BURLADERO” N.º 291 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 291, referente ao mês de Fevereiro
Depois da NB de Janeiro ter sido dedicada às Ganadarias, o tema deste mês incide prioritariamente nos Forcados, com destaque para os rabejadores. Em foco, cinco entrevista recomendadas, pelo interesse de todas elas: Nuno Carvalho -- um exemplo de Fé e Esperança que a todos nos dá verdadeira lição -- conta-nos a sua vida, antes e depois do acidente que o deixou tetraplégico; Simão Comenda, aficionado de solera, legenda viva dos rabejadores; Carlos Silva, um dos melhores rabejadores da actualidade; Ricardo Castelo, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, triunfador da temporada de 2012; e João Brito, dos Amadores de Santarém, actual forcado-figura e vencedor do prémio para a melhor pega de 2012 no Campo Pequeno. Espaço ainda para uma vintena de fotos de “Rabejadores de sempre”, alguns dos mais destacados de todos os tempos. Ainda em relação à arte portuguesa de pegar toiros, a NB recuperou um interessante artigo do saudoso José Tello Barradas, “Forcados e Pegas”.
Em “Cartazes com História” recorda-se o triunfo de Curro Romero em Lisboa, novilheiro ainda, decorria o ano de 1958; No arranque da temporada de 2013, o festival de Mourão surge em destaque.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), A Cornamenta do Toiro de Lide (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Homens do Ribatejo (Sérgio Perilhão) e Ao sabor do… tempo (Manuel Ribeiro).
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com






sábado, 9 de fevereiro de 2013

Reflexões de César Rincón no Congresso de Ganadeiros

Merece a atenção dos aficionados de todo o Mundo este pequeno excerto da intervenção do maestro César Rincón no Congresso dos Ganadeiros. 



“O único que me move é a minha paixão pelo touro” 
O meu pai ensinou-me o amor ao touro de lide. Conduziu-me nos meus primeiros passos para aprender a tourear. Quando passado um tempo chegam as reflexões e as coisas puseram-se complicadas.
De Espanha nasceu a grande paixão. O toureio expandiu-se a muitíssimos lugares.
Existiam touros no Rio de Janeiro, São José da Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Cuba, Buenos Aires, Montevideu. Em quantos países existe hoje a tauromaquia? O touro de lide é para outros eventos. Desde os Corre Bous aos forcados.
Com o tempo, muitas ganadarias desapareceram. Na Colômbia, El Socorro, Pueblito Espanhol, Icuasuco e em breve El Encenillo. Em Espanha, Atanásio Fernandez, Nuñez, Buendia…Vemos a quantidade de touros que não foram lidados e que foram para o matadouro para entrar na cadeia cárnica. Entristece-me que muitos touros se foram sem serem lidados. Há vezes que morrem a atiro de pistola (…) 

Jovens toureiros de quatro países participam no “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

Cerca de três dezenas de jovens de Portugal, Espanha, México e Peru participarão de 13 a 16 de Fevereiro, no “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas” que decorrerá entre tentas no campo, sessões culturais em Arruda dos Vinhos e a grande final, no Campo Pequeno (Lisboa).
Os primeiros dois dias do encontro serão ocupados com a realização de tentas, seguindo-se no dia 15, uma tenta e uma visita guiada à ganadaria Veiga Teixeira, durante a qual o ganadero António José da Veiga Teixeira fará uma apresentação da camada a lidar em 2013 e uma palestra sobre aspectos económicos, socioculturais e ambientais da criação do toiro de lide.
Em Arruda dos Vinhos, às 22h00 de 15 de Fevereiro, sexta-feira, realiza-se uma homenagem ao Maestro José Luís Bote, com a apresentação do homenageado a cargo do Coronel José Henriques.
No sábado dia, 16, o dia da final do encontro, o Campo Pequeno abrirá as suas portas, às 11h30, para receber todos os jovens que queiram experimentar tourear de salão na arena da Monumental lisboeta. Às 15h30, no Salão Nobre, realiza-se uma Mesa-redonda sob o tema “O papel das escolas de Toureio na formação artística e humana dos jovens”, com a participação dos Maestros “Angel Gomez Escorial, “El Almendro”, José António Campuzano, José Luis Bote, José Luis Gonçalves, Luis Vital “Procuna” e Manolo Arruza, responsáveis pelas escolas participantes no encontro. A Mesa-redonda será moderada pelo jornalista José Cáceres.
Às 17h00 realiza-se a final, com a participação dos alunos mais destacados nas tentas de campo, estando em disputa os prémios Real Clube Tauromáquico Português para o Triunfador, Campo Pequeno, para a Melhor Faena e Tertúlia “O Piriquita” para o Melhor Toureio de Capote.
Aderiram a esta iniciativa de promoção do toureio a pé, as ganadarias António José Teixeira, Canas Vigouroux, Falé Filipe, Jorge Carvalho, Manuel Coimbra, Varela Crujo e Vinhas, entre outras.
Participam neste encontro alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Escuela Taurina de Camas (Sevilha), Escuela Taurina de Lima, Escuela Taurina de Madrid e Fundación “El Juli”.
O “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas é uma organização da Sociedade Campo Pequeno S.A e da Tertúlia O Piriquita, com o apoio da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Fundação João Alberto Faria.









terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Clube Taurino da Escola de Alter promove concurso

O Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter, está a promover um concurso de produção artística e de escrita sobre a temática taurina.
Os jovens petizes do 1º Ciclo poderão expressar-se sobre a forma como vêem a tourada através do desenho, ou produzindo textos.
Neste sentido o Clube Taurino estimula e promove a Tauromaquia junto dos petizes, esta arte que para eles está tão enraizada nas suas vivências locais.
O concurso decorre até dia 12 de Abril e destina-se numa primeira fase apenas aos jovens do Concelho de Alter.  A escrever e a desenhar sobre touradas também se aprende.

CARTAZ DE TOUROS - Granja


Conferência de imprensa do Festival ao Nuno Carvalho

Com a devia vénia ao Faenas Tv e ao Diogo Marcelino, reproduzimos este vídeo pela sua importância e, pelas palavras de Nuno Carvalho, um simbolo de Forcado e Homem que aceita e encara o seu destino rodeado de amigos e solidariedade.