sábado, 9 de fevereiro de 2013

Reflexões de César Rincón no Congresso de Ganadeiros

Merece a atenção dos aficionados de todo o Mundo este pequeno excerto da intervenção do maestro César Rincón no Congresso dos Ganadeiros. 



“O único que me move é a minha paixão pelo touro” 
O meu pai ensinou-me o amor ao touro de lide. Conduziu-me nos meus primeiros passos para aprender a tourear. Quando passado um tempo chegam as reflexões e as coisas puseram-se complicadas.
De Espanha nasceu a grande paixão. O toureio expandiu-se a muitíssimos lugares.
Existiam touros no Rio de Janeiro, São José da Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Cuba, Buenos Aires, Montevideu. Em quantos países existe hoje a tauromaquia? O touro de lide é para outros eventos. Desde os Corre Bous aos forcados.
Com o tempo, muitas ganadarias desapareceram. Na Colômbia, El Socorro, Pueblito Espanhol, Icuasuco e em breve El Encenillo. Em Espanha, Atanásio Fernandez, Nuñez, Buendia…Vemos a quantidade de touros que não foram lidados e que foram para o matadouro para entrar na cadeia cárnica. Entristece-me que muitos touros se foram sem serem lidados. Há vezes que morrem a atiro de pistola (…) 

Sem comentários:

Enviar um comentário