Touro Palha (foto-F. Romeiras) |
A ganadaria Palha, uma legenda ganadera em Portugal e no mundo taurino, com antiguidade referenciada à praça de toiros de Madrid, no ano de 1883, lidou pela última vez em Lisboa há 15 anos. É a ganadaria portuguesa mais galardoada além-fronteiras triunfadora nas mais importantes feiras taurinas de Espanha e França, países onde tem maioritariamente lidado os seus curros de toiros.
As raízes da ganadaria de Oliveiras Irmãos remontam a 1895 tendo, na sua actual designação, fixado a antiguidade em 30 de Abril de 1944, data em que se estreou, na praça de toiros do Campo Pequeno, na qual lidou pela última vez há 18 anos. Possuidora de um largo historial, é detentora de inúmeros e prestigiantes prémios obtidos em Portugal, Espanha e França sendo ainda a base de um número importante de ganadarias portuguesas.
Formada na década de 1930, a ganadaria de António Silva fixou a sua antiguidade em 25 de Junho de 1944, no Campo Pequeno, tendo sido, nos anos sessenta uma das preferidas pelas mais importantes figuras do toureio de Portugal e do mundo. Não lidava no Campo Pequeno desde a década de setenta. A sua reaparição em Lisboa ficará marcada pela imponente apresentação do curro de toiros apartado para esta ocasião.
Brevemente será anunciada a totalidade das ganadarias do abono do Campo Pequeno, mas a empresa avança desde já que a temporada de 2012, em que a praça comemora 120 anos, será maioritariamente tourista.
Sem comentários:
Enviar um comentário