segunda-feira, 8 de julho de 2019

Do sensacionalismo da tragédia às boas notícias: João Moura Jr e José Luís Gonçalves

Com o sensacionalismo que é usual no CM, é noticiado na primeira página os acontecimentos taurinos deste fim-de-semana. 


João Moura Jr, com o Xeque-mate em Madrid
O jornal diário dá destaque de forma sensacionalista à colhida de João Moura Jr. e ao trágico fim da sua montada estrela, o Xeque-mate, um cavalo como o ferro de Romão Tenório. Lamenta-se e sobretudo o cavaleiro e o criador de tão excelente animal para o toureio. A final ao contrário do que muitos afirmam, o toureio é o jogar a vida em cada lance ou em cada sorte, seja a cavalo ou a pé. Aqui não se faz de conta. Isto não é um filme ou uma telenovela, aqui os acidentes acontecem e morre-se de verdade. 
Os espanhóis dizem e com razão que determinado tipo de jornalismo ‘es de basura’ e esta chamada à primeira página do CM com o titulo ‘HORROR na Festa Brava’ não é mais do que isso. Houve infelizmente casos como o de Ana Batista, Francisco Palha e os dois forcados. Será necessário um fim-de-semana com estes acidentes para que se passe a ter mais respeito por uma tradição secular. A meu ver é mais trágico aquilo que se passa em determinado desporto ou, actuações menos correctas em outras situações do nosso quotidiano. 
José Luís Gonçalves volta à arena do Campo Pequeno 
Destaque, destaque são as melhoras pelas quais José Luís Gonçalves está a passar. Ao fim de cinco anos do acidente sofrido no programa da TVI, o matador de touros português, ao qual sempre me ligou grande Amizade, está a recuperar para que, o seu discurso seja audível e coerente e movendo também os membros. Oxalá se recupere o Homem que nos deixou de forma indelével uma concepção do toureio pelo seu perfume que não esqueceremos a inolvidável crónica no ABC de Vicente Zabala (pai) aquando da sua actuação em Madrid. Tudo de bom Amigo porque o mereces depois de tanto sofrimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário