domingo, 27 de novembro de 2016

Festa da Amizade - Encerramento da temporada 2016 dos Forcados Amadores de Arronches


Se fosse possível empregar um classificativo, sem que o mesmo seja tido como imparcial pela minha ligação ao espectáculo, esta foi a Festa da Amizade.
Os grupos de forcados, para além dos atributos de um conjunto de jovens cuja afición vai para além de serem valentes, conseguirem dominar o medo na cara de um touro, encerra em si uma grande virtude: É uma escola de amizades. Amizades manifestadas no seu relacionamento diário, nos momentos vividos em cada pega. É aqui que tem expressão a velha máxima “um por todos, todos por um”.
Por conseguinte esta comemoração do encerramento da temporada 2016 do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, foi isso mesmo: A Festa da Amizade.
Como quase todos os anos desde que se realiza, começou com um treino (concurso de pegas) na Praça de Touros de Arronches. Seguiu-se na Igreja Nª. Sr.ª. da Luz a Missa com a benção dos Barretes. Na homilia, o Padre Fernando Farinha, em período de Advento, cujo lema é este ano “Vigilai”, estabeleceu o paralelismo entre a vigilância que é necessária para não nos distrairmos, com a atenção que os forcados têm que ter para não serem surpreendidos pelo touro. É necessário estar atento, estar vigilante, afirmou o pároco.
O momento de confraternização, essa festa de que vos falamos, veio com o jantar entre actuais e antigos forcados do grupo, amigos, familiares, ganadeiros e autarcas.
Foi o primeiro ano do grupo sob o comendo do Manuel Cardoso, que na fase dos discursos, começou pelos agradecimentos a todos os que tornaram possível no seu entender, superar uma das temporadas mais difíceis do grupo. Frisou Manuel Cardoso que não só pelo número de actuações (18 no total, sendo 10 em Portugal, 7 em Espanha e 1 em França), porque o grupo merecia mais por parte das empresas, como pelas lesões que alguns elementos sofreram. Realçou contudo, que a continuidade está assegurada, porque pode contar com muitos mais forcados novos que chegaram ao grupo.
De destacar a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho que afirmou, uma vez mais, que é aficionada assumida, que o grupo de Arronches que leva o nome desta vila pelo país e além fronteiras, pode contar com o apoio da Câmara enquanto estiver à frente dos seus destinos, porque é preciso defender as nossas tradições e Arronches é uma terra com tradição na tauromaquia.(Fotos-Planeta dos Touros|E.Moitas)











Sem comentários:

Enviar um comentário