sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Tourada de Gala à Antiga Portuguesa em Barcelona

Assim com este título, até parece brincadeira de mau gosto, mas não. Aconteceu na verdade a 29 de Abril de 1973 na Monumental de Barcelona.
Fui buscar este cartel ao “baú das recordações” que vai na linha daquilo que escrevi neste blogue sobre falar da Festas dos Touros. É necessário falar e escrever cada vez mais sobre a nossa tauromaquia, dos toureiros e acontecimentos como este já longínquo no tempo.
Não é saudosismo, até porque estamos a falar de 1973, mas a Festa em Portugal estava pujante. Basta olhar para o cartel.
Este acontecimento veio na linha do intercâmbio cultural entre os dois países ibéricos com cultura taurina, muito embora praticada em moldes diferentes em algumas nuances.
Foi a Semana de Portugal em que estiveram envolvidos os organismos da Informação e Turismo de ambos os países. Guardo este cartaz pelo simples facto de ter sido único. Nele tiveram intervenção toureiros com os quais tive uma relação de proximidade. Falo de Mestre Batista, José Lupi, dos bandarilheiros António Gregório, Francisco Plirú e António José Martins, que integrados nas quadrilhas, foram então os grandes embaixadores montijense nesta tourada histórica.
Foram lidados touros de Oliveira Irmãos e pegaram os forcados de Santarém (Souto Barreiros) e Montemor (António Zuzarte).
Como se tratou de uma tourada com as regras portuguesas, os touros depois de lidados e pegados, regressaram vivos aos curros da praça barcelonesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário