domingo, 31 de janeiro de 2016

Fomos induzidos em erro o que lamentamos, sobre a noticia da mãe de Bruno Raimundo

Publicámos ontem neste blogue (e partilhada no facebook), a notícia de que a mãe de Bruno Raimundo, o forcado do grupo de Elvas, acabaria por não sobreviver às graves lesões do acidente. Esta notícia que ontem teve 1.893 visitas e algumas partilhas, não era verdadeira. Surgiram mensagens e um e-mail do Sr. Ruben Pires, acusando-nos de “mandarmos palpites”, quando se trata de tanto sofrimento. Felizmente a senhora está viva, com o que nos congratulamos, pese o seu estado crítico.
Levamos 40 anos de jornalismo, embora se trate de um blogue, a deontologia que observamos é a mesma: rigor na informação!
Para nós a notícia é sempre notícia, quer se trate de um nascimento ou de um falecimento. Como a experiência nos aconselha, devemos ter sempre em atenção as fontes dessa informação. Ora a nossa fonte (que devíamos ter citado), estava no facebook (partilhada às 13h32) ontem pela manhã e vinculada ao Linhas.PT, o jornal digital do Linhas de Elvas - como faz prova a foto que publicamos.
Sendo o Linhas de Elvas um órgão de comunicação de créditos mais que firmados, e da cidade onde residiam as vítimas do acidente, demos como segura esta informação.
Hoje pela manhã, tentámos contactar o nosso amigo e colega João Almeida, director do Linhas, para um esclarecimento, o que não conseguimos.
Fica aqui o nosso esclarecimento, o nosso pedido de desculpas pelo transtorno causado involuntariamente, porque não andamos nesta profissão para "mandar palpites" ou publicarmos notícias sensacionalistas. Não é essa a nossa conduta ao longo de tantos anos. 

Fernando N. Marques (autor do blogue e director do Jornal Notícias de Arronches) 
Nota - Mais tarde foi o próprio João Almeida que nos telefonou e confirmou que, a notícia lhes tinha chegado através de um familiar, e posteriormente rectificada. Afinal a senhora não tinha falecido, pelo que retiraram a notícia mas, ao ser partilhada, continuou a circular nas redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário