terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Há como que uma “revolução” de esperança, num novo projecto taurino


Há já alguns dias em Madrid foi apresentado a F.I.T. – Fusión Internacional para la Tauromaquia.
Este novo projecto que integra três países, Espanha, México e França, são representados nesta fusão internacional para a defesa dos interesses da tauromaquia, Simón Casas, José Cutiño e António Barrera (apoderado de Morante), este último representando os interesses de Alberto Bailléres. Ora é este nome de Bailléres, a segunda fortuna do México e considerada pela revista Forbes como a 35ª fortuna do Mundo, que reside a esperança deste projecto.
Quando a crise económica afecta de que maneira, empresas, toureiros (não as figuras) e em especial os ganadeiros, é precisamente este suporte financeiro que pode levar este projecto a uma dimensão diferente. Diferente na gestão de praças (as de Casas, Cutiño e no México), meios jurídicos, promoção de forma mais modernizada do espectáculo, oportunidade aos jovens toureiros com valor para singrarem. Enfim uma série de pressupostos que foram anunciados em Madrid.
Para uns é um projecto inovador e esperançoso, para os mais sépticos é concentrar o poder neste grupo com tantas praças e que ficará com maior capacidade para negociar com toureiros e ganadeiros. Para já a F.I.T. propõe-se recuperar as praças de Victória e Córdoba.
Alberto Bailléres, o apoio financeiro da F.I.T.
Mas interessa saber um pouco mais sobre esta família Bailléres, ricos mas aficionados.
“Alberto Baillères (nascido em 1931) é um empresário bilionário mexicano. A partir de 2015, ele tem um patrimônio líquido estimado de US $ 9,7 biliões de acordo com a revista Forbes.
Ele é dono de uma empresa holding denominada Grupo Bal, que controla um grande número de outras empresas como a Industrias Peñoles / Peñoles a segunda empresa de minério mexicana mais importante e o primeiro produtor mundial de prata, El Palacio de Hierro, uma cadeia de lojas de departamentos localizados principalmente no México Cidade; Grupo Nacional Provincial, a empresa só inteiramente mexicana de propriedade de seguros; Grupo Profuturo, um negócio de pensões e rendas. E tem assento no Conselho de Administração da Fresnillo.
É também membro titular do conselho de ITAM, um de centro de educação superior mais elevada do México e proprietário de outros negócios relacionados com serviços financeiros, agricultura e touradas.
A partir de Outubro de 2012, a Bloomberg, lista Baillères como a 35ª pessoa mais rica do mundo, com um património estimado em US $ 19,3 biliões”.

Sem comentários:

Enviar um comentário