domingo, 21 de julho de 2013

Numa pequena freguesia do Alentejo profundo--- todo um exemplo a seguir

Voltei ontem a presenciar um espectáculo que há muito não via: um espectáculo “Cómico Taurino”. Esse facto trouxe-me à memória outros e a falta que estes espectáculos fazem na captação das crianças como futuros aficionados.
Quem não se recorda já não digo em Portugal mas em Espanha, do espectáculo do “Bombero Torero”  e dos seus anões toureiros, que encerrava quase todas as grandes feiras taurinas de Espanha, quase sempre com o registo de grandes entradas de público. Era assim que então se fomentava a Festa. O “Bombero Torero” tinha cartel mesmo fora da península Ibérica, pois fazia temporada nos países da América do Sul, levando inclusive à Praça da cidade do México, assistências fabulosas.
Já nos últimos anos, o meu amigo Jaime Amante, o “Tótó” que se popularizou em Portugal, integrou o “Bombero Torero” percorrendo toda a geografia taurina mundial.

Em Portugal, durante muitos anos “Os Medrosos do Montijo” que eu em plano de amizade ajudei, foi o melhor estruturado, com elementos válidos que se faziam acompanhar por uma banda de música. Foram imensos os seus êxitos, actuando até em Espanha. Recordo uma altura pelo Carnaval em que fomos a Santarém com vacas do saudoso Gustavo Zenkel , duras e grandes e que puseram à prova todo o valor deste grupo. Isto para além da praça de Santarém, registar uma entrada de meia casa (bem se deve recordar desta altura o meu amigo João Mascarenhas). Todo um êxito que o Celso dos Santos sempre recordava ao termos ganho aquela aposta. Em Vila Viçosa com a lotação esgotada e o público a querer entrar à força na praça. Na Figueira da Foz na festa da “Queima das Fitas” sempre a lotação esgotada. Era com estes espectáculos que sempre integravam um cavaleiro amador, forcados e a possibilidade de um amador tourear a pé, que se fomentava a afición. Sem esquecer os liceus e escolas secundárias que nos finais de curso sempre tinham a sua garraiada. Possivelmente seria este “retorno” ao passado em tempo de crise, que trouxesse esse sangue novo à Festa dos Touros em Portugal. Para mim foi gratificante ontem voltar a ver um espectáculo que ajudou muito a trazer novos aficionados para a Festa com muitas crianças na bancada.


Sem comentários:

Enviar um comentário