quinta-feira, 11 de julho de 2013

Luis Vital "Procuna" afastado das arenas

COMUNICADO

Quero, por este meio, informar todo o meio taurino do seguinte:
1-Na sequência de vários exames, foi-me confirmado na passada 6ªfeira, dia 5 do corrente, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, que sofro da grave doença Paramiloidose, conhecida por "Doença dos Pézinhos", mal de que, há cerca de quinze anos, faleceu minha Mãe, era eu ainda muito jovem.
2-Esta doença provoca grandes limitações no corpo humano. Infelizmente, há bastante tempo que venho sentindo dores intensas e fragilidade muscular, nas costas, nos pulsos e nas pernas, só me tendo queixado há pouco, por forma a ser relacionado com a Paramiloidose. Enquanto pude, lutei... Agora, também por respeito pelos Aficionados e pelas Empresas, tenho de suspender a minha temporada de 2013, desconhecendo se algum dia poderei regressar à arte e à profissão que tanto amo e que abracei desde miúdo! Sinto que meu corpo não consegue corresponder ao que me é exigido diante dum touro, em especial para o tércio de bandarilhas. Por isso, tenho de parar, para grande desgosto meu!
3-Comecei anteontem um tratamento muito específico, como opção a um possível transplante de fígado. Os próximos seis meses serão decisivos e oxalá que no próximo ano de 2014 consiga recuperar dos males desta doença e que ainda possa regressar às arenas, com a dignidade e o profissionalismo de que sempre me orgulhei.
4-Vou, entretanto, assumir a minha luta no apoio aos doentes com Paramiloidose/"Doença dos Pézinhos", através da respectiva Associação, dando a cara e o exemplo de reagir e acreditar na cura, ajudando a que todos acreditem que é possível...
5-Quero, desde já, agradecer à Drª Isabel Conceição (Hospital de StaMaria)
ao Dr. Carlos Ferreira (Fundo de Assistência dos Toureiros) e ao Dr. Manuel Passarinho todas as atenções que têm tido comigo.
6-Agradeço, também, à empresa de Abiúl (na pessoa do Sr. Joaquim Agostinho), à "Pró-Toiro" (corrida de 18 de Agosto, em Viana do Castelo) e ao Sr. António Manuel Barata (empresa da Moita) a compreensão e apoio, face ao pedido da minha dispensa dos planos que me estavam preparados.
7-Agradeço, neste momento grave da minha vida, a todos os Aficionados, aos Ganadeiros, à Comunicação Social e à Crítica Taurina o respeito e carinho que sempre me dispensaram.
8-Continuarei, até poder, a fazer "tentaderos", no sonho de conseguir a cura e de reaparecer em Praça, o mais depressa possível. Lutarei contra esta doença, com toda a minha aficion!
9-Entretanto, desejo a todos os meus companheiros de arenas saúde, sorte e triunfos!
LUIS VITAL "PROCUNA" 10/Julho/2013

NOTA - Em primeiro lugar mandar o meu abraço e toda a solidariedade ao Luís. Deste os primeiros tempos que acompanhei muito de perto a Escola de Toureio da Moita. Vi crescer como toureiros e Homens todos aqueles rapazinhos que, em cada tarde de treinos na Daniel do Nascimento, bebiam ensinamentos do Maestro Armando Soares e alimentavam a sua afición, o sonho de virem a ser toureiros. No seu debute em Sevilha como novilheiro sem cavalos, foi a minha carrinha que serviu de "coche quadrilla"para levar e trazer o Luís e a quadrilha do Hotel Colón para a Maestranza.
Sei que o Luís é um lutador e que vai com a ajuda de todos: familiares, amigos, aficionados e sobretudo os avanços da medicina, superar este difícil momento. Um grande abraço Luís! 

Sem comentários:

Enviar um comentário