sexta-feira, 1 de março de 2013

Jacinto Alcón, homenagem a toda uma vida dedicada à tauromaquia

Com este titulo, o jornal espanhol Hoy, na sua edição de hoje dia 1 de Março, dedica um largo espaço à figura de Jacinto Alcón, o empresário e apoderado pacense com grandes ligações a Portugal.
Jacinto Alcón confessa à jornalista Estefania Zarallo que a sua afición aos touros lhe chegou sendo criança, influenciado pelo seu irmão que queria ser matador de touros e chegou a anunciar-se nos cartéis como novilheiro com o nome de "Litri II".
Diz Jacinto Alcón que a sua entrada neste mundo se ficou a dever ao ganadero Lisardo Sanchez. Foi quem o "empurrou" para a montagem de festejos. Alcón recorda que a Província de Badajoz era das que mais praças possuía e que deu espectáculos em todas elas.
A sua ligação a Portugal veio através dos irmãos Manuel e Gregório Moreno Pidal, grandes amigos de José Samuel Lupi, que um dia o convidaram para ir ver tourear Lupi. Foi o principio do apoderamento e do lançamento de José Samuel Lupi como figura do toureio, com especial relevância em Espanha.
Com Lupi, os irmãos Peralta e Álvaro Domecq, surgiram os " Cuatro Jinetes del Apoteosis", que revolucionaram o rojoneo e entraram nos cartéis das melhores feiras de Espanha.
Sob a batuta de Jacinto Alcón, estiveram cavaleiros como David Ribeiro Telles, João Salgueiro, António Ignácio Vargas, Manuel Vidrié, Paulo Caetano, Diego Garcia de La Peña, Luis Correa e Juan José Rodriguez. Actualmente está ligado a João Moura Caetano como apoderado e laços de afectividade construídos ao longo dos anos.
Tenho uma amizade com Jacinto Alcón desde os tempos de José Samuel Lupi e que se veio fortalecendo ao longo de todos estes anos. Lamento profundamente por motivos que se prendem com compromissos do meu jornal, não poder estar esta noite nesta merecida homenagem no Zurbarán em Badajoz. Daqui ,deste espaço, vai o meu grande abraço e "Enhorabuena Maestro y gracias por todo". Fernando Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário