Vai daí, tendei encontrar motivos de verdadeiro interesse naquilo que apreciei neste final de temporada e dei comigo a chegar a esta conclusão: José Pedro Prados “EL Fundi” e Filipe Gonçalves. Perguntarão, mas que raio de relação pode haver nestes dois toureiros. Nada claro! A não ser que ambos se colocam frente ao touro para desempenhar a sua profissão.
Pois bem, ele há gestos que, por mais insignificantes que possam ser, dignificam a Festa dos Touros em qualquer parte do planeta.
“El Fundi”, toureiro que saiu da Escola de Madrid, na segunda fornada, já que a primeira de enorme sucesso se traduziu nessa que foi uma grande promessa de figura do toureio e que uma cornada fatal o levou para a glória eterna, José Cubero “Yiyo”, com Lúcio Sandín e Julian Maestro, todos com sortes distintas: morte, abandono e subalterno.
José Pedro Prados “El Fundi” apareceu com José Miguel Arroyo “Joselito” e José Luis Bote. Joselito foi figura, fez-se rico e retirou-se cedo; José Luis Bote foi vítima de uma colhida em Madrid que o afastou dos ruedos. Recordo após a sua colhida de ter sido convidado por António Briones, o ganadeiro de Carriquiri a assistir a um tentadero na sua finca de Olivença e ver o sofrimento de Bote para conseguir caminhar e poder tourear. Fui testemunha do enorme esforço que muitos toureiros fazem para superar moralmente e fisicamente as suas colhidas. A José Luis Bote vi-lhe correrem as lágrimas pela face pelas dores que sentia, só para suportar o pé dentro da bota.
Foto-Emílio |
O mesmo se pode dizer quando em Portugal, em que parece que as lides e faenas não têm importância porque, ao fim e ao cabo, todas são premiadas com voltas à arena, aparece algo de diferente.
Pois bem, na Tourada à Antiga Portuguesa com que o Campo Pequeno encerrou a temporada de abonos, o gesto veio de Filipe Gonçalves, um cavaleiro modesto à procura de um lugar que merece, recusar com grande dignidade e sentido de autocrítica, a volta à arena para que era solicitado pelo forcado. Este gesto só veio engrandecer a Festa e este Toureiro.
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