sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em MONFORTE “RESPIRA-SE” TAUROMAQUIA


(Futuras instalações do Centro Interpretativo de Tauromaquia)

Para além de todo o reconhecimento público, nacional e internacional, que o Concelho de Monforte já granjeou graças às suas ligações ao mundo da tauromaquia, realçando-se a existência de diferentes fatores que muito têm contribuído para isso, refira-se que é o Concelho do país, e provavelmente sem rival no resto do Mundo, que tem a maior densidade de coudelarias, ganadarias e figuras de distinção do toureio, Monforte continua a evidenciar-se nesse meio onde os triunfos estão reservados apenas aos melhores.
Pouco tempo depois de ter sido divulgado que a Câmara Municipal de Monforte tinha aprovado, por unanimidade, a proposta de execução do processo de classificação da Tauromaquia a “Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal”, eis que o seu Presidente, Miguel Rasquinho, veio agora anunciar que Monforte irá ter um Centro Interpretativo de Tauromaquia.
Segundo o autarca, “trata-se, afinal, de um tributo que, provavelmente, já deveria ter sido prestado, não significando, porém, que tenhamos desperdiçado oportunidades anteriores para o fazer. Muito pelo contrário, temos estado sempre ao lado da nossa malta da Festa Brava, profissionais, amadores e demais aficionados, organizando, apoiando e colaborando pontualmente em iniciativas que tanto têm prestigiado a atividade tauromáquica”.
“Portanto, esta iniciativa justifica-se plenamente, mesmo que alguns a julguem algo tardia”, afirmou Miguel Rasquinho, acrescentando: “Nunca é tarde demais agarrarmos esta matriz cultural tão enraizada nas tradições do nosso Concelho. Antes das eleições autárquicas, já defendia que Monforte merecia ainda mais, concretamente este Centro Interpretativo”.
Encontrando-se, neste momento, em fase de projeto aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal, o Centro Interpretativo de Tauromaquia será construído no edifício da antiga escola primária onde esteve, também, instalada durante anos a Biblioteca Municipal e, posteriormente, o Pré-Escolar. Recentemente desocupado, o edifício é propriedade do Município e, de acordo com os objetivos propostos, pretende-se reabilitar todo o seu espaço, considerando diferentes áreas, designadamente, Museu, Galeria de Exposições, Mediateca, Sala de Conferências, Sala Multiusos e outras, entre as quais está destinada uma ao Grupo de Forcados Amadores de Monforte onde funcionará a sua ”tertúlia”.
Para terminar, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte declarou que “seria muito importante que os restantes Municípios do distrito declarassem a Tauromaquia a Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal. A esse propósito gostaria que a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) assumisse um papel mais ativo na defesa destes interesses partilhados pelos Municípios que a integram. Não quero que este Centro Interpretativo de Tauromaquia seja um Centro das atenções. Quero, sim, que responda adequadamente às suas funções específicas para, essencialmente, valorizar a atividade tauromáquica. Precisamos, cada vez mais, de unir forças para combater as tentativas de denegrir a Festa Brava e consequentemente a sua envolvência cultural, embora sinta que está a formar-se finalmente um espírito de coesão que permitirá fortalecer movimentos junto dos Poderes Central, Regional e Local, com competências nesta matéria. Entretanto, e enquanto aguardamos a concretização deste projeto, em Monforte respira-se Tauromaquia!”

Sem comentários:

Enviar um comentário