sábado, 31 de outubro de 2015

VÍDEO - Tendido Cero da RTVE com participação portuguesa

José Mari Manzanares partiu há um ano


Foi a 28 de Outubro que José Maria Manzanares nos deixou. A notícia caiu como um raio no meio taurino. José Maria Manzanares falecia na sua finca de Cáceres, vítima de ataque cardíaco. Passou um ano mas o Maestro de Alicante permanece na memória dos aficionados e, muito em especial, na minha que tive o privilégio de, por algumas vezes, poder estar com ele no âmbito informativo mas também no informal.

Mais público no Campo Pequeno, em 2015

Mais espectáculos, mais púbico e mais atractivos caracterizaram a temporada sensacional de 2015, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa
A temporada de 2015 fica desde já marcada por um aumento do número de espectáculos (de 11 para 13) e de um aumento de público, com a taxa média de ocupação por corrida a passar de 75,0% para 81,3%, em 2015, reflectindo um aumento de 6 pontos percentuais relativamente à temporada de 2014.
A percentagem de aumento de público cresceu 20,6% em 2015, relativamente a o ano anterior.
Foram lidados 69 toiros e 6 novilhos, pertencentes a 15 ganadarias, sendo o peso médio dos toiros lidados em corridas de 550, quilos (desvio-padrão de 44,9 quilos).
Quanto a artistas, apresentaram-se no Campo Pequeno 22 cavaleiros de alternativa, 5 praticantes, 3 matadores de toiros e dois novilheiros, originários de Portugal, Espanha, França e Colômbia. No que respeita a grupos de forcados, foram 21 os grupos que actuaram no Campo Pequeno.
Cresceu também o número de abonados que passou de 251 em 2014 para 378, em 2015, acentuando a tendência de recuperação verificada desde 2013.
As corridas transmitidas do Campo Pequeno pela RTP (duas), no seu conjunto ultrapassaram o milhão de espectadores (1023000).
Tiveram grande expressividade as homenagens ao Bandarilheiro António Badajoz (14 de Maio), ao Matador de Toiros Mário Coelho (18 de Junho), ao Cavaleiro José Mestre Batista (9 de Julho), ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, na passagem do seu primeiro centenário (23 de Julho) e ao decano dos Cavaleiros Tauromáquicos, D. Francisco de Mascarenhas (1 de Outubro).
A temporada de 2015 ficou também marcada pela inauguração do museu do Campo Pequeno, no dia 2 de Junho registando, até à data, um número de 8312 visitantes, provenientes de 86 países. O museu, elaborado com base em espólio da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno e do Grupo Tauromáquico Sector 1, tem vindo a ser enriquecido com várias doações, destacando-se as do cavaleiro David Ribeiro Telles e D. Francisco de Mascarenhas e as ofertas das famílias de josé Mestre Batista e João Branco Núncio.
Prosseguiu a recolocação de placas antigas evocativas de momentos históricos vividos na arena o Campo Pequeno e a colocação de novas placas, como as comemorativas dos 60 anos de toureio de Mário Coelho, dos 30 anos do falecimento do Cavaleiro José Mestre Batista e do centenário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
A Academia de Toureio do Campo Pequeno continuou a sai actividade formativa, com especial ênfase nos alunos Diogo Peseiro que ascendeu à categoria de Novilheiro, tendo participado em 5 novilhadas e uma corrida de toiros e Sérgio Nunes (novilheiro praticante) que participou em 8 novilhadas e se apresentou em três corridas como “sobresaliente” de matador de toiros.
O Campo Pequeno reforçou a sua visibilidade nos media nacionais e estrangeiro de tauromaquia, alargou as suas parcerias institucionais e participou, de 21 a 24 de Outubro, na Feira Internacional de Macau, com o objectivo de divulgar a tauromaquia, como uma das expressões da cultura popular portuguesa junto dos povos asiáticos.
A empresa anunciou ainda o lançamento, dia 11 de Novembro do canal televisivo Campo Pequeno TV.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Temporada no Campo Pequeno em análise no Tendido Cero da TVE

O programa Tendido Cero da Televisão espanhola, apresentado por Frederico Árnas, um dos programas mais antigos da TVE, terá amanhã como tema principal a temporada em Lisboa. 
Rui Bento Vasques, gerente taurino da praça da capital, vai aprofundar o que foi a temporada que agora encerra no que concerne a cavaleiros, toureio a pé e forcados no Campo Pequeno.
Programa pode ser visto em directo na TVE ou mais tarde em vídeo A La Carta

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Paco Ojeda, Victor Mendes, Juan Mora e Joselito, juntos em Talavera de La Reina

Paco Ojeda, Víctor Mendes, Juan Mora e José Miguel Arroyo ‘Joselito’ actuarão juntos num mesmo cartel. Será no Coso de La Caprichosa de Talavera de la Reina, num tentadero benéfico a favor da Cáritas e AECC, no dia 24 de Janeiro às 12:00 horas.

Desmistificação das ajudas da União Europeia à criação de touros de lide

A União de Criadores de Touros de Lide (Espanha) afirma em comunicado de imprensa que a emenda do grupo dos Verdes aprovada ontem pelo Parlamento Europeu não tem fundamento legal.

“A União de Ganadeiros refere-se à emenda que o Parlamento aprovou ontem com 438 votos a favor, e que pretende excluir aos criadores de gado bravo as ajudas à criação de gado bovino. No comunicado, enviado passadas 21 horas, a União de Criadores de Toros de Lide, cita “fontes parlamentares” para referendar a afirmação de que a emenda não tem fundamento legal e também para apoiar a afirmação seguinte: “Pelo que em princípio seria recusada pelo Conselho de Ministros da União Europeia”.
A parte mais interessante do comunicado é que a União de Criadores de Toros de Lide mostra as respostas que a Comissão Europeia tem vindo a dar nas questões de fundo da Politica Agrária Comum-PAC: as instituições europeias explicam que as ajudas que se concedem são por héctar admissível a ganadeiros que têm direito a receber, sendo livres de seleccionar o tipo de animal e a actividades económica legar que desejem.
Perante a possibilidade de receberem fundos da ajuda de desenvolvimento rural (Programa FEADER), Bruxelas também explica que tampouco existe nenhuma ajuda específica ao sector do gado de lide”.
Termina o comunicado por referir que “perante a possibilidade da proibição da tauromaquia, as autoridades comunitárias já o afirmaram em várias ocasiões que a Festa é uma actividade cultural totalmente legal em Espanha, França e Portugal, que não pode ser proibida desde Bruxelas por falta de competência”.

Rádio Campanário comemora 30º aniversário

Rádio Campanário comemora 30º aniversário no próximo Domingo.Foi a 1 de Novembro de 1985, que no Campanário de uma igreja de Vila Viçosa ocorreu a primeira emissão de uma Rádio que viria a adotar o nome do local onde nasceu. A Rádio Campanário ao longo de 30 anos informou e divulgou a região Alentejo, consolidando-se assim como um dos principais órgãos de comunicação social alentejano, tem em 2010 lhe sido atribuído o Estatuto de Utilidade Pública.
Para comemorar a efeméride, a Rádio Campanário irá promover no próximo dia 1 de Novembro, em Vila Viçosa, uma gala de comemoração dos seus 30 anos de existência. O evento, terá lugar no salão de festas do turismo rural “O Paraíso” e irá aliar dois géneros musicais classificados Património Imaterial da Humanidade, o Fado e o Cante Alentejano.
Um momento marcante e que irá ficar retido na memória de todos, não só pelo simbolismo do ato, como pelos momentos musicais que serão interpretados pelas vozes dos fadistas Nuno da Câmara Pereira, António Pinto Basto e Teresa Tapadas, assim como pelas dezenas de vozes alentejanas de vários grupos corais.
Presentes irão estar várias personalidades ligadas às várias entidades que ao longos destes anos colaboraram com a Rádio Campanário, sendo que esta cerimónia estará aberta aos seus ouvintes, estes que durante 30 anos fizeram desta rádio a mais ouvida no Alentejo.
De salientar que a Rádio Campanário constituiu uma Comissão de Honra da Gala dos Trinta Anos desta Estação Emissora, que reúne as individualidades representativas do “Nosso Alentejo”.
De recordar que é nesta Rádio que Higo Calado mantêm, há bastantes anos, o programa de tauromaquia que tem contribuido também para a visibilidade da Rádio Campanário.

Troféus da Tertúlia da Alagoa

A Tertúlia Tauromáquica da Alagoa, vai levar a cabo no dia 12 de Dezembro, na Tapada das Safras, a sua entrega de Troféus respeitantes à temporada 2015.
Brevemente será divulgada a lista de triunfadores, sendo que a mesma foi resultado da votação dos membros que constituem esta mesma Tertúlia.

Festival no Cartaxo


VIDEO - Promoção Tourada de Évora

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Morante quer que o Festival de La Puebla tenha continuidade

Depois do êxito do passado ano, com o festival organizado por Morante de La Puebla na sua terra natal, onde rejoneadores tourearam a pé e matadores a cavalo, voltou este ano em novos moldes e Morante quer que tenha continuidade. (fotos-D.R.)
José Ortega Cano
Francisco Ruiz Miguel
Morante de La Puebla
Resultado do Festival




Mais de 30.000 espectadores na Praça México

 

sábado, 24 de outubro de 2015

Video - Outras formas de tauromaquia

Triunfos de Adame e "El Payo" em Querétaro

Estamos a chegar ao fim da temporada em Portugal

Está a chegar ao fim a temporada tauromáquica de 2015 em Portugal. Para a encerrar faltam apenas dois espectáculos formais, pois podem ainda surgir alguns festivais (?!).
Para hoje em Santarém (24 de Outubro), está anunciada uma tourada com Francisco Cortes, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Tomás Pinto, António d’Almeida e Maria Pimenta, para lidarem exemplares de Prudêncio, Paulo Caetano, Santa Maria e Fontembro. Actuam os forcados de Santarém e Chamusca.
Finalmente para a praça de Évora, no dia 1 de Novembro, estarão na praça alentejana António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Tomás Pinto e Rui Guerra. Os touros pertencem à divisa de Passanha e pegam os forcados Amadores de Évora e São mancos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tertúlia Berço Tauromaquia de Abiúl atribui troféus

A Tertúlia Berço Tauromaquia de Abiúl, anunciou os vencedores dos troféus para melhor cavaleiro, melhor grupo de forcados, melhor ganadaria e troféu muleta de ouro, referentes à Feira Taurina de Abiul de 2015.
Após votação a Tertúlia Berço da Tauromaquia Abiúl atribuiu o prémio para melhor cavaleiro a João Teles Jr,melhor grupo de forcados Amadores de Alcochete e a melhor ganadaria António Silva.
O troféu Muleta de Ouro foi atribuído ao matador El Fandi.Os troféus serão entregues no decorrer do 2º aniversário da Tertúlia Berço Tauromaquia Abiul,oportunamente divulgado.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Petição Pública - Não é menosprezando os pilares básicos da Festa que a defendemos

Recebi se calhar como muitos aficionados, um e-mail de um senhor José Cabaça, em que me pedia para assinar uma “Petição Pública”. Li com atenção o texto e, aos poucos, nasceu dentro de mim um sentimento de pena por alguém que se pode vergar ou acomodar a situações que minorias nos querem impor, em nome de um suposto menor sofrimento para os animais.
Como argumento para a aberração sugerida (já praticada nos E.U./Califórnia mas onde se vendem armas a menores para cometerem crimes) e pelas “vozes discordantes de uma das tradições mais antigas no nosso País”, ou aquilo que se “passa na Catalunha”, que seja aprovada uma eventual proposta de substituir as bandarilhas “com arpão em ferro por um artefacto, que em contacto com o toiro, reproduza uma marca temporária”, diz a petição.
Para sermos coerentes com estes acontecimentos na Catalunha e noutras que por aí há, devemos estar ao corrente do que está por detrás de tudo isto: As grandes multinacionais, o negócio dos alimentos e artefactos para as mascotes ou animais de estimação. Aconselho o autor deste e-mail a dar uma olhadela pelo site “La economia del toro” e ficará mais esclarecido.
Lamentável posição assumida por esta “Petição Pública”, quando posteriormente o touro irá morrer às mãos do magarefe num qualquer matadouro. Não é com estes argumentos que defendemos a Festa dos Touros em Portugal e a sua tradição secular. Em vez destes argumentos, teremos todos, mas todos, que nos afirmar com dados concretos como aquilo que este espectáculo contribui para a economia do país; com os postos de trabalho que proporciona; com os impostos que paga, a defesa de uma espécie única que, de outra forma, já estava extinta. Isto já para não falar da preservação da biodiversidade nos hectares de terreno onde pasta a ganadaria brava.
Lamento caro senhor mas, como aficionado que sempre defendeu os valores intrínsecos que a nossa Festa encerra, recuso-me a assinar tal petição. Prefiro que a Festa se vá extinguindo ao longo dos tempos do que participar em tal traição dos meus princípios. Sabe caro senhor, é que primeiro temos que tratar do ser humano, do seu sofrimento que nos entra a toda a hora em casa através dos telejornais…depois então vêm os animais. Eu em minha casa tenho cães e gatos, e são tratados como devem ser: com o essencial para a sua vida de animais irracionais.

As imagens do casamento de Marcos Bastinhas e Dália Madruga

O jovem cavaleiro elvense Marcos Tenório "Bastinhas" contraiu matrimónio com Dália Madruga de quem já tem uma filha. Com o regresso de Joaquim Bastinhas a casa e depois de momentos tão duros vividos pela família, bem merecem este momento de felicidade. Para o casal o Planeta dos Touros deseja-lhes as maiores felicidades e a melhor e mais eficaz recuperação para o meu Amigo Joaquim Manuel.



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

António Ferrera deixa de ser apoderado por Tato

Depois de uma temporada dolorosa para o matador de touros estremenho António Ferrera, que estava a atravessar o melhor da sua já dilatada carreira, com entrada em cartéis de figuras para lidar outras ganadaria, não aquelas que foram as divisas duras, eis que se separou de Raúl Gracia "El Tato"
Foram quatro anos de luta de dois homens que sabem e conhecem bem esta dura profissão.
Ferrera atingiu o melhor da sua tauromaquia ao lado de Tato, inclusive estiveram juntos no apoderamento de José Garrido enquanto novilheiro. Como tudo na vida teve um fim esta relação que deu frutos. O que está por detrás desta separação, um dia virá à luz do dia. (foto.mundotoro)

terça-feira, 20 de outubro de 2015

João Moura e o seu filho Miguel Moura mudam de apoderado

Os cavaleiros de Monforte João Moura e seu filho Miguel Moura deixam de ser apoderados por Abel Correia na próxima temporada em Portugal. O novo apoderados será Vasco Taborda o veterano cavaleiro retirado e amigo da família Moura. O apoderamento conta ainda com a participação de João Ganhão.
Vasco Taborda disse que “temos um objectivo cujos pontos principais são a redução de corridas de João Moura - menos e mais importantes -  e lançar a carreira de Miguel que reúne potencialidades para ser figura do toureio”.

Triunfos de Zotoluco e Adame com fractura do pé direito do forcado Lailson

Iván Fandiño, ovación y ovación. Joselito Adame, palmas y dos orejas. Incidencias: El forcado de cara mexicano Tonatiuh Lailson sufrió la fractura del tobillo derecho. El banderillero Jorge Manuel Morales resultó cornado en el muslo derecho durante la lidia del quinto toro de la lidia a pie.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Taxa de ocupação do Campo Pequeno subiu em 2015 e Museu conta já com cerca de 7.000 visitantes

A taxa média de ocupação por corrida, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, foi de 81,3%, em 2015, reflectindo um aumento de 6 pontos percentuais relativamente aos 75,0% da temporada de 2014.
Em nota à imprensa, a Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno refere que o número de espectadores registou um aumento de 20,6%, em relação à temporada de 2014.
Durante a temporada de 2015, que encerrou a 1 de Outubro, a Praça de Toiros do Campo Pequeno, embora só tenha esgotado numa ocasião, registou, em cada corrida, presenças de público significativamente acima das que se verificaram em 2014.

Cerca de 7000 visitantes no museu do Campo Pequeno


Cerca de 7000 pessoas, oriundas de 86 países, visitaram o museu da Praça de Toiros do Campo Pequeno nos primeiros quatro meses de funcionamento, anunciou hoje a Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, SA.
Os visitantes são oriundos de 86 países, oito dos quais representam 74% dos visitantes: França (19%), Portugal (17%), Itália (10%), Alemanha (9%), Brasil (7%), Espanha, Bélgica e Inglaterra (4% cada).
O museu foi inaugurado a 2 de Junho e, de então para cá, tem vindo a enriquecer a sua colecção com várias doações, a mais recente das quais é a casaca com que o cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas se estreou no Campo Pequeno, em 1936, com apenas 10 anos de idade.(fotos-Planeta dos Touros e F. Clemente)



“NOVO BURLADERO” N.º 321 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já está à venda a edição N.º 321 da revista NOVO BURLADERO, este mês com a capa dedicada a um matador carismático que abriu a Porta Grande da Moita, na passada Feira de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Com a temporada já no seu ocaso, e para além do destaque especial para a Feira da Moita, a NB fez reportagem nas praças de toiros do Campo Pequeno, Montemor-o-Novo, Almeirim, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Caldas da Rainha.
Sobre o GFA de Santarém, a NB acompanha a sua temporada no ano do centenário, com a opinião de vários dos seus elementos nas mais importantes corridas. Este mês fala-se dos festejos em que o Grupo pegou no Campo Pequeno, Estremoz e Vila Viçosa.
Numa curta incursão por Espanha, destaque para a reportagem da excelente corrida da ganadaria Sobral lidada em Medina del Campo.
Várias ganadarias portuguesas lidaram com sucesso em praças espanholas, com a conquista de um troféu e duas voltas à arena. Fique por dentro do movimento ganadero português em Espanha.
Jaime Amante, “El Totó de Portugal”, toureiro cómico que actuou durante muitos anos no El Bombero Torero, concedeu à NB uma interessante entrevista onde aborda a sua multifacetada actividade ligada à Festa, falando da famosa banda e da sua recente extinção.
Como o Ribatejo continuou em Festa, e como o tema dos Campinos é sempre do agrado dos leitores da NB, grande reportagem da picaria e da prova de condução de cabrestos das festas de Santo Estêvão.
Destaque também para o lançamento da quinta AGUARELA da colecção “Ganadarias Portuguesas”, da autoria do pintor Serrão de Faria, dedicada à ganadaria de Vale do Sorraia. Saiba como encomendar esta magnífica obra que será do agrado de todos os aficionados.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Tertúlia “NB” (David Leandro), Com alma, tentando a Arte (João Diogo Câncio), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), A revista “Novo Burladero e os seus antecedentes… (Tiago Fadigas), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Pelo Mundo do Cavalo (Mestre Luís Valença) e a recuperação de mais um excelente texto de Solilóquio.

e. Acompanhe a NB no facebook (www.facebook.com/NovoBurladero) colocando like na página.

Rural Beja 2015 - Divulgação da Festa

A "Rural Beja" na sua edição de 2015 voltou a dar que falar. Uma organização com nivel, soube conduzir o evento de novo ao sucesso. Um evento na alentejana Pax Julia, que contou com muitos outros eventos associados. Para além das diversas exposições de diferentes temáticas, não faltaram também outros espectáculos e gala que deram bastante ambiente ao certame. A casa Bastinhas viu-se representada com belas imagens de toureio, na exposição do fotografo Pedro Batalha: "Vinte anos, vinte imagens". 
Também através do professor Marcos Gomes e com o apoio do Clube Taurino Beringelense os mais jovens viram e ouviram uma primeira abordagem à tauromaquia. Esta foi uma excelente iniciativa para a divulgação da Festa.(Fotos-Pedro Batalha)




quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tauromaquia para todas as idades.


A idade não importou nos momentos de convívio em torno da temática taurina., porque a afición, essa não conhece idade. Aconteceu na RURALBEJA, no espaço FESTA BRAVA, certame que decorreu em Beja, e que congregou até aquela cidade milhares de aficionados.
Por lá também esteve o “trio de ouro”: Marco Gomes (aficionado), Bartolomeu Marciano – Batica, forcado e Eduardo Mira Cruz (aficionado) que proporcionaram ao longo dos três dias momentos de pura afición aos jovens alunos das escolas de Beja e do concelho e as simpáticas utentes da Casa de Povo de Penedo Gordo.
Foram momentos de puro prazer, com paixão pela Tauromaquia, onde os jovens vivenciaram experiencias à muito aguardadas. Quanto aos menos jovens, falaram recordando tempos antigos vividos na praça de touros local.
Também o cavaleiro Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório quiseram-se associar, com a oferta de fotos suas que todos guardaram com muito carinho, sendo que o sentimento geral e de rápida recuperação Maestro Bastinhas para voltar as arenas com a sua irreverência.

Click nas imagens


domingo, 11 de outubro de 2015

Prémios da Tertúlia Montemorense

No dia 25/9/2015, no Restaurante Sector 4, situado na Praça Toiros em Montemor-o-Novo, reuniu-se a Tertúlia Montemorense para decidir os triunfadores da época de 2015 na Praça Toiros de Montemor-o-Novo, tendo sido eleitos: Cavaleiro Triunfador: João Moura Jr. Melhor Pega: Diogo Sepúlveda do GFA Santarém - Pega Realizada na corrida de 1 Maio 2015.
Toiro Mais Bravo: Toiro da Ganadaria Veiga Teixeira com o n.º 447 lidado em 4º lugar na corrida de 1 Maio 2015.
A entrega de prémios realiza-se no dia 27 Novembro de 2015 em Montemor‐o‐Novo.
Recordamos que a Tertúlia Montemorense foi Fundada em 15/01/2009, ano em que iniciou a entrega prémios aos triunfadores anuais na Praça Toiros de Montemor-o-Novo.

sábado, 10 de outubro de 2015

“ O toiro da estrada”e outros...

Não temos por hábito transcrever artigos publicados em outros blogues ou sites. No entanto, este pela sua acuidade e com a devida referência ao autor, abrimos essa excepção. Na realidade há frases lapidares no toureiro como "mais cornadas dá a fome", muita vezes esquecendo que, a estrada tem feito ao longo dos anos, muito mais vítimas (algumas das quais com que tive alguma proximidade) do que a arena no exercício da profissão de toureiros/cavaleiros, forcados os ganadeiros. 


"O grave acidente ocorrido há duas semanas com o cavaleiro JOAQUIM BASTINHAS catapultou-nos para os últimos quatro decénios, lapso de tempo em que Manuel dos Santos e o seu fiel colaborador Manolo Escudero tombaram naquele fatídico Fevereiro de l973, Diamantino Viseu foi atropelado mortalmente numa passadeira da urbe lisboeta, Roque Silva, pai do matador Pedrito, Simão Malta, cabo fundador do grupo de Montemor e, também ele, ganadeiro, Carlos Arruza, César Giron e Juan Pedro Domecq, foram, todos eles, vítimas do “toiro da estrada”. E, de cada vez que ocorreu uma dessas colhidas, uma reflexão ganhou corpo, qual foi a de que insondáveis desígnios foram esses que fizeram tombar nas vias públicas, até antes da altura previsível, pessoas com um passado, tantas vezes, de dezenas de anos, de convivência regular e sistemática com o risco, que outra não pode ser, nem é, a palavra apropriada para caracterizar essa actividade, a um tempo, fascinante mas perigosa, que representa a criação do gado bravo. Isto se diz com os olhos postos fundamentalmente no sector ganadeiro, cujas hostes têm sido dizimadas quanto baste, que o perigo ali espreita, não apenas no breve tempo em que se desdobra a lide propriamente dita, mas também durante todo o período anterior, passível de atingir os cinco anos, logo após o parto, com a tutela de mães implacáveis na defesa das suas crias… Está-se a pensar em David Ribeiro Telles, que alternativou Alberto Conde em cumprimento da promessa feita a Alfredo Conde, quando este lhe saiu ao quite por ocasião de queda em curral que não estava desactivado…Transitando agora para os nossos dias, cumpre dizer que há mais toiros em sentido figurado, também eles causadores de danos avultados, tantas vezes na pessoa de ganadeiros, toureiros e associados. É o caso, agora, do valoroso ginete alentejano, vítima de desastre campestre para o qual se não logra plausível explicação, a não ser pelo recurso a uma coisa chamada Destino, tantas vezes presente no quotidiano de qualquer um, na vertente de peripécias que atingem as chamadas figuras públicas, como no caso concreto de que nos ocupamos. No final da manhã do fatídico dia, as pessoas foram alertadas para o triste evento, mesmo por uma imprensa que de há muito virou as costas à TAUROMAQUIA, o que prova a popularidade do insigne Artista, genuíno embaixador do espectáculo taurino. Na hora que passa, com o estandarte daquela ilustre casa empunhado pelo talentoso Marcos Tenório, que arrecada triunfos na maior parte das touradas em que intervém, o voto proclamado, direccionado ao cavaleiro alentejano e a toda a Sua Família, é a dum total restabelecimento e no menor tempo possível, que a Festa, sem ele, é mero arremedo daquilo a que nos habituou, nos 32 anos cumpridos desde que ingressou no profissionalismo pela mão desse génio que se chamou José Mestre Batista". Vaz Craveiro

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ana Rita e Forcados de Arronches já não se apresentam em Inca por imposição dos políticos

Postámos ontem durante a tarde e com base no publicado no portal mundotoro, a participação da cavaleira Ana Rita na corrida de rejoneo em Inca (em que não faz referência aos forcados), onde se vive o despotismos dos políticos para acabarem com os touros nas ilhas onde sempre houve grande afición. Hoje recebemos do ex-cabo dos Amadores de Arronches, Ricardo Nunes, o cartel e o comunicado que o grupo recebeu, em que a empresa diz não organizar o espectáculo pela situação que existe actualmente no Parlamento Balear.

La empresa Toros Sierra Morena S. L. con CIF. B-02519486 y como administrador de dicha empresa D. José  Fernández Rosado , Que habiendo solicitado al Ayto. de Inca autorización para celebrar una novillada de rejones el día 11 de Octubre 2015. EXPONE: Qué debido a la situación existente en el Parlamento de la Comunidad Balear , la cual se presenta mañana día 7 de Octubre 2015 una proposición de Abolir los festejos taurinos en dicha comunidad, esta empresa declina organizar dicho festejo asta que esta situación sea resuelta . Y para que conste se firma en Ecija a 6 de Octubre 2015.Mandárselo a Ricardo nunes

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ana Rita nas Baleares

Enquanto as Ilhas Baleares sofrem a atrocidade do poder político com a proibição dos espectáculos de touros, Inca resiste e prepara-se para dar uma corrida de rejoneo no próximo dia 11 de Outubro.
Ana Rita alternará com José Manuel Fernández na lide de reses de Los Recitales








Video Promocional Vila Franca 9 de Outubro

Promo - Vila Franca de Xira 9 de outubro de 2015 from Faenas TV on Vimeo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Novas tecnologias, imaginação ao serviço da Festa…e os perigos que nos espreitam

Longe vão os tempos dos simples cartazes de parede, de montra e de mão. Era tudo mais simples, até porque não proliferavam os espectáculos. As datas das touradas eram as de feira ou festas em cada uma das localidades com praça de touros. A oferta de lazer era menor. Íamos mais ao cinema, ao teatro e aos touros. Os empresários eram outros, mais taurinos e com uma capacidade diferente. Apareceu uns anos mais tarde a publicidade sonora, com as chamadas cornetas nos tejadilhos dos modelos de veículos daquela época, o que foi uma inovação.
Toureiros/Cavaleiros sempre os houve e continua a haver de grande interesse. A cumplicidade, ou outros valores mais altos que se levantam, levam a que a maioria dos cartéis sejam repetitivos.
Deixámos de ter os espectáculos de Carnaval com o toureio cómico, uma escola não só para muitos aspirantes a toureiros como uma escola de formação de novos aficionados (as crianças). Deixámos de ter as garraiadas de estudantes, as de fim de curso. Enfim, deixámos de ter muita coisa e chegámos onde chegámos.
Hoje ao olharmos para as bancadas de qualquer praça do Mundo, grande parte do público vai para se mostrar, pelo chamado social e mostrar o último modelo de smartphone, com o qual fazem as fotos e vídeos para mostrar aos amigos. Aficionados na verdadeira acepção da palavra, cada vez são menos.
No meio de toda esta amálgama que se vive na Festa, nem tudo é mau, porque há sempre algo ou alguém que se distingue, que faz a diferença. Esse alguém neste final de temporada tem para mim um nome: Paulo Pessoa de Carvalho. 
O Paulo para além do forcado que foi é, acima de tudo, um grande aficionado. Um Homem que se preocupa para lá do lugar que ocupa na associação da sua classe empresarial, com o futuro da Festa. Coloca desde sempre a sua imaginação ao serviço do espectáculo. Já antes nos cartazes da publicidade às suas touradas, se notava essa diferença. Hoje (a exemplo de outros, muito poucos) utiliza as novas tecnologias como ninguém. Exemplo disso os vídeos promocionais, as fotos dos touros, feitas na minha opinião, por um dos melhores fotógrafos taurinos neste campo (Francisco Lameiras). Os outdoors que apresentou em Abiúl ou Vila Franca de Xira, são o exemplo daquilo que acabo de escrever e está a mudar aos poucos a promoção do espectáculo. 

Sou amigo há muito tempo do Paulo, mas não lhe estou a fazer favor nenhum. Este não é um blogue de favores. Este é um blogue de um aficionado que nunca se coibiu de escrever ou exprimir por todos os meios que teve (e tem) ao seu alcance, para dizer o que pensa da nossa Festa, sabendo que não é dono da verdade absoluta e que a sua opinião vale o que vale.
Para terminar deixo um alerta para outra batalha para a qual, Paulo Pessoa de Carvalho terá que estar preparado como Presidente da APET. Nesta recente eleição o PAN elegeu um deputado. Se até aqui não tinha representação parlamentar, agora tem e vai valer-se dessa legitimidade para atacar a Festa dos Touros, como aliás o tem feito. 
Todos sabemos que há por detrás disto tudo, grandes interesses e uma grande hipocrisia. Tenho autoridade na matéria porque na minha casa, coabitam duas cadelas e dois gatos, que têm aquilo que lhes é devido como animais. No entanto, não assobio para o lado quando vejo um pobre a estender a mão para poder comer qualquer coisa, quando neste país se ganham milhões de euros com indústrias em torno dos chamados animais de estimação.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Feira de Zafra - Corrida de rejoneo com todos a ombros

Os 15 anos dos Forcados Académicos de Elvas

Não se deve comentar o que não se viu, como foi o meu caso que não estive por outros afazeres, presenta na tourada no Coliseu Rondão Almeida, em que os Académicos de Elvas comemoraram os 15 anos da sua fundação por Ivan Nabeiro. No entanto, não deixamos de publicar algumas das fotos mais significativas que nos chegaram.