segunda-feira, 29 de junho de 2015

PRAÇA DE TOIROS DE ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira- Açores)

Sábado, 18 de Julho de 2015, pelas     21.30 h.

6 Toiros de distintas ganadarias

Cavaleiros

TOMÁS PINTO
(que faz a sua apresentação nos Açores)

JOÃO PAMPLONA


Matador

CESAR JIMENEZ  - Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense


Cartaz de Touros




domingo, 28 de junho de 2015

Badajoz presta homenagem a João Moura

As imagens das pegas da Corrida do Montijo

A tradicional Corrida de S. Pedro na Praça de Touros Amadeu Augusto dos santos no Montijo, teve como ponto alto a disputa dos troféus para a melhor lide e para a melhor pega.
Para a melhor lide o prémio foi atribuído a João Moura Caetano e para a melhor pega a João Damásio dos Amadores do Montijo que competiam com os Amadores de Alcochete.
Estas são algumas das imagens da Corrida de S, Pedro no Montijo, organizada pela empresa Aplaudir.











sexta-feira, 26 de junho de 2015

Tarde triunfal dos novilheiros na Feira de San Juan em Badajoz

Êxito da novilhada de ontem em Badajoz. Os três novilheiros saíram a ombros e os novilhos de Fernando Peña serviram para a tarde triunfal com boa entrada de público.
Posada de Maravillas (duas orelhas), Juan Carlos Carballo (duas orelhas) e Ginés Marín cortou as duas orelhas do segundo e muito por cima do primeiro, o mais complicado dos lotes.

Só para aficionados...não somos poucos


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Cavalo "Amoroso" de Joaquim Bastinhas o melhor Lusitano de toureiro

O cavalo lusitano "Amoroso" da quadra de Joaquim Bastinhas, foi considerado pelo Júri (APSL) no Festival do Puro Sangue Lusitano que decorreu na Quinta da Marinha em Cascais, como o melhor cavalo lusitano de toureio na temporada de 2014.







terça-feira, 23 de junho de 2015

Apresentada hoje em Portalegre a corrida de Homenagem a Paulo Caetano pelos 35 anos de alternativa

Portalegre e a Praça de Touros José Elias Martins vai receber no próximo dia 4 de Julho, às 22 horas, a corrida de Homenagem a Paulo Caetano pelos seus 35 Anos de Alternativa.
O recentemente inaugurado Hotel José Régio na capital do distrito, foi o local elegido para uma conferência de imprensa, convocada para hoje pela empresa Toiros e Tauromaquia, que organiza esta corrida.
Esta é também a Corrida da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre. A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, referiu na sua intervenção, o grato que é para Portalegre, o distrito onde mais praças de touros existem, receber esta corrida de homenagem a Paulo Caetano. Também Fermelinda Carvalho, Presidente da Associação de Agricultores do Distrito, afirmou que a Associação se congratula em estar associada a este evento – tendo em conta que Paulo Caetano para além de toureiro, tem a sua principal actividade ligada à agricultura.
António Manuel Cardoso, empresário experiente, não deixou de falar da expectativa e do nervosismo pelo que está a passar ao montar esta corrida. Espera que seja um êxito, que os aficionados respondam de forma cabal a esta corrida de Homenagem a uma figura do toureio como foi, é, Paulo Caetano.
Na sua intervenção Paulo Caetano acabou por contar a forma como tudo se passou para que no dia 4 de Julho, volte a pisar uma arena, no caso a de Portalegre. Quer por influência de amigos, quer pelo empresário, um dos poucos taurinos que vai resistindo, quer por aquilo que ao longo da sua carreira representou o António Manuel Cardoso, enquanto empresário com Rogério Amaro, como depois como seu apoderado, por todos estes factores aceitou a homenagem e tourear, referiu Paulo Caetano. Sem deixar de lembrar o empresário que sabe fazer as coisas, e o apoderado que o levou a tourear o mano-a-mano no Campo Pequeno com José Tomás.
Houve ainda intervenções de João Moura Caetano e os Cabos dos Grupos de Arronches e Monforte. No final foi servido um Alentejo de Honra a todos os presentes nesta apresentação de uma corrida que pode ser marcante para esta temporada no Distrito de Portalegre.
Desconhecemos o porquê do cabo do Grupo de Portalegre não ter intervenção como os seus colegas e não se prestar a pousar para a foto dos protagonistas nesta conferência de imprensa.










Campo Pequeno Corrida TV


Próximas actuações de Nuno Casquinha em Espanha

O matador de toiros Nuno Casquinha está contratado para duas corridas em Espanha, nas localidades de La Adrada e Villadiego, durante o ms de Agosto.
Os carteis são os seguintes:
La Adrada (Ávila) 8 de Agosto -Octavio Chacon,
Nuno Casquinha. outro matador a designar.Toros de Jose Escolar.
Villadiego (Burgos) - 16 de Agosto, Sanchez Vara e Nuno Casquinha (mano-a-mano) Toros de Luis Frias

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cartaz de Touros - Castelo Branco e Évora



APÓS OS TRIUNFOS DE MOURA E ÉVORA, OS NÚNCIOS REGRESSAM A ALCÁCER

A ganadaria de Branco Núncio regressa no próximo domingo – 28 de Junho pelas 18:00 – à praça da sua terra – Alcácer do Sal – na tradicional Corrida de Toiros integrada na Feira Pimel.
Após os dois triunfos por si alcançados nas corridas celebradas em Moura e Évora – onde alcançou em ambos o troféu bravura, a divisa branca e preta de Branco Núncio apartou um imponente curro de toiros que irá demonstrar claramente o bom momento que está a atravessar desta prestigiada ganadaria.
E nada melhor para o fazer perante as suas gentes e num cartel de inigualável valor artístico. Em competição a veterania e entrega dos cavaleiros Rui Salvador e Luís Rouxinol, que compartem cartel com o mais jovem cavaleiro da dinastia Moura – Miguel Moura. Três estilos distintos de toureio perante toiros que irão certamente dar êxito artístico a quem os irá enfrentar.
No que concerne às pegas, dois grupos de forcados da primeira linha, Amadores de Santarém – a comemorar esta temporada o centenário da sua fundação - e os Amadores de Vila Franca, numa competição entre dois dos mais prestigiados grupos nacionais.
Os condimentos estão lançados para uma grande tarde de toiros em Alcácer, onde após quatro anos de ausência os toiros da ganadaria local de Branco Núncio regressam à sua praça e junto das suas gentes!








domingo, 21 de junho de 2015

Em Arronches toureiros por cima dos touros no II Concurso de Ganadarias Alentejanas

A tradicional tourada integrada nas Festas de São João em Arronches, com uma noite de autêntico Verão, registou uma boa entrada nos sectores ditos de sol e menos gente na sombra.
Tratava-se do II Concurso de Ganadarias Alentejanas e, por isso mesmo, a expectativa recaia sobre o comportamento dos touros, que na generalidade estiveram abaixo do expectante em termos de bravura. O júri atribuiu o prémio de bravura ao touro da ganadaria de Paulo Caetano, que se deixou lidar mas faltou-lhe maior transmissão, aquela “chispa” que leva emoção às bancadas e, obviamente, à lide de Miguel Moura. Para o prémio de apresentação a decisão pareceu-me acertada, dado que o touro de Maria Guiomar, o touro de melhor trapio saiu à praça lesionado, o prémio recaiu sobre o primeiro exemplar de Francisco Romão Tenório.
Mansos os de Herdºs de Manuel Cary (igual aos quatro de Estremoz) e Fontembro. Paradotes mas a deixarem-se lidar os de Irmãos Carreira e o primeiro de Romão Tenório, sendo o sobrero deste ganadeiro um touro dentro do encaste Murube, um animal que permitiu a António Ribeiro Telles desfrutar com a sua lide. Com um tranco que lhe permitiu luzir-se. No brinde de um ferro que fez a João Moura, o Maestro da Torrinha disse-lhe e citamos porque ouvimos: “João como este, a ver se andamos cá mais uns anitos”. Está tudo dito no que à apreciação nos apraz registar. Se gostei da corrida? Fiquei algo decepcionado com o comportamento de alguns exemplares mas, tenho que enaltecer a forma como os toureiros, António Telles, Miguel Moura e Rui Guerra se sobrepuseram às dificuldades.
Se António nos deliciou e desfrutou com a lide do sobrero, também Miguel Moura teve duas lides interessantes dentro do seu estilo. Por vezes equivocou-se nos terrenos, houve batidas em que tirou o touro da jurisdição. Rectificou e teve momentos empolgantes, de entrega a fazer vibrar o público. É listo o mais novo dos Mouras (toureiros), porque sabe o que o público procura e é isso mesmo que lhes dá, quando colocou o cavalo a mordiscar o touro. Foi o delírio. Assim sendo, o júri atribuiu-lhe o prémio para a melhor lide.
A Rui Guerra tocou o pior lote. No de Fontembro a ter que recorrer à colocação dos ferros pelo corredor com decisão, e a estar a outro nível perante o dos Irmãos Carreira que, embora paradote, lhe permitiu deixar ferros mais ajustados.
Não foi fácil a noite para os forcados, em especial para os de Arronches que tiveram um elemento lesionado. Cumpriram com estoicismo mas, o prémio em disputa viajou até Évora com toda a justiça. Estiveram enormes na pega à 3ª ao de Fontembro, que era um autêntico comboio quando arrancava para o forcado. Dirigiu com acerto Marco Gomes (antes e durante a corrida) assessorado pelo Dr. Guerra.
No final na arena, Presidente da Câmara, vereadores e empresário, fizeram a entrega aos vencedores dos prémios em disputa.