sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Paulo Pessoa de Carvalho é o novo apoderado de Paulo Jorge dos Santos

A partir desta data o taurino Paulo Pessoa de Carvalho (Touros & Cultura) é o novo apoderado do cavaleiro tauromáquico Paulo Jorge dos Santos. Para o novo apoderado "o objectivo a que nos propomos, é que o Paulo Jorge dos Santos toureie este ano um número de corridas que permita encontrar o seu ritmo e cadência desejáveis, para se encontrar “en su sítio” permanentemente e apto a corresponder a todos os desafios que tiver por diante. Toureará tanto mais, quanto o sucesso dos resultados que se forem alcançando. Mais corridas, será bom e também um sinal que o toureiro está a triunfar e que estamos a trabalhar bem, mas acima de tudo o que se pretende para 2015, é consolidar uma imagem e o valor do artista, com sucesso na praça de uma forma séria e verdadeira, completada com uma comunicação forte", afirmou.
Recorda-se que Paulo Jorge dos santos se iniciou o toureio em 2000. Em 2006 tirou a alternativa e em 2015 completa 15 anos de toureio.
A primeira corrida está marcada para o dia o dia 3 de Maio na Benedita com o seguinte cartel: Cavaleiros-Marco José, Paulo Jorge Santos, Miguel Moura. Forcados Amadores de Montemor e Tomar. Lidam-se touros da Casa Agrícola Avó.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

É já amanhã a entrega dos prestigiados Troféus Taurinos do Al-Andaluz


Sevilha (empresa Pagés) prepara os cartéis possíveis sem as figuras do G5 que agora é G4.

Depois da novela de que “Hay que hacer un esfuerzo por Sevilla” do G5 que agora é G4, só Manzanares vai estar presente na Feira de Abril em Sevilha. De fora El Juli, Perera, Talavante e Morante. Por detrás de tudo isto há uma história mal contada. Não só de a empresa não ter tratado as figuras como merecem, como se disse, ou, eventualmente, essas mesmas figuras não queiram baixar honorários, nem prescindir de outras datas na feira e das “suas (mesmas) ganadarias”. Especula-se em torno de interesses mexicanos na gestão de praças espanholas, ou mesmo que os maestrantes não queiram prescindir do seu avultado “quinhão” que lhes proporcionam as corridas no Cosso de Baratillo.
A empresa Pagés, a ser pressionada por vários flancos, que um dia virão a conto, lá vai construindo o puzzle para dar corpo à feira. Figura das figuras a estar presente, José Maria Manzanares (o príncipe de Sevilha), ao que parece a única figura, na verdadeira acepção da palavra, realmente deste malfadado G5.
Assim vamos ter combinações de cartéis com o regresso de Espartaco (para a sua despedida e alternativa de Borja Jiménez). Possivelmente Enrique Ponce (o seu sogro e apoderado confirmou a presença do de Chivas), El Cid, Ferrera, Urdiales, Padilla, El Fandi, Miguel Abellán, Dávila Miura (que regressa a lidar a sua ganadaria), Daniel Luque, Sebastián Castella, Iván Fandiño, Pepe Moral, Manuel Escribano e Lama de Gondora ou José Garrido para tomarem a alternativa. É o que há. São precisamente os de dentro que estão a enterrar a Festa, não os anti-taurinos como se quer fazer crer.

Grande ambiente em volta do Festival da Rádio Campanário, que apostou numa publicidade diferente

Está com grande ambiente o VI Festival Taurino da Rádio Campanário, a realizar dia 14 de Março na Praça de Touros de Vila Viçosa.
Nas últimas semanas a Rádio Campanário tem realizado uma grande campanha publicitária, não só com a habitual publicidade radiofónica e com os tradicionais cartazes de parede, montra e flyers, mas também de uma forma que há muito não se via na Tauromaquia portuguesa, publicitando este espectáculo através de pendões publicitários, algo que só o saudoso empresário Manuel Gonçalves fez.
Recordamos que a Rádio Campanário, que este ano comemora 30 anos de existência e a divulgar a Festa Brava, montou um cartel de alta competição com os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr, João Telles Jr, Manuel Manzanares, Jacobo Botero e João Salgueiro da Costa, bem como os Forcados Amadores de Montemor e Évora. Sairão à arena calipolense seis novilhos/touros de António Charrua, Passanha, Francisco Romão Tenório e Quinta de Mata-o-Demo.
À semelhança do que aconteceu nos últimos anos o festival será antecedido por um momento único e que muito dirá à afición. Assim, no início do espectáculo decorrerá uma cerimónia de bênção da comunidade taurina com a presença da imagem peregrina da Padroeira de Portugal.
Os bilhetes já estão á venda nos estúdios da Rádio Campanário, sendo que poderá fazer a sua reserva através dos números 268980222 e 961349379 ou então em www.radiocampanario.com.

Paulo Caetano homenageado pela Tertúlia Tauromáquica Eborense

Depois de recentemente ter estado em Évora, onde foi homenageado pelos 35 anos de alternativa, o cavaleiro Paulo Caetano vai regressar à cidade do Templo de Diana para ser homenageado pela T.T. Eborense.
No dia 2, Caetano estará entre os consócios desta prestigiada Tertúlia, quase com 20 anos de existência, e que reúne aficionados, ganadeiros e ex-forcados.

Esta iniciativa que partiu da T.T. Eborense, visa assim distinguir o cavaleiro que este ano cumpre o seu 35º aniversário da data da sua alternativa em Santarém.

A J.C. Toiros (Jorge Carvalho torna públicos os cartéis da empresa para esta temporada

A empresa J.C. Toiros de Jorge de Carvalho, tornou públicos os carteis que terão lugar nas praças que gere na Temporada 2015. Este é um procedimento que se saúde, porque, desta forma, o aficionado está informado e pode eleger. Assim os cartéis e praças são os seguintes:

22 de Março - Praça de CABEÇO DE VIDE Festival integrado no fim-de-semana Taurino: (16 h)

Cavaleiros - Francisco Núncio, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura, João Salgueiro da Costa
Matador - Sérgio dos Santos " Parrita"
Forcados - Amadores de Montemor-o-Novo e Amadores de Portalegre
Ganadarias - 1 Romão Tenório - 4 Herd. Rodolfo Proença

6 de Abril (segunda-feira de Páscoa) Tradicional Corrida em Sousel (16 h)

Cavaleiros - Ana Batista, Marcelo Mendes, Rui Guerra (Praticante)
Forcados - Amadores de Alter do Chão e Amadores de Monforte
Ganadaria - Herdade de Camarate

25 de Abril - Alter do Chão, Tradicional Corrida da Feira de S. Marcos (17 h).

Cavaleiros - Luís Rouxinol, Vitor Ribeiro (apresentação aos aficionados) Miguel Moura
Forcados - Amadores de Montemor-o-Novo e Amadores de Alter do Chão
Ganadaria - Vale do Sorraia (proveniência de encaste Português)

22 de Agosto  -Tradicional Corrida das Festas de Alter do Chão (22 H)

Cavaleiros - Manuel Telles Bastos, Luís Rouxinol Jr e Outro
Forcados Alter do Chão e Académicos de Elvas
Ganadaria - Herd. Rodolfo André Proença











terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Campo Pequeno: Abonos com 50% de desconto só até sexta-feira

Os abonos para a temporada de 2015 no Campo Pequeno estão a preços nunca vistos. Até sexta-feira (27 Fevereiro) decorre uma campanha de venda de abonos com 50% de desconto, que dá acesso a toda a temporada do Campo Pequeno. Nesta campanha existem 500 lugares disponíveis incluindo barreiras, contra-barreiras, primeira e segunda filas dos sectores 5 e 6, filas G e H dos sectores 3 e 7, e filas J e K dos sectores 1 e 2.
A partir de 2 de Março ficam disponíveis para venda o Abono para os restantes lugares da praça, com um desconto de 20% sobre o total da temporada, caso os bilhetes fossem adquiridos corrida a corrida. Por seu turno, o abono jovem (para menores de 25 anos) tem um valor de somente 125€ (cerca de 9€ por corrida) e dará acesso, pela primeira vez, a lugares de bancada, na fila P dos sectores 4, 5 e 6.
Como vantagens adicionais para os abonados estão o lugar de estacionamento nos dias da corrida (não aplicável ao “Abono Jovem”), visitas grátis à praça de toiros e ao museu que será inaugurado antes do início da temporada e descontos nas lojas, restaurantes e hotéis “Parceiros da Temporada” (a indicar brevemente).
Os abonos podem ser comprados através do telefone 217 998 456 ou do email tauromaquia@campopequeno.com. Todos os detalhes sobre os abonos podem ser consultados em www.campopequenotauromaquia.com
O abono do Campo Pequeno consta de 12 corridas de toiros e uma novilhada, sendo esta oferecida aos abonados. Não perca esta oportunidade só até às 18h desta sexta-feira. 



domingo, 22 de fevereiro de 2015

VIDEO - Francisco Cortes apresentou quadra para 2015 em que comemora 20 anos de alternativa

Francisco Cortes apresenta quadra para enfrenta 20 anos de alternativa from noticias de arronches on Vimeo.

No encontro entre amigos, aficionados e alguma imprensa, o apoderado Fernando Canto, lamentou a falta de oportunidades do seu toureiro. Quando um apoderado admite ser muito díficil Francisco Cortes comemorar os seus 20 anos de alternativa na praça da sua terra (Estremoz), então algo vai mesmo muito mal no nosso meio taurino. Também Miguel Alvarenga, amigo do toureiro e da família Maldonado Cortes, interrogou-se sobre as poucas oportunidades que este toureiro tem ao longo das temporadas, quando é um toureiro que agrada ao público pelo seu toureio variado. Conclusão: é necessário abrir mais os cartéis.

Prémios "Aficionados de Portugal"


Decorreu no restaurante "Jardim do Paço" em Évora a entrega de troféus do blog taurino "Aficionados de Portugal". 
A noite foi agradável, onde pontuou a boa disposição e muitos aficionados e profissionais do toureio. Discursos da praxe, uns mais simples outros já mais sérios acompanharam os prémio e galardoados. Uma vez mais a Maria Mil-homens foi a apresentadora de serviço, e com o seu peculiar á vontade, "resolveu a papeleta" com ligeireza mas com bom gosto.

Diário de Notícias dá destaque a duas dinastias de toureiros portugueses

É cada vez mais raro um órgão de comunicação social de dimensão nacional dar relevo à tauromaquia porque isso para eles não vende jornais. Os políticos não se assumem aficionados, nem defendem o segundo espectáculo de massas em Portugal. Por isso, quando um jornal como o Diário de Notícias chama à sua primeira página a tauromaquia, todos temos que louvar essa decisão. A tauromaquia nacional não deve servir só para encher páginas da imprensa cor de rosa, a troco de não sabemos bem o porquê.

Intitulada “A arte dos Telles e dos Bastinhas. Duas formas de estar na cara do toiro”, foi peça em destaque na capa da edição de sábado no Diário De Noticias. Um trabalho jornalístico da autoria de Céu Neves e do fotógrafo Jorge Amaral. Um trabalho muito bem conseguido, sério, em que duas dinastias de estilos tão diferentes, mas com uma mesma afición e “solera” ao mundo da tauromaquia, defendem interesses comuns: cultura, tradição, orgulho e simplicidade (q.b.), de uma nação cujo povo, construiu parte da história do mundo. São essa tradição e cultura, que Bastinhas e Telles, numa linguagem simples e nada protocolar, acessível a todos, utilizam para falar do toureio e da tauromaquia. Parabéns ao “DN” pelo destaque e importância que concedeu á festa, e á equipa jornalística Céu Neves e Jorge Amaral, pela seu excelente trabalho.
Sobre a entrevista pode ler-se a determinada altura da mesma… “dos Bastinhas”: "começo a temporada a dizer que não faço mais de 20 30 corridas. Depois solicitam aqui e ali, por ser mais popular e carismático, ou porque fica bem no cartel tourear ao lado do meu filho, e eu vou aceitando... "
Marcos por sua vez acrescentou...o meu é um tourear com câmbios e mais ao piton contrário...hoje a maior parte dos toureiros é de dinastia. A estrutura está montada, mas há sempre a comparação na praça e uma pessoa tem que demonstrar mais qualquer coisa, por ser filho de quem é."



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

VIDEO - Apresentação da Temporada 2015 no Campo Pequeno

Paulo Caetano e Maria Moura Caetano participam com uma demonstração de equitação na visita da Ministra Assunção Cristas ao Hotel Torre de Palma

O cavaleiro tauromáquico e empresário Paulo Caetano e sua filha Maria Moura Caetano, farão amanhã dia 21 durante a visita da Ministra Assunção Cristas ao Hotel Torre de Palma em Monforte, uma demonstração equestre.
A visita da Ministra está inserida no Roteiro do Cavalo e passa pela aposta na criação do cavalo Lusitano, enquanto produto turístico e na sua promoção. (foto-D.R.)

Aos poucos vão partindo...agora foi o Penetra

É a lei da vida. Nascer, fazer o caminho e partir. Este que agora partiu, o António Luís Penetra, fazia parte do meu grupo de Amigos de longa data. Mais velho do que eu, foi para mim uma referência como forcado, sobretudo como cabo dos Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Grande aficionado, tanto ao toureio a cavalo como ao toureio a pé, o Penetra era daqueles que sabia ver acima de tudo o touro. Foi graças à sua sabedoria que eu um dia, depois de ter pegado um touro (4ª tentativa) na Feira de Maio na Moita, cheguei a casa, coloquei o fardamento numa mala e entreguei-o na Tertúlia Tauromáquica do Montijo. O António Luís Penetra viu como é que se colocava aquele touro. Como se podia pegar. Segui o seu conselho em desobediência ao meu cabo. Algo não estava certo e acabou-se a minha participação no grupo.
António Luis Penetra, 1º em baixo à esquerda
Para além deste aspecto, o António Luís Penetra fazia parte do Clube Taurino que tínhamos no Montijo. Um grupo de aficionados que assistíamos a muitas corridas em Espanha. A foto que acompanha esta minha singela homenagem ao Homem e ao Amigo, foi obtida numa visita que fizemos à ganadaria de D. Eduardo Miura, durante uma Feira de Abril em Sevilha. Meu bom Amigo, quando um dia terminar este meu caminho, vamos voltar a encontrar-nos… provavelmente para falar de touros. Que descanses em Paz!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Campo Pequeno apresentou Temporada para 2015

Rui Bento Vasques (foto - D.R.)
O Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, vaticina para 2015 uma “temporada sensacional” na primeira praça do país, “pela aposta de qualidade de nível superior na confecção dos cartéis” que hoje apresentou à comunicação social.
A temporada do Campo Pequeno, que constará de 12 corridas de toiros e uma novilhada, ficará marcada pelo regresso ao Campo Pequeno do Matador de Toiros espanhol Julián Lopez “El Juli”, máxima figura mundial do toureio, pela estreia, como Matador do espanhol Juan del Álamo e pelo regresso, em duas corridas cada, dos rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura.
“A vinda ao Campo Pequeno destas figuras mundiais do toureio, representa um enorme esforço financeiro para a empresa, o qual esperamos tenha o melhor acolhimento dos aficionados”, afirmou Rui Bento.
Também as grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal estarão presentes, como sejam os Mouras, Ribeiro Telles, Bastinhas, Caetanos, os consagrados Salvador, Rouxinol e Sónia Matias, a par de jovens valores que, na temporada de 2014 ganharam um posto nos carteis de 2015, como é o caso de Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Moura Caetano e Duarte Pinto.
Rui Bento manifestou também o seu desejo de que este ano surjam mais dois matadores de toiros portugueses, referindo os casos dos novilheiros Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura, para que possam ser anunciados na segunda parte do abono.
No capítulo dos forcados, os principais grupos portugueses estarão presentes na temporada de Lisboa a qual manterá o Concurso de Pegas, agendado para 16 de Julho.
Quanto a ganadarias, Rui Bento sublinhou que 2015 será uma temporada maioritariamente “torista” e recordou os nomes das que já estão contratadas: Pinto Barreiros, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, a par das de Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe e Canas Vigouroux, bem como a de Varela Crujo.
A temporada que se inicia a 9 de Abril, ficará marcada, entre outros factos pela Homenagem Nacional ao Cavaleiros José Mestre Baptista, a 9 de Julho, ao Matador de Toiros Mário Coelho, pelos seus 60 anos de toureio, e ao grupo de forcados amadores de Santarém, a 23 de Julho, pela passagem do centenário da sua fundação.
“Vão ser três momentos de grande significado, pelo que cada um dos artistas a homenagear representa para a tauromaquia portuguesa, pelo que foram e pelo exemplo que nos legaram”, disse Rui Bento.
Também os jovens valores, designadamente os alunos das escolas toureio, nacionais e particularmente da Academia de Toureio do Campo Pequeno, terão a sua oportunidade na primeira praça do país.
As datas do abono serão: 9 de Abril, 14 de Maio, 4 e 18 de Junho, 2, 9, 16 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada) e 1 de Outubro (Corrida de Gala à Antiga Portuguesa e encerramento do Abono).
São as seguintes as combinações de cartéis:
9 de Abril: Inauguração da temporada. Corrida à portuguesa. Cavaleiros: Rui Fernandes, Diego Ventura (Rejoneador luso/espanhol) e João Moura Jr. Forcados amadores de Lisboa e amadores de Alcochete, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Vasco Pinto. 6 Toiros da ganadaria Pinto Barreiros.
14 de Maio: Corrida “Vidas/CM”. Corrida à portuguesa. Cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e João Ribeiro Telles. Forcados amadores de Vila Franca e amadores de Coruche, capitaneados respectivamente por Ricardo Castelo e Amorim Ribeiro Lopes. 6 toiros da ganadaria Murteira Grave.
4 de Junho: Corrida “Flash”. Corrida à portuguesa Cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza (Rejoneador espanhol) e Marcos Bastinhas. Forcados amadores do Aposento da Moita e amadores de Portalegre capitaneados respectivamente por José Pedro Pires da Costa e Francisco Paralta. 6 Toiros da ganadaria Varela Crujo.
18 de Junho: Extraordinária Corrida Mista: Rejoneador Diego Ventura, Matador de toiros espanhol Julián Lopez “El Juli” e forcados amadores de Montemor. 3 Toiros para a lide a cavalo e três para a lide a pé de ganadarias a designar.
2 de Julho: “51ª. Corrida TV”. Corrida à portuguesa. Cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias, Moura Caetano, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves e Francisco Palha. Forcados amadores do Montijo, Aposento do Barrete Verde e Chamusca, capitaneados respectivamente por Ricardo Figueiredo, Marcelo Lóia e Nuno Marecos. 6 Toiros de Fernandes de Castro.
9 de Julho: Corrida “Correio da Manhã”. Corrida mista de homenagem nacional ao cavaleiro José Mestre Baptista. Cavaleiros Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, Matadores de toiros Juan Bautista (Francês) e Juan del Álamo (Espanhol). Forcados amadores do Ribatejo e amadores de Monsaraz, capitaneados respectivamente por Pedro Espinheira e David Rodrigues. Lidam-se 8 toiros sendo 4 de Luis Rocha (Lide a cavalo) e 4 de Falé Filipe (Lide a pé).
16 de Julho: Corrida Concurso de Pegas. Corrida à portuguesa. Cavaleiros: Uma “Figura surpresa”, Duarte Pinto e Miguel Moura. Forcados amadores de Cascais, Amadores de Monforte e amadores de Beja, capitaneados respectivamente porJoel Zambujeira, Ricardo Carrilho e José Maria Charraz. 6 Toiros da ganadaria Canas Vigouroux.
23 de Julho: Corrida à portuguesa comemorativa do centenário do grupo de forcados amadores de Santarém. Cavaleiros: Pablo Hermoso de Mendoza (Rejoneador), Joao Moura Júnior e João Ribeiro Telles. Forcados Amadores de Santarém, capitaneados por Diogo Sepúlveda. 6 Toiros da ganadaria Ribeiro Telles.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Homenagem a Paulo Caetano

(Alternativa de Paulo Caetano - foto|Luis Azavedo)
O site Aficionados de Portugal (Rui Almeida e Maria João Mil Homens) será o primeiro órgão de comunicação social a homenagear o cavaleiro Paulo Caetano pela passagem de 35 anos da sua alternativa.
Assim, no dia 21 em Évora no restaurante Jardim do Paço, o cavaleiro será justamente homenageado, sendo que muitas outras se seguirão, o que atesta o carinho, amizade e paixão que muitos aficionados nutrem pelo cavaleiro.
Recorda-se que Paulo Caetano marcou toda a sua carreira de cavaleiro tauromáquico com elevado profissionalismo, entregando-se à sua profissão como poucos fizeram.
Na presente data, o maior desejo de todos os aficionados é voltar a vê-lo tourear, o que poderá acontecer… ou não. A comissão executiva

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

GANADARIAS DO SORRAIA EM COMPETIÇÃO NA PRIMEIRA DE CORUCHE

A temporada 2015 na Monumental Praça de Toiros de Coruche terá o seu início a 30 de Maio com a realização de uma corrida de toiros à portuguesa - concurso de ganadarias - inserida na Feira Ficor.
Trata-se de uma corrida de enorme simbolismo que a empresa Tauroleve começa a desenhar, onde estarão em competição depois de algumas décadas as seis ganadarias no ativo com origens coruchenses, naquele que será um regresso aos grandes embates.
Pela porta dos sustos sairão nessa corrida exemplares das divisas de Lopes Branco Herds, Veiga Teixeira, David Ribeiro Telles, Antonio Silva Herds, Vale Sorraia e Cunhal Patricio Herds, que disputarão entre si os troféus apresentação e bravura.
Para esta corrida, pretende a Tauroleve levar a efeito o desenjaulamento público dos toiros a lidar para que o público possa presenciar a imponência dos toiros a lidar nesta histórica tarde.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

“NOVO BURLADERO” N.º 313 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já está à venda a edição N.º 313 da revista NOVO BURLADERO. Dando continuidade às NB ESPECIAIS no arranque de cada ano, a edição de Fevereiro tem como tema: ESPECIAL TOUREIO A CAVALO, que será dividido pelos N.ºs 313 e 314.
Para começar, faz-se a análise ao Toureio a Cavalo que houve em Portugal em 2014, com as melhores fotos dos que mais se destacaram; nas centrais, os “Momentos 2014”; Marcador da temporada; e duas grandes entrevistas, a Duarte Pinto e ao praticante Luís Rouxinol Jr..
Uma grande reportagem na Coudelaria Anão, conta a história da criação que tem tido o seu grande sucesso na produção de cavalos palominos. A NB visitou as quadras de alguns dos nossos cavaleiros e apresenta as novas apostas para 2015.
Em relação aos números de 2014, conclui-se a relação de corridas (Agosto a Novembro) iniciada em Janeiro, com todas as combinações da passada temporada.
A NB esteve em Vila Franca de Xira na homenagem que se fez a José Mestre Batista no trigésimo aniversário do seu desaparecimento; e foi ao Montijo ao encerramento das comemorações dos 50 anos do grupo de Forcados Amadores do Montijo. E na época folgazona do Carnaval, recorda como ainda há poucos anos a quadra era bem taurina, em especial no Campo Pequeno.
Sérgio Perilhão, Amigo e colaborador dos mais antigos da NB, que deixou o nosso convívio no início do ano, é recordado nesta edição.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Tertúlia “NB” (David Leandro), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), A Revista Novo Burladero e os seus antecedentes (Tiago Fadigas), a recuperação de mais um excelente texto de Solilóquio, as actuações dos toureiros portugueses no estrangeiro no arranque de 2015 e o primeiro Cartaz de Toiros do ano, o roteiro mais completo.
Não deixe de ler mais uma NB muito variada e recheada de artigos de interesse. Junte a sua afición à nossa e desfrute de bons momentos de leitura. Acompanhe a NB no facebook (www.facebook.com/NovoBurladero) colocando like na página.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Sevilha vão voltar algumas das figuras que não estiveram nos cartéis de 2014

Morante de la Puebla, José Mari Manzanares e a alternativa de Lama de Góngora com uma corrida de Juan Pedro Domecq, será o cartel provável para o Domingo de Páscoa em Sevilha, adiantou o portal mundotoro.
Dos “auto-excluidos” da passada temporada, segundo a mesma fonte, apenas “El Juli” e Perera, não fizeran as “pazes” com a empresa Páges/Canorea.
Por conseguinte na Feira de Abril vamos ter eventualmente, os regressos de Manzanares, Talavante e Morante de la Puebla que, com Ponce, Cid e Castella, são o naipe de figuras com que a empresa vai contar.
A tudo isto há que juntar o regresso de Rivera Ordóñez “Paquirri”, a possível alternativa de José Garrido e Dávila Miura que regressa para lidar os exemplares do seu ferro.
Isto não passa por enquanto de especulação, porque a empresa ainda não tornou público os cartéis.

Rui Fernandes presença portuguesa em Castellón


Francisco Palha com novos apoderados

José María Almodóvar e Melquiades Garrido são os novos apoderados de Francisco Palha.
Disse Almodóvar que "o cavaleiro português é um dos de maior cartel em Portugal e a sua passagem por Sevilha que foi importante", foram os motivos que o levaram a apoderar o cavaleiro conjuntamente com Garrido. O acordo foi celebrado por tempo indefinido.

Ganadarias “toristas” de regresso ao Campo Pequeno

As ganadarias Pinto Barreiros, Silva, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, conhecidas pelo seu cariz “torista”, regressam esta temporada ao abono do Campo Pequeno que se inicia a 9 de Abril.
Na arena da primeira praça do país, repetirão as ganadarias Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe e Canas Vigouroux, bem como a de Varela Crujo.
O abono de 2015 constará de 12 corridas e uma novilhada.
As datas são as seguintes: 9 de Abril, 14 de Maio, 4 e 18 de Junho, 2, 9, 16 e 23 de Julho, 6e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada de promoção de novos valores) e 1 de Outubro (corrida de Gala à Antiga Portuguesa e encerramento do Abono).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Rádio Elvas anunciou a sua Gala Anual para a entrega dos prémios “Mais/2014

O evento terá lugar a 28 de Fevereiro pelas 20 horas no Restaurante “Carrascal” em Elvas.
As distinções desta estação emissora abrangem as áreas de Arte e Cultura, Desporto, Rádio, Empresa/Empresário, Ciência e Desenvolvimento, Personalidades e Tauromaquia.
Na tauromaquia são distinguidos pela Rádio de Elvas os Cavaleiros - Joaquim Bastinhas e Marco Tenório Bastinhas, Grupo de Forcados - Académicos de Elvas, Bandarilheiro - Ricardo Raimundo, Ganadaria - D. Luís Passanha e Marco Gomez

Vila Viçosa 14 de Março - Festival Rádio Campanário


Video - Entrevista a João Simões (Faenas TV)

Entrevista ao forcado Joao Simoes from Faenas TV on Vimeo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Apresentada a Feira de Olivenza 2015. A novidade é o regresso de Rivera Ordóñez "Paquirri" e o debute de mais dois novilheiros

A empresa de Olivenza formada por José Cutiño e Joaquim Dominguez apresentaram ontem a Feira de Olivenza 2015, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.
Duas corridas de touros e duas novilhadas formam os cartéis. Como atractivo Enrique Ponce na temporada dos seus 25 anos de alternativa e a reaparição de Francisco Rivera Ordóñez “Paquirri”. Miguel Angel Perera e Talavante os toureiros extremenhos, o madrilenho “El Juli” e Morante de la Puebla compõem as corridas.
Nas novilhada a reaparição de Posada de Maravillas, depois do percance do ano passado e os debutes de Pablo Aguado e Juan Carlos Carballo.
Os cartéis estão assim compostos: Dia 6 de Março: Espada, Ginés Marín, L. Manuel Terron e Varea (Talavante). Dia 7: El Juli, Miguel Ángel Perera e Talavante (Garcigrande). Dia 8 (Manhã): Posada de Maravillas, Ginés Marín, Pablo Aguado e Juan Carlos Carballo (El Freixo). Dia 8 (Tarde): Paquirri, Enrique Ponce e Morante de la Puebla (Vitoriano del Rio)

México Corrida do Aniversário

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Iniciou-se mais uma temporada que vai sofrer dos mesmos problemas que urge resolver

Neste princípio de temporada taurina que se iniciou em Mourão, fui rebuscar este escrito que publiquei em 2010. Pela sua actualidade e porque mantenho a mesma opinião, volta hoje a ser postado no Planeta dos Touros.

Dizia então que “o futuro do espectáculo dos touros passa, infelizmente, pela vontade dos políticos que nos governam, em Portugal, em Espanha e em todos os países onde esta tradição está enraizada nos seus cidadãos. E todos nós sabemos que há sempre a tendência de não respeitar as minorias.
Pessoalmente penso que o caminho a seguir não está na promoção de touradas em que o “cabeça” de cartaz é o bilhete quase a preço simbólico. Esta pode ser uma faca de dois gumes porque, qualquer dia, teremos os anti-taurinos a dizer que as praças só se enchem porque estamos a “oferecer” as entradas. Os bilhetes devem ter o preço justo para que os empresários possam fazer face aos encargos assumidos, salvaguardando dois aspectos: o preço para a juventude porque são o futuro da festa e dos idosos deste país, porque cada vez têm menor poder de compra.
Recordo-me da célebre iniciativa “Sou português sou Aficionado” em que na altura escrevi não partilhar deste slogan. Ser português não quer dizer que, forçosamente, se tenha que ser aficionado. A questão está no respeito, ou seja, o importante é respeitar a liberdade de cada um de poder eleger sem que seja injuriado pelos seus contrários. Um principio da democracia: respeitar a liberdade de cada um para ser respeitado. Os aficionados não têm que ter essa indicação no seu B.I. nem andar com um carimbo na testa. Ou mais grave, não ter vergonha de o ser…
O espectáculo dos touros tem, no seu interior, problemas mais urgentes para resolver - em Portugal menos porque o touro não morre na praça..morre no matadouro - que a todos nos devem preocupar.
O touro é o pilar mais importante da Festa. Sem ele a Festa pura e simplesmente não pode existir. Assim sendo, há que começar por aqui. O ganadeiro deve seleccionar o touro com casta, com bravura, ou até essa fiereza muitas vezes proclamada pelos mais puristas e defendida por poucos ganadeiros. O touro não pode andar a passo atrás dos cavalos sem transmitir, o touro tem que ter a força suficiente para dar brilho às pegas; o touro não pode cair na praça em frente a um público que vai à procura da emoção deste espectáculo; o touro não pode cair porque com ele cai a própria Festa. É confrangedor ver um touro caído numa arena, impotente para desenvolver a sua natural agressividade pela manipulação genética a que pode ser submetido.
Os toureiros têm que o ser por vocação, não por imposição familiar ou por estar na moda. Os toureiros, dentro do conceito tauromáquico de cada um, têm que levar às bancadas a emoção, a sensação de que esta é uma profissão que não está ao alcance de todos. Os empresários, os verdadeiros empresários, têm que montar espectáculos com critério e não como se fosse uma troca de cromos. As adjudicações das praças têm que ser revistas, não se podem dar somas incomportáveis pela sua exploração. E para que tudo isto resulte é necessário, sobretudo, que o público e o aficionado, que são coisas diferentes, não se sintam enganados. Em suma, na perspectiva desta nova temporada, afectada por uma crise transversal, exige-se um esforço e moderação de todos: ganadeiros, empresários, arrendatários, toureiros e público. Na minha modesta opinião e, se calhar na da grande maioria dos aficionados, o futuro da Festa passa por aqui".

Rádio Campanário torna público o cartel do seu Festival Taurino

Procurando um cartel competitivo, a Rádio Campanário anunciou os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr, João Telles Jr, Manuel Manzanares, Jacobo Botero e o praticante João Salgueiro da Costa.

Também nas pegas se prevê uma tarde de competição entre dois grupos de forcados alentejanos que têm feito história na tauromaquia ao longo dos anos, são eles os Amadores de Évora e os Amadores de Montemor, capitaneados respectivamente por António Vacas de Carvalho e António Alfacinha.

Comissão de Honra Paulo Caetano – 35 anos de alternativa

Está concluída a Comissão de Honra que irá estar presente nas comemorações do cavaleiro Paulo Caetano que no presente ano comemora 35 anos de alternativa.
Na elaboração desta comissão de honra estão presentes alguns nomes sonantes da tauromaquia, mas também de outros quadrantes da vida social portuguesa. Assim, a mesma será constituída pelos presidentes dos municípios de Monforte, Santarém e Almada, Elísio Summavielle, Carlos Ferreira, Andrade Guerra, Emídio Pinto, Joaquim Bastinhas, Jacinto Alcon, António Badajoz e Francisco Morgado.
Entretanto a comissão executiva está já a trabalhar no plano de actividades, sendo o primeiro ato público a homenagem do site Aficionados de Portugal no dia 21 Fevereiro em Évora.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Triunfo de Joselito Adame na estreia dos Victorinos na Venezuela

Praça de Touros Monumental "César Girón” de San Cristóbal (Venezuela). Domingo 1 de Fevereiro. Pouco mais de meia praça com tempo de chuva, houve um atraso de 45 minutos no início da corrida da 5ª corrida. 
Touros da ganaderia de Victorino Martin, no seu conjunto bem apresentados, de jogo variado e interessante, destacando-se a raça, as complicações própias do seu encaste, exigindo toureiros com bagagem neste tipo de corridas. Pesos: 538, 510, 490, 445, 505 e 525 kilos. Joselito Adame, orelha em ambos os touros. César Vanegas, bronca e assobios depois dos avisos e silêncio no que matou por colhida de Aguilar. Alberto Aguilar, silêncio no único que estoqueou.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Na partida do "Comandante" um abraço de condolências ao Miguel Alvarenga

Não o fiz como seria correcto: atempadamente! Mas, como diz o povo na sua imensa sabedoria "vale mais tarde do que nunca", e aqui estou para dar o meu abraço de solidariedade ao Miguel pela perda do seu "Comandante" aos 85 anos de idade.
Conheci o Comandante Alvarenga nos anos setenta, quando Manuel dos Santos era empresário no Campo Pequeno. Na trincheira com a sua inseparável máquina fotográfica, com a qual registou para a posterioridade um imenso espólio - por certo que ficou bem entregue.
Mais tarde, era então José Lino empresário da Daniel do Nascimento na Moita, quando um jovem se aproximou de mim e me perguntou se eu fotografava para algum jornal. Respondi-lhe que era para a minha página de tauromaquia na "Gazeta do Sul" - onde comecei a escrever de touros em 1976. Muito educado, apresentou-se dizendo-me que se chamava Miguel Alvarenga e creio eu, que me disse escrever também de touros no Jornal Templário de Tomar.
A abordagem era no sentido de colaborar com ele com as fotos. Mais tarde escreveu-me uma carta - que guardo algures no baú das recordações - com uma letra muito redondinha. Já com aquela forma tão peculiar da sua escrita, que foi aperfeiçoando ao longo dos anos em que se tornou jornalista. Não sei se o Miguel ainda se recorda deste facto...
Nunca cheguei a enviar-lhe nenhuma foto. Os tempos eram outros. Estávamos no tempo das zincogravuras. Perguntarão os mais novos: que raio era isso. Era a forma como se podiam imprimir as fotos nos jornais. A foto ou fotos, iam para o jornal que, por sua vez enviava para Lisboa, para uma empresa que as passava a zincogravura e ficavam no jornal. Até parece que estávamos na pré-história do jornalismo.
O meu relacionamento com o Miguel nunca foi de grande proximidade, mas sempre de um trato correcto e recíproco.
Nesta hora da partida do seu "Comandante" deixo aqui uma pequena nota. Estive uma vez em casa do Comandante Alvarenga para o convencer a participar numa exposição colectiva de fotografia no Montijo, à qual resistia em participar. Considerava-se um simples aficionado e não um fotógrafo taurino. O que fazia era por paixão ao toureio. Fui recebido em sua casa com esse trato que o caracterizava: um verdadeiro Gentleman. Que descanse em Paz.
Aproveito para deixar também neste simples escrito, um baraço ao meu Amigo Paulo Pereira, que também viu partir o seu pai. A nossa tauromaquia está cada vez mais pobre.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Comemorações dos 50 Anos dos Forcados Amadores do Montijo

O encerramento das comemorações dos 50 anos do Grupo de Forcados Amadores do Montijo incluiu uma visita guiada à exposição patente no Museu Municipal, conferências sobre a origem dos forcados e o lançamento do Livro Comemorativo dos 50 Anos do Grupo de Forcados Amadores do Montijo.

No Museu Municipal “Casa Mora” teve lugar a visita guiada à exposição “Grupo de Forcados Amadores do Montijo - 50 Anos de História: 1964-2014”. Uma mostra que permite conhecer os marcos fundamentais de cinco décadas de actividade ininterrupta do Grupo, mas também a origem dos forcados e as principais referências históricas da tauromaquia montijense.
No auditório da Galeria Municipal, as conferências “As origens do forcado e a evolução histórica da tauromaquia” e “De Aldegalega a Montijo – Forcados e Grupos” proferidas, respectivamente, por José Cáceres e por Vasco Lucas.
Para fechar com chave de ouro as comemorações, José Cáceres, presidente da direcção da Associação do Grupo de Forcados Amadores do Montijo, procedeu ao lançamento e apresentação do livro comemorativo do cinquentenário do Grupo, no auditório da Galeria Municipal.

Viagem ao mundo de Joaquim Bastinhas

A Galeria de S. Sebastião em Portalegre, recebeu hoje ao final da tarde a exposição comemorativa dos 30 anos de alternativa de Joaquim Bastinhas – O Toureiro, o Homem e o Empresário - depois de estar patente ao público em Elvas, sua terra natal.
Antes da abertura da exposição o toureiro foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, ao som de uma banda de música.
No anfiteatro do Município de Portalegre, repleto de público, estiveram presentes vários autarcas do distrito, representantes de tertúlias, grupos tauromáquicos, forcados e os toureiros D. Francisco Mascarenhas (dia 2 de Fevereiro completa 89 anos) e Rui Salvador, para além de familiares e amigos de Joaquim Bastinhas e aficionados anónimos.
Adelaide Teixeira saudou os presentes e disse ser uma honra para o seu Município receber esta exposição e Joaquim Bastinhas, como figura do toureio e representante de uma região em que a tauromaquia está tão vinculada e ter o maior número de praças como distrito.
Mostrou a autarca estar muito bem preparada e até demonstrar uma cultura taurina que surpreendeu. Recordou na sua intervenção, as reminiscências deste espectáculo em Cnossos, na ilha de Creta, na Grécia, onde se podem ver pinturas rupestres de uma “história taurina” com mais de 2.000 anos.
Marco Gomes dissertou sobre a história do cavaleiro Joaquim Bastinhas, escrita nas praças não só de Portugal como de Espanha, França, México ou Venezuela. Referiu os números impressionantes que ao longo da sua carreira Joaquim Bastinhas alcançou, como actuações na primeira praça do país, número de corridas ou touros lidados, entre eles o número de exemplares da divisa de Murteira Grave, ou as alternativas concedidas.
Foram projectadas e comentadas imagens significativas das actuações do toureiro e momentos da sua vida como figura pública, que sempre despertou o interesse da comunicação social nas várias áreas editoriais.
Por fim Joaquim Bastinhas agradeceu a recepção e homenagem para a qual não estava preparado. Pensava vir a Portalegre, única e exclusivamente inaugurar a exposição. Referiu Bastinhas que esta exposição em muito se deve à sua esposa Helena Nabeiro Tenório, que quis homenagear ao mesmo tempo o seu pai, Sebastião Tenório, que um dia quis ser toureiro e, por circunstâncias várias, não o conseguiu. Contudo viu esse sonho materializado no seu filho e no seu neto Marcos Tenório. Maior foi a surpresa quando a autarca o distinguiu com a medalha do Município que leva o nome de José Régio, nome maior das letras do nosso país, que viveu e leccionou em Portalegre de 1929 a 1962.
Seguiu-se depois a abertura oficial da exposição que ficará patente ao público nas instalações do Posto de Turismo..