sábado, 29 de novembro de 2014

Tertúlia "AEMINIUM" entrega prémios aos triunfadores da temporada 2014

O cavaleiro Joaquim Bastinhas recebeu ontem o troféu, para o cavaleiro triunfador da temporada, atribuído pela tertúlia “AEMINIUM". A entrega dos troféus teve lugar no hotel “Astoria” de Coimbra, tendo o jantar decorrido em ambiente muito agradável, gastronomicamente superior, e puro convívio, e com todos os premiados a usarem da palavra durante a entrega dos prémios.
Estes foram os distinguidos: PRÉMIOS PRESTÍGIO: Cidadão do mundo: Rui Bento Vasquez. Carreira: Vasco Taborda. Carreira: Hilário. Carreira, Aficcion e Amizade - Paco Duarte. 
PRÉMIOS TEMPORADA Imprensa - SOLANGE PINTO “Touroeouro”. Empresa - Montemor é Praça Cheia. Melhor Toiro - José Palha. Cavaleiro triunfador da Temporada em Portugal - JOAQUIM BASTINHAS. Cavaleiro Triunfador da Temporada em Espanha - DIEGO VENTURA. Cavaleiro praticante: Mara Pimenta. Cavaleiro Amador: António Núncio. Grupo de Forcados: G.F.A. de Lisboa. Novilheiro: João Augusto Moura. Forcado: António Faria "Grp de Vila Franca. Bandarilheiro: Joaquim Oliveira. Peão de Brega: António Telles Bastos. Fotógrafo: Pedro Batalha. Prémio Beirão Ilustre - João Cortesão.




sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tauromaquia em destaque no Montijo dois espectáculos dedicados aos amantes da tauromaquia

No próximo sábado, dia 29 de Novembro, a partir das 16h30, o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida (CTJA) propõe dois espectáculos dedicados aos amantes da tauromaquia. O documentário “cara a cara” e o teatro de marionetas “A Tourada” dedicado aos mais pequenos prometem uma tarde de recheada diversão no CTJA.
“Cara a Cara” um documentário de Margarida Leitão relata a vida, paixão e camaradagem de forcados portugueses e mexicanos.
O retrato atual de uma juventude que se põe à prova arriscando a vida, por uma tradição. Pertencem a um grupo masculino único, a quem dedicam os melhores anos da sua juventude. Aceitam as regras impostas por uma tradição e a disciplina de uma hierarquia. Juntos testam os limites da valentia e do medo. É "cara a cara" que jovens forcados em Portugal e no México enfrentam os touros e a vida.
A seguir, sobe ao palco um espectáculo, o teatro de Marionetas “A tourada”.
Numa tradicional tourada portuguesa um touro que supostamente deveria ser feroz é, afinal, muito doce e gosta de ser acarinhado. Um touro que se cansa muito rapidamente e que terá de lidar com um toureiro que gosta de brincar. Uns forcados que ficarão confusos ao encontrar um touro que mais parece um cão obediente e brincalhão. Uma breve e divertida história que espelha uma controversa tradição Portuguesa.  Fonte - CMM

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Orelha para Diogo Santos em Espinar (Perú)

O matador de touros português Diogo Santos, foi o triunfador da corrida para comemorar o 97º Aniversário da Província de Espinar (Cusco) no Perú, no passado domingo.
Diogo Santos cortou a única orelha da tarde no mano-a-mano com o mexicano Manolo Juarez “El Poeta”. Lidaram-se touros de Apóstolo Santiago e Campobravo.

Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos – APET elege órgãos sociais

Em comunicado à imprensa taurina a APET refere que “no seguimento da Assembleia Geral da APET realizada ontem dia 26 de Novembro no Hotel Lezíria em Vila Franca, onde o principal motivo da mesma era a eleição de novos órgãos sociais, resultou no final da mesma, a eleição dos seguintes associados para os novos órgãos sociais da APET”.
Assembleia Geral - Presidente; Sociedade Campo Pequeno, Vice-Presidente; Toiros & Tauromaquia, 
Secretário; Junta de Freguesia de Abiúl.
Comissão Directiva - Presidente; Paulo Pessoa de Carvalho, Unipessoal, Vice-Presidente e Tesoureiro; Tauroleve, Vice-Presidente; Verdadeira Festa.
Conselho Fiscal - Presidente; Professor Doutor Jorge de Carvalho, Secretário; Toiro das Sesmarias, Relator; Sociedade das Campinas.
No final a APET concluiu que esta “foi uma Assembleia extremamente produtiva, houve definições importantes no que toca à profissionalização da estrutura executiva da APET, dando a esta mais condições de trabalho, criando assim forma de lhes poder ser exigido mais, quer no sentido de trabalho feito na promoção da actividade, quer na valorização dos seus associados”.
Também a PRÓTOIRO foi tema de debate e resultou a consciência inequívoca da importância desta, sendo que há aspectos a melhorar e metodologias a corrigir, missão da qual a nova direcção ficou desde já responsável em trabalhar nesse sentido.
Para concluir diz a Associação destes Empresários que “haverá uma reunião em meados de Janeiro de 2015, a Assembleia-geral ordinária, para fecho de contas 2014 e apresentação orçamento 2015, Assembleia essa onde será apresentado um plano de trabalhos para o próximo ano. Ontem houve alguns aspectos já apresentados, mas após consolidação de ideias e conhecimento de todos os associados da APET na próxima Assembleia-geral, serão tornadas públicas algumas das iniciativas em carteira, que seguramente e atingindo as metas desejadas, irão definitivamente “mexer” com a festa de toiros em Portugal.
Serão estimuladas todas as relações institucionais com as restantes associações taurinas, tentando encontrar um caminho comum de elevação, promoção, dignificação e fortalecimento da festa de toiros.
Acrescentam ainda que “também se falou na relação com os OCS/Órgão de Comunicação Social e neste capitulo, também a APET pretende criar um canal privilegiado, unindo e não dividindo”.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Praça México a mais importante, mas não a mais exigente

Neste tempo que medeia entre um final e início de temporada taurina, os aficionados como é o meu caso, que têm acesso à televisão (Canal +), matamos de alguma forma a nossa afición com as corridas ao domingo à noite desde a Plaza Mexico.
A maior praça de touros das Américas e do mundo taurino não começou da melhor forma esta Temporada Grande. Sem dúvida que a praça da capital Azteca é a maior mas, sobretudo nas primeira três corridas, primou pela pouca exigência, quer a nível de apresentação de alguns exemplares (que não saiam ao ruedo em praças de segunda em Espanha), quer nos critérios quando ao mérito das faenas e estocadas de alguns toureiros que foram passeados em ombros, como se de praça de província se tratasse. Uma desilusão completa perante tão pouco exigência.
Manolo Martínez à esquerda na foto
O México foi e será, enquanto este espectáculo perdurar, uma referência. Nomes como Rodolfo Gaona, “El Soldado”, Silvério Pérez (1ª rabo cortado nesta praça) Luís Procuna, Armillitas, Arruzas, Silvetis entre outros mais, deram uma grandeza ao toureio mexicano que não se pode ver hoje reduzido ao populismo dos ali chamados Juízes de Praça e seus assessores.
Alcancei ainda na minha já dilatada vida de aficionado ver toureiros mexicanos da dimensão de Eloy Cavazos e Manolo Martínez (cantado nos escritos do maestro da critica Pepe Alameda), provavelmente a maior rivalidade dos últimos tempos do toureio azteca, onde pontuaram entre outros Curro Rivera. É uma pena ver este estado de coisas numa praça desta importância. Sabemos que o touro mexicano é diferente. Um touro mais pastuenho nas investidas, recortado de córnea, mas o critério terá que ser mais apertado por ganadeiros, empresário e veterinários. O público e sobretudo os aficionados sabem ser exigentes, por isso muitos foram os touros e toureiros apupados com assobios.

ESCAPULARIO DE ORO PARA ENRIQUE PONCE

No Salão de Actos do Município del Rímac, realizou-se a cerimónia de entrega do Escapulário de Oro y Plata, concedido pelo júri aos triunfadores da Feira do Senhor dos Milagres de Acho/Peru, que foram conquistados pelo matador de touros Enrique Ponce (Escapulário de Oro) que saiu em ombros na tarde de 9 de Novembro e ao ganadeiro Roberto Puga (Escapulário de Prata) pela lide do seu touro “Laureado”, como o melhor touro do ciclo e lidado pelo matador peruano Alfonso Lima.
Na ausência de Enrique Ponce, recebeu o Escapulário que conquistou o ganadeiro espanhol Sancho Dávila Iriarte.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VIDEO - 5ª Corrida Temporada Grande Praça México. Porta Grande para Miguel Angel Perera

Plaza México. Quinta corrida de la temporada grande. Media plaza. Toros de Bernaldo Quirós, Vistahermosa (primer sobrero de regalo) y Barralva (segundo sobrero de regalo). Miguel Ángel Perera, silencio, ovación y dos orejas en el sobrero de regalo; El Payo, ovación, silencio y silencio en el sobrero de regalo; y Fermín Espinosa ‘Armillita IV’, que confirmaba la alternativa, oreja y silencio. Saludó en banderillas Alejandro Prado.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Partiu o Marquês de Albasserada, ganadeiro de estirpe

Sempre que parte um ganadeiro como o Marquês de Albasserada, embora de idade avançada, é uma perca para a cabana brava e para a tauromaquia.
O Marquês de Albasserada era uma pessoa querida em Sevilha e em toda a Espanha. Pela mão do meu querido Amigo, Maestro Armando Soares, tive o privilégio de o conhecer de perto, quando em Sevilha, a “bordo” do "Margarita II" (barco ancorado num cais no Guadalquivir), íamos e participávamos, como aficionados portugueses, nos colóquios após as corridas.
A sua figura de cabelo já grisalho, casaco azul e lenço ao pescoço, davam-lhe aquele ar de fidalgo e senhorio, que hoje falta a muito ganadeiro. Não tinha pejo como aconteceu em certa ocasião, não ter lugar nos cadeirões e sentar-se no chão, como um comum dos mortais.
Os colóquios sempre me cativaram pela troca de opiniões, formas e conceitos de ver o touro e o toureio. Por estas alturas no “Margarita II” eram Manolo Vidal, Gabriel de Rojas e Rafael Moreno - que mais tarde seria apoderado de Juan António Ruiz “Espartaco” -, os mentores destes colóquios. 
No hotel Macarena ou no Colón, dominavam nesse tempo Manolo Molés e Marivi Romero, os todos poderosos desse e doutros momentos na comunicação taurina.
Foi precisamente no “Margarita II” que admirei a amabilidade, simplicidade e paixão pelo touro e pelo toureio, deste senhor que agora partiu. Que em Paz Descanse.

Padilla indulta na Praça México o touro "Sonarejo"

Padilla indultou o touro "Sonarejo" de Villa Carmela na 4ª corrida da Temporada Grande na Praça México. Foi o touro "regalado", o sobrero do ferro titular da corrida. Um touro no perfeito encaste do touro mexicano com temple e doçura, que permitiu a Padilla desde o toureio mais electrizante ao mais templado.

domingo, 16 de novembro de 2014

Aficionados franceses em Monforte

No passado dia 10 de Novembro, cerca de 50 franceses, aficionados da “Festa Brava”, deslocaram-se a Monforte, onde, depois de terem visitado a ganadaria de Paulo Caetano, foram recebidos por Gonçalo Lagem, o Presidente do Município.
Esta passagem por terras de Monforte fez parte de um programa bastante preenchido e diversificado que foi organizado pelo Club Taurin Paul Ricard de Arles e integrou-se num circuito turístico que, de 6 a 11 de Novembro que levou os participantes a conhecer, entre outros pontos de interesse, também as Ganadarias Prudêncio, no Porto Alto, e de Diogo Passanha, em Évora, incluindo, ainda, uma visita à Feira do Cavalo, na Golegã.
Pessoa muito respeitada no meio tauromáquico francês, com o qual tem mantido, ao longo de vários anos, ligações regulares, o elvense Joaquim Pataca, foi o convidado pelos organizadores para acompanhar a comitiva.





quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Em Bogotá todos pela defesa da Festa e da Liberdade

A Praça de Touros de Santamaria de Bogotá recebeu ontem, dia 12 de Novembro, o acto reivindicativo em defesa da Festa dos Touros, convocado pelo Maestro César Rincón, para o regresso do toureio à capital da Colombia. À convocatória responderam e estiveram presentes, para além dos toureiros espanhóis El Juli, Miguel Ángel Perera, Alejandro Talavante, Sebastián Castella, José María Manzanares, Juan José Padilla, Iván Fandiño, Miguel Abellán, Curro Vázquez, Diego Silveti, Luis Bolívar, Manuel Escribano y Octavio García "El Payo", também se encontravam Fermín Sanz de Santamaría, neto do constructor da praça de touros, acompanhado por Santiago Tobón, empresário de Medellín e Carlos Gómez, empresário de Manizales.
O acto teve início com o Hino Nacional da Colombia e os gritos de Viva o Toureio, Olés e um paseillo simulado, como se de uma corrida se tratasse.
Com a chegada de José Maria Manzanares, desataram os gritos de Liberdade, Liberdade. Tudo com grande respeito e paixão quando se fez um minuto de silêncio em homenagem a José Maria Manzanares (pai) recentemente falecido.
César Rincón o primeiro a falar, disse tudo se dever aos valentes novilheiros que iniciaram esta campanha com a greve de fome e que este era um momento histórico, não só para a Colombia como para todo o Mundo Taurino e não só, porque se trata de Liberdade…
Juan José Padilla destacou que este acto: "Es una gran muestra por la defensa de los derechos de la libertad". Nesse mesmo sentido se manifestou Miguel Abellán ao dizer: "Nunca dejéis que os quiten el derecho fundamental que es la libertad".
José Maria Manzanares muito emocionado e pela primeira vez a aparecer depois do falecimento de seu pai afirmou: "Ahora mismo no tengo fuerza para pararme enfrente de un toro pero sí para apoyar la Fiesta y estar aquí en Bogotá".

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Galeria fotos Golegã

“NOVO BURLADERO” N.º 310 JÁ ESTÁ Á VENDA

Não deixe de ler mais uma NB muito variada e recheada de artigos de interesse. Acompanhe a NB no facebook (www.facebook.com/NovoBurladero) colocando like na página. Visite também a NB em www.novoburladero.com.Não deixe de ler mais uma NB muito variada e recheada de artigos de interesse. Acompanhe a NB no facebook (www.facebook.com/NovoBurladero) colocando like na página. Visite também a NBwww.novoburladero.com.Já se encontra à venda a edição N.º 310 da revista NOVO BURLADERO. Como temas de destaque, três entrevistas fundamentais. Em “Que é feito de si?”, a NB foi à Herdade de Fontalva recordar a carreira do cavaleiro José Luís Sommer d´Andrade. Sobre a sua despedida da Palha Blanco, onde esteve como empresário durante sete temporadas, a entrevista é com Ricardo Levesinho. E na Herdade do Zambujal, a conversa foi com o ganadero Mário Vinhas, que contou a trajectória da sua vida de criador de toiros de lide. Três entrevistas plenas de interesse, a não perder.
Já com a temporada a terminar, realce para as reportagens da Feira de Outubro de Vila Franca de Xira, da última corrida do Campo Pequeno, de Évora e do festival de Vila Boim.
Sete cabos de outros tantos Grupos de Forcados Amadores despediram-se durante a temporada de 2014: A cada um deles a NB formulou quatro perguntas.
Augusto Gomes Jr., recentemente falecido aos 100 anos de idade, o primeiro novilheiro português a debutar com picadores em Espanha e o primeiro que fez o paseillo em Las Ventas, é recordado nas páginas da NB.
Na Golegã, decorreu o Concurso de Atrelagem de Tradição. A NB esteve lá e apresenta uma belíssima e desenvolvida reportagem fotográfica.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Tertúlia “NB” (David Leandro), A Revista Novo Burladero e os seus antecedentes (Tiago Fadigas), A Tragédia na Festa (José Henriques), Galleando por Chicuelinas (Armando Soares), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), a recuperação de mais um excelente texto de Solilóquio, e as derradeiras actuações dos toureiros portugueses no estrangeiro em 2014.
Não deixe de ler mais uma NB muito variada e recheada de artigos de interesse. Acompanhe a NB no facebook (www.facebook.com/NovoBurladero) colocando like na página.

domingo, 9 de novembro de 2014

As principais figuras do toureio de Espanha, juntam-se a 12 de Novembro em Bogotá, à concentração convocada por César Rincón para a abertura da Praça de Touros de Bogotá.

Os toureiros espanhóis El Juli, Miguel Angel Perera, Sebastian Castella, José Mari Manzanares, Alejandro Talavante, El Fandi, Ivan Fandiño e Manuel Escribano, são os primeiros que se comprometeram em estarem presentes no dia 12 de Novembro – 12N, em Bogotá, na concentração convocada pelo matador de touros colombiano César Rincón na defesa da tauromaquia e da liberdade.
Esta iniciativa é um acto de solidariedade para com os novilheiros colombianos que estão em greve de fome desde Agosto, contra o encerramento da praça de touros La Santamaria de Bogotá, proclamada por um alcalde déspota que não respeita a liberdade nem tampouco a Corte Constitucional do país, que decreto em Setembro a celebração de festejos taurinos na Santamaria de Bogotá, proibidos por Gustavo Petro em Junho de 2012.
No mesmo dia em Madrid, toureiros, aficionados e gente do mundo do touro, vão celebrar uma manifestação contra aquilo que se está a passar em Bogotá.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Diego Ventura anuncia reaparição após acidente

Após o aparatoso acidente que Diego Ventura sofreu no dia 29 de Outubro, e depois de uma intensa recuperação para superar as fortes dores nas costas e no braço esquerdo, o rejoneador luso/espanhol, reaparecerá no próximo dia 28 de Novembro no Equador em Latacunga, dando assim início à sua temporada americana.
(foto-mundotoro)

Para recordar…com Vitor Ribeiro

Estamos praticamente no defeso, restam-nos as tertúlias de amigos (poucas), entregas de prémios de rádios, sites, blogues, tertúlias etc.
Para alguns (os que tem acesso) as corridas da Temporada Grande na Praça México aos domingos e, logicamente, as revistas, os livros e as recordações...
Hoje mais uma dessas recordações de um passado já algo distante. A amizade já vinha de trás com o Vítor Ribeiro (pai), desde os seus tempos de actividade como cavaleiro. Reporto-me aos anos sessenta/setenta, em que eu, a cumprir o serviço militar em Setúbal, era na minha repartição no DRM 11, na Praça do Bocage, que lhe passava as célebres autorizações militares para poder passar a fronteira e tourear em Espanha. Estávamos em plena ditadura de Marcelo Caetano.
Mais tarde, já nos anos noventa, aparece nas arenas portuguesas outro Vítor Ribeiro (filho), aquele que carinhosamente familiares e amigos tratam por “Mávita”, diminutivo do seu nome próprio, Mário Vítor. Ora bem, esta foto diz respeito a uma entrevista que lhe fiz na Quinta da Estrela, ainda praticante, para o jornal diário Correio de Setúbal, do meu saudoso amigo Florival Monteiro, onde mantive também durante anos, uma página semanal sobre tauromaquia no outro seu jornal, “O Distrito de Setúbal”.
O Vítor Ribeiro logo de praticante tinha um grande ambiente junto dos aficionados e profissionais. Ambiente esse que viria a manter depois da alternativa (com algumas intermitências), até aos dias de hoje, pela forma frontal e verdadeira como interpreta o seu toureio. 

Actividade da Academia de Toureio do Campo Pequeno

Prosseguindo na sua aposta de desenvolver o toureio a pé, a empresa do Campo Pequeno manteve em actividade a Academia de Toureio do Campo Pequeno, sob a direcção do Bandarilheiro Américo Manadas, enquanto desejamos a recuperação e o consequente regresso à actividade do Maestro José Luís Gonçalves.
Para além dos treinos que efectuam três vezes por semana, no Campo Pequeno, os alunos (cerca de duas dezenas) que habitualmente frequentam as aulas, foram convidados por vários ganaderos a participar nas tentas das suas ganadarias.

Ganadarias que facultaram os seus tentaderos a alunos da 
Academia de Toureio do Campo Pequeno

Ganadaria
Ascensão Vaz
Luis Rocha
Prudêncio
Pinto Barreiros
Jorge de Carvalho
Irmãos Carreira
Manuel Veiga
Mário e Herd.s Manuel Vinhas
José Luis Cochicho
São Torcato
Canas Vigouroux
Herds. António Slva
Brito Paes
Nota: Sérgio Nunes participou na tenta pública realizada a 18 de Outubro, em Beja, no âmbito do certame Bejabrava.
Os dois alunos em fase de preparação mais adiantada, Diogo Peseiro e Sérgio Nunes, participaram em novilhadas em Portugal, Espanha e França, com assinalável êxito, demonstrando apreciável evolução artística.

                                                   
                         Actuações de Diogo Peseiro em 2014

Portugal
Espanha
França

22 Mar. Bolsin de Zamora
4 Maio Bolsin Taurino de Bougue
19 Abr. Serpa
29 Mar. Huelva
6 Jul Eauze
25 Abr. Sobral M. Agraço
24 Ago. Arauzo de Miel
17 Jul. Mont-de-Marsans
10 Mai. Abiul
27Ago. Aldea d’Ávila de la Ribera

19 Jun. Campo Pequeno




Actuações de Sérgio Nunes em 2014

Portugal
Espanha

22 Mar. Bolsín Taurino de Zamora
12 Abr. Alcáçovas
25 Ago. Alalpardo (Madrid)
1 Mai. Cartaxo
4 Out. San Juan de la Nava (Àvila)
24 Mai. Moita do Ribatejo

8 Jun. Cabo da Lezíria (V. Franca de Xira)

17 Set. Moita do Ribatejo

10 Out. Vila Boim


Até ao final do ano, a Academia de Toureio do Campo Pequeno prosseguirá as suas aulas (segundas, quartas e quintas-feiras), estando sempre aberta à inscrição de novos alunos.




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Noites da Rádio - Para recordar com Luis Rouxinol

Do baú das recordações, de quando em vez, saltam imagens que nos fazem perceber como o tempo, na sua voracidade decorre, sem que por vezes nos apercebamos disso mesmo: O tempo não pára!
Nesta imagem, nos estúdios da Rádio Impacto no Montijo (programa Broncas e Olés), conversava com Luís Rouxinol, precisamente no ano em que se preparava para tomar a alternativa em Santarém. Ao fundo na imagem, o seu cunhado, o meu amigo Mota, então o braço direito de Rouxinol, o que hoje se chamaria assessor de imprensa ou relações públicas. E que bem que o fazia, ele e o saudoso Mário Freire. O tempo passa e o Luís já aí tem o seu sucessor na calha. Eu que antes não parava na comunicação social, ele eram jornais, revista, rádio e não sei mais o quê, aqui estou a recordar e compartir, graças às novas tecnologias. Se por um acaso leres este escrito caro Luís, vais dar-me razão, é que o tempo passa mesmo a grande velocidade.

Amigos e aficionados tertulianos na Pousada dos Loios com Joaquim Bastinhas

Decorreu em Évora na Pousada dos Loios, o tradicional jantar da Tertúlia Eborense, como habitualmente na primeira segunda-feira de cada mês. O convidado deste mês foi Joaquim Bastinhas, como já tinha sido noticiado e uma vez mais o saudável e simpático espirito Tertuliano esteve presente ao longo da noite. 
O anfitrião foi o eng. João Patinhas, que rodeado de muitos amigos, caras conhecidas, como João Franco, João Simões ou Simão Comenda,  grandes figuras da jaqueta de ramagens – mas não só, imprimiram um 
ambiente familiar e descontraído, num serão em que Joaquim Bastinhas respondeu a todas as perguntas que lhe foram colocadas, mas mais do que isso, falou de si, do seu passado, do seu percurso, das suas motivações; assim como do momento que a tauromaquia atravessa em Portugal. Falou-se, conversou-se de tudo um pouco – conviveu-se: foi tertúlia de amigos para amigos e acima de tudo aficionados!





Fernando Silva Marques continua na temporada de 2015
a representar Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório "Bastinhas"

O convite foi feito e aceite por Fernando Silva Marques, homem que após o trágico falecimento de António Morgado, Joaquim Bastinhas considerou ser a pessoa certa para o representar.
Fernando Silva Marques diz agradecer "o convite e confiança dos toureiros em mim depositados, e ao mesmo tempo, ciente deste novo desafio e responsabilidade que o mesmo acarreta".  Diz também contar com a colaboração e franco diálogo com a imprensa e taurinos "no sentido de poder defender os interesses de todos, quando envolvido em futuros contactos ou acordos".
Contactos: fernandosilvamarques1956@gmail.com
Telm. 917226269 - Telef. 244502246

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O veterano fotógrafo "Canito" recebe o Prémio Nacional de Tauromaquia 2014

Francisco Cano Lorenza “Canito” o veterano fotógrafo taurino com 102 anos de idade, acaba de receber o Prémio Nacional de Tauromaquia 2014 que atribui o Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha.
O júri presidido pelo Sub-secretário do Ministério, Fernando Benzo, elegeu o fotógrafo porque “constitui hoje uma verdadeira antologia gráfica de todos os feitos e manifestações taurinas, até ser considerada uma fonte documental e histórica indispensável para quantos queiram estudar os valores culturais e humanos que integram o património da Arte do Toureio”. (fonte-Aplausos)



Video - 2ª da Temporada Grande na Plaza México, com triunfo de Castella

terça-feira, 4 de novembro de 2014

VIDEO - Touros invadem Chicago (USA)

Os Chicago Bulls para promocionarem a sua imagem. editaram este vídeo onde com as novas tecnologias, os touros percorrem edifícios e avenidas da cidade.

Nuno Casquinha não faz temporada americana e aposta na Europa (Portugal,Espanha e França)

Em comunicado enviado pelo GI do matador de touros português Nuno Casquinha. dá conta aos aficionados que o toureiro não fará campanha americana este ano.
Após as últimas temporadas delineadas na sua campanha no Perú, onde actuou com bastante êxito, o matador viu-se confrontado com um conflito gerado por um sindicato peruano por ter toureado um espectáculo que não se integrava na sua categoria de matador de touros, conforme em devido tempo o Planeta dos Touros divulgou.
Nesse mesmo comunicado é confirmado que Nuno Casquinha recebeu algumas ofertas no sentido de actuar na América mas que decidiu apostar ficar na Europa (Portugal, Espanha e França) e preparar assim a temporada de 2015, que pretende que seja a da sua consolidação.








segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Rui Bento Vasques, agradecido à imprensa

Caro Director;

Eis-nos chegados, oficialmente, ao final da temporada de 2014.
Em meu nome pessoal e em nome da Direcção de Tauromaquia da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, SA, quero agradecer a divulgação das noticias e das criticas que publicou sobre a nossa actividade, certo de que as mesmas constituíram factores chave de sucesso para os resultados alcançados.
Cumprimenta,
Rui Bento
Director de Actividades Tauromáquicas da SRUCP, SA”

António Maria Brito Paes sofre acidente com lesões nas vértebras

O cavaleiro António Maria Brito Paes sofreu na tarde de ontem, um grave acidente, durante uma corrida às lebres na herdade da sua família, no Cercal do Alentejo.
O toureiro caiu do cavalo, tendo batido com a cabeça. Foi transportado de imediato para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde foram diagnosticadas lesões nas vértebras 6 e 7. Foi posteriormente transferido para o Hospital de São José, em Lisboa, onde será submetido a uma intervenção cirúrgica. O seu estado de saúde é estável.

Jantar Tertuliano na Pousada dos Lois, com Joaquim Bastinhas

 Realiza-se hoje dia 3 de Novembro, mais um Jantar Tertuliano na Pousada dos Loios em Évora, levado a cabo por um grupo de amigos, que há trinta anos se reúne, todas as primeiras segundas-feiras de cada mês. Este jantar de amigos da “Tertúlia Eborense”, assim são apelidados, terá este mês de Novembro como convidado, o cavaleiro Joaquim Bastinhas, para falar da sua carreira, da sua temporada e da tauromaquia em geral.

sábado, 1 de novembro de 2014

Canal + Toros, transmite em directo a Temporada Grande na Praça México

Termina a temporada na Europa mas o espectáculo dos touros contínua. A temporada Grande na Plaza México, prende a atenção dos aficionados lá, como cá. 
Para os que dispõem do Canal + Toros, agora aos domingos em deferido, estão ao alcance de um click as melhores corridas com as primeiras figuras do toureio da América e de Espanha.
Amanhã já, a partir das 22h30, com touros de La Estancia e de San Isidro, para Guillermo Capetillo, Sebastian Castella (substituiu José Maria Manzanares) e Diego Silveti


VIDEO - Juruquilla, triunfo de "El Pana" e Adame

Rafael de Paula libertado pelo juiz, espera julgamento a 14 de Novembro

O veterano matador de touros jerezano Rafael de Paula, foi libertado pelo juiz do tribunal de Instrução de Jerez de La Frontera, após ter sido detido na passada quinta-feira.
Rafael de Paula foi preso pela polícia local por supostas ameaças ao seu advogado por este se ter recusado a apresentar queixas contra a Duquesa de Alba, Álvaro Domecq e Pedro Trapote.
O advogado do toureiro, González Gamero, considerou que as queixas que Paula queria apresentar não tinham fundamento, daí o diferendo entre ambos.
À saída da prisão Rafael de Paula disse aos jornalista que o mais difícil foi o passar a noite na prisão, que não tinha sido fácil. Recorde-se que Rafael de Paula, toureiro “gitano” e muito temperamental, já não é a primeira vez que tem problemas com a justiça. Paula tão bom toureiro quanto polémico. (foto-ABC)