segunda-feira, 30 de junho de 2014

Triunfadores das Sanjoaninas 5ª feira no Campo Pequeno

O cavaleiro Vitor Ribeiro e a ganadaria Murteira Grave, triunfadores nas recém-terminadas Festas Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo (Açores), actuam na próxima quinta-feira, 3 de Julho, no Campo Pequeno, na corrida comemorativa do cinquentenário da “Corrida TV”.
Vitor Ribeiro foi o cavaleiro triunfador das Sanjoaninas, ao passo que a ganadaria Murteira Grave ganhou o prémio para o toiro melhor apresentado, na corrida de 24 de Junho, triunfo a que se soma o obtido no passado dia 19, no Campo Pequeno.
O cartel desta “Corrida TV” é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João Maria Branco, cabendo as pegas aos grupos de forcados amadores de Montemor e de Lisboa, capitaneados, respectivamente, por António Vacas de Carvalho e Pedro Maria Gomes.
Os grupos de forcados amadores de Montemor e de Lisboa, tal como a ganadaria Grave, integraram o cartel da primeira “Corrida TV, realizada no Campo Pequeno, a 25 de Julho de 1963. (fotos-D.R.)

                                   Os exemplares de Murteira Grave a serem lidados





Actuações de Diogo Peseiro em França

O novilheiro Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, actuará dias 6 e 17 de Julho, respectivamente, nas cidades francesas de Eauze e Mont-de-Marsan.
Em Eauze, Peseiro terá por companheiro de cartel o francês “El Adoureño”, na lide de novilhos de Alma Serena (procedência Miranda de Pericalvo).
No dia 17, em Mont-de-Marsan, Diogo Peseiro terá por companheiros de cartaz “El Adoureño”, Christian Perez e Daniel Garcia, lidando-se em concurso de ganadarias novilhos de Bonnet, Camino de Santiago, Alma Serena e Fazolo.

Vila Franca de Xira - Tradicional Garraiada da Sardinha Assada


Campo Pequeno avança programação para Lisboa, Póvoa do Varzim e Figueira da Foz

Os cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi e os forcados de Coruche e do Ribatejo, juntam-se ao matador de toiros Antonio Ferrera no “Cartel Surpresa” anunciado para 10 de Julho, integrado no Abono do Campo Pequeno.
A empresa abre assim as portas a dois jovens cavaleiros que esta temporada tem vindo a notabilizar-se, proporcionando-lhes a competição directa na primeira praça do país.
Também a nível de forcados, o Campo Pequeno vai ser palco para a competição entre os prestigiados grupos de forcados amadores do Ribatejo e de Coruche, capitaneados respectivamente por João Machacaz e Amorim Ribeiro Lopes, que há muito não se realizava na principal praça do país.
Serão lidados seis bonitos toiros da prestigiada ganadaria de Falé Filipe, ganadaria procedente de Frederico Palha Botelho Neves e de encaste Simão Malta e Parladé (Domecq).
A anteceder a corrida, às 21h30, exibir-se-á a Reprise a cavalo da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana, um aliciante suplementar para esta “Cartel Surpresa”.
A empresa fechou também os cartéis para as corridas de 25 de Julho e 3 de Agosto, respectivamente, na Póvoa de Varzim e Figueira da Foz.
Na Póvoa, às 22h00, terá lugar a tradicional corrida RTP/Norte, na qual actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas, Manuel Lupi, Duarte Pinto e Ana Rita, pegando os forcados amadores de Coruche e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e José Pedro Pires da Costa. Os toiros pertencem à ganadaria de Manuel Coimbra.
A 3 de Agosto, às 17H30, na Figueira da Foz, terá lugar a tradicional corrida Correio da Manhã/Centro, na qual serão lidados seis toiros da ganadaria Romão Tenório, pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Júnior e João Maria Branco, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e de Lisboa, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e Pedro Maria Gomes.
O Coliseu Figueirense abrirá também as suas portas no dia 15 de Agosto, às 22h00.


domingo, 29 de junho de 2014

Cartaz de Touros


Vila Franca de Xira - Colete Encarnado onde o touro é "Rei"

As Festas do Colete Encarnado estão à porta e com ela, a bela cidade de Vila Franca de Xira pronta para receber a festa mais importante do Ribatejo!
Entre os dias 4 e 6 de Julho são centenas de milhares de forasteiros que a ocorrem a Vila Franca para viver cada segundo das magistrais festas, e onde se presta igualmente o devido destaque ao elemento que move os mais apaixonados à festa brava: O Touro!

Exemplar de David Ribeiro Telles 
"O Touro na sua plenitude volta a marcar presença de forma séria e como exige a nossa festa na tradicional corrida mista do Colete Encarnado. Os Toiros da divisa de David Ribeiro Telles ostentam Idade, Peso e Trapío, conforme comprovam as fotos, e diante deles no dia 6 de Julho a partir das 18 horas estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Ribeiro Telles, os espadas António João Ferreira e Nuno Casquinha, bem como os forcados amadores de Vila Franca de Xira". Diz em empresa Tauroleve.

Manuel Dias Gomes o mais destacado na novilhada de Madrid

Revista Aplausos (Online) - Manuel Dias Gomes, lo más destacado en Las Ventas
El novillero portugués saluda una ovación al igual que le debutante Curro Damián

“Dias Gomes se encontró en segundo lugar con un novillo con más humillación que el anterior y algo más de recorrido. El portugués pudo lucirse y gustarse, principalmente por el pitón derecho, con notables derechazos, pues por el izquierdo el de Gabriel Rojas se apagó y fue a menos. Muy por encima estuvo Dias Gomes, poniendo la transmisión que le faltaba al novillo, cruzándose y dando siempre el pecho. Mató de estocada entera. Al quinto lo recibió con lucidas verónicas. Brindó al público una faena que tuvo buenas primeras series sobre la diestra. Lástima algún que otro enganchón frente a un novillo a menos. Emborronó su labor con los aceros”.


Fotos - Alfredo Arévalo


Madrid, domingo 29 de junio de 2014. Novillos de Gabriel Rojas y Hermanos Sánchez de León (4º bis), correctos de presentación y variado juego. Noble el primero; soso, justo de fuerza y a menos el segundo; encastado y con un punto de genio el tercero; el sobrero cuarto humillado y entregado; el quinto, muy a menos; encastado y con movilidad el sexto. Curro Damián: Silencio tras aviso y ovación con saludos tras aviso y leves protestas; Manuel Dias Gomes: Ovación con saludos tras aviso y silencio; Carlos Galván: Silencio y silencio. Entrada: Un cuarto de plaza. Saludó en el tercero Ángel Otero.

Três orelhas para Miguel Moura em Aldea del Fresno (Madrid)


Miguel Moura triunfou ontem (sábado) em Aldea del Fresno (Madrid) ao cortar três orelhas aos novilhos da divisa portuguesa de Couto de Fornilhos.
O português alternou com Sanchez Vega o grande triunfador do festejo ao cortar quatro orelhas e um rabo.


terça-feira, 24 de junho de 2014

A exposição “Grupo de Forcados Amadores do Montijo: 50 anos de história, 1964-2014” é inaugurada no dia 27 de Junho, às 18h00, no Museu Municipal.

Casa dos Forcados Amadores do Montijo
A mostra, patente até final do ano, assinala o 50.º aniversário do Grupo e promete ser uma viagem pelo passado, mas também, uma manifestação do actual momento dos Amadores do Montijo, considerado um dos grupos de forcados mais antigos de Portugal.
O percurso expositivo evidencia os momentos marcantes da história cinquentenária dos Amadores do Montijo, desde a sua fundação até aos dias de hoje, os momentos inolvidáveis vividos em praça, as grandes pegas, mas também, as situações mais trágicas e dolorosas como a morte de António Gouveia na praça de toiros de Angra do Heroísmo.
São 50 anos de história profusamente ilustrados e como muitas referências ao passado da tauromaquia em Montijo e à história e origem dos forcados.
O Grupo de Forcados Amadores de Montijo foi fundado no ano de 1964, completando esta temporada 50 anos de existência e de actividade ininterrupta. O cabo fundador dos Amadores do Montijo foi Jacinto Carvalheira. A primeira apresentação do Grupo foi no dia 2 de Agosto de 1964, numa corrida à antiga portuguesa na Praça de Touros de Cascais.
Desde a sua fundação até aos dias de hoje, os Amadores de Montijo têm dignificado o nome da terra, participaram em grandes corridas nas mais importantes praças de Portugal e efectuaram inúmeras digressões ao estrangeiro.
Uma exposição a não perder, quer por todos aqueles que são aficionados à festa brava, quer pelos que apreciam temas ligados à história, cultura e arte em geral. A entrada é livre.
Horário: segunda a sábado, 9h00-12h30 e 14h00-17h30 (foto-taurodromo)

Paco Velásquez apresenta-se em Portugal

O mais recente matador de touros nacional Paco Velasquez, tem agendada a sua apresentação em Portugal para 26 de Julho em Riachos, num cartel com António Telles e Duarte Pinto. A 14 de Agosto estará presente na Amareleja e a 16 na Arruda dos Vinhos .

Feira Badajoz 22 de Junho

Apresentação oficial da cavaleira francesa LEA VICENS em Portugal.

Finalmente vai chegar a esperada data da apresentação oficial da cavaleira Francesa LEA VICENS em Portugal, será já no próximo dia 19 de Julho na emblemática praça de toiros das Caldas da Rainha!
O cartel para essa corrida de toiros, tem além do natural e grande interesse que roda em torno da apresentação de LEA VICENS, o atractivo de ter em praça a mais clássica das toureiras portuguesas, ANA BATISTA e um jovem que promete ser indiscutivelmente, uma das grandes figuras da nossa festa, JOÃO SALGUEIRO da COSTA.
Os forcados serão os de Vila Franca de Xira e os das Caldas da Rainha, tendo pela frente toiros de duas ganadarias, 3 Pinto Barreiros e 3 São Torcato.
Será também uma corrida de cariz social e humanitário, pois por cada bilhete vendido, reverterá 1 euro para os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, no intervalo da corrida de toiros, será anunciada qual a receita que se conseguiu apurar para os BVCR e entregue respectiva verba ao seu presidente.
Um aliciante cartel, competição à vista, emoção na praça, apresentação da nova figura do toureio a cavalo, preços acessíveis, ajudar uma instituição como os Bombeiros, razões não faltarão para encher a praça de toiros das Caldas da Rainha no próximo dia 19 de Julho.

domingo, 22 de junho de 2014

Badajoz - Tomás Campos, duas orelhas e saída em ombros no dia da alternativa

Tomás Campos foi o triunfador da corrida de hoje em Badajoz. Recebeu das mãos de Morante a alternativa e triunfou ao cortar as duas orelhas do touro da cerimónia.
Esteve assentado, toureou “despacio” por ambos os pitóns e rematou a faena com um “arrimón” e estocada fulminante. Mais um matador estremenho que promete aumentar o peso dos matadores desta província no panorama taurino de Espanha.

Plaza de toros de Badajoz. Segunda de feria. Toros de Garcigrande y Domingo Hernández. Tres cuartos. Morante de la Puebla, ovación y oreja tras aviso; El Juli, oreja con petición de la segunda; Miguel Ángel Perera, ovación y Tomás Campos, que toma la alternativa, dos orejas.

S. Romão da Ucha - Corrida interrompida ao terceiro touro

Apesar do mau tempo que se adivinhava, o público acorreu à desmontável de S. Romão da Ucha, em Barcelos, preenchendo três quartos fortes da lotação da praça. O cartel composto por Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas - muito acarinhados pelo público face às boas actuações rubricadas - rematado com a jovem praticante Cláudia Almeida, que se enfrentaram com touros da ganadaria de “José Pereira Palha” e a pegá-los o Grupo F. A. de Coimbra, foi interrompido ao terceiro toiro da tarde devido, à forte chuva que começou a cair e impediu a continuação do espectáculo.

Dureza dos touros coloca à prova Grupo de Arronches quando comemoram 15 anos

Houve emoção a rodos porque os touros pediram meças. Alguns cavaleiros superaram-se, outros faltou-lhes argumentos, mas sobretudo, a emoção veio da parte dos forcados Amadores de Arronches. Nunca viraram a cara mas, nem tudo foi pundonor. Houve equívocos com a colocação de alguns touros e a forma de os pegarem. Há touros (para isso é necessário estar atento às lides) que se pegam metendo-os no meio do grupo e fechando a trás, junto às tábuas.

Foram heróis nesta noite em que comemoravam 15 anos de existência todos os que deram o corpo e a alma de forcado. Não interessa nomes nem quantas tentativas foram necessárias para consumar as pegas. Não é tempo de “lamber as feridas”, é isso sim, tempo de análise profunda de todos e estar o grupo pronto para novas batalhas. Valor não falta.

 



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Badajoz - Alejandro Talavante na abertura da Ecuextre 2014

O matador de touros Alejandro Talavante, foi a figura em destaque na abertura da Feira do Toro e do Cavalo que se iniciou ontem em Badajoz.
Talavante como pacense que é, trouxe para esta feira grande parte do seu expólio, que é motivo de uma exposição de muito interesse. As imagens documentam o primeiro dia da Ecuextre 2014, este ano dedicada ao México.






quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Espanha tem hoje um novo Rei de quem os aficionados muito esperam

Como seu pai D. Juan Carlos, Filipe VI também frequenta as praças de touros. O novo monarca por mais de uma vez marcou presença nas corridas de touros, sabendo que esta é uma tradição do seu povo e com a sua presença mantêm essa proximidade tão necessária.
Todos os espanhóis, aficionados ou aqueles que gostam deste espectáculo, esperam que o novo monarca continue a defender este espectáculo tão enraízado na cultura espanhola, muito embora, politicamente por um anti-espanholismo alguns o reneguem, como o caso de Barcelona e S. Sebastián.

Francisco Núncio substitui João Moura na Corrida de Alcácer do Sal

Em virtude da impossibilidade do cavaleiro João Moura actuar no próximo domingo em Alcácer do Sal, confirmada pelo atestado médico recebido no dia de ontem, as empresas Emoção e Tauroleve decidiram-se pela contratação de Francisco Núncio, neto do Califa e grande representante da família e de Alcácer do Sal, para entrar no cartel da tradicional Corrida de Toiros da Feira Pimel.
Dessa forma e pelas 17:45 horas actuarão na Praça de Toiros João Branco Núncio, António Ribeiro Telles, Francisco Núncio e João Salgueiro da Costa, estando as pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Vila Franca. Lida-se nesta tarde um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria de Herdºs Varela Crujo.

Paulo Jorge Ferreira fractura um pé

O cavaleiro português, Paulo Jorge Ferreira, radicado na Califórnia, foi vitima de uma pequena colhida na passada segunda feira na corrida de Turlock em Stevinson, da qual resultou uma fractura do pé direito.
Neste momento encontra-se em recuperação, mas com muita vontade de voltar a tourear na próxima semana.
Paulo Jorge Vieira Jesus Ferreira, é natural de Vila Franca de Xira, onde nasceu a 1 de Novembro de 1982. Apresentou-se em público na Azambuja, 4 de Março de 2000. Fez prova para praticante na Azambuja, 14 de Abril de 2001, com um touro de Vitor Mendes.
Tomou a Alternativa a 21 de Julho de 2002 na Praça de Toiros da Póvoa do Varzim, sendo seu padrinho Manuel Jorge de Oliveira, lidando touros de Herdºs de Cunhal Patrício. Teve como testemunhas Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Pedro Franco e Vítor Ribeiro.

Luis Rouxinol Jr, faz hoje prova de praticante no Campo Pequeno

Em véspera da tão esperada prova de praticante o cavaleiro Luís Rouxinol jr. convida-vos a visitarem o seu site e assistirem ao seu novo vídeo.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Forcados de Lisboa, Arronches e Monforte na Ecuextre 2014 em Badajoz

A actual edição da Feira do Toiro e do Cavalo, Ecuextre 2014 em Badajoz de 19 a 22 de Junho, apresenta-se cheia de actividades, com um enorme atractivo tanto para expositores como para  visitantes.
O Concurso de forcados, com prémio para a melhor Pega, com a participação dos grupos de Forcados de Lisboa, Arronches e Monforte, ou a presença do Real Club Tauromáquico Português, assim como, a presença de empresas privadas e organismos públicos tais como a Câmara Municipal de Alter do Chão e a Coudelaria Alter Real, Câmara Municipal de Estremoz, são claros exemplos de uma feira que se abre a Portugal e que pretende ser também a feira dos “aficionados” Lusos ao touro e ao cavalo. (foto-PTM)

A Praça de Toiros de Arronches está em festa!!!


Luis Rouxinol abre praça em Arronches
A Praça de Toiros de Arronches está em festa, pois cumpre 120 anos e será comemorada a efeméride com pompa e circunstância, no próximo sábado, dia 21 de Junho, pelas 22 horas. Luís Rouxinol, máxima figura do toureio e que tem feito um promissor início de temporada, irá abrir cartel com dois imponentes toiros de ganadarias alentejanas. O primeiro pertencente à ganadaria de Cunhal Patrício e o segundo um precioso exemplar da ganadaria de José Luís Vasconcellos e Souza D'Andrade, que este ano já triunfou em Santarém, Oliveira de Frades e Aljustrel, com chamadas à praça do maioral nas três corridas.
Amanhã iremos apresentar os dois toiros que serão lidados pelo cavaleiro Marco José, numa noite que ficará para a história, pois na comemoração dos 15 anos, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches irá encerrar-se com os seis toiros com peso (mais de 500 Kg) e muito trapio!
As reservas de bilhetes podem ser feitas pelo telemóvel 968358183.
Exemplar de Herdºs de Cunhal Patrício

Um bonito "burraco" de José L. VVasconcelos

A VI Feira do Toiro e do Cavalo apresentada em Lisboa.

Lisboa, 16 de Junho de 2014. A presentação da VI edição da Feira do Toiro e do Cavalo que terá lugar na Feira Badajoz. IFEBA de 19 a 22 de Junho, teve lugar na residência oficial do Embaixador de Espanha em Lisboa. À apresentação assistiram meios de comunicação, assim como empresários, ganadeiros, aficionados, e outras personalidades.
O acto de apresentação, contou com a intervenção de D. Eduardo Junco Bonet, Embaixador de Espanha em Lisboa, D. Francisco Javier Fragoso Martínez, Presidente da Câmara Municipal de Badajoz, Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, e María José Solana, Vereadora Delegada da Feira Badajoz.IFEBA.
Nas várias intervenções salientou-se a importância de uma feira como esta, única na Península Ibérica, e que une os aficionados do mundo do toiro e do cavalo, tanto espanhóis como portugueses, em redor de uma cultura ibérica comúm relacionada com a arte equestre e tauromáquica.
O Concurso de forcados, com prémio para a melhor Pega, a participação de grupos de Forcados de Lisboa, Arronches e Monforte, ou o agradecimento ao Real Club Tauromáquico Português, assim como, a presença de empresas privadas e organismos públicos tais como a Câmara Municipal de Alter do Chão e a Coudelaria Alter Real, Câmara Municipal de Estremoz, são claros exemplos de uma feira que se abre a Portugal e que pretende ser também a feira dos “aficionados” Lusos ao touro e ao cavalo.
A actual edição da Feira do Toiro e do Cavalo, Ecuextre 2014, apresenta-se cheia de actividades, com um enorme atractivo tanto para expositores como para para visitantes.
Além disso, tem um marcado componente internacional, dada a colaboração com a Feira de São Francisco em Pachuca e a presença do México como país convidado.
Também se realizará uma Missão Comercial Inversa que contará com compradores de cavalos internacionais procedentes de diferentes países tais como a China, Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Polónia e Qatar.
Conta ainda com uma importante exposição do matador de toiros extremenho Alejandro Talavante, que nos permitirá viajar ao longo da sua trajectória através de peças únicas da sua colecção de objectos pessoais, trajes, cabeças de toiros, fotografías…
Também terá lugar mais uma edição da Feira de Noite, que se apresenta com atractivos eventos, como o espectáculo equestre “México Lindo y Querido” e o “II Troféu Ibérico Salto de Cavalo”.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Os Toiros de Varela Crujo para a Corrida da Feira Pimel 2014

As empresas Emoção e Tauroleve voltam no próximo domingo em Alcácer do Sal a marcar a diferença na confecção dos cartéis, onde para além dos artistas, o toiro tem sempre uma atenção especial.
A praça de toiros João Branco Núncio receberá nessa tarde – 17:45 horas – um imponente curro de toiros da divisa de Varela Crujo, numa tarde que será de verdadeira competição. Cavaleiros e Forcados estarão á prova numa corrida onde existirá certamente Toiros com Emoção em Alcácer do Sal!




Jornal OLÉ, dia 19 nas bancas


domingo, 15 de junho de 2014

Istres (França) – O regresso de José Miguel Arroyo “Josellito” com quatro orelhas e um rabo.

Joselito, o regresso do desejado (foto-Isabelle Dupin)
Enquanto no activo foi, em conjunto com o malogrado José Cubero “Yiyo”, um dos meus toureiros preferidos. Não só na praça como fora dela a sua personalidade foi… e é impactante. Como impactante é a sua história de vida. Desde uma vida menos saudável a figura do toureio, sempre com Martín Arranz (seu pai adoptivo) ao seu lado.
Retirou-se como sempre o fizeram as grandes figuras do toureio, com simplicidade, sem volta à piel de toro, aproveitando o momento para facturar mais uns milhões de pesetas.
Regressou por um dia, para dar uma alternativa e alternar com uma outra grande figura do momento: Morante de La Puebla. 

O resultado para o madrileno foi de quatro orelhas e um rabo. Será que consegue resistir ao apelo de empresários e aficionados para que regresse, ou manter-se-á fiel à sua vincada personalidade: O regresso apenas por uma tarde. Seja como for, valeu a pena depois de dez anos de ausência.