terça-feira, 30 de abril de 2013

Gala da Tauromaquia do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão


E Cine Teatro esgotou

A Gala da Tauromaquia do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão não podia correr melhor, perante um Cine Teatro completamente esgotado com pais, professores, alunos, aficionados, toureiros e gente anónima, foram entregues os galardões da tauromaquia e o triunfador da temporada 2012 (João Moura Caetano).
Houve um minuto de silêncio em memória do forcado Nuno Estevão, e depois os alunos do Clube da Música da Escola de Alter, deram o mote para excelentes actuações musicais da Banda de Alter, dos fadistas João Cortesão, Manuel Cruz, Leandro Belo e Carlos Conceição, acompanhados por Miguel Monteiro e Jorge Silva.
Antecedeu este evento um jantar convívio e uma conferência sobre a História da Equitação e a Evolução do Toureio a cavalo, tendo como oradores João Cortesão, Coronel José Henriques e Dr. António Manuel Moraes.
No final cansado e feliz, o Prof. Marco Gomes e os seus alunos estavam satisfeitos.

Comunicado da Empresa Toiros +


Da Empresa Taurina Toiros + recebemos o seguinte comuncado:

E Almeirim…

Prevê-se para o dia 1 de Junho uma corrida de touros para a Monumental Praça de Touros de Almeirim, promovida pele empresa Campo e Praça. Assim, vem a Toiros +, informar que:
- Tendo sido opositora ao concurso  do contrato de aluguer da mesma, nunca foi informada da sua situação face a esse concurso;
- Soube à posterior que a praça tinha sido entregue à família Ribeiro Telles;
- Estranhamente a empresa Campo e Praça aparece a promover um espectáculo tauromáquico para o dia 1 de Junho;
- A Toiros +, há mais de um mês promove a ganadaria de Murteira Grave, e curiosamente o representante da ganadaria em causa pacificamente deixa que seja lidado em Almeirim nesse mesmo dia um curro dessa ganadaria. Que defesa faz o ganadeiro da sua própria ganadaria? O lucro imediato é mais importante do que o prestígio da ganadaria?
- Que tauromaquia e defesa da Festa querem alguns empresários tauromáquicos?
- Há que refletir…

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Final do Concurso de Novilhadas de Las Ventas

“Os meus cavalos toureiros…” por: Joaquim Bastinhas

(Trinco)
Ao longo dos seus trinta anos de alternativa, muitos foram os cavalos, que passaram pela quadra de toureio de Joaquim Bastinhas. No entanto, apenas alguns, em momentos chave do seu percurso taurino, marcaram a trajectória do toureiro, catapultando-o para o difícil e restrito circulo, de figura do toureio, no qual se mantém há já três décadas. Joaquim Bastinhas recorda-os nos seguintes termos: “O “Guiso” tinha o ferro de meu pai, Sebastião Tenório e foi o meu primeiro cavalo de bandarilhas e o que me deu a conhecer junto do público. Depois o “Trinco" (filho do “Firme”, Andrade e da “Heroína”, ferro Romão Tavares, inteiro, lusitano e com o ferro “Romão Tavares) cimentou-me nos pares de bandarilhas e confirmou-me como toureiro. O “Piropo” (filho do “Piton” ferro Veiga e de uma égua da mesma linha, castanho, lusitano e inteiro) foi sem dúvida o cavalo com que mais toureei, cerca de quatrocentos e picos toiros. Ostentava também o ferro do meu pai e foi sem dúvida, um grande cavalo de receber os toiros.
(Vip)
Citava de praça a praça e tinha um sítio, que podia e deixava mandar-me nos toiros, logo no primeiro estado. O “Palmela” (filho do “Emir” e da “Nociva”, castanho, inteiro e com o ferro de D. Pedro Palmela) tinha uma grande qualidade em tudo o que fazia e transcendia-se nos ferros curtos. Foi outro dos cavalos, que me ajudou e destacou como figura do toureio. Quanto ao “Xeque-Mate”, ferro “Pinto Barreiros”, (filho de um cavalo com ferro “Duque de Palmela” e uma égua “Núncio”, baio e castrado) foi um cavalo que utilizei nos curtos e pares de bandarilhas, sendo espectacular e muito exuberante, chegava com facilidade ao público. Já o “Vip” tinha o ferro “Duarte Lopes”,
(Xequemate)
(filho do “Magic Count” e de uma égua peninsular, baio de pelagem e castrado) destacava-se pela sua beleza própria e natural, assim como, pela forma como sempre atacou os toiros”. Apesar de se encontrar bem montado, contando com uma quadra segura, onde se destacam os consagrados, “Queimadoro”, ”Nilo”, “Tivoli”, “Conde” e “Tão Fino”, aos quais se juntam as novas estrelas, como o “Palmela II”, “Cartier” e “Carnaval”, entre outros, Joaquim Bastinhas remata as suas opiniões, com uma palavra de apreço e até mesmo de alguma nostalgia, para com as suas estrelas de outras temporadas:” estão e estarão sempre na minha memória enquanto toureiro, fazendo parte integrante de uma equipa e de tempos maravilhosos, que me realizaram e marcam, como toureiro”! Joaquim Bastinhas

Temporada de Nuno Casquinha no Perú

O matador de toiros Nuno Casquinha continua a somar contratos no Peru, prevendo-se que supere o numero de actuações da passada temporada.
Assim sendo, o matador português, no mês de Maio, esta anunciado nas seguintes datas: 5 de Maio – Baños (Huanuco) Toiros de Viru, para Antonio e Campos e Nuno Casquinha.11 de Maio – Ayaviri (Puno) Festival Benéfico Toiro de Checayani, para Nuno Casquinha.
17 de Maio - Mallco (Arequipa) Toiros de Asurza e Navarrete, para Juan Carlos Cubas e Nuno Casquinha.
18 e 19 de Maio - Sucre (Cajamarca) Toiros de El Sauco, para Nuno Casquinha, Diego dos Santos, Emílio Barrantes e Carlos Cabello.
21 de Maio – Tiruque (Arequipa) Toiros de Asurza, Navarrete e Ivan Rodriguez, para
Nuno Casquinha, Alternante a designar

VIDEO - PROMOÇÃO CORRIDA DA "BARRA DE OURO" EM MONTEMOR

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRAÇA DE TOUROS DE MONFORTE VAI SER PALCO DE UM DOS MAIORES EVENTOS TAURINOS DA TEMPORADA

Embora o Concurso para Adjudicação da Exploração da Praça de Touros de Monforte, lançado recentemente, tenha ficado deserto, o interesse pela sua exploração esporádica tem vindo a manifestar-se junto da Câmara Municipal de Monforte, a respectiva proprietária.
Foi o que se verificou por parte da Toiros+, com a qual o referido Executivo já acordou as condições para concessão temporária da mítica Praça de Touros “João Moura Pai” para que essa empresa realize, no dia 17 de Agosto, por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora do Parto, uma grandiosa Corrida de Touros que está a promover como um dos maiores eventos taurinos desta temporada.
A Toiros+ será, então, a única responsável pelo evento, obrigando-se a pagar à Câmara Municipal o valor correspondente ao aluguer do espaço. Essa quantia, segundo esclareceu Miguel Rasquinho, Presidente do Executivo Monfortense, será repartida, em partes iguais, pela Santa da Misericórdia e Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte, os organismos que costumam estar envolvidos na organização dessas Festas populares, incluindo no programa a realização da habitual Corrida de Touros.
Miguel Rasquinho não quer as portas desta Praça de Touros fechadas. Portanto, afirmou que continuará receptivo a todas as propostas que venham contribuir para a valorizar, privilegiando, obviamente, as que não exijam à Autarquia quaisquer encargos contraindicados. 

VIDEO - Apresentação da Corrida da alternativa de João Maria Branco

domingo, 21 de abril de 2013

Os Seis Magníficos Touros da ganadaria Veiga Teixeira para a corrida de Montemor – 5 de Maio


A empresa Campo e Praça, Lda., apresenta nestas imagens, os seis magníficos touros da ganadaria Veiga Teixeira a serem lidados no dia 5 de Maio, a partir das 17 horas, na Praça de Touros de Montemor-o-Novo.
Recordamos que nesta corrida estará em disputa a histórica Barra d’Ouro – num confronto entre os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Montemor.
Para lidarem estes seis majestosos touros, vão estar os cavaleiros, João Salgueiro, Rui Fernandes e Gilberto Filipe.
As reservas poderão ser feitas através do 969 924 734.







Sevilha|Corrida matinal de rejoneo – Uma orelha para Francisco Palha e João Moura sem opções de triunfo pelo touro e pouco acerto com o rojão


O cavaleiro português Francisco Palha, cortou hoje na corrida matinal de rejoneo em Sevilha, uma orelha ao conjugar estilos de toureio entre o clássico e o mais vibrante. Cravou a ferragem com reuniões acertadas e esteve também certeiro com o rojão de morte.
João Moura Jr procurou o toureio clássico mas o touro não ajudou, sempre muito parado a não dar hipóteses ao cavaleiro de Monforte. Por desacerto com o rojão ao pinchar várias vezes, perdeu a possibilidade de um triunfo que lhe podia servir de muito no início desta temporada.

Real Maestranza de Caballería. Penúltima de la Feria de Abril. Tres cuartos de plaza. Toros de Benítez Cubero. Álvaro Montes, vuelta al ruedo tras petición de oreja; Joao Moura hijo, ovación tras aviso; Manuel Manzanares, silencio; Francisco Palha, oreja; Luis Valdenebro hijo, oreja y Lea Vicens.

Filiberto Mira e Morante de La Puebla - Prognóstico antes do final

Filiberto Mira
Como  um dia um conhecido futebolista português, quando lhe pediram um prognóstico sobre um jogo disse: “prognósticos só no final do jogo”, transportando-nos para o mundo do futebol ou de qualquer outra actividade, é sempre difícil fazer prognósticos mas, sobretudo acertar. 
Filiberto Mira foi advogado de profissão e um conceituado crítico taurino com grande actividade nos meios quer da imprensa escrita como na rádio. Teve um papel importante com as suas crónicas no jornal ABC mas foi, acima de tudo, muito mais importante a sua actividade durante muitos anos na Revista “Aplausos” com as suas reportagens camperas, em que levou os aficionados a conhecerem o campo bravo de Espanha, Portugal, França ao América do Sul. Foi também um vulto das letras taurinas com vários livros publicados.
Filiberto Mira Blasco, nasceu a 3 de Agosto de 1928 em Olivenza (Badajoz) e faleceu em Chiclana a 17 de Agosto de 2003. Pelo seu nascimento em Olivenza e raízes familiares com ascendentes portugueses, esteve sempre muito ligado ao nosso país.
Conheci Filiberto Mira em Vila Franca de Xira através de outro grande profissional, aficionado e Amigo, como foi o Ludovino Bacatum. Privei de perto com ele na Ilha Terceira nos Açores e aprendi muito com as suas conversas, em que à hora das refeições, falava e fumava mais do que comia. Em certa ocasião, logo nos princípios de “Morante de La Puebla” como novilheiro sem cavalos, numa conversa entre um grupo de amigos aficionados disse-nos: “fixem-se neste jovem novilheiro de nome José António “Morante de La Puebla”, porque vai ser uma figura do toureiro!!!”. Tinha razão Filiberto Mira mesmo fazendo o seu prognóstico logo nos inícios de uma carreira fabulosa como a do toureiro de La Puebla. De recordar como recentemente, deu em Sevilha, um autêntico festival de como se toureia de capote (com um cunho pessoalíssimo) só comparável a toureiros como Pepin Martin Vasquez, Curro Romero ou Rafael de Paula. 

SEVILHA - Resumo 12º corrida

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Festa Campera Tauródromo


CARTAZ DE TOUROS


Touros e Flamenco em Portalegre


A inovação para atrair mais gente ao espectáculo dos touros, sempre foi imprescindível. A Empresa Toiros + vai nesse sentido ao anunciar a inclusão do Grupo de Falmenco "Spanish Soul" na Corrida de Toiros de dia 1 de Junho em Portalegre, criando assim desta forma mais um atractivo entre muitos outros que irão divulgar em tempo oportuno.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pablo Hermoso – A decepção inesperada

Pablo toureia a corrida 2.000    (Foto - Emílio Méndez)

Por vários motivos e razões, Pablo Hermoso de Mendonza é um personagem que me habituei a admirar. A sua luta desigual no meio do rojoneo espanhol, dominado por señoritos, cuja tradição ia passando de pais para filhos, não era fácil para um jovem navarro que tinha a paixão pelos cavalos abrir caminho.
Tive a felicidade de conhecer de perto a sua história de vida contada na primeira pessoa, quando estive na sua primeira finca em Estella, onde ali concedeu a sua grande primeira entrevista a uma publicação da especialidade portuguesa como é a N.B.. Com o seu irmão Juan, tive sempre uma maior proximidade. Foi através desse conhecimento que Pablo Hermoso veio pela primeira vez tourear ao Montijo. Triunfou e mais tarde receberia o troféu da Casa do Forcado.
Pablo Hermoso no programa México Bravo
Das muitas entrevistas, escritas, televisivas ou através da rádio a que tive acesso, Pablo sempre fez questão de realçar a importância que teve nos seus princípios a ligação a Portugal. O que bebeu de João Moura e o cavalo lusitano. Esse reconhecimento causou-me sempre uma grande simpatia pelo rojoneador navarro. É de bom-tom reconhecer aqueles que, de alguma forma, nos ajudam nas nossas vidas, quer a nível pessoal como profissional, como é o caso.
No dia em que Diego Ventura abria a Porta do Príncipe em Sevilha pela 8ª vez, Pablo Hermoso toureava no México a sua corrida 2.000.
Com o acesso às novas tecnologias vi o programa de touros “México Bravo” de uma cadeia de televisão mexicana, que dedicou o seu programa de cerca de meia hora a essa efeméride.
Com Pablo Hermoso em estúdio, os apresentadores fizeram um recorrido pela carreira do rojoneador que relatou passo-a-passo o seu percurso taurino. Pablo referiu-se a um pouco de tudo. Ao seu percurso em Espanha e no México... mas esqueceu-se de referir a importância que Portugal e o cavalo lusitano tiveram na sua profissão. Apenas se referiu a Cagancho, no abstracto e pouco mais. Há sempre uma ocasião nas nossas vidas para nos sentirmos decepcionados com ídolos que vamos criando no nosso imaginário de aficionados.

SEVILHA - Resumo 9ª corrida

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sevilha – Almanaque de recordações


Desiludido, decepcionado mesmo com o nosso triste panorama taurino, sem novidades, sempre mais do mesmo, refugiu-me por vezes nas recordações que tenho vivido como aficionado.
Num destes dias no Canal Plus Toros, revi o maestro Juan Mora, fora dos ruedos, como convidado do programa taurino deste canal espanhol.
Creio se a memória não me atraiçoa, que já leva trinta anos de alternativa. No ano de 2010, com meia dúzias de muletazos triunfou em Madrid numa tarde emotiva em que corta três orelhas aos de Torrealta.
À minha memória veio-me a primeira vez que vi tourear Juan Moura, então com 12 ou 13 anos.
Foi precisamente por ocasião de uma Feira de Sevilha. Conheci por essa altura um novilheiro venezuelano de nome Pepe Luís Nuñez que me apresentou o João Mascarenhas. O Pepe Luís passou a viver entre Vila Franca de Xira e Montijo. Era frequente por esses tempos estarem nestas duas localidades muitos novilheiros sul-americanos que aqui faziam muitos tentaderos e depois o rumo era Espanha.
Nessa Feira de Sevilha, eu e os meus amigos aficionados, tivemos a sorte de nos encontrarmos com o Pepe Luís Nuñez, que não só nos arranjou um magnífico apartamento de uma amiga que estava para casar… e nos resolveu a questão das dormidas. Graças também ao Pepe, conhecemos um tal Simon, que diziam ter sido como que mordomo de António Ordóñez. Era um personagem com grande cartel por estas paragens. Através deste Simon fomos integrados num grupo de aficionados venezuelanos, ligados ao petróleo, que acompanhavam um novilheiro em que depositavam grandes esperanças, de seu nome Rafael Pirela.
Saímos um dia pela manhã rumo à Serra de Aracena. Fomos para uma finca assistir a um tentadero com este Rafael Pirela e onde toureou um jovencito becerrista de nome Juan Mora. Recordo como se fosse hoje o empenho de seu pai, que teve grande importância na sua carreira. Como recordo já nessa altura o seu recorte de toureiro de arte.
Anos, muitos anos mais tarde, voltei a cruzar-me com Juan Mora, quando deu a alternativa em Badajoz, no dia de S. José do ano de 1994 ao José Luís Gonçalves.

SEVILHA - Resumo 8ª Corrida(El Cid mano-a-mano com Daniel Luque)

sábado, 13 de abril de 2013

Faleceu aos 78 anos a ganadeira Dª Dolores Aguirre


Faleceu ontem aos 78 anos de idade, na sua casa em Constantina de La Sierra (Sevilha), a ganadeira Dª. Dolores Aguirre.
Esta ganadera que nasceu em Berango (Viscaia) era uma senhora culta e que aos touros, dedicou grande parte da sua vida com uma paixão invulgar.
A sua ganadaria considerada uma divisa tourista, marcou presença ao longo das últimas décadas nas principais feiras do pais vizinho.
De procedência Atanásio Fernandez e Conde de La Corte, a sua ganadaria gozou de grande prestígio sobretudo em Madrid, Bilbao e Pamplona.

CARTAZ DE TOUROS



quarta-feira, 10 de abril de 2013

CARTAZ DE TOUROS


APRESENTAÇÃO EM PORTUGAL DE MANUEL MANZANARES


A empresa Gestoiro em nota à imprensa dá-nos conta do cartel da tradicional Corrida de Toiros por ocasião da Ovibeja 2013.
A composição do cartel é a seguinte:
Beja - 28 de Abril às 17H
Joaquim Bastinhas (homenagem do Baixo Alentejo pelos seus 30 anos de alternativa)
João Moura Caetano (1ª Corrida em Portugal do máximo triunfador da temporada 2012)
Manuel Manzanares (Apresentação em Portugal da nova vedeta do rejoneo)
Forcados Amadores de Beja em solitário, na passagem de testemunho do cabo Manuel Almodovar a José Maria Charraz
6 Imponentes Toiros Cunhal Patrício
Esta corrida terá bilhetes a partir de 15€

domingo, 7 de abril de 2013

Notícias do fim-de-semana taurino

Em Almendralejo frente a um excelente curro de touros de Zalduendo, destaque para os cavaleiros portugueses e rojoneadores espanhóis em tarde apoteótica.
Rui Fernandez 2 orelhas; João Moura Caetano, 2 orelhas; João Mora Jr, 2 orelhas; João Telles. 2 orelhas; Manuel Manzanares 1 orelha e Manuel Moreno 2 orelhas.
Em Barrancos (Festival) lidaram-se novilhos de Couto de Fornilhos. Duarte Pinto, volta; Tiago Carreiras, volta; João Salgueiro jr, volta.
Os novilheiros Milagros del Perú, volta e volta; Mário Alcalde, volta. Actuaram os Forcados Amadores de Alcochete que estiveram à altura dos seus pergaminhos

Tendido Cero - RTVE - La 2

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mais uma derrota em França dos antitaurinos


O Tribunal Administrativo de Paris não deu providência esta manhã à denúncia interposta por várias associações antitaurinas que tinham com objectivo anular a aprovação da tauromaquia com Património Cultural Inmaterial, escreve o Diário La Razón na sua edição de hoje.
Este organismo considera que esta decisão foi tomada conforme um uso habitual e é totalmente válida.
Esta decisão judicial une-se a um outro despacho do Conselho Constitucional a favor do Observatório Nacional de Culturas Taurinas, e contra as mesmas associações antitaurinas que pretendiam declarar a Festa inconstitucional.
A Comissão do Ministério da Cultura Francesa decidiu aprovar em 2011 a inclusão da Tauromaquia numa lista do Património Cultural Inmaterial de França graças ao trabalho do Observatório das Culturas Taurinas dirigido pelo seu Presidente André Viard (matador de touros e agora fotografo taurino) e o professor catedrático François Zumbielh.

ARLES: O exemplo a seguir






















É permitido ver os touros, cavalos, os picadores e o destino de varas / Isabelle Dupin foto - Texto Antolín de Castro  


"A feira sem danças de currais, com a apresentação adequada dos touros, a emoção que a levam para as diferentes características dos encastes dos touros, a atitude de toureiros, também sem fissuras e, acima de tudo, a atitude de um exigente público - dar-lhe o que desejam ver e, portanto, com respeito a tudo o que acontece..." 
A recém-terminada Páscoa na cidade francesa de Arles tornou-se um exemplo a ser seguido. A presença oportuna das câmaras do Canal + permitiu que muitos a vivessem intimamente e, viver como se vive, e é considerada a festa brava em França.
Mas que também como muito por lá aconteceu, transcendeu os estereótipos do que de decadente e limitado, que geralmente se vive em Espanha e projectou a sombra sobre as limitações, quando à perversidade da organização das touradas em Espanha. E não é que eles, os Srs. Jalabert e Lartigue sejam alguns iluminados, mas sabem oferecer a festa sem fissuras nem gretas, sem aquelas rachaduras que temos, infelizmente, assistido com outros empresários espanhóis.
Em consequência foi uma feira sem danças de currais, com a apresentação adequada dos touros, a emoção que levam para as diferentes características dos touros, a atitude de toureiros, também sem costura e, acima de tudo, a atitude de um exigente público - dar-lhe o que deseja ver e, portanto, com respeito pelo que acontece na praça. Respeito porque sabem que têm o que exigem e não terem sido traídos com os touros e a organização. Depois os toureiros fazem o resto para desfrutar da sua aprovação e confiança"..

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ventura triunfa na matinal de hoje em Arles

Debaixo de chuva realizou-se a corrida matinal de rejoneo hoje na Feira de Arles. Do encontro entre os centauros Ventura e Cartagena, saiu triunfador o primeiro ao cortar três orelhas e um rabo, enquanto Cartagena obteve três orelhas.
Dois terços da praça preenchida e lidaram-se touros  de Murube. Andy Cartagena, oreja, dos orejas y ovación; Diego Ventura, oreja, silencio y dos orejas y rabo.

Resumo da corrida de Sevilha com Porta do Principe para "El Juli"