terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Talavante corta 2 orelhas na Plaza México

Festival da Rádio Campanário já tem data


Tal como tem vindo a acontecer nas últimas três temporadas taurinas, a Rádio Campanário irá promover na Praça de Touros Vila Viçosa o seu Festival Taurino.
Um dos espetáculos que já faz parte do calendário taurino português e que uma vez mais irá deixar marca na Tauromaquia.
Neste ano de 2013, este importante evento taurino terá lugar no próximo dia 9 de Março, a partir das 15h30.
Quanto ao cartel irá ser apresentado esta terça-feira no programa Tauromaquia da Rádio Campanário a partir da 21 horas em 90.6fm ou em www.radiocampanario.com
Este será mais uma vez um evento com o carimbo da Rádio Campanário, Estação de Utilidade Pública e que certamente irá marcar este início de temporada!

Segue a campanha peruana de Nuno Casquinha com triunfos


O matador de toiros Nuno Casquinha continua a somar repetidos triunfos em terras peruanas, actuou nos passados dias 21 e 26 de Janeiro nas localidades de Jesus (Cajamarca) e Ayaviri (Puno) respectivamente. Nesta segunda corrida Nuno Casquinha obteve um êxito memorável.
Jesus – Cajamarca
21/01/2013  Lotação esgotada
Toiros de Salagual, Huacraruco e Vista Alegre;
Fernando Roca Rey - Palmas e 2 Orelhas
Israel Lancho - Volta e 1 Orelha
Nuno Casquinha – Palmas e Silencio
 Sobre a actuação do matador português, escreveu Miguel Angel Pardo: " A Nuno Casquinha le tocò enfrentar el lote menos propicio y virtualmente no tuvo material entre manos. El 3, de Salagual, un toro por donde se le mirase, fue un buey manso; el 6 le tragò de salida algunos muletazos. De alli al sentirse sometido, solo arrollaba y topaba los trastos. El portuguès estuvo digno, pues nunca renunciò a la pelea, intentando hacer el toreo clavado en la arena y corriendo la mano para someter. "

Ayaviri - Puno
26/01/2013  Lotação esgotada
Toiros de Rural Alianza (2) e Queto (1);
Nuno Casquinha – 1 Orelha e 2 Orelhas e Rabo
Morenito de Canta – 2 Orelhas
Juan Medrano na sua crónica desta corrida, escreveu o seguinte:  " Destacò por su fijeza y codicia el 3 de Rural Alianza, al que el portuguès Casquinha hizo faena para el recuerdo. Conocimiento y afición son los mejores atributos de este buen torero, que encandiló con el poder de su muleta y la empatia con los tendidos. "

domingo, 27 de janeiro de 2013

Video - Feira de León|México

Morenito de Aranda substitui Antonio Ferrera en Mourão

O matador de touros “Morenito de Aranda", substitui António Ferrera no Festival da próxima 6ª feira em Mourão.
António Ferrera lesionou-se com um corte numa mão no campo, pelo que o cartel neste festival de Homenagem ao Engº Murteira Grave será composto por Tiago Carreiras e os diestros José Ignacio Uceda Leal, Fernando Cruz, Morenito de Aranda e novilheiro Manuel Dias Gomes.

Tampas de plástico, brinquedos e alimentos…

Pois é, o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter, tem tido no presente ano lectivo uma forte componente social. Assim, além de continuar a sua campanha de recolha de tampinhas de plástico para o forcado Nuno Carvalho, os elementos do Clube Taurino em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia local recolheram brinquedos e alimentos para quem necessitava.
Mais uma vez a nobre causa da solidariedade ao serviço da Tauromaquia, e desta vez o exemplo vem dos petizes.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Escola de Toureio José Falcão organiza ciclo de novilhadas de promoção

A Escola de Toureio José Falcão, vai organizar novilhadas de promoção na sua sede cabo da lezíria de Vila Franca de Xira, nos dias 8,15,22 e 29 de Junho de 2013 e uma final em data a designar no mês de Setembro ou Outubro.
O evento é de quatro novilhadas e uma final, as novilhadas são de quatro novilhos cada e vão participar escolas de Portugal, Espanha e França.
A Escola José Falcão, quer com a organização destas novilhadas, dar oportunidade aos seus alunos e demais escolas de tourear e mostrar os seus progressos, face à aprendizagem nas respectivas escolas.

CARTAZ DE TOUROS - Garraiada no Montijo


Ganadarias para o Festival de Homenagem e Solidariedade ao forcado Nuno Carvalho

São as seguintes as ganadarias de proveniência dos novilhos-toiros a lidar dia 17 de Fevereiro (domingo, às 16 horas), na Praça de Toiros do Campo Pequeno, no Festival de Homenagem e Solidariedade ao Forcado Nuno de Carvalho: Mário Vinhas e Herdeiros de Manuel Vinhas, Fermín Bohórquez, Guiomar Cortes Moura, Passanha, Paulo Caetano, Varela Crujo Herdeiros e Francisco Romão Tenório.
Actuam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, José Luís Cochicho, Fermín Bohórquez (rojoneador espanhol), João Salgueiro, Rui Fernandes, João Ribeiro Telles Júnior e o praticante Miguel Moura.
Pega o Grupo de Forcados “Amigos do Nuno Carvalho”, constituído por elementos dos grupos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), capitaneados por José Manuel Pires da Costa, cabo fundador do grupo do Aposento da Moita.
Nuno Carvalho, forcado do Aposento da Moita, foi gravemente colhido no Campo Pequeno, a 30 de Agosto de 2012.
Os artistas actuam graciosamente e os novilhos-toiros são gentilmente cedidos. Vamos todos esgotar o Campo Pequeno e apoiar o Nuno! 

Tauroleve Reconduzida na Centenária Palha Blanco

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira informou a empresa Tauroleve da decisão de reconduzi-la na gestão da Palha Blanco para as temporadas 2013 e 2014, com direito de opção na temporada 2015.
A empresa Tauroleve "agradece uma vez mais a confiança demonstrada por um projecto que entendemos cada vez mais actual pela importância da Verdade e dos Espetáculos de Emoção que sempre lutamos por conseguir".

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Campo Pequeno atribui “Galardão Prestígio 2012” ao Real Clube Tauromáquico Português


A Administração da Sociedade Campo Pequeno SA, decidiu atribuir o “Galardão Prestígio 2012” ao Real Clube Tauromáquico Português, a associação de promoção da tauromaquia mais antiga do mundo, fundada em 1892.
Esta decisão é da exclusiva competência da Administração da Sociedade Campo Pequeno S.A. que, deste modo, reconhece todo o trabalho do Real Clube Tauromáquico Português ao longo dos seus 120 anos de existência, em apoio e divulgação da tauromaquia.
A cerimónia de entrega dos “Galardões 2012” será oportunamente anunciada.

Regresso do "Barreira de Sombra"

Na primeira segunda-feira do mês de Fevereiro, regressam as emissões regulares do «Barreira de Sombra» à antena da Oásis FM, na frequência de 106.4fm ou em www.radiooasis.pt, logo após o sinal horário das 21h.
Assim, a partir de dia 4, com realização e apresentação de António Lúcio e a colaboração especial de José Andrade (Tauromaquia Norte/Sul), a actualidade tauromáquica nacional e as actuações de portugueses no estrangeiro, estarão em destaque, nquela que será a 26ª temporada de vida do programa e o 26º aniversário de actividade da Rádio Oásis.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CARTAZ DE TOUROS - Mourão

Click na imagem

Tauroleve apodera a cavaleira Ana Batista

A cavaleira tauromáquica Ana Baptista apostou na empresa Tauroleve para dar seguimento à sua carreira, a partir da temporada 2013.
Trata-se segundo os novos apoderados "de um projecto que muito nos ilusiona, e no qual marcará os 25 anos de toureio da cavaleira salvaterrense que se cumprem na presente temporada".

Com diz Ana Baptista no seu site, passaram 12 anos sobre a data da sua alternativa e "continua a acreditar, persistir, esperar e fazer do impossível... possível". Porque tal como no primeiro dia "continua a ter paixão pelo toureio".
Votos de felicidades e muitos êxitos nesta sua nova etapa.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

“NOVO BURLADERO” N.º 290 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 290, referente ao mês de Janeiro. Na linha anteriormente mantida no arranque de cada ano, a NB dedica os quatro primeiros números de 2013, a outros tantos temas, em Edições Especiais de retrospectiva: Especial Ganadarias, Especial Forcados, Especial Toureio a Cavalo e Especial Toureio a pé, em Abril, coincidindo com a tradicional edição de Aniversário.
Assim, esta NB de Janeiro é o Especial Ganadarias, onde o tema é o Toiro e o seu desempenho nas nossas arenas em 2012: João Queiroz analisa a temporada em termos ganaderos, com o artigo “O regresso da emoção”. Em destaque, os Concursos de Ganadarias; os Ganaderos que lidaram em Portugal; os Ganaderos portugueses no estrangeiro; os toiros notáveis de 2012; os gráficos ganaderos da temporada e uma entrevista com os três responsáveis da ganadaria Silva, uma das mais destacadas da passada temporada: Eng.ª Madalena Silva, Sofia Silva Lapa e José André.
O Eng.º Joaquim Murteira Grave, referência dos ganaderos portugueses recentemente falecido, é alvo nesta edição de uma homenagem, com a recordação da formação e evolução da sua ganadaria; os inúmeros sucessos que os seus toiros alcançaram em praças de Espanha e França ao longo de mais de 40 anos; e um pertinente estrato da primeira entrevista por si concedida à NB, em 1983, onde evidencia conceitos e práticas do máximo interesse.
Em “Triunfos ganaderos de outros tempos”, o destaque vai para a ganadaria Assunção Coimbra na Isidrada de 1965, onde dois dos seus toiros, “Jabato” e “Claquitero” foram premiados com vários troféus para o toiro mais bravo da feira mais importante do mundo taurino.
Lugar ainda para a belíssima reportagem de um dia de tenta na ganadaria Silva, com a surpresa dada pelo veterano matador de toiros Mário Coelho. A não perder!
Em “Cartazes com História” recorda-se o triunfal debute de Paco Ojeda no Campo Pequeno, na Corrida da Imprensa de 1983, que foi também de êxito para Niño de la Capea.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), A Cornamenta do Toiro de Lide (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima), Da Barreira (Carlos Martins), Ao Redor do Toiro (Luísa Mendes Jorge), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Homens do Ribatejo (Sérgio Perilhão) e Ao sabor do… tempo (Manuel Ribeiro).
No início do ano, a costumada oferta de um CALENDÁRIO TAURINO homenageando o Toiro de Lide.
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Figuras do toureio equestre toureiam a favor de Nuno Carvalho


Grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal e de Espanha virão tourear ao Campo Pequeno, no dia 17 de Fevereiro, no Festival de Homenagem e Solidariedade para com o forcado Nuno Carvalho, gravemente colhido nesta praça em 30 de Agosto de 2012.
Serão lidados sete novilhos-toiros gentilmente oferecidos por vários ganaderos, a anunciar oportunamente. Serão pegados por um grupo de forcados constituído por representantes dos diversos grupos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), amigos do homenageado, tendo este grupo como cabo o fundador do grupo de Aposento da Moita, José Manuel Pires da Costa.
Os cavaleiros serão Joaquim Bastinhas, José Luís Cochicho, Fermín Bohorquez (rojoneador espanhol), João Salgueiro, Rui Fernandes, João Telles Jr. e o praticante Miguel Moura.
O Nuno Carvalho, a empresa do Campo Pequeno e a Casa de Pessoal da RTP registam com enorme agrado e agradecem reconhecidos a todos os artistas que se disponibilizaram para actuar, mas não estão anunciados no cartaz.
Espera-se que Nuno Carvalho seja envolvido, nesta homenagem, por uma moldura humana de cerca de 7 mil pessoas, ou seja, que a lotação do Campo Pequeno esgote em nome da solidariedade em torno de um jovem que constitui um exemplo de força de vontade e coragem, como forcado e como homem.

Praça de Portalegre e o novo empresário

Henrique Gil    (Foto - Emílio de Jesus)

Confesso que não sou um ouvinte atento dos programas de tauromaquia nas rádios da região do Norte Alentejano. Hoje com blogues e sites as notícias são repetitivas e já ultrapassadas no tempo.
Igualmente confesso que, quando recebi o e-mail do amigo Hugo Teixeira, em que nos comunicava que teria no seu programa da Rádio Portalegre o novo empresário da Praça de Touros portalegrense me despertou a atenção, porque o nome de Henrique Gil não me soava como empresário taurino.
Na internet por um problema de servidor não consegui aceder ao programa. Recorri então ao rádio do telemóvel e escutei atentamente a entrevista (achei pouco participativo o Pedro Pinto) que o Hugo conduziu.
Já fui jovem e também dirigi uma praça de touros, se bem como elemento de uma comissão de uma Santa Casa de Misericórdia. Nessa altura também fui irreverente e, em conjunto com os meus companheiros quisemos mudar então o actual estado de coisas. Chegámos inclusive, vejam só, a fazer cair do cartel depois de anunciados, o José Mestre Batista e o José João Zoio, por incumprimento por parte dos seus apoderados do acordado anteriormente, quando exigiram maior cachet porque o João Moura nesse ano já longínquo passou a cobrar mais. Mas enfim são outras estórias.
Ao escutar o novel empresário Henrique Gil, não fiquei indiferente à sua irreverência, ao querer ele também mudar o estado das coisas. Portalegre tem uma praça complicada, como muitas outras e é difícil lutar contra “moinhos de vento” ou interesses instalados. O tempo dirá quem vai ter razão e quem vai vencer a "batalha" que Henrique Gil eventualmente abriu com esta sua primeira entrevista. Sorte para o empresário são os nossos votos e que consiga nestes tempos difíceis que nos toca viver, congregar o esforço de todos para bem da festa e da Praça de Portalegre.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Miguelín destapa "El Cordobés"

Este é um vídeo em que Miguel Mateo "Miguelín" salta a um touro de El Cordobés" e tenta provar que este era um touro sem perigo. Anos mais tarde (principio dos anos setenta) assisti no Montijo a uma "não actuação" de Miguelín que se recusou tourear por ter visto um gato negro. O então aspirante a novilheiro, Alberto Reimão, que tinha regressado da Guiné, instigado por nós, saltou de espontâneo neste touro de Miguelín. Moral da história: "não faças aos outros o que te podem fazer a ti.."

domingo, 6 de janeiro de 2013

Novo empresário da Praça de Portalegre no programa 3 Tércios


No próximo programa 3 Tércios, na Rádio Portalegre, o convidado em estúdio é o empresário Henrique Gil que, no final do ano de 2012, surpreendeu a aficion portuguesa quando se tornou empresário da praça de toiros de Portalegre.
A praça de toiros José Elias Martins, a mais importante do Norte Alentejano, está situada numa região que serve de berço a vários toureiros, ganadarias, grupos de forcados e coudelarias.
Assim, esta segunda-feira, entre as 22:00 e as 23:00, o empresário vai traçar os seus projectos para a temporada 2013 em Portalegre.
Durante a entrevista ao empresário e grande aficionado, vamos também saber porque razão se candidatou a Portalegre e se tem em mente outros projectoS para outras praças de toiros que estejam neste momento em processo de adjudicação.
A emissão pode ainda ser escutada em www.rádioportalegre.pt