sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Forcados de Portalegre triunfam no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores de Portalegre deixou esta noite no Campo Pequeno o pavilhão da forcadagem alentejana bem alto.
Foi a 48º Corrida TV em que se lidaram touros de Manuel Coimbra e Infante da Câmara, que foram lidados por Joaquim Bastinhas, João Salgueiro e João Ribeiro Telles Jr.
O grupo alentejano alternou com o Aposento da Moita na disputa do prémio para a melhor pega que leva o nome do saudoso João Moreira d'Almeida, um homem e um aficionado que muito fez pela festa dos touros através da televisão pública.
O prémio para a melhor pega foi para o forcado do Grupo de Portalegre, Nelson Batista na pega à1ª ao 4º touro da noite. De referir que os Amadores de Portalegre consumaram as três pegas ao primeiro intento.
O prémio para a melhor lide da Casa do Pessoal da RTP foi ganho por João Ribeiro Telles jr. na lide do 3º touro da noite

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CONFRONTO IBÉRICO DE TOUREIO A CAVALO


A corrida de quinta-feira, dia 6 de Setembro é um verdadeiro confronto entre a interpretação espanhola do toureio a cavalo (rojoneio) e a versão portuguesa que nos foi legada pelo Marquês de Marialva.
Depois do extraordinário êxito artístico que constituiu a sua apresentação no dia 24 de Agosto, na Figueira da Foz, testemunhada pelo país inteiro através das câmaras da televisão, a empresa do Campo Pequeno repete nesta corrida o rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza.
Quando se pensa que tudo, ou quase tudo, já foi dito sobre Pablo Hermoso de Mendoza como figura de época e como a maior figura de sempre do rojoneio mundial, ele consegue superar-se e dar uma dimensão mais profunda da sua arte e da sua postura irrepreensível como profissional do toureio. Sempre que Pablo Hermoso de Mendoza toureia no Campo Pequeno, a expectativa é grande mas, depois do êxito da Figueira da Foz, essa expectativa é, sem sombra de dúvida, ainda maior.
Para alternar com Pablo Hermoso de Mendoza estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles e Rui Fernandes: O expoente máximo do toureio a cavalo clássico e um dos cavaleiros portugueses mais acreditados actualmente em Espanha, com triunfos sonantes nas praças de toiros mais importantes. António Ribeiro Telles é o “fiel depositário” do toureio clássico “bebido” no seio da sua família, herdado do patriarca David Ribeiro Telles e que ele tão bem preserva e cultiva. Rui Fernandes, é um cavaleiro que segue de perto os canones “Mouristas” e que se encontra num grande momento de forma, dispondo de uma quadra de cavalos capaz de lidar, com êxito, todo e qualquer tipo de toiro.
Estarão em praça os grupos de forcados amadores de Coruche e da Chamusca, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e por Nuno Marques. São dois grupos de primeira linha no difícil e competitivo mundo dos grupos de forcados, dois grupos que trazem à arena a emoção própria da sorte ímpar que é a pega de caras, aliada a uma técnica que faz da pega também uma expressão de arte de tourear.
Lidam-se seis preciosos toiros de Maria Guiomar Cortes Moura, ganadaria de encaste Murube-Urquijo, procedente de Irmãos Moura e que tem como data e local de antiguidade, Setembro de 1963, em Portalegre. Pasta na Herdade das Lages, no Concelho de Monforte.

Manolete morreu à 65 anos com uma cornada do touro Islero de Miura


Manuel Rodríguez Sánchez “Manolete” nasceu em Córdoba, 4 de Julho de 1917. Faleceu em Linares a 29 de Agosto de 1947 com uma cornada do touro Islero de Miura.

Manolete ganhou destaque logo após a Guerra Civil Espanhola e é considerado por alguns como o maior toureiro de todos os tempos. O seu conceito do toureio era sóbrio e sério, com poucas concessões à galeria, e executou como poucos a "suerte de matar”. Criou e popularizou um passe com a muleta chamado "Manoletina", que normalmente é executado como adorno já no final das faenas.
Manolete contribuiu para dar maior profundidade às corridas de touros, ao incluir muletazos em que era capaz de ficar quase imóvel quando o touro passava perto de seu corpo e, ao invés de dar os passes separadamente, permanecia no mesmo local e juntava quatro ou cinco passes consecutivos, em uma série compacta.
Apresentou-se em todas as principais praças de Espanha, mas obteve seus maiores triunfos na Plaza México.
Manolete recebeu a cornada fatal de Islero em Linares durante as suas Feria y Fiestas de San Agustín, na lide de touros de Miura, onde alternou com Gitanillo de Triana e Luis Miguel Dominguín, que, após a morte de Manolete, proclamou ser o número um dos toureiros.
Em respeito à morte de Manolete, o general Francisco Franco, ditador da Espanha de então, ordenou três dias de "luto nacional", durante os quais hinos fúnebres eram ouvidos no rádio.(fotos- Francisco Cano)

Apresentação da Corrida com João Moura Caetano na lide de seis touros em Monforte

Vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 31 pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Monforte uma conferência de imprensa para apresentação da corrida de touros que João Moura Caetano irá lidar em
solitário.
A conferência contará para além do cavaleiro de Monforte com a presença de Miguel Rasquinho, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Maria Moura Caetano, Armando João Moura, cabos dos grupos de forcados e de Joanees Oliveira o pároco de Monforte.

António João Ferreira no México


O matador de touros português António João Ferreira, apresenta-se à afición mexicana na Feira de Atlacomulco 2012 no estado do México.
O acontecimento terá lugar no domingo 30 de Setembro e alterna num mano-a-mano com o mexicano Federico Pizarro na lide de touros de El Junco.
O taurino mexicano Adolfo Guzmán, será quem vai dirigir a carreira do jovem matador português em terras azetecas.

domingo, 26 de agosto de 2012

Portugueses em Espanha


Francisco Palha escutou palmas no seu primeiro e cortou duas orelhas no segundo dos seus touros hoje em Sabiote (Jaén).
Com meia casa lidaram-se hastados de El Cotillo (1) eHermanos Collado Ruiz. O português alternou com  Andrés Romero, orelha e orelha e Manuel Moreno, orelha e orelha.
Por seu lado em La Granja de San Ildfonso (Segóvia), Ana Rita deu volta ao ruedo no primeiro e cortou uma orelha no segundo. Lidaram-se novilhos de La Plata e alternou com Lea Vicens, orelha e duas orelhas e Yolanda Morales, silêncio depois de três avisos e silêncio.

Mateus Prieto, com tripla fractura do pé direito

Em declarações à imprensa espanhola, Claudio Travessa representante de Mateus Prieto, que sofreu fractura do pé direito na corrida realizada em Valência de Alcantara no passado sábado, durante o aquecimento de uma montada antes do espectáculo, disse que o cavaleiro praticante português terá que cortar a temporada.
Recorde-se que Mateus Prieto depois do acidente acabou por ser infiltrado, tourear e cortar duas orelhas

Pablo Hermoso figura do toureio


Na recente transmissão da corrida que a RTP fez do Coliseu Figueirense, os meus amigos António Vasco Lucas e José Cáceres fizeram referência à carreira de Pablo Hermoso de Mendoza, dos seus cavalos em início de carreira com origem em Portugal, como os casos de Cagancho (João Batista) e Gallo e Chicuelo (Herdade do Pinheiro), bem como a influência de João Moura no seu conceito de toureio que mais tarde viria a sublimar e guindá-lo a figura no mundo taurino.
A propósito de tudo isto e voltando às minhas vivências taurinas, não posso deixar de recordar o episódio de quando fui a Estella com o João Queirós e o Aurélio Grilo, fazermos uma entrevista ao Pablo Hermoso para a Novo Burladero.
Pelas funções que então tinha na revista do Queirós (marketing e publicidade), tinha uma certa proximidade com Júlio Fontecha, o então apoderado do rejoneador navarro e com o seu irmão Juan Andrés. Essa proximidade deu-me a vantagem de poder estabelecer o contacto entre o apoderado do toureiro e do então empresário da Praça de Touros do Montijo para que Pablo actuasse pela primeira vez na Praça Amadeu Augusto dos Santos. Nesta altura estava então o José Cáceres a dar os primeiros passos nestas andanças, pois era ele que assumia em conjunto com o Albino Bruno e o António Sécio a organização da entrega dos prémios da Casa do Forcado, prémio esse entregue a Pablo Hermoso logo no ano da sua actuação na praça montijense.
Com Pablo Hermoso de Mendoza na sua finca de Estella
Mas voltando à minha/nossa viagem a Estella para a tal entrevista a Pablo Hermoso, devo ser talvez o único aficionado português que teve o privilégio de viajar sozinho com Pablo Hermoso. Essa viagem foi programada de forma a irmos dormir a Zaragoza porque no outro dia de manhã, Pablo ia tourear um touro à porta fechada na praça de Zaragoza e nós íamos assistir.
Na manhã seguinte no hotel onde ficámos, Júlio Fontecha foi ao nosso encontro e disse-nos que por motivos imponderáveis Pablo já não ia lidar o touro mas estava à nossa espera na praça.
Chegados à praça e depois dos cumprimentos da praxe e havendo três carros, o Júlio Fontecha disse-me: Fernando vai tu com o Pablo para ele não ir sozinho. O Pablo nessa altura tinha um Audi e lá fomos os dois rumo a sua pequena finca de então. Começámos por falar de Zaragoza porque eu nos anos setenta tinha ido muitas vezes a esta cidade por motivos profissionais mas, depois a conversa como seria lógico, centrou-se nos touros e no toureio...
Não posso esquecer, porque este episódio da sua última actuação na Figueira da Foz me avivou a memória, do Pablo me contar que os seus princípios não foram fáceis porque dizia ele, os senhoritos não lhe permitiam entrar no seu circuito das grandes praças. Os senhoritos apurei então que eram os Domecqs e Fermins Bohórquez. Não deixou Pablo Hermoso de me dizer que muito devia aos portugueses, sobretudo a João Moura que não só o influenciou com o seu toureio como lhe abriu portas quer em Portugal como em Espanha.
Este testemunho é apenas um pequeno contributo para que se compreenda melhor a dimensão deste senhor dentro e fora da praça. Um Maestro. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O fotógrafo Cano de quase 100 anos sofreu acidente

(Francisco Cano - Foto-Aplausos)

Francisco Cano, o fotógrafo valenciano de quase 100 anos de idade, sofreu hoje uma queda, junto ao hotel onde estava hospedado em Bilbao, que lhe provocou fractura da anca.
O conhecido fotógrafo que se tornou célebre pelas suas fotos de Manolete e que apesar da idade ainda marcava presença num grande número de feiras e sempre acarinhado pelas gentes do touro, tem agora uma situação clinica muito complicada pela sua avançada idade

Seis anos depois a Televisão Espanhola – RTVE volta transmitir uma corrida de touros


O acordo foi conseguido com toureiros, ganadeiro e empresa de Matilla, para que o canal público de televisão transmita no dia 5 de Setembro a partir das 18 horas, a corrida de Valladolid em que actuam El Juli, Manzanares e Talavante com touros de Victoriano del Rio.
A RTVE no seu site considera que um festejo de"esta categoría debe ponerse a disposición de todos los aficionados españoles. Por eso ha llegado a un acuerdo con los toreros, sus apoderados, el ganadero Victoriano del Río, y el empresario vallisoletano, Antonio Matilla, por el que todos ceden sus derechos y por lo tanto la Corporación sólo tendrá que abonar el coste del despliegue técnico necesario para la retransmisión de la corrida de toros".

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pablo Hermoso de Mendoza estreia-se amanhã na Figueira da Foz


Pablo Hermoso de Mendoza a maior figura mundial do rojoneio, estreia-se esta sexta-feira, na Figueira da Foz, num cartel que está a despertar enorme expectativa entre aficionados e entusiastas da festa brava.
A corrida, que está marcada para as 22 horas, coloca a Figueira da Foz no itinerário artístico de Pablo Hermoso de Mendoza e constitui a grande oportunidade de os aficionados e entusiastas do toureio a cavalo da zona centro e norte do país poderem ver, ao vivo, a figura que mais marcou a história do rejoneio.
Para alternar com Pablo Hermoso estarão os cavaleiros portugueses António Ribeiro Telles e Paulo Jorge Santos. António Ribeiro Telles é, na actualidade o mais expressivo representante do estilo clássico do toureio a cavalo, a chamada “Arte de Marialva”. Por seu turno, Paulo Jorge Santos é um cavaleiro da nova vaga, que luta pela conquista de um lugar entre os maiores do toureio a cavalo e que tem, nesta corrida, uma oportunidade “de ouro” para concretizar os seus objectivos, em consonância com muitos e variados êxitos obtidos em Espanha.
Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de Vila Franca, dois dos grupos mais antigos e prestigiados, que integram e integraram nas suas fileiras grandes nomes desta arte tão portuguesa. Serão lidados seis preciosos toiros da prestigiada ganadaria Passanha.

Três dinastias de cavaleiros e o Concurso de Pegas, hoje no Campo Pequeno


As dinastias Telles, Salgueiro e Moura encontram-se esta quinta-feira no Campo Pequeno num interessante confronto de estilos de toureio a cavalo. Por ordem de antiguidade dos seus representantes, sairão à arena os Cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Manuel Ribeiro Telles Bastos, e os praticantes João Salgueiro da Costa e Miguel Moura. Tradição, evolução e revolução é o legado que estas ilustres famílias deixam para a história do toureio a cavalo como o irão, por certo, provar mais uma vez nesta corrida.
Para além da competição entre dinastias de cavaleiros, a corrida desta quinta-feira tem também o aliciante da disputa do tradicional concurso de pegas de Lisboa, desta vez entre os grupos de forcados Amadores de Cascais, Aposento da Chamusca e Ramo Grande (Açores), capitaneados respectivamente por Joel Zambujeira, Pedro Coelho dos Reis e Filipe Pires. Coragem e galhardia são as qualidades que melhor definem aqueles que são chamados, e com propriedade, “os últimos românticos da festa”. O forcado é um verdadeiro “ex-libris” da corrida à portuguesa e a sua arte e valentia causam a maior emoção nas bancadas quer a espectadores portugueses, quer aos estrangeiros.
Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria Passanha, cuja antiguidade está referenciada à praça de toiros de Madrid (Las Ventas) a 3 de Setembro de 1972. Pasta na Herdade da Pina, no concelho de Évora e procede da ganadaria da Condessa de “Las Atalayas”, tendo Murube por encaste.

Mano-a-mano Ponce/Pedrito desperta expectativa


Ainda não foram tornados públicos os cartéis da Feira Taurina da Moita mas, a corrida anunciada para dia 16 às 18 horas como um mano-a-mano entre Enrique Ponce e Pedrito de Portugal, está a levantar grande expectativa junto dos aficionados.
Aqui fica a imagem de um dos exemplares dessa corrida da ganadaria de Hermanos San Pedro.


Cartaz de Touros - Vila Viçosa


Regresso da Tradicional Corrida das Vindimas no Cartaxo


Regresso da Tradicional Corrida das Vindimas no Cartaxo Dia 8 de Setembro pelas 22.15 horas.
Numa parceria entre a Associação Gentes do Cartaxo e o cavaleiro Tauromáquico Manuel Jorge de Oliveira, para angariar fundos para a manutenção da Praça de Toiros do Cartaxo.
Em Praça estarão os Cavaleiros: Rui Salvador, Luís Rouxinol, Ana Rita
Forcados Amadores do Ribatejo e Salvaterra de Magos, que pegarão um imponente curros de touros da ganadaria de José Luís Vasconcellos e Souza de Andrade.

Tiago Santos triunfa em França


Maubourguet (França),18 de Agosto   
6 Novilhos da Ganadaria Francesa de Jacques Giraud (Bravos), Tiago Santos (Ovação e Orelha), Christian Valencia (Silêncio e Silêncio), Diego de Llanos (Orelha e Assobios).
Tiago Santos, sagrou-se triunfador da novilhada, depois de duas extraordinárias e vibrantes faenas A primeira malograda com a espada.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rui Fernandes mano-a-mano com Leonardo Hernández


Cercedilla (Espanha) 9 de Setembro, Rui Fernandes e Leonardo Hernández num mano-a-mano com touros de Murube.

João Moura Jr. substitui Manzanares em Salamanca


O cavaleiro português substituirá Manuel Manzanares (que sofreu rotura da tíbia e peróneo em Tafalla), na corrida que encerra a feira de Salamanca, dia 21 de Setembro, dia de San Mateo.
O cartel é composto por Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura jr e Leonardo Hernández para lidarem touros de Ángel Sánchez e Sánchez.

domingo, 19 de agosto de 2012

Os idolatradores/bajuladores


Ouvi recentemente uma figura do toureio mundial já retirado dizer, que quando estava no activo, não lhe faltavam em seu redor os idolatradores, digo eu bajuladores, que estavam sempre prontos para o bien maestro com a respectiva palmadinha nas costas.
Este mesmo toureio afirmou que para ele, o mais significativo era a critica, a critica construtiva, baseada no conhecimento, pois era daí que retirava ilações para poder melhorar na sua profissão e até mesmo como pessoa.
Tenho para mim que os grandes inimigos da Festas estão dentro dela. Na sua grande maioria, são este idolatradores/bajuladores, em especial aqueles escribas como eu, que têm a obrigação de separar o trigo do joio e não desvirtuar este espectáculo que vive (deve viver) da verdade desde o do touro à do toureio e da emoção.
O touro não pode ser manipulado (e há muitas formas de manipulação) e o toureio tem que ser o verdadeiro, dentro de cada conceito, não pode haver martingalas como se assiste por aí…
Muitos há que não levantam a voz, que não escrevem uma palavra sequer, quando os toureiros/amigos, em cujos carrosséis andam, sempre com o tal elogio fácil, o bien torero... ou o no pasa nada, e que na realidade passa, porque a sua actuação foi menos boa.
Não são necessárias em absoluto as críticas destrutivas, o que faz falta é dizer a verdade, sempre com a consciência que não temos o conhecimento absoluto nem somos donos da verdade.
Assim todos os que de alguma forma amam (ou dizer amar) este espectáculo tão nosso, possamos dar o nosso contributo para que seja cada vez melhor, mais entendido por todos...e mais Verdadeiro.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

David Gomes ao lado de Moura e Brito Paes

(Foto - António Lúcio)

O Cavaleiro praticante David Gomes actua no próximo sábado pelas 22 horas na localidade Encarnação/Mafra na 1ª Corrida de toiros organizada pelo Sporting Clube Encarnacense. O jovem cavaleiro da Malveira reparte cartel com Mestre João Moura e António Brito Paes, numa corrida que está a despertar expectativa.
Depois de excelente prestação no passado Domingo na Malveira, David Gomes tem novo e importante desafio onde tentará confirmar a boa temporada que o tem distinguido como uma das promessas dos jovens Cavaleiros.
Frente a toiros de Rio Frio estarão em praça os Forcados Amadores do Ribatejo e Tomar.

Campo Pequeno: 120 anos de cultura e tradição (um pouco da sua História)

Campo Pequeno antes das obras

Completam-se sábado 120 anos sobre a corrida inaugural da praça de toiros do Campo Pequeno, a mais importante e a mais bela de Portugal e, sem sombra de dúvida, uma das mais bonitas, funcionais e acolhedoras de todo o mundo taurino.
Inaugurada com a presença da Família Real, a 18 de Agosto de 1892, coube ao cavaleiro Alfredo Tinoco lidar o primeiro toiro da tarde, pertencente, como os 11 restantes, ao ganadero Emílio Infante da Câmara. Recordemos o cartaz inaugural… Cavaleiros: Alfredo Tinoco e Fernando de Oliveira. Bandarilheiros: Vicente Roberto, Roberto da Fonseca, José Peixinho, João Calabaça, João Roberto e os seus colegas espanhóis Felipe Aragón “Minuto” e “Pescadero”.
A actual praça de toiros do Campo Pequeno, projecto do arquitecto Dias da Silva, sucedeu à que existiu no Campo de Santana, inaugurada a 3 de Julho de 1831 e encerrada em 1888, na sequência de uma vistoria que interditou o edifício, por questões de segurança relacionadas com o mau estado de conservação.
Pode dizer-se sem receio de erro que a história do Campo Pequeno se confunde com a história do toureio em Portugal e que essa história é, por direito próprio, parte da história da tauromaquia, pois nesta praça actuaram, ao longo de 120 anos, todas as maiores figuras mundiais do toureio a pé e a cavalo. Os grandes nomes da portuguesíssima arte de pegar toiros pisaram esta arena e as mais importantes ganadarias de Portugal e Espanha aqui lidaram os seus exemplares.
Testemunha de grandes feitos tauromáquicos, o Campo Pequeno foi também palco para outros espectáculos, como o Boxe e a Luta Livre, mas igualmente serviu para centro de recrutamento de voluntários para combater a Monarquia do Norte, na ressaca da implantação do regime republicano, em 1910. No pós 25 de Abril, foi “barómetro” de comícios partidários, o balão de ensaio para os principais partidos políticos avaliarem da sua capacidade de mobilização para a realização de comícios na Alameda D. Afonso Henriques ou na Praça do Comércio e Otelo Saraiva de Carvalho, então Comandante do COPCON, ameaçou transformá-la em palco de fuzilamento de fascistas, à semelhança do que Franco fizera em relação aos republicanos, na antiga praça de toiros de Badajoz. A mais recente iniciativa partidária que ocorreu no Campo Pequeno foi o Congresso do Partido Comunista Português, em finais de 2008.
Campo Pequeno actualmente
Dado o acentuado estado de degradação que o edifico da praça de toiros apresentava, entrou em obras de restauro e requalificação, bem como dos espaços envolventes, no ano 2000. Reabriu a 16 de Maio de 2006, completamente remodelada, como um projecto integrado de cultura e lazer, no qual foram investidos cerca de 80 milhões de euros, integralmente suportados pela iniciativa privada, através da Sociedade de Renovação urbana Campo Pequeno, SA.
No novo espaço, conservando todavia toda a traça originária em estilo neo árabe, nasceu uma sala coberta, com cobertura parcialmente amovível, que pode albergar todo o tipo de eventos (tauromáquicos e outros) ou reuniões, duas zonas de restauração, uma ao nível do piso dos jardins, também totalmente recuperados, e outra integrada num espaço comercial subterrâneo, com cerca de 70 lojas e oito cinemas, servidos por um parque de estacionamento, também subterrâneo, com capacidade para 1200 lugares.
O novo Campo Pequeno é um misto de tradição e modernidade que, sendo a mais versátil sala de espectáculos de Lisboa, contribuiu ainda para recuperar uma das mais acolhedoras centralidades da capital do país.

Sobral de Monte Agraço

Corrida de Toiros e novilhada (variedades taurinas), nas festas de verão do Sobral de Monte Agraço

A edição de 2012 das Festas e Feira de Verão do Sobral de Monte Agraço terá no seu programa uma corrida de toiros e uma novilhada (variedades taurinas), a realizar respectivamente nos dias 9 e 10 de Setembro, domingo e segunda-feira, ambas com início às 17 horas, organizados pela Sociedade Campo Pequeno, SA.
No domingo, realiza-se a “VI Grande Corrida Auto Agrícola Sobralense, Lda.”, figurando no cartel os cavaleiros Luis Rouxinol, João Telles Júnior e o praticante João Salgueiro da Costa bem como os grupos de forcados amadores de Lisboa e de Coruche, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Amorim Ribeiro Lopes. Serão lidados seis bonitos toiros da ganadaria São Torcato (procedência Cabral Ascensão e Ribeiro Telles e encaste Simão Malta).
Na segunda-feira terá lugar uma novilhada (variedades taurinas) integrada no 1º Ciclo de Novilhadas das Escolas Taurinas, organizado em parceria com a Tertúlia Tauromáquica Sobralense.
Em praça estarão os cavaleiros Miguel Tavares e Rui Guerra (praticantes) e Luis Rouxinol Júnior (amador), o novilheiro praticante Pedro Noronha (Escola de Toureio José Falcão), e os bezerristas João Rodrigues (Escola de Toureio da Moita) e Diogo Peseiro (Academia de Toureio do Campo Pequeno). As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, capitaneado por Pedro Coelho dos Reis. Serão lidados três novilhos de Ascensão Vaz (lide a cavalo) e Falé Filipe (lide a pé).





1.º CICLO NACIONAL DE NOVILHADAS DAS ESCOLAS DE TOUREIO


CALDAS DA RAINHA - PESEIRO VOLTOU A IMPACTAR

O I Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, que se tem vindo a desenrolar ao longo da temporada de 2012, também passou pela centenária arena das Caldas da Rainha, na data tradicional do 15 de Agosto. À jornada matinal assistiu um número significativo de aficionados, que com a sua presença são um incentivo acrescido para todos os jovens que se vestem de toureiros.
O cavaleiro Joaquim Brito Paes deixou “bom sabor de boca” no seu debute em público. Com um exemplar da ganadaria da casa, evidenciou desembaraço e intuição. Montado no “Morante”, da quadra do seu irmão António Maria, praticou um toureio sincero, cravando uma série de curtos que entusiasmou. Pelos Juvenis das Caldas da Rainha pegou Lourenço Palha, à segunda tentativa.
Diogo Peseiro (Academia do Campo Pequeno) teve uma passagem impactante pelas Caldas da Rainha. O eral de Infante da Câmara foi o que revelou melhor jogo dos lidados pelos três jovens bezerristas e Peseiro voltou a somar créditos, sempre com muita atitude e recursos. Foi o que aconteceu no segundo par de bandarilhas, com o adversário mais reservado junto a tábuas, mas com o jovem a solucionar com muito mérito. Com a muleta, Peseiro esteve por cima do “infante” e logrou uma faena variada e ligada, com eco junto do público.
Em plano menos brilhante andaram os seus alternantes. A Pedro Noronha (Escola de Vila Franca de Xira) tocou outro “infante” menos colaborador, de investidas mais curtas e a sua participação ficou-se por um airoso saludo capotero com que o recebeu no percal.
Ruben Correia (Escola da Moita) teve por diante um eral de António Silva que veio a menos, mas ainda em fase embrionária da sua carreira, Rúben mostrou-se “verde” e a necessitar de tourear mais.
Como convidado, actuou também João Martins (Escola de Azambuja). O “vinhas” que lhe coube em sorte foi mansote e procurou o refúgio das tábuas, não permitindo um toureio ligado, ainda assim Martins revelou temple nas muñecas e a espaços logrou muletazos com gosto. 

Cartaz de Touros - S. Manços (Èvora)


FEIRA DO TOIRO-TOIRO EM ARRUDA DOS VINHOS

Uma publicidade diferente com telas em lona

Por ocasião das suas Festas em Honra de Nossa Senhor da Salvação, a castiça localidade de Arruda dos Vinhos engalanou-se para receber os inúmeros visitantes que a ela se deslocam para desfrutar das importantes festas que decorrem até ao próximo dia 18 de Agosto.
 Uma das grandes atracções destas festas são as suas largadas de toiros e as tradicionais corridas de toiros.
Numa feira em que a afluência e o desejo de estar presente são efectivo por parte dos locais e forasteiros, uma das grandes novidades da promoção foi a colocação de uma lona num dos mais emblemáticos espaços da vila. Numa zona central, foi colocada uma lona de promoção e divulgação da feira taurina, e no qual demonstra o grande empenho que a empresa Tauroleve depositou na elaboração deste certame.
 Hoje às 22:00 horas – Corrida à Portuguesa / Concurso de Ganadarias
Cavaleiros: João Moura Caetano, João Ribeiro Telles Jr e Duarte Pinto
Forcados Amadores Ribatejo, Azambuja e Arruda dos Vinhos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Recordando Pepe Luis Vasquez (filho)


Pepe Luis Vasquez
Li a notícia de que “O Comandante” como é conhecido Paco Dorado, o homem que apostou em Manuel Diaz “El Cordóbes” e também se mostrou um dia disposto a ajudar José Luis Gonçalves (tive a oportunidade de o entrevistar em directo para a rádio), dando-lhe uma oportunidade de se mostrar em Higuera La Real, quando este era apoderado pelo saudoso Fernando Camacho, que vai agora dar a oportunidade de Pepe Luis Vasquez, filho do mítico rubio de San Bernardo de cortar a colecta na sevilhana praça de Utrera.
À memória veio-me aquele já longínquo ano creio de 1985, quando acompanhei o Rogério Amaro e o Fernando Fernandes (Bonanza) para contratar este toureiro para actuar no Montijo. Fomos à Feira de Sevilha com essa finalidade e o contrato foi feito no Hotel Lebreros de Sevilha, no dia em que Pepe Luis Vasquez toureava na Feira de Abril.
Pepe Luis "El Rubio de S. Bernardo"
 Tive então a oportunidade de estar com o seu pai, o que para mim foi uma honra conhecer pessoalmente o grande Pepe Luis.
Lembro-me que a minha missão era fazer um vídeo (com uma câmara enorme BETA emprestada pelo nosso amigo e aficionado Dr. João Tormenta, médico da Praça de Touros do Montijo).
Pepe Luis Vasquez alternou com Mário Coelho e o vídeo que focava a actuação de Pepe Luis, um tentadero com Mário Coelho no Dr. Ortigão Costa, Manuel Jorge de Oliveira e os Cabos dos grupos de forcados, foi exibido uns dias antes da corrida e causou grande expectativa.
O registo da actuação de Pepe Luis está nas páginas do Novo Burladero com uma foto (João Queirós) em que estou a entrevistar o Pepe Luis Vasquez..
Nota - Tomou a alternativa a 19/04/1981 na Real Maestranza de Cabellaria de Sevilha, concedida por seu tio Manolo Vasquez e de testemunha Curro Romero.
O touro pesou 462 Kg, tinha o nº 9 e era da ganadaria de Jandilla.

Cavaleiros portugueses a actuarem hoje fora do país

João Moura Jr. actua hoje (dia 15) em Dax (França); João Moura Caetano em Cebreros (Espanha) e Francisco Palha em El Burgo de Osma (Espanha).

Alternativa de matador de touros concedida pelo irmão

Damián Castaño (foto-mundotoro)
Não é caso único na historia do toureio mas, não deixa de ser invulgar. Damián Castaño irmão de Javier Castaño, o matador de touros salmantino que esta a causar muito boa impressão aos aficionados, após uma já longa carreira a tourear pouco e corridas duras, teve a oportunidade de conceder a alternativa a seu irmão ontem em Gijón, em que este saiu em ombros no dia mais importante do seu início de carreira agora como matador de touros

Estrella Morente, mulher de Javier Conde, não só canta como toureia

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Um senhor que não respeita minorias nem decisões dos tribunais


Que raio de democrata é este presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo que não respeita as minorias nem as decisões dos tribunais. Há por aqui mais do que um senhor que é anti-touradas. Há por aqui um certo "totalitarismo" perigoso.
Será que este senhor já perguntou à população desta bonita cidade se querem este espectáculo com o qual desfrutaram durante anos e anos.
Parece-me que até nem é muito inteligente. Assiste-lhe esse direito de agora se “montar" no PDM – se calhar para outras coisas não há Plano Director Municipal. Se fosse minimamente inteligente deixava montar a praça, dar a corrida e logo via aquilo que a população pretendia, já que não pode fazer um referendo, assim tinha a resposta. Com a crise até se podia desembrulhar desta alhada.
Este se calhar é mais um dos que defende que com maioria não quer oposição, para voltarmos ao tempo da outra senhora…

1.º CICLO NACIONAL DE NOVILHADAS DAS ESCOLAS DE TOUREIO


Boa novilhada a abrir a Feira de Alcochete

A abrir a Feira Taurina de Alcochete, realizou-se na noite de 10 de Agosto, o sexto festejo integrado no 1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, que contou com uma boa afluência de público, quase preenchendo meia lotação da praça, uma vez mais a provar que também há público para este tipo de espectáculos, desde que bem montados e dados em datas oportunas. E o público, maioritariamente jovem, que assistiu com entusiasmo à novilhada, saiu contente da praça, pois o espectáculo proporcionado por bezerristas e cavaleiros foi de bom nível. A abrir, Pedro Noronha (Escola de Vila Franca de Xira) esteve muito disposto, firme e decidido perante um bravo eral de S. Torcato, que repetiu muito as investidas e pôs à prova a capacidade do toureiro, que continua a progredir e a somar pontos. João Rodrigues (Escola da Moita) esteve animoso diante de um exemplar sem classe de Falé Filipe, resolvendo a papeleta com solvência. Sérgio Nunes (Academia do Campo Pequeno) fez o seu debute nesta noite, e para além da lógica e natural insipiência, teve uma constante atitude de ganas e entrega muito louvável, indiferente às várias voltaretas que sofreu e procurando alongar com temple as descompostas investidas do eral de Cunhal Patrício, com cara mas sem força. Depois de um início mais titubeante, os bezerristas participantes neste 1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, começam a “mostrar serviço” e a dar esperanças a quem tem seguido as suas actuações. O caminho é longo, o público tem de ser condescendente e saber esperar, mas as bases estão lançadas.
De bom nível foi igualmente a participação dos cavaleiros, na segunda parte do festejo. Alexandre Gomes lidou com desembaraço e correcção um manso de José Palha pouco colaborador. Luís Rouxinol Jr. confirmou a sua precoce intuição e sentido de lide diante de um avantajado e cumpridor novilho de Vale do Sorraia, para além de ser notória a empatia natural que já denota com o público. E o colombiano Jacobo Botero fechou com “chave de ouro” com uma actuação madura e de bom conceito, apesar de ter pela frente um novilho de Ortigão Costa fechado em tábuas, de onde o intuitivo cavaleiro o sacou com a colaboração do ruço toureiríssimo que montou.
As pegas foram executadas pela rapaziada mais nova do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, por intermédio de Bruno Amaro, César Nunes e Tiago Cação, todos à primeira tentativa.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Duas orelhas para Francisco Palha em Lodosa

O cavaleiro português Francisco Palha foi o triunfador da corrida realizada em Lodosa (Espanha) ao cortar uma orelha a cada um dos seus touros da ganadaria de Manuel Caro Andrade.
Alternou com Mariano Rojo, orelha e ovação e o matador José Luís Torres, orelha e silêncio.

Forcados de Arronches actuam pela primeira vez perante as câmaras da RTP em directo

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches actuou ontem pela primeira vez em directo perante as câmaras da RTP, em corrida que este canal transmitiu em directo da Praça de Touros de Albufeira, propriedade do ex-matador de touros Fernando Santos e que este ano comemora 30 anos de existência.
O grupo de Arronches começou muito bem a sua participação com um pega tecnicamente perfeita à primera tentativa através de Filipe Redondo, excelentemente ajudado pelo grupo com as ajudas a fecharem muito bem.
Pena foi que a segunda intervenção não fosse tão feliz.. Á cara do touro foi Ricardo Martins que não conseguiu superar as dificuldades do touro, refugiado em tábuas e com o forcado a ter que ir ao terreno do touro, o que é sempre complicado e que raramente resulta. O forcado foi dobrado por Manuel Cardoso que com decisão consumou a pega ao quarto intento.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Terrugem dá que pensar...


Infelizmente não pude ir este ano à corrida integrada nas festas desta freguesia do concelho de Elvas, o que aconteceu pela primeira vez nestes dez últimos anos.
Tenho um carinho especial por esta praça já que, nos anos oitenta, quando ajudava o grupo de toureiros cómicos “Os Medrosos do Montijo” participámos em alguns espectáculos para angariação de fundos a pedido desse grande amigo e aficionado que era o Dr. Botelho Neves.
Foi graças a este Homem e grande aficionado que se fizeram as obras de remodelação desta bonita praça de touros que, infelizmente, tem vindo de ano para ano a perder espectadores.
Nos últimos anos o Francisco Leitão e o Carlos Calado fizeram o esforço admirável para levantar esta praça, o que nem sempre foi possível em termos de público.
Francisco Leitão tornou público este ano que a data era cedida à empresa Toiros & Tauromaquia. O António Manuel Cardoso (Néné) com essa afición que o caracteriza, achou que era possível operar o milagre mas, ao que me constou, o público primou pela ausência.
Tenho para mim, que há aqui um caso como o de Elvas, na praça antiga. Situada estrategicamente num sítio que era para atrair aficionados, dada a proximidade a localidades vizinhas aficionadas, como Vila Viçosa, Estremoz, Alandroal, Redondo, Santa Eulália, Arronches ou até espanhóis da raia fronteiriça, foi sempre ou quase sempre um “desastre” em termos de público. Agora com o Coliseu, num esforço da Câmara Municipal de Elvas e de outras entidades que se têm envolvido, as coisas por vezes resultam e outras nem tanto.
Agora que é pena o caso da Terrugem lá isso é…

Cartaz de Touros


Ponce e Pedrito de Portugal na Feira Taurina da Moita


O matador de toiros Pedrito de Portugal vai participar domingo, 16 de Setembro na Praça Daniel do Nascimento na Moita, na Feira de Nossa Senhora da Boa Viagem, a maior e mais importante feira taurina nacional. Disse ao Planeta dos Touros o seu representante. Adiantando que “a importância do certame, o estatuto do toureiro e o grande respeito pela afición portuguesa e dos seus seguidores em particular, obrigaram a que, como não podia deixar de ser, estivesse em competição com uma das maiores figuras do toureio da actualidade”.
Trata-se de Enrique Ponce que se apresenta pela 1ª vez, como matador de toiros, na praça de toiros Daniel do Nascimento - apresentou-se pela 1ª vez em Portugal de novilheiro nesta praça. Os toiros pertencerão a uma das três seguintes ganadarias: Herdºs de Conde Cabral, Hermanos San Pedro ou Benjumea.
O Planeta dos Touros tentou contactar a empresa Toiros & Tauromaquia para nos adiantar mais pormenores sobre este cartel, o que não nos foi possível até agora.

Cartaz de Touros


MARCELO MENDES CONTRATADO PARA ACTUAR EM FRANÇA


O cavaleiro Marcelo Mendes está contratado para actuar em França no decorrer do mês de Agosto em duas corridas à portuguesa.
Ontem, dia 7, realizou-se o seu debute em terras gaulesas numa corrida em Grau du Roi, num cartel composto ainda pelo cavaleiro Marcos Bastinhas e os forcados de Coimbra na lide de toiros de Roland-Durand.
No dia 25, Marcelo volta a actuar em França, numa corrida à portuguesa em Cazoubon no qual reparte cartel com o rejoneador Ginés Cartagena, diante de toiros de Luc Jalabert. 

“NOVO BURLADERO” N.º 285 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 285, referente ao mês de Agosto. Em pleno Verão, o destaque nesta edição vai para duas manifestações de tauromaquia popular muito do gosto dos nossos aficionados, em especial dos ribatejanos: a Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira, que este ano comemorou 80 anos de existência; e a Festa da Amizade de Benavente, com a sua famosa picaria. Destas duas manifestações tão típicas e tão enraizadas no Ribatejo, a NB oferece amplas reportagens.
Vila Franca de Xira viveu igualmente a XIII Semana da Cultura Tauromáquica, uma série de exposições e colóquios de alto nível onde a NB esteve presente. Com a temporada em franca actividade, apresentam-se reportagens gráficas e as respectivas críticas das corridas realizadas no Campo Pequeno, Vila Franca de Xira, Évora, Setúbal, Póvoa do Varzim e Nazaré.
Em Homens do Ribatejo, Sérgio Perilhão recorda a vida e a obra ganadera do grande ribatejano que foi João Pedro Oliveira “João Benavente”, o “pai” do encaste Oliveiras, Irmãos.
Destaque ainda para a transcrição do belíssimo texto publicado por Miguel Sousa Tavares no “Expresso”, onde o jornalista aborda de forma brilhante a “investida” do BE contra a Festa de Toiros. O Dr. Manuel Jorge dos Santos conclui a interessante série de três artigos sobre Toiros, Ambiente e Bem-estar animal.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), Da Barreira (Carlos Martins), A Cornamenta do Toiro de Lide (João Lucas), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte) Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Ao sabor do… tempo (Manuel Ribeiro) e Cartaz de Toiros, o roteiro mais completo.
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Manuel dos Santos o visionário


Paco Mora, articulista da revista Aplausos, escreveu no site desta revista sobre a visão de Manuel dos Santos, essa visão que o levou a colocar-se nesse terreno que outros depois iriam seguir em várias épocas do toureio. Diz Paco Mora:
“El portugués Manolo Dos Santos fue el primer torero que vimos los aficionados de mi generación cruzarse con los toros. Después, Pedrés se cruzó más si cabe, acortó las distancias de un modo hasta entonces inverosímil y, siempre que las condiciones de los toros lo permitían, les ganaba un paso en cada muletazo demostrando que en aquel terreno eran posibles un mayor porcentaje de faenas. Posteriormente llegaron Dámaso González y Paco Ojeda que hicieron suyo aquel terreno descubierto por Dos Santos y perfeccionado por Pedrés. Ambos ya dentro de una concepción de la tauromaquia más exigente y técnicamente camino de alcanzar la perfección técnica actual”.
Manuel dos Santos como matador de touros e figura da sua época teve essa visão de se colocar para tourear cruzando-se, deixando de estar na paralela e que viria a dar a possibilidade de sacar faena a mais touros, como o fez esse expoente deste conceito Paco Ojeda. O português foi um Homem que andou sempre à frente dos da sua época…
Se como toureiro foi grande, maior foi ainda como empresário, com essa visão do futuro que o caracterizou. Num Portugal pobre, onde ir aos touros se ficava para a grande maioria assistir às touradas das suas feiras ou festas locais, porque as deslocações eram só para alguns, Manuel dos Santos previa o futuro. Com o evento da televisão a chegar a Portugal no final dos anos cinquenta, foi quando à frente dos destinos do Campo Pequeno já nos anos sessenta, apostou nas corridas televisionadas, em que muitos “velhos do Restelo” diziam que seria o fim da Festa.
As então Fabulosas de Verão deram uma dimensão ao espectáculo dos touros até então nunca alcançado. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Forcados de Arronches dia 8 em Albufeira


Corrida transmitida pele RTP

Cartaz de Touros - Campo Pequeno

Paulo Caetano reaparece no Campo Pequeno nos 60 anos do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses

O Cavaleiro Paulo Caetano reaparece dia 9, no Campo Pequeno, na corrida da comemoração dos sessenta anos de actividade do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses.
Questões de ordem administrativa ditaram que o cartel desta corrida ficasse assim constituído: cavaleiros Paulo Caetano e João Moura Caetano. Matador de Toiros Vitor Mendes e Novilheiro Manuel Dias Gomes. Pegam os Forcados Amadores de Lisboa, capitaneados por Pedro Maria Gomes.
Serão lidados 2 toiros para cavalo, da ganadaria Passanha e quatro para pé, da ganadaria Oliveiras, Irmãos, num regresso ao Campo Pequeno depois de uma larga ausência.
Será distinguido com o Diploma de Mérito, Augusto Gomes Júnior, o primeiro português a matar novilhos em Espanha, que viria a tomar alternativa de Matador de Toiros (o segundo português a fazê-lo), à qual renunciou, ingressando nas fileiras dos Bandarilheiros, de que foi figura destacada. Mais tarde exerceu com competência as funções de Director de Corrida.
A família de Diamantino Vizeu, o primeiro português a tomar a Alternativa de Matador de Toiros declinou a distinção que inicialmente se pretendeu fazer-lhe, decisão que a empresa respeita, como não poderia deixar de ser.
Para assinalar esta efeméride, a Sociedade Campo Pequeno SA estabeleceu ainda um desconto de 50% para os sectores 1 e 7 para todos os sócios do Fundo de Assistência e da Associação Nacional dos Toureiros Portugueses, válido para esta corrida.

VIDEO - Resumo da Corrida de Palha em Azpeitia

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

XIV Grande Corrida TVI Homenagem ao Emigrante

A corrida desta noite funde dois acontecimentos da maior importância do calendário taurino da temporada do Campo Pequeno: A Corrida TVI, em décima-quarta edição, e a Corrida do Emigrante, homenagem a todos quantos lá longe não esquecem uma das maiores tradições portuguesas: a festa de toiros com as características impares que cavaleiros e forcados lhe conferem.
O cartel encerra vários motivos de interesse ao reunir os consagrados Rui Salvador, e Luis Rouxinol, que nesta data toureia a sua corrida numero 1050 como profissional, Sónia Matias e Ana Batista que, na última década, destruíram o mito de que a tauromaquia era espectáculo só praticado por homens e os jovens Brito Paes e Ana Rita esta apresentando-se no Campo Pequeno para confirmar a Alternativa, motivada por uma interessante temporada em arenas espanholas. Um cartel que conjuga experiência e juventude, numa disputa viva, onde a competição franca e leal é o denominador comum.
Três grupos de forcados com sobejas provas dadas no que se refere a valentia, arte e arrojo, os amadores do Ribatejo, Aposento do Barrete Verde e São Manços, capitaneados respectivamente por João Machacaz, João Salvação e Joaquim Branco, estarão em praça para pegar seis imponentes toiros da ganadaria Luis Rocha. 
A ganadaria Luís Rocha foi fundada em 1975 e estreou-se na Barquinha, a 3 de Outubro de 1981. Procede da ganadaraia Varela Crujo e tem como encaste vários ramos de Parladé. Pasta na Herdade da Machoa, no concelho de Reguengos de Monsaraz.