quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arronches - Tradicional tourada de S. João

Após a reunião desta tarde entre a Câmara Municipal de Arronches e a comissão taurina que funciona para o assessoramento deste espectáculo, é agora oficial o cartel para o dia 23 de Junho às 22 horas e que está assim constituido:
Cavaleiros - João Moura e Marcos Bastinhas na lide de cinco touros de Francisco Romão Tenório. Um touro será lidado a duo.
                   O amador Miguel Moura actuará na lide de um novilho da mesma ganadaria em espectáculo de   variedades taurinas.
Forcados - Amadores de Portalegre e Amadores de Arronches 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cartaz de Touros


1.º CICLO NACIONAL DE NOVILHADAS DAS ESCOLAS TAURINAS


2.ª - MOITA - 26.5.2012 - Oportunidades perdidas!

Ao contrário do que ocorreu na 1.ª novilhada deste ciclo, os bezerristas representantes das Escolas de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira (Pedro Noronha), da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita (João Rodrigues) e da Academia do Campo Pequeno (António Fernandes), não estiveram à altura do desafio que lhes foi proposto neste segundo festejo que se realizou na Moita na tarde de 26 de Maio, com uma considerável presença de público nas bancadas.
Os três primeiros erales, respectivamente de Gregório Oliveira, Rio Frio e São Torcato, em especial o primeiro e o terceiro, foram excelentes, mas nem mesmo assim os bezerristas os tourearam como lhes era exigido. Pedro Noronha intercalou os melhores muletazos da tarde com outros momentos de trapalhice e falta de técnica; João Rodrigues não ficou quieto e mostrou pouca disposição diante de um novilho nobre mas que humilhou pouco; e António Fernandes mostrou-se demasiado cauteloso e incipiente diante do excelente eral de São Torcato que lhe tocou. Espera-se que na próxima novilhada, estes jovens a quem estas novilhadas são dedicadas, demonstrem que querem ser toureiros de uma forma muito mais convincente.
O festejo foi completado com as modestas actuações dos cavaleiros Alexandre Gomes, Verónica Cabaço e Cristina Marques, frente a novilhos de Herdeiros do Conde de Cabral, Casa Prudêncio e Veiga Teixeira. As pegas realizadas pelos Amadores da Moita foram todas concretizadas ao primeiro intento por intermédio de Mário Cardoso, Nuno Santos e Rúben Durães. (fotos-Fernando Clemente)

ARRUDA DOS VINHOS DECLAROU A TAUROMAQUIA COMO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL


No seguimento do que tem acontecido nos últimos tempos – e de acordo com a importância de uma realidade que faz parte da cultura e tradição de um povo – a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos declarou, ontem, a Tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade, com cinco votos a favor.
A ligação de Arruda dos Vinhos à Festa de Toiros perde-se no tempo, e a prova mais evidente está na forma como as pessoas da terra vivem e sentem as manifestações taurinas que anualmente se realização por todo o concelho, sobretudo, no mês de Agosto, por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação, mas também em Junho, nos Festejos de Santo António. Do calendário taurino de Arruda dos Vinhos também já faz parte a realização anual do Encontro Internacional de Escolas de Toureio.
Texto e Foto: Catarina Bexiga

Jornal Olé amanhã nas bancas


Campo Pequeno associa-se às comemorações dos 25 anos de Alternativa do cavaleiro Luís Rouxinol


Na quinta-feira, dia 7 de Junho, data em que o cavaleiro Luís Rouxinol repete em Lisboa depois do grande êxito da corrida de inauguração da temporada, a empresa do Campo Pequeno associa-se às comemorações das suas “Bodas de Prata”, com as seguintes iniciativas: 18h00 - Salão Nobre: Apresentação do livro “Luís Rouxinol: 25 anos de Alternativa”, da autoria de Solange Pinto (texto) e João Dinis (fotos). 

19h00 - Arena: Entrega dos “Galardões Campo Pequeno 2011” de que Luís Rouxinol foi vencedor, na categoria de Cavaleiro. 
22h00 – Corrida de Toiros: Homenagem da Sociedade Campo Pequeno SA a Luís Rouxinol, pelos seus 25 anos de toureio como cavaleiro profissional.

Cartaz de Touros


domingo, 27 de maio de 2012

Pedrito de Portugal tenta na ganadaria de Joaquim Alves


O matador de touros Pedrito de Portugal continua a sua preparação no campo com vista à sua eventual reaparição nesta temporada de 2012.
Desta vez, o matador de touros português, esteve a tentar na ganadaria de S. Torcato, propriedade do ganadeiro Joaquim Alves, também ele proprietário da divisa de Pinto Barreiros.
No final do tentadero que foi proveitoso, já que teve que lidar novilhas com características diferentes, os ganadeiros convidaram o toureiro para voltar a tentar nas suas ganadarias, o que Pedrito de Portugal agradeceu

sexta-feira, 25 de maio de 2012

video - Monforte vai ter Centro Interpretativo da tauromaquia

Bilhetes desde 10 Euros no Campo Pequeno


Forcados beneficiam de promoções de preços no Campo Pequeno

 A partir da corrida de 7 de Junho, o Campo Pequeno passará a proporcionar preços a partir de 10 Euros até ao final da temporada.
Os grupos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados que comprem num mínimo 20 bilhetes, beneficiam de um desconto de 50% para os lugares do sector 1 (todas as filas) e do sector 7 (filas A a L), da Praça de Toiros do Campo Pequeno.
A presente promoção é válida para a Corrida Comemorativa dos 25 Anos de Alternativa de Luis Rouxinol (7 de Junho), que será pegada por um só grupo, para a Corrida de Homenagem ao Emigrante (2 de Agosto) em que intervirão três grupos de forcados e para a Corrida Concurso de Pegas (23 ou 30 de Agosto), na qual repetirão dois dos mais destacados grupos da primeira fase da temporada.
O Campo Pequeno manterá a habitual promoção de Verão que representa, aproximadamente, uma baixa de preço de 15% em relação à tabela das restantes corridas do Abono.

Badajoz - Em tempo de crise não se pode pedir mais...

Feira de S. Juan em Badajoz de 22 a 26 de Junho



quarta-feira, 23 de maio de 2012

O último rabo em S. Isidro (Las Ventas)


Fez ontem (22 de Maio) 40 anos que Sebastián Palomo Linares cortou o último rabo na praça Monumental de Las Ventas. Um facto sem dúvida digno de registo ao tratar-se da 1ª praça do Mundo, o que não deixou no seu tempo de causar uma grande polémica.
O matador de touros jienense cortou nessa tarde aos seus dois touros um total de 4 orelhas e um rabo.
O cartel era então composto por Curro Rivera que cortou quatro orelhas e Andrés Vasquez que apenas obteve um apêndice.
Manolo Bienvenida tinha sido quem anteriormente, no ano de 1936, tinha logrado cortar um rabo na praça madrilena. 

Moita - Praça de Touros Daniel do Nascimento com mais comodidade


A Empresa Toiros & Tauromaquia,  nos seus espectáculos na Praça de Toiros da Moita tem agora melhores condições para o público frequentador deste taurodromo.
A Sociedade Moitense de Tauromaquia (proprietária da praça) meteu mãos à obra e dotou todos os sectores da praça com assentos individuais – excepto na denominada bancada alta - melhorando assim as condições de comodidade dos espectadores.
Apesar deste benefício afectar a lotação geral da praça, pois antes tinha 6110 lugares e agora regista 5556, isso não impediu que a obra fosse para a frente, com o resultado que evidenciamos nas imagens.
Quando chegar agora à Daniel do Nascimento, o aficionado poderá sentar-se comodamente e já não será necessária a tradicional frase “dê aí um jeitinho se faz favor…”
Um investimento importante em ano de crise, para dar a este tauródromo a categoria que ele merece.

Jornal Olé nas bancas

Destaques desta semana:
- Editorial: A Festa precisa de rivalidades
- Bilhete postal: A Lição do Matador Sebastián Castella
- Campo Pequeno revê política de preços
- Praça da Moita com mais comodidade
- Évora: São Torcato, a essência da Bravura!
- 5ª Feira de Ascensão na Chamusca: A nota maior foi para Rui Salvador
 - Chamusca 2ª da Feira da Ascensão: A Lição prática de Joaquim Bastinhas
- Social: Caras no Campo Pequeno
- Campo Pequeno, Homenagem a D. Francisco Mascarenhas: Pablo Hermoso, O namoro continua …
- Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
- Dia da Tauromaquia: Tauromaquia a 100% em Alter
- Tauromaquia Atlântica: A um mês da Feira de São João: Boas perspectivas mesmo em tempo de crise!
- Passeio a Cavalo por Águas de Moura
- Grupo de Safara prepara próximos compromissos
- Equitavira comemora o 13º Aniversário
- Homenagem a José Cortes na Tertúlia Mexicana
- Madalena Abecassis é a nova romeira mestre
- Paulo Jorge Santos confirmado em Saint Marie de la Mer
- Coisas & Loisas da nossa Festa
- À Conversa com… Vasco Pinto
- Agenda Taurina
- III Largadas GFA Portalegre - 25 e 26 de Maio

COMUNICADO

A Sociedade Campo Pequeno, SA e a Tertúlia “O Piriquita” comunicam que: Mantêm a organização conjunta dos futuros Encontros Internacionais de Escolas Taurinas e outros eventos; Participam conjuntamente na organização da novilhada de 8 de Junho, às 22 h00, na Arruda dos Vinhos, incluída no Ciclo de Novilhadas das Escolas Taurinas, com o seguinte cartel:
· Cavaleiros: Maria Mira e Jacobo Botero - Novilheiros: Leo Valadés, (Mexicano), triunfador do “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas”, realizado em Fevereiro deste ano, Pedro Cunha (Escola de Toureio José Falcão), João Rodrigues (Escola de Toureio da Moita) e João Santos “El Juanito” (Academia de Toureio do Campo Pequeno) Forcados: Amadores de Arruda dos Vinhos - Seis novilhos da ganadaria de José Luís Cochicho
A Sociedade Campo Pequeno SA não fará a gestão da próxima feira de Nossa Senhora da Salvação, nas festas de Agosto de 2012.

Cartaz de Touros


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vinhas - Os Santa Coloma de Portugal

Recebemos da ganadaria Vinhas, uma excelente brochura a cores, com imagens dos seus touros obtidas pela objectiva do fotografo taurino Francisco Romeiras.
Para além de uma breve nota do historial desta ganadaria fundada em 1946 pelos Irmãos Manuel e Mário Vinhas, este publicação faz jus ao ditado "vale mais uma imagem do que mil palavras".
Agradecemos a gentileza dos representantes desta ganadaria que nos traz à memória alguns momentos vividos nesta Casa Senhorial com personalidades ligadas ao mundo do touro (Rei Humberto de Itália, Mário Coelho, Amadeu dos Anjos, etc,etc.), em treinos com forcados e, posteriormente em algumas tentas, sempre nos últimos anos, com a atenção do seu Maioral o nosso querido amigo Rocha.

David Gomes líder na Equitação de Trabalho

O cavaleiro David Gomes ganhou hoje a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho. A prova realizou-se este fim de semana na Golegã por ocasião da Expoégua e teve a participação dos melhores cavaleiros Nacionais.
David Gomes já tinha ganho a 1ª jornada que se realizou por ocasião da Ovibeja sendo neste momento o leader da campeonato. A próxima jornada realiza-se no dia 2 de Junho, em Santarém, por ocasião da Feira do Ribatejo. (foto-taurodromo.com)

domingo, 20 de maio de 2012

Rui Fernandes na Feira de San Fernando em Cáceres

O cavaleiro português Rui Fernandes, faz parte do cartel da Feira de San Fernando em Cáceres onde actuará no dia 3 de Junho. O cavaleiro português vai alternar com Manuel Manzanares e Noélia Mota, para lidarem touros da divisa de Millares.

Três orelhas e rabo para Daniel Luque

Daniel Luque entrou em substituição de Sebastian Castella (colhido em Madrid) na corrida de ontem em Sanlucar de Barrameda, alternando com Padilla e Manzanares



Plaza de toros de Sanlúcar de Barrameda. Casi lleno. Toros de Núñez del Cuvillo, el tercero de nombre 'Arrojado', nº75 ,11/07 negro, premiado con la vuelta al ruedo. Juan José Padilla, dos orejas y oreja; José María Manzanares, oreja y dos orejas; Daniel Luque, dos orejas y rabo y oreja. Saludaron en banderillas Curro Javier y Luis Blázquez.

sábado, 19 de maio de 2012

Campo Pequeno revê política de preços

O Campo Pequeno reviu os preços para a próxima corrida, dia 7 de Junho e estabeleceu como preço mínimo o valor de 10 Euros.
Na próxima semana, a empresa irá anunciar uma campanha especial de preços para grupos de forcados integrantes da Associação Nacional de Grupos de Forcados.
A 7 de Junho, data da próxima corrida, a empresa apresenta um imponente curro de toiros da divisa António Silva, que regressa ao Campo Pequeno após mais de 30 anos de ausência. Serão pegados em solitário pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, vencedor do Galardão Campo Pequeno 2011, para o melhor grupo de forcados, capitaneado por José Maria Cortes.
Nesta corrida a empresa associa-se à comemoração dos 25 anos de alternativa de Luis Rouxinol e repete-o depois do extraordinário triunfo na corrida de inauguração da temporada.
Luis Rouxinol alternará com Rui Salvador e Duarte Pinto.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Campo Pequeno - Corrida de 17 de Maio

Imagens cedidas pelo  Faenas TV - Diogo Marcelino e Óscar Rosmano


Cavaleiros António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Manuel Ribeiro Telles. Pegaram os forcados amadores de Évora e do Aposento da Moita, numa noite em que se lidaram touros da ganadaria Vinhas.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quero ser toureiro – um programa inédito


Um programa em que seis jovens novilheiros, procedentes de diferentes escolas taurinas de Espanha, demonstram as suas habilidades para converterem-se em matadores de touros.
Este é um programa do canal espanhol TeleMadrid, apresentado pela matador de touros Cristina Sanchez.
O programa aproxima-nos à vida, à aprendizagem e ao sacrifício de um grupo de jovens que aspira converter-se em figura do toureio.
Passarão uns dias de convivência e preparação intensiva numa herdade e terminará num festejo, cujo vencedor participará numa novilhada sem cavalos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pablo Hermoso de Mendoza na corrida do 6º Aniversário da reinauguração do Campo Pequeno

Pablo Hermoso de Mendoza, a maior figura mundial do rejoneo, apresenta-se na próxima quinta-feira no Campo Pequeno, depois de uma sensacional campanha no México e na Colômbia, onde contou por sonoros triunfos as suas actuações.
 Entre Pablo Hermoso de Mendoza e o público do Campo Pequeno há uma enorme cumplicidade, forjada ao longo de praticamente duas décadas em que o triunfo do ginete Navarro tem sido uma constante. Por essa razão, cada actuação de Pablo em Lisboa é um encontro ao qual não faltam os grandes aficionados ao toureio a cavalo. Pablo é o rojoneador que mais aproximou as duas escolas ibéricas de toureio a cavalo. A sua equitação e o seu conhecimento do cavalo e do toiro elevaram o rejoneio a níveis ainda hão não muito tempo tidos como impossíveis de alcançar.
Pablo terá por companheiros de cartaz António Ribeiro Telles e Manuel Ribeiro Telles Bastos, tio e sobrinho, representantes da linha clássica do toureio a cavalo. Duas gerações com o mesmo conceito de toureio. Dois equitadores finíssimos. António é um ídolo do Campo Pequeno, praça que está associada a grandes triunfos da sua já longa carreira. Manuel Ribeiro Telles, que tomou alternativa no Campo Pequeno em 2006, é um dos valores mais firmes da nova geração de cavaleiros tauromáquicos.
Pegam os grupos de forcados Amadores de Évora e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por António Alfacinha e Tiago Ribeiro. Estarão na arena numa sã competição, baseada na valentia e na camaradagem que é apanágio destes grupos.
Serão lidados seis toiros da ganadaria Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, ganadaria de encaste Santacoloma (procedência de Joaquín Buendía Peña), fundada em 1946.

Jornal Olé amanhã nas bancas


Destaques desta semana:
- Editorial: Quem avisa, teu amigo é… (mas servirá para alguma coisa?)
- Bilhete postal: Exmo. Senhor 1º Ministro
- Pablo Hermoso de Mendoza na corrida do 6º Aniversário da reinauguração do Campo Pequeno
- Faleceu Etelvino Laureano
- Coliseu Elvense Marcos Bastinhas destaca-se em Festival da APPACDM
- Garvão: “incêndio” na arena
 - Moura – Corrida das Bandarilhas: Marcos Bastinhas levou o prémio para o melhor par
- Aldeia da Venda foi casa cheia
- Casta Portuguesa reviveu na arena das Caldas
- Salvaterra de Magos: Nem Nossa Senhora nos salvou…
- Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
- À conversa com: Amorim Ribeiro Lopes
- Tauromaquia Atlântica: No Parque da Florestal / Festival de Capinhas em Concurso de Ganadarias
- Porta Grande de Sílvia Del Quema: A Tauromaquia nas outras Artes
- Sector 1: 80 anos é muito tempo…
- Festa Campera na Azambuja de homenagem a António Pedro, no dia do seu aniversário
- Évora: Concurso de Ganadarias. Sábado 19 às 18H00
- Luzes e Sombras de Joaquim Letria: Fim-de-semana de arromba
- Coisas & Loisas da nossa Festa
- Almendralejo/Espanha: Pablo ensaia-se para Lisboa. Por Miguel Alvarenga  
- Agenda Taurina
- Livramento volta a receber corrida de toiros 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

José Tomás reaparece a 25 de Junho em Badajoz

O matador de touros de Gualapagar, José Tomás, faz a sua reaparição nesta temporada de 2012 na Feira de San Juan em Badajoz a 25 de Junho, alternando com Juan José Padilla e Julián Lopez "El Juli", para lidarem touros de Garcigrande y Domingo Hernández.
O anuncio foi feito em conferência de imprensa pelos empresários José Cutiño e Joaquim Dominguez.

Francisco Palha e Forcados da Chamusca em Valência de Alcantara


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cartaz de Touros


Apresentação da Ecuextre, Feira do Cavalo e do Touro em Badajoz


 Foi apresentada ontem em Badajoz, a IV Feria del Toro e Ecuextre, Feria del Caballo, que decorrerá de 21 a 24 de Junho na Instituição Ferial de Badajoz - IFB.
O acto foi presidido pelo Alcalde de Badajoz, Miguel Ángel Celdrán que destacou a importância e o apoio da cidade e de toda a Extremadura para a celebração desta feira, a única na península Ibérica  que junta o mundo do touro e do cavalo no mesmo certame.
No acto marcaram  presença os matadores de touros Julián Lopez “El Juli” e Miguel Ángel Perera, que destacaram a importância do apoio institucional e do aficionados ao mundo do touro, numa feira tão significativa como esta.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cartaz de Touros


Jornal Olé nas Bancas

Destaques desta semana:
- Editorial: Quando nem tudo é bom, salvam-se os detalhes
- Bilhete postal: Caro Amigo Carlos Patrício Álvares “Chaubet”
- Jantar do 80º Aniversário do Grupo Tauromáquico Sector 1
- FER TV - Tauromaquia no MEO KANAL
- Francisco Matias recordado com dignidade
- Campo Pequeno abre Academia de Dança
- I Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas Taurinas:
  Excelentes apontamentos dos Jovens Toureiros
- No Coliseu do Redondo a tarde foi dos Jovens.
- Praça Palha Blanco – IV Corrida ABEI: Rouxinol e Forcados de Vila Franca puseram a praça ao rubro
- Campo Pequeno: Infantes do Ramo Grande foram Reis em Lisboa
- Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
- À conversa com: Manuel Coimba
- Tauromaquia Atlântica: Em Abril foi tempo de ferrar!
- Entrevista a Francisco Cortes
- Campanário: Os flashes não incomodaram Caetano
- Luzes e Sombras de Joaquim Letria: Um ministro de mão cheia
- Coisas & Loisas da nossa Festa
- Barcelos: Casa Cheia vence os Anti
- Feira de Santarém: 2012 - 3 e 6 Junho
- Agenda Taurina
- Vaz Monteiro: Caldas da Rainha - 13 de Maio

Cartaz de Touros


1.º CICLO NACIONAL DE NOVILHADAS DAS ESCOLAS DE TOUREIO


João Rodrigues e Diogo Peseiro destacaram-se no arranque do 1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas Taurinas, em Vila Franca de Xira.

Na manhã de domingo, 6 de Maio, teve lugar na praça de toiros Palha Blanco, de Vila Franca de Xira, o arranque do 1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas Taurinas, iniciativa conjunta das escolas de toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira, da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita e da Academia de Toureio do Campo Pequeno, e neste caso, com o apoio da empresa Tauroleve.
O primeiro festejo decorreu de forma muito positiva, já que o bom jogo dos erales de Palha e Canas Vigouroux lidados em terceiro e quarto lugares, proporcionaram o triunfo dos jovens João Rodrigues (Moita) e Diogo Peseiro (Campo Pequeno). Rodrigues destacou-se num vibrante tércio de bandarilhas, e depois, com a muleta, em várias séries com a mão esquerda. Peseiro esteve igualmente em plano destacado, com uma faena vibrante, em que ligou várias sérias ritmadas e de mão baixa, revelando bom gosto e toreria.
Pedro Noronha (Vila Franca) não teve a sorte dos seus alternantes, com mais dificuldades para se sobrepor ao génio do eral de Palha que lhe tocou em sorte.
Abriu o festejo o cavaleiro praticante Alexandre Gomes, correcto na lide do manso novilho de Santos Silva, que foi pegado à segunda tentativa pelo jovem João Matos, dos Amadores de Vila Franca de Xira.
Excelente arranque deste ciclo de novilhadas tendente a fomentar o surgimento de novos toureiros, criando desta forma expectativas para a próxima novilhada, que terá lugar na Moita, no próximo dia 26 de Maio.(Fotos- Ana Serra)

Cartaz de Touros


Luis Carlos Aranda, un par / Ricardo Díaz-Manresa


Não resisti (já tinha publicado o video) a transcrever este texto de Ricardo Díaz Manresa, por se tratar da exaltação à arte de um amigo, como foi também seu pai que, para comigo, teve gestos de um grande profissional e um excepcional ser humano. Com seu pai Manolillo de Valencia vive momentos inolvidáveis.
O texto vai o original, porque nisto dos touros tem outro sabor.

 "...Un banderillero excepcional, Luis Carlos Aranda, hijo del también inolvidable Manolillo de Valencia, escribió una página histórica en la fecha inolvidable, del 2 de mayo madrileño, en la corrida goyesca. Ahí está el par. Quien pueda que lo mejore..."

 Un par, sí señores. Un par para la historia. Tan apretado, tan verdadero, tan arriesgado, tan cerca, tan a muy pequeña distancia de centímetros de los pitones, tan dentro del balcón, tan asomado, que lo recuerdo y se me ponen los pelos de punta y me hierve la sangre (que conservo con toda la ilusión del mundo pese a los años y ver pasar la vida). Luis Carlos Aranda, su nombre artístico, hijo del inolvidable banderillero, viene de buena casta, Manuel Ruiz “Manolillo de Valencia”, al que valoré mucho, tanto como profesional del toreo como ser humano.
Ya no recuerdo en qué toro fue de la corrida goyesca del pasado 2 de mayo en Madrid. Día histórico para par histórico. Creo que en el quinto y creo que el tercer par que se le puso al toro. Da igual cuándo y con quién, sino que lo hizo. Lo ves venir con un vestido que me horrizaba de feo, verde y negro, lagarto, lagarto, y un pañuelo al cuello que le hacía más raro el poco atractivo traje goyesco, ya con sus años, con el pelo blanco, pero erguido, torero, valiente, andando, todo muy despacio, dueño de la situación y…coloca un par que hay que verlo, y enseñarlo, y ponerlo como ejemplo a los nuevos toreros. Desde Miguelín y, sobre todo uno de Víctor Mendes, también en Las Ventas, he visto parear muchas veces. Uno del portugués en otoño y éste del banderillero madrileño. Qué par Dios mío, qué par, con un toro nada claro. Y después, verse apretado y no salir de estampida hacia el burladero, sino doblar al toro hacia afuera y quedar como un hombre, como un héroe y como un ejemplo de profesional. Vaya par Luis Carlos Aranda.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inaugurado espaço cultural junto a Las Ventas


Madrid – O ministro da Cultura de Espanha, José Ignácio Wert, a Presidente da Comunidade, Esperanza Aguirre e a Alcadesa de Madrid, Ana Botella, inauguraram esta tarde nos arredores da praça de Las Ventas o espaço Arte y Cultura, um espaço de carácter vanguardista criado para acercar o público em geral ao mundo dos touros que permanecerá aberto até ao próximo dia 10 de Junho. 

Novo triunfo de Manzanares no México


Aguascalientes. 11ª de Feira. Tres quartos de entrada. Sete touros de Fernando de la Mora, de variado  jogo. Destacaram-se quinto, sexto e sétimo, como o sobrero de regalo. Eulalio López 'Zotoluco' silencio, leves palmas e duas orelhas no de regalo; José María Manzanares ovação e duas orelhas; Arturo Macías, ovação e duas orelhas. Juan José Trujillo saudou depois de bandarilhar o quinto.

sábado, 5 de maio de 2012

Espectáculo Taurino para celebrar o Dia Mundial da Criança


Dia Mundial da Criança com espectáculo taurino em Arronches.
A praça de touros de Arronches vai receber no dia 1 de Junho de 2012 pelas 21.30h, um espectaculo de variedades taurinas.
Será um espectáculo, organizado pela A. C. A. "Amigos da Festa Brava" e tem como objectivos, comemorar o Dia Mundial da Criança; proporcionar a todas as crianças o direito de assistir a um espectáculo taurino a um custo muito reduzido; e por último criar, fomentar e divulgar o gosto pela Festa Brava, para que a nossa identidade não se confunda num mundo de globalização imposta, contando com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Concelho de Arronches e concelhos limitrofes.
O Cartel é composto exclusivamente por jovens e será de máxima competição de Elas Vs Eles.
Assim sendo, farão as cortesias a cavalo;
Verónica Cabaço (Samora Correia)
Cristina Marques (Vendas Novas)
Ruben Inácio (Algarve)
Jacob Botero (Colombia)
A pé;
João Pedro Martins (Azambuja)
João Silva "El Juanito" (Monforte)
 participam ainda as Escolas de Toureio de Alter do Chão e de Arronches.
Forcados Amadores de Arronches e Monsaraz
capitaneados respectivamente por Ricardo Nunes e David Rodrigues
Lidam-se seis novilhos de Domingos Faustino, de Arronches, que fará a sua estreia ganadera e um novilho gentilmente cedido pelo ganadero Paulo Caetano que será toureado por João Pedro Martins.
O valor das entradas é acessivél a todos; Crianças até aos 12 anos - 3,50 €
Apartir dos 12 anos - 8,00 €. Uma boa razão para levar os seus filhos a assistir a um espectáculo diferente.

PEDRITO DE PORTUGAL NA SIC


Hoje, Sábado, 5 de Maio, depois do Jornal da Noite no programa "Perdidos e Achados".
Pela 1ª vez o "Perdidos e Achados" realiza um programa com um só convidado em três países diferentes, Portugal, Espanha e França.  
Também pela 1ª vez ultrapassa o seu limite de duração normal (15'/20'), este vai ter 25'. Vai estar em evidencia "O Patriotismo, "O Nacionalismo" e "O Profissionalismo" do Homem, Alexandre Pedro e do Matador de Toiros, Pedrito de Portugal. De uma forma singular, coerente, concreta e objetiva, Pedrito de Portugal defende todos os matadores de toiros portugueses.. 

VIDEO - Resumo corrida mista Campo Pequeno

Cortesia - Faenas TV
Reportagem: Diogo Marcelino
Imagem e edição vídeo: Óscar Rosmano


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os prémios de maior prestígio de Sevilha para Ventura


Diego Ventura arrecadou os prémios de maior prestígio da recém terminada Feira de Sevilha.
A Real Maestranza proclamou-o como o "Melhor Cavaleiro", quase por unanimidade dos jurados; o troféu Puerta del Príncipe, do Corte Inglês, também foi atribuído ao português agora com dupla nacionalidade. Por último o prémio do Clube Antares de Sevilha, foi-lhe concedido logo na noite de domingo.

A Goyesca de 2 de Maio em Madrid

U
Um grande par de bandarilhas de Luis Carlos Aranda, um grande toureiro e um amigo que integrou a quadrilha (com Kahito) de José Luis Gonçalves no periodo mais bonito da sua carreira.
 Tradicional Corrida Goyesca del 2 de mayo. Un tercio de plaza. Toros de Los Bayones, serios, fuertes con trapío pero sin clase. Un sobrero de Jose Luis Iniesta (1) noble y sin empuje. El Fundi, ovación y aplausos tras aviso; Sergio Aguilar, ovación en ambos; Morenito de Aranda, vuelta tras petición y aviso y vuelta tras petición. Saludó Luis Carlos Aranda tras parear al tercero.

Novo Burladero de Maio nas bancas de jornais


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por vezes há males que vêm por bem!


Dr. Moita Flores um dos rostos na defesa da Festa

Por vezes há males que vêm por bem. Foi necessário os ataques á Festa chegarem ao ponto a que se chegou para que os aficionados, incluindo alguns dos políticos, acordassem para a realidade.

Os políticos na Catalunha ao proibirem os touros naquela comunidade, não fizeram mais do que atear o fogo que há muito estava em lume brando.
Daí aos países sul-americanos onde a tradição do espectáculo taurino tem raízes muito profundas, ali plantadas por nuestros hermanos foi um ápice.
Em Espanha a ILP (Iniciativa Legislativa Parlamentar) foi o sinal maior dos aficionados ao reunirem as assinaturas necessárias para levarem ao parlamento o documento reivindicativo para que a Festa seja tida como uma actividade de interesse nacional.
A mais recente manifestação por parte de aficionados e políticos (que agora se juntam) deu-se há poucos dias no México, e por agora as intenções do ataque à Festas dos Touros naquele país estão em banho-maria.
Por cá, depois do grande contributo do Dr. Moita Flores e da recolha das assinaturas, houve também o aparecimento de alguns movimentos em defesa da Festa.
Surge agora o movimento dos municípios portugueses, se bem que já existia na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a secção de municípios com actividade taurina que foi criada em Setembro de 2001 e congrega 40 municípios de norte a sul do país.
Sete municípios portugueses já declararam a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal, uma medida que promete ser seguida por vários autarcas de norte a sul do país.
O primeiro concelho a tomar a decisão foi o de Vila Franca de Xira, seguindo-se os municípios de Sabugal, Barrancos, Pombal, Alter do Chão, Monforte e Fronteira.
O próximo município a avançar com a declaração será o de Alcochete, no decorrer de uma reunião de câmara marcada para o dia 09 de Maio, adiantou à Agência Lusa o presidente da câmara, Luís Franco.
"Trata-se do reconhecimento formal daquela que é uma característica ou um elemento integrante da nossa identidade local. A tauromaquia faz parte do quotidiano das gentes de Alcochete", justificou.
De acordo com o autarca, o processo vai ser também desenvolvido durante o mês de Maio nos restantes concelhos que integram a secção dos municípios com actividade taurina, departamento que está aliado à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
"O que ficou acordado decidir nas câmaras foi assumir a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial Municipal, durante o mês de Maio, para depois, em Junho, as assembleias municipais poderem também deliberar no mesmo sentido", explicou.
Após essa apreciação, o município vai apresentar uma candidatura para que as manifestações taurinas sejam declaradas Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

VIDEO - Quatro orelhas corta "El Juli" em Aguascalientes

VIDEO - Castella indulta um touro em Aguascalientes e Manzanares corta 4 orelhas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Campo Pequeno homenageia figuras e instituições do meio tauromáquico Português

No centésimo-vigésimo aniversário da Praça de Toiros do Campo Pequeno, que este ano se comemora, a Sociedade Campo Pequeno SA, vai promover uma série de homenagens a instituições e figuras do toureio que, pela sua actividade, contribuiriam para o engrandecimento da primeira praça do país.
Na corrida de dia 3 de Maio já está confirmada a homenagem ao Grupo Tauromáquico Sector 1, instituição que está comemorar oitenta anos de actividade.
No dia 17, será homenageado o cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas, legenda viva do toureio a cavalo, que há 75 anos (25 de Julho de 1937, com apenas 10 anos de idade) se apresentou, já de casaca, no Campo Pequeno.
Outras figuras alvo de homenagem ao longo da temporada serão Augusto Gomes, o primeiro português a estoquear novilhos em Espanha (Pamplona, 21 de Junho de 1942 e viria a tomar a alternativa em Constantina, a 1 de Agosto de 1947) e os matadores António dos Santos e Armando Soares, pela passagem, respectivamente do sexagésimo e do quinquagésimo aniversário das alternativas (Badajoz, 24 de Junho de 1952 e Sevilha, 30 de Setembro de 1962).
José Maldonado Cortes que também comemora este ano as Bodas de Ouro de alternativa (Campo Pequeno, 22 de Abril de 1962) e por esse motivo será igualmente distinguido pela empresa.
No que respeita a forcados, as figuras a homenagear serão, Simão Nunes Comenda (Grupo de Montemor), Nuno Megre (Grupo de Santarém) e, a título póstumo, o cabo fundador do Grupo de Lisboa, Nuno Salvação Barreto.
Quanto a bandarilheiros, a empresa do Campo Pequeno distinguirá António Badajoz, José Tinoca e Manuel Badajoz.
Também os ganaderos portugueses serão homenageados, sendo os respectivos nomes divulgados a seu tempo, ao passo que, no respeitante ao mundo empresarial, a homenagem recairá em Manuel Gonçalves, a título póstumo.
Ainda no campo das instituições, o Fundo de Assistência dos Toureios Portugueses e o seu fundador, o matador de toiros Diamantino Vizeu, serão também distinguidos pela empresa do Campo Pequeno, o mesmo sucedendo com o Real Clube Tauromachico Portuguez, que igualmente comemora 120 anos de actividade.
A nível internacional, a homenagem da empresa do Campo Pequeno vai para o rojoneador espanhol Álvaro Domecq, figura ímpar do toureio a cavalo mundial e muito querido pelos aficionados lisboetas.

Jornal Olé nas bancas

Destaques desta semana:

Editorial: Coisas do ainda quase defeso
Bilhete postal: E A Tauromaquia?
Festival Faleceu o ganadeiro Lopes da Costa
Campo Pequeno homenageia figuras e instituições do meio tauromáquico Português: Grande Corrida “Vidas/Correio da Manhã”
David Mora triunfa em Sevilha antes de se apresentar no Campo Pequeno
Campo Pequeno lança a 2ª fase do Abono
PAULO JORGE Envia uma carta ao OLÉ
Tempos de mudança: quatro grupos com novos cabos
Correcção foto de Mara Pimenta
Livros da minha Estante
Sevilha/Feira de Abril: Fernandes, Moura e Palha em alto nível artístico
Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
Beja: Os touros em Portugal foi tema de debate  
Tauromaquia Atlântica: Os cavaleiros dos Açores/A Dimensão duma temporada no meio do Atlântico
Treino do Grupo de Vila Franca na Quinta do Castilho em Vale Figueira
Benedita: Touros em Nobre Causa
Luzes e Sombras de Joaquim Letria: Nem o Padilla
Coisas & Loisas da nossa Festa
SEVILHA: foi palco de apresentação da Ecuextre/Feira do Toiro 2012
Corridas de Toiros: em Tavira
Agenda Taurina
Corrida de máxima competição em Salvaterra

PEDRITO DE PORTUGAL tentou na Ganadaria Ascensão Vaz.


O matador de touros Pedrito de Portugal tentou três novilhas na ganadaria de Ascensão Vaz. O ganadero, Dr Isaías Vaz, amigo de longa data de Pedrito de Portugal, não quis deixar de convidá-lo a participar na tenta
Com fino recorte técnico e artístico, demonstrando toda a profundidade do seu toureio, Pedrito escutou da boca do ganadero, considerá-lo "um grande toureiro”, palavras as quais o toureiro agradeceu no final da tenta.