segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sevilha - a feira de Manzanares e dos Bandarilheiros


Manzanares e a quadrilha saudando (foto-D.R.)

Terminada a Feira de Abril de Sevilha, pouco fica para recordar. A maioria das ganadarias (com excepção de Fuente Ymbro) teve uma grande percentagem de touros que não serviram para o toureio. Para o toureio moderno, com um touro de monoencaste que está a ferir a Festa , retirando-lhe a emoção do touro bravo, encastado, que transmita ao aficionado essa emoção tão necessária.
Para recordar fica a tarde gloriosa (mais uma) de José Maria Manzanares, com mais uma Porta do Principe; a tarde de Talavante e o nano-amano de Fandiño e Mora pelo empenho de ambos os toureiros.
No entanto, desta feira fica para recordar as actuações de muitas das quadrilhas, com o expoente máximo para a de Manzanares (Juan José Trujillo, Curro Javier e Manuel  Blásquez) e as ausências de "El Juli" e Perera.
Este acontecimento faz-me recuar aos inícios dos anos oitenta, em que numa das Feiras de Abril a que assisti, os grandes triunfadores foram os bandarilheiros como Alfonso Ordóñez, Finito de Triana ou Tito de San Bernardo.

Manuel Dias Gomes em França dia 1 de Maio!


Manuel Dias Gomes irá actuar na localidade francesa de Air-Sur-l’Adour, no próximo dia 1 de Maio.
  O novilheiro português actuará na novilhada internacional que ali terá lugar no primeiro dia de Maio. 
Compartirá cartel com o francês Mateo Guillon e o espanhol Fábio Castañeda, que vão estoquear um curro de novilhos da famosa ganadaria gaulesa de Hubert Yonnet.
  Manuel Dias Gomes leva no “esporton” toda a ilusão de triunfo e o desejo de lançar a temporada de 2012 e o futuro da sua promissora carreira!

Cartaz de Touros

Click na imagem

domingo, 29 de abril de 2012

VIDEO - Rui Fernandes, triunfo e dor em Sevilha

Rui Fernandes vê o seu cavalo colhido com gravidade em Sevilha e corta a primeira orelha

Na lide do seu touro, segundo da matinal de Sevilha, o cavaleiro português Rui Fernandes, que tinha recebido o touro a porta-gaiola, ao dobrar-se com o touro e pelo piso estar escorregadio, o cavalo perdeu os pés e foi colhido com gravidade (o cavalo teve que ser abatido pelos veterinários).
A consternação no rosto do português e do público eram evidentes. Rui Fernandes foi compensado com o corte da primeira orelha desta matinal (e petição da segunda) com uma lide muito conseguida e bem rematada com o rojão de morte. 
Diego Ventura meteu o público no bolso com uma actuação superior, dentro da sua tauromaquia, agora com um toureio mais templado e cortou duas orelhas.
João Moura Jr. depois de uma lide em muito bom plano, perdeu o corte de uma orelha ao não acertar com o rojão, escutou ovação.
Francisco Palha com o touro mais parado, esteve muito centrado com um actuação mais clássica. No final o touro amorcilhou e o rojão de morte não funcionou. Escutou palmas.
Fermín Bohórquez, escutou ovação e, Noélia Mota na sua apresentação em Sevilha, cortou uma merecida orelha. Lidaram-se touros de Bohórquez que cumpriram no geral.

sábado, 28 de abril de 2012

Exposição de Pintura Taurina no Campo Pequeno

Click na Imagem

David Mora triunfa em Sevilha antes de se apresentar no Campo Pequeno


Excelente natural de David Mora  (foto - Arjona)
- O matador de toros espanhol David Mora, que quinta-feira se estreia no Campo Pequeno, foi o triunfador da corrida de sexta-feira, integrada na Feira de Sevilha, ao cortar a única orelha da tarde.
David Mora obteve a orelha do bravo quinto toiro, pertencente à ganadaria de Moisés Fraile. Mora toureou com enorme sinceridade ao ponto de se deixar voltear, embora sem consequências, quando toureava pelo piton esquerdo. Matou de uma estocada inteira, terminando assim uma notável actuação.
Com este triunfo cresce a expectativa quanto à estreia de David Mora, no Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, para alternar com o português Luís Vital “Procuna”, na lide de toiros da ganadaria São Torcato. Completam o cartel as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista e os forcados amadores do Ramo Grande (ilha Terceira), capitaneados por Filie Pires.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ana Rita e Forcados da Póvoa de S. Miguel em Motril (Espanha)

Ana Rita (foto - D.R.)
A empresa de Pedro Chicote contratou para Motril, no dia 5 de Maio, a portuguesa Ana Rita e os Forcados Amadores da Póvoa de S. Miguel, que já tinham actuado para esta empresa em Artafe.
Fazem parte do cartel Lopez Chavez, Palomo Linares (?) e Esaú Fernández.

VIDEO - Román o novilheiro a ter em conta pelos aficionados

Madrid impõe a Florito a “Cruz del 2 de Maio”

Florito (Foto-D.R.)
Segundo notícia do portal taurino mundotoro, o maioral de Las Ventas, Florito vai ser condecorado com a Cruz do 2 de Maio.
A condecoração vai-lhe ser entregue por Ezperanza Aguirre no dia 2 de Maio na Real Casa de Correos.
Florentino Fernández Castillo “Florito” está há 26 anos a exercer estas funções na Praça de Las Ventas com a perícia que lhe é reconhecida por todos os aficionados que desfrutam do seu labor

Grande Corrida “Vidas/Correio da Manhã”

Entre a competição e as estreias absolutas no Campo Pequeno

A “Grande Corrida Vidas/Correio da Manhã”, a realizar na próxima quinta-feira, 3 de Maio, no Campo Pequeno, tem no seu cartel vários aliciantes em que se misturam a competição, as estreias absolutas e a comemoração dos 80 anos do Grupo Tauromáquico Sector I.
Desde logo, a competição entre Sónia Matias e Ana Batista, as duas cavaleiras portuguesas mais antigas e que têm sabido conquistar um lugar de destaque no panorama taurino nacional. O génio de Sónia Matias em competição com a arte de Ana Batista, detentora de um apreciável palmarés internacional e que se estreou este ano em arenas mexicanas, designadamente na monumental da Cidade do México, onde exibiu o seu enorme talento e valor.
Os matadores anunciados para esta corrida são Luís Vital “Procuna”, um valor firme da nova geração de matadores de toiros portugueses, que alterna com o espanhol David Mora, grande revelação da temporada de 2011, contratado para as principais feiras de Espanha e França na presente temporada e que se estreia no Campo Pequeno. A raça de “Procuna” em despique com a profundidade do toureio de David Mora.
Outra estreia nesta importante corrida é a do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, brilhantes vencedores do Torneio de Cernelhas integrado na “V Grande Festa do Forcado”, realizado no dia 17 de Março, no Campo Pequeno. O grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, capitaneado por Filipe Pires, foi fundado na Praia da Vitória, Ilha Terceira (R.A. dos Açores), a 7 de Agosto de 2007.
Lida-se um magnífico curro de toiros da ganadaria São Torcato (encaste Simão Malta e procedência Cabral Ascensão e David Ribeiro Telles), cuja antiguidade está referenciada a 13 de Junho de 1976, na praça de toiros de Nisa.
Nesta corrida homenageia-se também uma das colectividades tauromáquicas de maior prestígio em Portugal e reconhecida em todo o mundo taurino: O Grupo Tauromáquico Sector I, que este ano comemora 80 anos de actividade em prol da festa de toiros, encontrando-se a atravessar uma em fase de renovada e profícua actividade.


Cartaz de Touros


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cartaz de Touros


Cartaz de Touros


Romeiros voltam a cumprir tradição

A tradição volta a cumprir-se pelo 12º ano consecutivo. Entre os dias 25 e 29 de abril, centenas de romeiros voltam a participar na Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo. A iniciativa tornou-se um cartaz de visita obrigatório que atrai, ano após ano, milhares de visitantes.
É já no dia 25 de abril que centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país partiram da Moita em direção a Viana do Alentejo, onde chegam dia 28, sábado, por volta das 17h30.
Durante os 4 dias de percurso até chegarem ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, os romeiros percorrem perto de 150 km, por caminhos de terra batida. Novidade este ano é a pernoita da Romaria em Alcáçovas, dia 27, onde à noite, a Junta de Freguesia local promove um espetáculo com as Sevilhanas da Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Classe de Dança da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, seguido de baile com João Realista.
Outra das novidades este ano é a Tenda Tradições instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, onde a par da animação haverá também gastronomia. Dia 28, a partir das 22h30, atuam os Tres Sangres, seguido de baile.
Em termos religiosos, a partir das 21h00, vai decorrer uma procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, que será acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. Domingo, dia 29, pela manhã, a imagem de N.ª Sr.ª D’Aires será levada para o Santuário numa procissão acompanhada pela Banda da Sociedade União Alcaçovense. Para as 11h30 está marcada uma missa campal junto ao Santuário.
Em termos culturais, dia 29, domingo, a partir das 12h30, na Tenda Tradições atuam “Sonido Andaluz”, as sevilhanas da Associação Equestre de Viana do Alentejo e ainda os grupos corais do concelho.
Recorde-se que a Romaria foi retomada em 2001, em abril, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.
A Romaria, distinguida em 2011 com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”, é promovida por uma comissão organizadora que integra as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

APRESENTACÃO EM SEVILHA DE "LA FERIA DEL TORO Y ECUEXTRE 2012"


Sevilla, a 25 de abril de 2012. A las 13 horas del día de hoy ha tenido lugar en el Hotel Meliá Colón de Sevilla la presentación de la IV Feria del Toro y Ecuextre, Feria del Caballo 2012 que se celebrará del 21 al 24 de junio de 2012 en la Institución Ferial de Badajoz.
En el acto han intervenido D. Miguel Celdrán Matute, Alcalde del Ayuntamiento de Badajoz, D. Manolo Molés, periodista taurino y D. Juan José Padilla, matador de toros.
En el mismo se destacaron las distintas actividades que tendrán lugar en la Feria, entre las que mencionaron una Gran Exposición monográfica de Pablo Hermoso de Mendoza, leyenda del toreo a caballo que mostrará la evolución de los 20 años de trayectoria profesional a través de sus recuerdos, piezas, vestidos, fotografías, trofeos…, y su mítico caballo Cagancho y un homenaje al matador de toros Juan Antonio Ruíz “Espartaco” presentado por el escritor Antonio García Barbeito
Manolo Molés, que intervino en el acto destacó la lucha de la ciudad de Badajoz y de Extremadura como centro taurino de grandes matadores de toros y ganaderías que mantienen viva una gran afición y destacó su participación en la Feria con tertulias con primeras figuras del toreo y aficionados prácticos, además de otras importantes actividades.
Juan José Padilla, a su vez, quiso agradecer, el apoyo recibido por parte de aficionados y profesionales, así como de la ciudad de Badajoz y Extremadura que han apostado por hacer de la Feria del Toro un referente a nivel nacional que contribuya en la defensa de este arte, además desde la Feria se le rendirá un homenaje. 


segunda-feira, 23 de abril de 2012

João Moura Jr. corta uma orelha em Cuellar


João Moura Jr. que substituiu o anunciado Manuel Manzanares nesta corrida de hoje em Cuellar (Espanha), cortou uma orelha no primeiro e foi ovacionado no segundo.
O português viu sair em ombros os seus companheiros de cartel Sergio Vegas e Noelia Mota.



Orelhas para todos em Talayuela


Três quartos de entrada ontem em Talayuela (Espanha) e dez orelhas no total, seis delas (duas para cada) para os portugueses Paulo Jorge, João Moura Caetano e Francisco Palha.
Lidaram-se novilhos de El Madronal bem apresentados e de bom jogo.

Ministro da Educação e Cultura de Espanha quer reactivar a Comissão Consultiva de Assuntos Taurinos


Ministro da Educação e Cultura de Espanha

Segundo informação da agência Europa Presse, o Ministro da Educação e Cultura de Espanha, José Ignácio Wert quer reactivar em breve a Comissão Consultiva Nacional de Assuntos Taurinos para aprovar um plano de fomento da Festa.
De recordar que o Congresso está para aprovar o debate sobre a proposta de lei de Iniciativa Legislativa Popular (ILP) para declarar os touros com bem de interesse cultural e que está apoiada por mais de 500.000 assinaturas

Praça de Touros de Zaragoza – Rui Fernandes não pontuou


Na corrida realizada ontem em Zaragoza o português Rui Fernandes escutou silêncio em ambos os seus touros. Sergio Galán e Manuel Manzanares cortaram uma orelha cada um.
O registo mais contundente ficou-se a dever às colhidas do cavalo “Turronero”  de Manzanares e do bandarilheiro Manuel Rodriguez “El Piqui” da quadrilha de Galán. Lidaram-se touros de Guardiola desiguais de apresentação e com pouca força. 

sábado, 21 de abril de 2012

Touros de Guardiola para amanhã em Zaragoza


Estes são os touros de Herdºs de Salvador Guardiola Fantoni que já estão nos currais da praça de Zaragoza para serem lidados amanhã (domingo 22 Abril) por: Rui Fernandes, Sérgio Galán e Manuel Manzanares. (Foto-D.R.)

Cartaz de Touros

click na imagem

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sevilha - Porta do Príncipe para Manzanares

Manzanares volta a abrir a
Porta do Príncipe

Foi necessária uma semana de touros para a Real Maestranza encher …e o cartel justificava-o. Quatro touros de Vitoriano del Rio e dois de Cortés para o regresso a Sevilha de Juan José Padilla, um símbolo para os profissionais do toureio e de superação do ser humano perante as adversidades.
Não teve sorte com o seu lote o de Jerez, mas deu uma mostra de grande capacidade em todos os tércios. Um toureio mais templado com estas ganadarias e não com as duras como as que se enfrentou ao longo da sua carreira. Veio agora a compensação de todo um esforço.
Pai e filho envoltos num abraço





Manzanares e a sua praça. Uma simbiose de público e toureiro. Voltou o triunfo e a Porta do Príncipe com um toureio cerebral, feito de temple, pausa e muita toureria. Tudo isto a juntar a uma  execução sublime na sorte suprema. Dois touros estoqueados em sortes a receber.
Um lote mais irregular o de Talavante que o extremenho soube aproveitar com um toureio de magia, temple e improviso.
Quatro orelhas para Manzanares e Porta do Príncipe, uma orelha para Talavante e fortes ovações para o regresso à vida e ao toureio de Padilla.
               
                   
                  
Saída de Manzanares pela Porta do Príncipe

Paco Velásquez continua temporada Mexicana com grande popularidade

O jovem novilheiro de Riachos radicado no México desde Dezembro de 2011, tem já confirmados vários contratos depois do triunfo da passada semana na praça de toiros de Aguascalientes!
O promissor toureiro actuara no próximo dia 26 de Maio na praça de touros de Tlaxcala em um mano a mano com o toureiro local Óscar Amador (que reaparece) frente a novilhos de António de Haro… Velásquez deverá também pisar este ano o ruedo das praças de toiros mexicanas de Huamantla, Guadalajara, Monumental Praça México, entre outras…
Paco continua a sua preparação no campo bravo mexicano, participando em diversos tentadero, onde inclusive em casa do seu amigo, o cavaleiro mexicano Jorge Hernandez provou tourear a cavalo….
O toureiro português goza também de uma enorme popularidade neste pais, onde na passa semana participou em uma sessão de fotografia para uma conhecida marca de roupa no México

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Apresentada corrida para 12 de Maio em Almendralejo

Ayuntamiento e empresários apresentam cartel
(Almendralejo-press)

O Ayuntamiento de Almendralejo e os empresários Cutiño e Dominguez apresentaram o cartel da corrida de 12 de Maio, integrada na Feira do Vinho e da Azeitona desta cidade da Extremadura.
O cartel é constituído por Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante com touros de Zalduendo, abrindo cartel Pablo Hermoso de Mendoza com touros de Luis Terrón.

Festival a 25 de Abril no Sobral de Monte Agraço

Os cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles e o praticante João Salgueiro da Costa, bem como os matadores Vitor Mendes e Luis Vital “Procuna” e o novilheiro Tiago Santos actuam dia 25 de Abril, no Sobral de Monte Agraço, num Festival Taurino que tem início às 17 horas.
Pega o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer, capitaneados por Jorge Vicente e serão lidados seis novilhos de Falé Filipe.
Todos os artistas actuam graciosamente e o lucro do festival destina-se a custear obras de melhoramento na praça de toiros.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cartaz de Touros

Click na imagem

“Campo Pequeno abre portas ao público”

Interior da Praça (Foto - D.R.)
O Campo Pequeno associa-se ao Dia Mundial dos Monumentos e Museus, nesta 4.ª Feira (18 de Abril), abrindo as suas portas ao público.
Será possível fazer uma visita guiada à Praça visitando a Arena, o pátio das Quadrilhas, as Cavalariças, a Capela, o salão Nobre e o camarote Presidencial, entre outros.
As visitas partem da entrada principal da Praça e decorrem entre as 10:00 e as 19:00 horas, em grupos guiados com o máximo de 15 pessoas cada, partindo o último às 18:30.

Cartaz de Touros

Click na imagem

IMPRENSA TAURINA - JORNAL OLÉ JÁ NAS BANCAS

Click na imagem

Dia Mundial da Criança comemorado em Arronches com espectáculo taurino

Nas comemorações do Dia Mundial da Criança, 1 de Junho sexta-feira pelas 21.30, a A. C. A. "Amigos da Festa Brava", vai realizar na Praça de Touros de Arronches um espectaculo de variedades taurinas.
O cartel será composto por quatro cavaleiros máxima competição, Elas vs Eles, pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches e outro a designar, sendo a parte apeada composta pela actuação do bezerrista João Silva "El Juanito" e das escolas de toureio de Alter do Chão e Arronches.
Este espectaculo tem três importantes objectivos; primeiro comemorar o dia Mundial da Criança, segundo proporcionar a todas as crianças o direito de assistir espectaculo taurino, com o apoio do agrupamento de escolas de Arronches e concelhos limitrofes, a um custo muito reduzido e por último criar, fomentar e divulgar o gosto pela Festa Brava, para que a nossa identidade não se confunda num mundo de globalização imposta.
Viva a FESTA DOS TOIROS!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Colocar as barbas de molho

Diz o ditado “quando vires a casa do teu vizinho a arder coloca as tuas barbas de molho”, e esta é uma realidade a que os nossos empresários taurinos não devem ficar alheios.
Já há uns anos atrás quando se começou a falar em crise, escrevi na minha coluna na revista Novo Burladero sobre este assunto, e disse então que há que repensar a Festa e os moldes em que os espectáculos têm que ser montados.
Terá que haver um esforço conjunto de toureiros, empresários, ganadeiros etc. no que concerne ao futuro da Festa em Portugal.
Na nossa vizinha Espanha os avisos são múltiplos com os empresários a verem as bancadas com muito cimento à mostra, como nestas primeiras quatro corridas da Feira de Sevilha. O Presidente da Unión de Criadores de Toros de Lide lançou o alerta para o perigo na montagem das corridas onde os touros estão a ser vendidos abaixo do preço de custo.
Num futuro próximo será necessário um grande esforço de todos e talvez voltar a um passado não muito distante, em que as corridas eram só dadas nas datas de feira ou festas.

Programa 3 Tércios, na Rádio Portalegre, está de regresso.

Agora às segundas-feiras, entre as 22 e as 23 horas naquela estação emissora, líder de audiências na região Alentejo.
Um pouco antes e depois do falecimento de Lourenço Mourato (coordenador do programa), o magazine tauromáquico esteve parado, mas está agora de regresso para continuar a defender a Festa.
A equipa do "novo" 3 Tércios é formada por Hugo Teixeira e Pedro Pinto.
Segundas feiras entre as 22-23 horas em 100.5 FM  104.5 FM ou em www.radioportalegre.pt

VI PRÉMIO BACATUM para o matador de toiros ARMANDO SOARES

O Prémio BACATUM, atribuído anualmente pela revista NOVO BURLADERO a uma personalidade da nossa Festa que se tenha notabilizado ao longo da sua carreira, recaiu este ano, na sua sexta edição, no matador de toiros ARMANDO SOARES.
Natural do Barreiro, onde nasceu há 80 anos, ARMANDO SOARES comemora esta temporada 50 anos de alternativa, concedida na Real Maestranza de Sevilha, durante a Feira de San Miguel, na tarde de 30 de Setembro de 1962, por Miguel Mateo “Miguelin” e perante o testemunho de Curro Montes. O novo matador estoqueou o toiro “Flor de Mayo”, de Concha y Sierra. Se esta é uma efeméride digna de assinalar na carreira de ARMANDO SOARES, muitas outras facetas da sua vida dentro e fora das arenas, levaram à concessão do VI Prémio BACATUM, já que o toureiro barreirense dedicou toda a sua vida à causa do toureio, interprete variado e de total entrega, figura popular, aficionado ímpar, colaborador em inúmeras ganadarias, apaixonado pela sua profissão, maestro de maestros.
O jantar de homenagem a ARMANDO SOARES e da entrega do IV Prémio BACATUM -- o inolvidável toureiro de Alhandra que a revista NOVO BURLADERO todos os anos recorda nesta data de exaltação à Festa -- terá lugar no próximo dia 28 de Abril, pelas 20 horas, no Restaurante Clara Chiado (Largo Rafael Borlado Pinheiro, 27 - Lisboa). As inscrições poderão ser feitas através do cupão inserido na última edição da revista NOVO BURLADERO ou através do telemóvel 91 969 26 33.

Alberto Durán destaca-se em Madrid

Plaza de toros de Las Ventas. Un cuarto de entrada en tarde soleada y ventosa. Novillos de Juan Antonio Ruiz 'Espartaco', bien presentados, de variada tipología y de buen juego en general. Destacó el cuarto, que fue el más completo. Noble el primero, con calidad el quinto. Encastados tercero y sexto. Alberto Durán, ovación tras leve petición y ovación tras aviso; Raúl Rivera, silencio y silencio tras dos avisos; Conchi Ríos, silencio tras aviso y silencio.

domingo, 15 de abril de 2012

Mau tempo em Abril suspende espectáculos em Espanha

O mau tempo que se fez sentir este fim-de-semana, fez com que fossem suspensas as corridas anunciadas para Brihuega onde caiu granizo de grandes dimensões. Nesta corrida estavam anunciados Padilla, Morante e Manzanares com touros de  Juan Pedro Domecq.
Em Madridejos também o mau tempo foi o causador da suspensão da corrida de rejoneo onde estavam anunciados os irmãos Mota (Noelia e Òscar) e João Moura Jr.

Manifestação pelo direito dos animais

A manifestação que ocorreu em Lisboa organizada pela Associação Animal (anualmente) e aproveitada politicamente por um sector da esquerda (Bloco), tem toda a legitimidade que a lei lhe confere, só não está é isenta de uma grande dose de hipocrisia.
Não estou a falar só no que concerne ao seu fundamentalismo contra as touradas. O que me choca, para além de aficionado e amigo dos animais, porque na minha casa são uma presença constante - ainda há pouco perdi um desses companheiros de muitos anos - mas pelo comportamento de muitos desses senhores e senhoras.
Tão amigos dos animais e seus defensores, são capazes de passar indiferentes por um pobre que lhes estende a mão para poder comer uma simples sopa, mas não se coíbem de comprar os produtos das multinacionais (muitas vezes por detrás destas manifestações) que colocam no mercado as comidas  mais sofisticadas e os incríveis e por vezes ridículos acessórios com que "enfeitam" os animais que tanto defendem.

Festival de Santa Eulália volta a ser adiado

O Festival anunciado para esta tarde em Santa Eulália (Elvas) foi adiado mais uma vez. Segundo a organização devido à  instabilidade do tempo nesta região. Este espectáculo que visa angariar fundos para obras na praça alentejana será realizado já só em Junho. Afirmam os responsáveis.

Apresentado em Portalegre o cartel oficial do Festival em Homenagem a Lourenço Mourato

Decorreu hoje (sábado) no “Solar do Forcado” em Portalegre, a conferência de imprensa para a apresentação oficial do Festival em Homenagem ao nosso saudoso colega e amigo Lourenço Mourato e que terá lugar no próximo dia 21 de Abril   em Stº António das Areias.
De salientar que este festival está a despertar grande interesse junto dos aficionados e os benefícios económicos revertem a favor da construção de um lar para idosos
Na foto anexa (Hugo Teixeira): Maurício do Vale- Apoderado de "Procuna", Abel Correia- Apoderado de João Moura e empresário daquela praça de toiros. Cristina Novo: Presidente da Casa do Povo de Santo António das Areias e José Manuel Pires: Vereador da Cultura no Município de Marvão

sexta-feira, 13 de abril de 2012

GRANDE JORNADA TAURINA EM VILA FRANCA DE XIRA

A Centenária Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira será palco de três grandes acontecimentos taurinos no primeiro fim de semana de Maio, no qual estará incluída a tradicional corrida de toiros à portuguesa.
 Emoção será certamente a palavra-chave para classificar o regresso dos toiros de Canas Vigouroux à Palha Blanco na tradicional corrida de toiros à portuguesa, para o qual estão apartados seis Imponentes toiros com a divisa amarela e branca. Toiros de quatro e cinco anos, com o Trapío que a Palha Blanco merece, e no qual servirá para festejar o 20º Aniversário da fundação da ganadaria sediada na Herdade do Emaús em Castanheira do Ribatejo, bem às portas de Vila Franca. Um verdadeiro hino ao toiro bravo, e à cabana brava nacional! A IV Corrida de Toiros da ABEI tem início marcado para as 17 horas de domingo, dia 6 de Maio, e tem como cartel os cavaleiros Luis Rouxinol, Manuel Telles e Salgueiro da Costa, bem como os forcados amadores de Lisboa e Vila Franca.
 Mas os acontecimentos não se ficarão por aqui, e no seguimento dos últimos anos, a empresa Tauroleve levará a cabo o desenjaulamento público dos toiros da corrida na noite de sábado a partir das 22 horas, para que o público presencie a Imponência e Trapío dos Toiros de Canas Vigouroux. Será indiscutivelmente um grande momento aquele que se irá viver nessa noite!
 Para que o fim de semana seja repleto de emoções, a Palha Blanco abrirá igualmente as suas portas na manhã de domingo, dia 6 pelas 10:30 horas, para a realização da primeira novilhada integrada no I Ciclo Nacional de Novilhadas de Escolas Taurinas. Será uma manhã onde as escolas de Toureio José Falcão – Vila Franca de Xira, Moita do Ribatejo e Academia de Toureio do Campo Pequeno se farão representar por 3 dos seus alunos, que juntamente com um cavaleiro e um grupo de forcados, fomentarão o futuro da nossa festa. Atuam nesta jornada de promoção diante quatro erales, o cavaleiro David Oliveira, e os bezerristas Pedro Noronha, João Rodrigues e Diogo Peseiro, bem como os forcados amadores de Vila Franca.
 E porque a Festa Brava vive da Presença de Público nas bancadas – assim é o desejo que as bancadas estejam bem preenchidas nos três eventos - a Tauroleve anuncia que quem adquirir o Bilhete para a Corrida de Toiros de Domingo, terá direito a presenciar de forma gratuita o Desenjaulamento e a Novilhada da manhã de domingo.  

“A situação é caótica” diz Carlos Nuñez Presidente da Unión de Criadores de Toros de Lidia

O Presidente da UCTL, Carlos Nuñez, fez hoje um apelo a todos os que integram o mundo do touro e a própria Administração, ao dizer que “para assegurar o seu futuro já que há sectores como o ganadeiro em “situação caótica” é necessário uma visão global.
Isto porque os custos do espectáculo são insustentáveis e metade dos criadores de touros não têm hoje mercado pelo decréscimo no número de espectáculos.
Diz mesmo que se os ganadeiros não vendessem as reses abaixo do preço de custo muitos espectáculos não se davam. Por isso há que repensar os custos do espectáculo, disse o Presidente da UCTL.

Escolas de Toureio portuguesas lançam o “1º Ciclo Nacional de Novilhadas”

Numa organização conjunta das escolas de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita e Academia de Toureio do Campo Pequeno, vai realizar-se, ao longo da temporada de 2012 o “1º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio”, cujo objectivo é promover as promessas do toureio em Portugal.
O ciclo conta com a adesão das ganadarias Palha, Casa Prudêncio, Pinto Barreiros, David R. Telles, Infante da Câmara (Herds.), Oliveiras Irmãos, António Silva, José Lupi, Vinhas, M. Veiga, A. Charrua, S. Torcato, José L. V. Andrade, Santa Maria, M. Coimbra, J. L. Cochicho, Ascensão Vaz, Gregório Oliveira e Falé Filipe, esperando-se que outras venham ainda a juntar-se a esta iniciativa.
O ciclo conta com a adesão das empresas tauromáquicas Aplaudir, Montemor é Praça Cheia, Soc. Campo Pequeno SA, Tauroleve, Toiros & Cultura e Toiros & Tauromaquia.
No tocante a praças de toiros, o “1º Ciclo Nacional de Novilhadas” terá por cenário as praças de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Évora, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Nazaré, Salvaterra de Magos, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
A grande final do “1º Ciclo Nacional de Novilhadas” realizar-se-á no Campo Pequeno, culminando uma série de 12 espectáculos.
Todos os detalhes deste ciclo serão apresentados em conferência de imprensa, a realizar na próxima semana.
A novilhada inaugural realiza-se dia 4 de Maio, às 10h30, com a lide de quatro novilhos de ganadarias a designar e com a participação do cavaleiro amador David Oliveira, dos bezerristas Pedro Noronha (Escola de Toureio José Falcão), João Rodrigues (Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita) e Diogo Peseiro (Academia de Toureio do Campo Pequeno), estando as pegas a cargo do grupo de forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Câmara Municipal de Angra e Tertúlia Terceirense apresentaram Feira de S. João 2012

Teve lugar no Salão nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pelas 10H30 de ontem, quinta-feira dia 12 de Abril, a apresentação da Feira Taurina de São João 2012, inserida nas Festas Sanjoaninas de Angra do Heroísmo. Proclamando-se como a feira taurina mais importante do país, o certame deste ano constitui-se de três corridas de toiros: Um Concurso de ganadarias, uma corrida mista, e uma corrida a pé.
Esta é mais uma organização da Tertúlia Tauromáquica Terceirense ao abrigo do protocolo taurino com a edilidade angrense. Nas palavras do Presidente da TTT Arlindo Teles a redução de uma corrida em relação ao ano anterior deve-se à contenção de despesas em ano de crise económica acentuada por todo o País. Esta foi uma ideia partilhada pela autarca Sofia Couto relevando que a redução de uma corrida foi a opção possível com vista à manutenção do nível da mesma.
 A feira tem também um espetáculo para criança e idosos com a lide de dois novilhos a cavalo e duas novilhas a pé.
A bilheteira da feira abrirá no próximo dia 5 de Maio, no local habitual, loja do Basílio Simões à Rua Direita.
O cartaz da Feira de São João deste ano é o seguinte:
Dia 24 de Junho, domingo – 18h00
Cavaleiros
João Salgueiro
João Telles Jr.
Rui Lopes
Grupos de Forcados Amadores
Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Amadores do Ramo Grande
Toiros
2 Rego Botelho
2 Casa Agrícola José Albino Fernandes
2 João Gaspar
Dia 25 de Junho, segunda-feira – 18h30
Cavaleiros
João Telles Jr.
Tiago Pamplona
Matador de Toiros
Iván Fandiño
Grupo de Forcados Amadores
Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Amadores do Ramo Grande
Toiros
2 Rego Botelho
4 Casa Agrícola José Albino Fernandes
Dia 26 de Junho, terça-feira – 18h30
Matadores de Toiros
José Luís Moreno
Miguel Angel Perera
Arturo Saldívar
Toiros
 6 Rego Botelho (fonte - Terceira Taurina - Duarte Bettencourt)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conferência de imprensa para apresentação do Festival de Homenagem a Lourenço Mourato

Click na imagem
Vai decorrer no próximo sábado (14 de Abril) no restaurante “Solar do Forcado” em Portalegre, pelas 17h30, uma conferência de imprensa para apresentação do Festival de Homenagem ao nosso saudoso colega e amigo Lourenço Mourato, e que terá lugar em Santo António da Areias no dia 21 de Abril.
Nesta conferência de imprensa a organização do festival conta com a presença dos intervenientes João Moura, Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Bastinhas Jr, Miguel Moura e Luis Procuna

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Ana e Enrique Fraga
(Foto-D.R.)

Aproveitando a presença em Portugal do matador de toiros e rejoneador Enrique Fraga – apoderado de Ana Batista no México – realiza-se na próxima Sexta-feira, 13 de Abril, pelas 18 horas, em Salvaterra de Magos, uma Conferência de Imprensa para apresentação do balanço da campanha mexicana de Ana Batista, bem como da quadra da cavaleira para a temporada de 2012.

terça-feira, 10 de abril de 2012

JORNAL OLÉ AMANHÃ NAS BANCAS

Destaques desta semana:
 Editorial: Quem tem a Chave dessas Portas?
 - Bilhete postal: Caros Directores de Corrida (dispensados)
 - António dos Santos na Tertúlia Mexicana
 - Mário Coelho sempre toureiro
 - Campo Pequeno – 120 Anos
 - Impressões de uma viagem ao México (continuação)
 -  Jerez de los Caballeros: Ovo de Páscoa saboroso para João Caetano
 - D. Francisco de Mascarenhas - Para que os de Hoje conheçam os de Ontem
 - Alpalhão: Toiros sérios fazem a diferença
 - Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
 -Puyas y puyazos: Talvez não saiba que…
 - Tauromaquia Atlântica: Ganaderos dos Açores - Castas e encastes nas ganadarias
 - Conde Rodrigo II ao encontro do aficcionado
 - Na Baracha: Houve arte, fado e muito convívio
 - Luzes e Sombras de Joaquim Letria: Correr atrás de El Juli
 - Coisas & Loisas da nossa Festa
 - Messejana – Mostra  Taurina em dia de Páscoa
 - Social Vila Viçosa: 25º aniversário da alternativa de José Luís Cochicho

domingo, 8 de abril de 2012

Duas orelhas em La Garrovilla para Moura

Esta tarde em La Garrovilla na Província de Badajoz, João Moura cortou duas orelhas.
Na lide a pé Miguelin Murillo e Júlio Parejo cortaram quatro orelhas cada. Lidaram-se touros de Albarrán.





Angel Teruel sofre cornada na face esta manhã em Arles

Na corrida realizada esta manhã em Arles (França), o matador de touros Angel Teruel sofreu uma grave cornada na face direita. Foi operado no Hospital Carremeau de Nimes desta cornada de 20 cm que teve que ser suturada com 60 pontos. Angel Teruel ficou afectado do nervo facial direito de prognóstico grave.

Ricardo Nunes cabo dos Amadores de Arronches operado hoje em Portalegre

No festival que teve lugar ontem em S. Vicente (Elvas) de homenagem ao forcado do grupo de Arronches, Zé Mário pelo acidente que sofreu e o deixou numa cadeira de rodas, o cabo Ricardo Nunes saiu lesionado com gravidade de um tornozelo ao efectuar a primeira pega da tarde. Pegaram ainda Luís Marques (1ª), David Carapinha (2ª), Filipe Redondo (1ª), Ricardo Estrela (3ª) e João Palma (2ª).
Hoje (domingo) Ricardo Nunes foi operado no hospital de Portalegre. Depois da operação e em declarações ao Noticias de Arronches, Ricardo Nunes disse-nos que a “operação foi um sucesso e feita por uma equipa de cirurgiões ortopedista do Hospital da Cruz Vermelha que vêm fazer serviço ao Hospital de Portalegre”. Agora é a recuperação e está à espera da alta médica para regressar a casa.
Sobre o festival o Cabo dos Amadores de Arronches disse-nos ainda que quanto ao resultado, dentro do possível estavam satisfeitos já que se registou uma entrada de meia casa.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

David de Oliveira prepara-se para iniciar a temporada

O cavaleiro David de Oliveira que irá iniciar a temporada no próximo Sábado dia 7 de Abril em São Vicente e Ventosa (Elvas) realizou um treino de preparação tendo em vista este compromisso..
Nas fotos David de Oliveira com dois dos membros da sua equipa e a respectiva quadra. Da esquerda para direita: Uzaco (ferro Botelho Caseiro), Ursos (ferro Quinta do Rio),Belmonte (ferro Vanessa Dias da Costa), Ribatejo da Brôa (ferro Manuel Veiga), Vintage (ferro Dr.Tomé Nunes) e Uzalto (ferro Botelho Caseiro).
Click nas imagens