terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VIDEO - VII Troféus Taurinos Al-Andaluz

VIDEO - Saldívar indulta o touro "Potosino"

Guadalajara (México). Arturo Saldívar indultou o segundo sobrero (oferecido) na corrida celebrada em Guadalajara. Da ganadaria de Santa Maria de Xalpa de nome Potosino.  Nesta corrida actuaram também Talavante (2 orelhas) e Diego Silveti sem qualquer troféu. 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Grupo de Forcados Amadores de Arronches preparam temporada

Treino do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, hoje dia 25, na praça de toiros desmontavel de Barbacena (Elvas).
Este foi o 5º treino do grupo de preparação para a temporada. 2012. Com nota positiva para os exemplares da ganadaria de Pedro Tinoco.
Click nas imagens

sábado, 25 de fevereiro de 2012

VII Troféus Restaurante Al-Andaluz

Na noite de ontem (dia 24) no Restaurante Típico AL-ANDALUZ do aficionado José Manuel Morgado, em Reguengos de Monsaraz, decorreu a entrega dos VII Troféus desta unidade de restauração, por onde passam os mais diversos elementos da Festa dos Touros.
O programa constou de um colóquio sobre o "A Festa dos Touros...que futuro?" que foi presidido e moderado pela ex-ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. Foram oradores o crítico espanhol e Presidente da Praça de Touros de Barcarrota, Felipe Albarrán e Vitor Escudero, director-adjunto da Revista Novo Burladero.
O colóquio bastante participado com a sala cheia de aficionados e intervenientes na festa como toureiros, forcados, ganadeiros e imprensa etc., prolongou-se para depois ter lugar a entronização de novos elementos da Tertúlia Al-Andaluz, entre eles a própria ex-ministra Gabriela Canavilhas e o Presidente da Turismo do Alentejo ERT, Ceia da Silva.
No final foram entregues os prémios desta VII edição a Tiago Ribeiro (Aposento da Moita), João Queirós (Novo Burladero), Joaquim Alves (Ganadeiro), João Caixinhas (Legenda Viva) e o matador Armando Soares (Maestria).
Oportunamente o Planeta dos Touros vai apresentar um vídeo com um excerto desta entrega de prémios.
Click nas imagens


ANA BATISTA VOLTA À MONUMENTAL MÉXICO

A cavaleira Ana Batista volta, no próximo dia 4 de Março, à Monumental México, fazendo parte de um cartel composto por quatro toureiras. Para além da cavaleira de Salvaterra de Magos, a pé farão o paseíllo a espanhola Mari Paz Vega, e as mexicanas Ilda Tenorio e Lupita López. Para cavalo anuncia-se a ganadaria de Rancho Seco, e para pé os seis toiros pertencem a Jesús Cabrera. Pela primeira vez a fazer campanha no México, Ana Batista debutou na maior praça de toiros do mundo, precisamente há um mês atrás, a 4 de Fevereiro, no primeiro festejo do 66.º aniversário da Plaza México, onde deixou bom sabor de boca.Com vista ao seu segundo compromisso na Monumental México, Ana Batista tem estado a intensificar a sua preparação, toureando e matando vacas no cortijo onde está sediada desde a sua chegada a terras azetecas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Festival em Santo António das Areias

Festival Taurino de Beneficência a favor da Construção do Lar de Idosos da Casa do Povo de Santo António das Areias
Sábado, dia 21 de Abril de 2012 pelas 16h00 - Santo António das Areias

Exemplares de Rodolfo Proença
Cavaleiros
João Moura
Joaquim Bastinhas
Tito Semedo
Bastinhas Jr
Miguel Moura
Outro a designar
Toiros de Rodolfo André Proença
Forcados Amadores de Cascais e Portalegre

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Batista - um personagem inesquecível

Quando chega o Carnaval, todos ou quase todos os aficionados portugueses se recordam de um nome inesquecível do toureio em Portugal, falo de José Mestre Batista.
Hoje, em plena terça-feira de Carnaval, quero recordar um de uma série de episódios que tive o privilégio de viver com José Mestre Batista.
Nos anos sessenta aglomerávamo-nos nos cafés para ver as corridas que a RTP transmitia do Campo Pequeno, em que Batista e Veiga eram os ídolos dos jovens aficionados como eu.
Mais tarde, nos anos setenta, tive o privilégio de o conhecer pessoalmente e daí foi-se cimentando uma amizade.
Todos sabemos da sua irreverência, desde o cabelo, ao encurtar a casaca e ao cumprimentar Mestre João Núncio, como senhor Núncio e não como mestre, como todos o faziam. Isto porque ele dizia que mestre era ele de nome.
Numa altura depois do 25 de Abril, fazia eu parte da direcção da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, telefonei ao Tita, como os amigos o tratavam, para participar num colóquio sobre o actual panorama da festa por aquelas alturas. À sua maneira disse-me logo que sim, só quis saber o dia e a hora. Este foi o erro, dele e meu como adiante veremos.
Na noite do colóquio vejo-o subir a escada da Tertúlia, entrar no salão, olhar e prepara-se para sair de novo.
Perguntei-lhe: - Onde vais, isto já está atrasado.
Disse-me – Vou só ali abaixo beber um café.
O café era o Café da Joana, tia do Paulo Futre (o dos chineses), que ficava na Praça da República.
Esperámos e de Batista nada. Fui ao café e não estava lá. Perguntei se o tinham visto e disseram-me que bebera um café e se tinha metido no carro, o seu famoso Citroen Diana.
Não estávamos na época dos telemóveis e fiquei sem poder fazer nada naquele momento. Fui para a Tertúlia e pedi desculpa aos aficionados, dizendo que tinha surgido um imprevisto e o José Mestre Batista tinha regressado a Vila Franca e que íamos começar com o colóquio.
Deixei correr o tempo, que fosse o suficiente para ele chegar a Vila Franca e telefonei-lhe. Naquele seu tom de quando as coisas não lhe agradavam, quase não me deixou falar.Só disse: 
- Amanhã vou ter contigo ao Montijo, onde é que queres que nos encontremos. Perguntou.
Disse-lhe:
 – Pode ser no “Meu Café” – que era um café junto ao hospital do Montijo e que fechava sempre tarde.
No outro dia, conforme o combinado, lá chegou o Tita no seu Citroen ao café. A primeira coisa que me disse foi:
– Olha lá, quando falaste comigo não me disseste que estava aquele tipo! Perguntei-lhe – Qual tipo? Olhou para mim por debaixo daquela cabeleira e disse:
– Qual tipo. O Teixeira!
O Teixeira era o ganadeiro coruchense António José Teixeira, com quem por questões de politica, andava de candeias às avessas. Era assim esta figura inesquecível de personalidade bem forte, dentro e fora das arenas.
A saudade continua...

Dâmaso González fora de perigo

O veterano toureiro de Albacete, Dàmaso González, sofreu um acidente no passado sábado. Depois de tourear pela manhã um novilho na sua finca Los Prados, pela tarde quando passeava com a sua mulher, decidiu soltar o novilho para que este se juntasse aos seus irmãos de camada. O toureiro retirado acabou por cair de um muro de três metros de altura. As costelas fracturadas perfuraram-lhe a pleura.
Segundo o médico e seu amigo pessoal, Pascual González Masegosa "Está ya mejor. Hay que aclarar que no tiene herida en el pulmón, si no hubiera sido más grave. Parte de una de las cuatro costillas fracturadas ha incidido en la pleura, lo que provocó la entrada de aire y el colapso del pulmón. Fue un neumotórax”.

Os eventuais cartéis para a Feira de Sevilha 2012

Estes são os eventuais cartéis para a Feira de Sevilha de 2012. Ainda podem surgir algumas alterações e falta a confirmação oficial por parte da empresa Pagés. 
Domingo de Resurrección (8 de abril): Toros de Juan Pedro Domecq para Morante de la Puebla, José Mª Manzanares y Daniel Luque.
Toros de Montealto para Oliva Soto, Antonio Nazaré y Diego Silveti
Toros de San Mateo y San Pelayo para Andy Cartagena, Diego Ventura y
Leonardo Hernández
Toros de Fuente Ymbro para Salvador Cortés, Antonio Nazaré y Esaú
Fernández
Toros de El Ventorrillo para Iván Fandiño, Diego Urdiales y Jiménez Fortes
Toros de Jandilla para Manuel J. El Cid, Sebastián Castella y Alejandro
Talavante
Toros de Torrehandilla para Manuel Jesús El Cid, Rivera Ordóñez Paquirri y David Fandila El Fandi
Toros de Garcigrande para El Fundi, Morante de la Puebla y Sebastián
Castella
Toros de El Pilar para Manuel J. El Cid, David Mora y Daniel Luque
Toros de Victoriano del Río para Juan José Padilla, José Mª Manzanares y
Alejandro Talavante.
Toros de Victorino Martín para Iván Fandiño y David Mora (mano a mano)
Toros de Núñez del Cuvillo para Morante de la Puebla, José Mª Manzanares
y López Simón (que tomará la alternativa)
Toros de Daniel Ruiz para Sebastián Castella, Cayetano y Daniel Luque
Toros de Torrestrella para Juan José Padilla, Manuel Díaz El Cordobés y
David Fandila El Fandi
Toros de Fermín Bohórquez (matinal de rejones) para Fermín Bohórquez, Rui
Fernandes, Diego Ventura, y tres más
Toros de Miura para Rafaelillo, Javier Castaño y un tercer espada
Estão por completar as corridas de Conde de la Maza, Cuadri, Corpus, San Miguel e as novilhadas e falta acertar as datas.

PALHA BLANCO COM FESTIVAL TAURINO A 1 DE ABRIL

Click na Imagem

A Centenária Praça de Toiros Palha Blanco abrirá as suas portas à temporada 2012 no próximo dia 1 de Abril pelas 16:30 horas, para a realização de um Festival Taurino que servirá de comemoração para o 80º aniversário da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, e do 55º aniversário da União Desportiva Vilafranquense.
Trata-se de um festival com a presença de juventude – pois é ela o futuro da nossa festa – e no qual serão cabeças de cartaz os cavaleiros Filipe Gonçalves, Paulo Jorge Santos, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras, Duarte Pinto e Marcelo Mendes, bem como os espadas Nuno Casquinha e Tiago Santos. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneados por Ricardo Castelo, numa tarde onde o passado, presente e futuro deste emblemático grupo de forcados se encerrará em solitário, diante toiros de Santa Maria (lide a cavalo) e Canas Vigouroux (lide apeada). 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Festival Taurino em Arronches

Click na imagem

Os Forcados Amadores de Arronches vão levar a efeito no sábado, 10 de Março o seu Festival.Lidam-se 7 novilhos-toiros de diversas ganadarias para Joaquim Bastinhas, Alberto Conde, Marco José, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras e David Gomes (prova de praticante), Forcados de Arronches, Azambuja e Académicos de Elvas e a novilheira "Milagros de Perú" (estreia em Portugal).

Restaurante/Taberna Al-Andaluz entrega VII Troféus Taurinos

Click na imagem
O Restaurante/Taberna Al-Andaluz em Reguengos de Monsaraz, do aficionado José Manuel Morgado, vai fazer no próximo dia 24, às 19 horas, a entrega dos seus VII Troféus Taurinos referentes à temporada 2011.
A entrega será antecedida por uma Tertúlia Taurina, onde será debatido o tema "A Festa dos Touros...que futuro? e a entronização dos novos membros da Tertúlia Al-Andaluz.

Mérida/Venezuela - Joaquim e Marcos Bastinhas uma orelha para cada no touro lidado a duo. Forcados Académicos de Elvas mantêm cartel nesta feira.

Com três quartos da praça preenchidos realizou-se ontem (dia19) a corrida de rejoneo integrada na Féria Del Sol, em Mérida Venezuela, onde participaram os cavaleiros portugueses Joaquim e Marcos Bastinhas que alternaram com José Luis Rodrigues e Francisco Javier Rodríguez para lidarem touros de Los Marañones que cumpriram.
Os forcados Académicos de Elvas voltaram também a Mérida para pegar esta corrida.
O triunfador da noite foi o venezuelano José Luis Rodríguez por mais acerto com o rojão de morte tendo cortado 2 orelhas.
Joaquim Bastinhas agradou pelo seu conhecimento e veterania, enquanto que Marcos Bastinhas evidenciou domínio das montadas e alarde na colocação dos ferros, sobretudo nos pares a duas mãos. Bastinhas no seu touro saudou desde os tércios e Marcos escutou palmas. No touro que lidaram a duo cortaram uma orelha cada.
Javier Rodríguez viu o seu primeiro touro lesionar-se de uma mão, acabando por lidar por cedência, o touro que seria para colleras, no qual acabou por cortar uma orelha ao matar de rojão traseiro mas certeiro.
Os forcados Académicos de Elvas pegaram todos os touros à primeira com excepção de uma pega realizada à terceira tentativa. (Fonte venezuelataurina.com)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dois feridos no “Carnaval del Toro” de Cuidd Rodrigo

Dois feridos um de Salamanca e outro de Madrid, na capea nocturna do “Carnaval del Toro” de Cuidad Rodrigo, onde marcam sempre presença muitos portugueses da zona raiana.
Segundo a agência EFE um sofreu um traumatismo numa perna e o outro tem prognóstico reservado.

Triunfo de Pablo em San Luis de Potosí (México)

Pablo Hermoso de Mendoza, apresentou-se em San Luis de Potosí com ganas renovadas, sobretudo com o seu cavalo “VanGogh”
O rejoneador navarro luziu-se em bandarilhas mas falhou com o rojão de morte com o primeiro.
Com o segundo do seu lote a faena foi importante e bem rematada com o rojão, o que lhe valeu as duas orelhas do touro.
Actuaram os Forcados de San Luis de Potosí que fizeram uma espectacular pega ao primeiro intento, ao touro lidado em primeiro lugar por Pablo Hermoso.

"El Juli" em figura na primeira da Feira de Merida (Venezuela)

“El  Juli” realizou uma faena cheia de técnica, temple, vontade e entrega ao seu primeiro touro nesta Feira de Mérida (Venezuela) que investia com a cara alta. À base de técnica e mimo, corrigiu os defeitos do astado. (1 orelha)
Ao seu segundo (quarto da ordem) que foi nobre, bravo e com transmissão, esteve em maestro com uma faena variada desde trincheirilhas, dosantinas ou passes cambiados, demonstrando capacidade e improvisação.
Matou de estocada traseira e tendida e cortou 2 orelhas.
Resultado da Corrida
Plaza Monumental Eduardo Sandía. Primera corrida de feria. Tres cuartos de entrada. Toros de Ernesto Gutiérrez, disparejos de presencia pero nobles, el cuarto de nombre 'Ejidense', Nº 204, 470 kg, negro fue premiado con la vuelta al ruedo. El Juli, oreja y dos orejas;Sebastián Castella, oreja y silencio; El Califa de Aragua, que tomaba la alternativa, oreja y palmas.


Entrevista a José Arroyo "Joselito"

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DIA 6 DE MAIO REGRESSA À PALHA BLANCO A GANADARIA DE CANAS VIGOUROUX

Depois de uma temporada de inúmeros êxitos de público e artísticos, a Palha Blanco voltará a ser sinónimo de emoção e seriedade na temporada de 2012, e onde uma vez mais o toiro será indiscutivelmente a verdadeira chave dos espetáculos.
Assim, e no seguimento da emoção colocada na arena na temporada transata, a ganadaria de Canas Vigouroux regressará à emblemática Palha Blanco na primeira corrida de toiros formal – dia 6 de Maio pelas 17 horas – que ali se realiza, com um imponente curro de toiros de quatro e cinco anos de idade. Toiros sérios e de enorme trapío, tal como a Palha Blanco exige e o público merece. São seis verdadeiras estampas de toiro!
Tal como foi igualmente anunciado a temporada vilafranquense inicia-se no próximo dia 1 de Abril com um Festival Taurino no qual se irá comemorar o 80º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca e o 55º Aniversário da União Desportiva Vilafranquense, prosseguindo depois no dia 6 de Maio com a tradicional corrida de toiros à portuguesa. O Colete Encarnado também em ano de grande simbolismo – cumpre-se este ano 80 Anos da sua primeira edição – terá espetáculos taurinos nos dias 6, 7 e 8 de Julho, e para encerrar a temporada, a Tradicional Feira Taurina contará com três corridas de toiros nos dias 6, 7 e 9 de Outubro.
Espera-se pois mais uma temporada recheada de emoção numa praça que já conseguiu recuperar a sua identidade na tauromaquia nacional.

Vila Viçosa presta Homenagem a José Luis Cochicho

Click na Imagem

Festival em Alcochete

Click na Imagem

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JORNAL OLÉ JÁ NAS BANCAS

Click na imagem

Destaques desta semana:
- Obrigado Joaquim Letria
- Bilhete postal: Jovem aluno da escola taurina
- Palhas, Oliveiras Irmãos e António Silva de regresso ao Campo Pequeno em 2012
- João Moura Caetano tem novo apoderado
- II Fórum Mundial da Cultura Taurina
- Festival de Mourão: Javier Solis e Ganadaria Grave em Destaque
- João Moura Júnior: um nome, uma referência
- Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
- No domingo de Carnaval: A Garraiada dos Estudantes
- Corridas em Ajalvir (Madrid)
- Tauromaquia Atlântica: Nos Boíns - CAJAF alarga e melhora instalações da ganadaria
- Jovens toureiros semeiam a esperança entre os aficionados. Leo Valdés, do México,         triunfador do V Encontro Internacional de Escolas de Toureio
- Luzes e Sombras de Joaquim Letria: Tendidos da memória
- Entrega de troféus em Sousel
- Entrevista a Gilberto Filipe
- Ana Batista apresentou-se na Praça México
- Gilberto Filipe tem novo Apoderado
- António Manuel Cardoso e Albino Fernandes apoderam João Maria Branco
- Protoiro: Vitória da liberdade!
- Palha Blanco abre temporada a 1 de Abril
- Gala de fados: Amadores de Alcochete
- David Gomes presta prova para Cavaleiro Praticante
- «Barreira de Sombra»  Oásis FM 106.4: Regressou dia 5 de Fevereiro

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Declarações de Ferrera sobre o seu novo apoderado

Raúl Gracia "El Tato"
António Ferrera










O matador de touros estremenho António Ferrera, que tem grandes afinidades a Portugal, quer no aspecto de actuações desde o seu início quer com aficionados, empresas e ganadeiros, em declarações ao portal mundorotoro, afirmou em relação ao seu novo apoderado (depois de Rui Bento), Raúl Gracia 'El Tato', “que se sienten en completa sintonía por el punto de madurez que ambos tenemos. Hablamos mucho y queremos llegar a un punto común, sentimos el toreo de forma muy parecida”.


Um serviço público diferente

Quem como eu, e por certo foram muitos, os que assistiram à emissão de sábado (ontem) do programa “Tendido Cero” da Televisão espanhola, não pode ficar indiferente à forma e ao conteúdo, naquilo que se referiu neste programa quanto ao evento que decorreu em Angra do Heroísmo na Ilha Terceira.
Na realidade, nuestros hermanos, deram um tratamento a esta peça jornalística, enaltecendo tudo o que de melhor ali se passou, e que em comparação com a imprensa nacional, escrita e televisiva, tão mal tratou.
Está de parabéns a equipa dirigida por Federico Arnás e que integra Javier Hurtado, Carlos Ruiz Villasuso e Belén Plaza, que assim prestam um serviço público de qualidade.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sevilha fecha cartel para Domingo de Ressurreição

A empresa Pagés tem já completo o cartel para domingo de ressurreição, que juntará Morante, Manzanares e Daniel Luque para lidarem possivelmente uma corrida de Juan Pedro Domecq. 
Morante e Manzanares compartirão cartel numa segunda tarde em Abril.
Sabastián Castella elegeu as divisas de Daniel Ruiz, Garcigrande e Jandilla para as suas três comparências em Sevilha.
Entretanto a empresa ofereceu a Talavante lidar as ganadarias de Jandilla, Torehandilla e Vitoriano del Rio, estando o toureiro estremenho ainda em negociações com a empresa 

Pedrito - 15 anos depois, quando se fala no seu regresso às arenas

Cumprem-se amanhã, dia 11 de Fevereiro, 15 anos que Pedrito de Portugal toureou em Bogotá, com César Rincón e José Miguel Arroyo “Joselito” e cortou três orelhas com saída a ombros da praça colombiana.
Nessa tarde o público cantou ao matador de touros português os parabéns, porque a data coincidia com o seu aniversário.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quatro orelhas (voltareta) e Porta Grande para "El Juli", na Corrida de Aniversário na Monumental do México

Valadés, Tallon e Pedro Cunha triunfam no “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

O mexicano Leo Valadés, o espanhol Victor Tallone e o português Pedro Cunha foram os triunfadores do “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas" que terminou  no Campo Pequeno (Lisboa).
Valadés da Academia de Toureio de Aguascalientes (México), ganhou o prémio para o triunfador do encontro, um capote de brega oferecido pelo Real Clube Tauromáquico Português, Victor Tallon da Escola de Madrid foi distinguido pela melhor faena, um troféu oferecido pela Sociedade Campo Pequeno SA, e o português Pedro Cunha, da “Escola de Toureio José Falcão”, recebeu o premio da tertúlia “O Piriquita”para a melhor actuação de capote.
Na jornada final do encontro, lidaram-se sete novilhos de São Torcato.
Participaram na final Victor Tallon e Luís Pasero, da Escola de Madrid, Alberto Escudero, da Escola de Salamanca, Pedro Cunha, Pedro Noronha e João Silva, pela “Escola de Toureio José Falcão” (Vila Franca de Xira), Leo Valadés e Diego Emílio, da Academia de Aguascaleintes, João Rodrigues e Diogo Damas, da Escola da Moita do Ribatejo e Diogo Peseiro e António Fernandes da Academia de Toureio do Campo Pequeno.

PALHA BLANCO ABRE TEMPORADA A 1 DE ABRIL

A Centenária Praça de Toiros Palha Blanco abrirá a temporada 2012 no próximo dia 1 de Abril com um Festival Taurino que está inserido na comemoração de fundação de duas instituições de elevado valor para a localidade vilafranquense.
Em ano de comemoração do 80º aniversário da fundação dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, e do 55º aniversário da União desportiva Vilafranquense, a Palha Blanco receberá um magno festival taurino, no qual o cartel será futuramente anunciado.
Dia 1 de Abril pelas 16:30 horas, a Palha Blanco espera por todos os aficionados e público em geral, num espetáculo que terá preços populares.

Pedrito de Portugal prepara o regresso aos ruedos

O matador de touros português Pedrito de Portugal prepara a sua volta aos ruedos já nesta temporada.
Para isso está em negociações quanto aos seu apoderamento que será brevemente do conhecimento dos aficionados.
O toureiro português continua com os seus treinos e, no passado sábado, esteve na ganadaria de Alípio Pérez Tabernero, em Salamanca, onde demonstrou a sua condição para afrontar os compromissos que a temporada lhe possa trazer.
Click nas imagens

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Está rematado o cartel para o Festival de Arronches

Foto - Planeta dos Touros
Será a 10 de Março que a Praça de Touros de Arronches abrirá as suas portas pela primeira vez na temporada de 2012.
O tradicional Festival a Favor do Fundo de Assistência dos Forcados Amadores de Arronches já tem o cartel completo e em praça estarão os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marco José, Alberto Conde, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras e David Gomes.
Uma novidade aporta este ano o festival ao fazer a sua apresentação em Portugal a novilheira Milagros del Peru.
Os forcados serão os Amadores de Azambuja, Amadores de Arronches e Académicos de Elvas, sendo os novilhos/touros a lidar de várias ganadarias.

Silêncio para Ana Batista no seu debute na Praça México

Não foi feliz Ana Batista no seu debute na Praça México. A corrida de ontem dia 4, era a de apresentação da cavaleira portuguesa na maior praça do Mundo e não teve a sorte de triunfar como por certo desejava.
No touro que abriu praça Ana Batista acoplou-se  às investidas do touro, deixando constância da sua arte mas não conseguiu rematar a lide, pelo que foi silenciada no final da lide.
Alexandre Talavante que era a grande atracção do cartel, roçou o triunfo da porta grande mas por falhar com o estoque ficou-se pelo corte de uma orelha.


Palhas, Oliveiras Irmãos e António Silva de regresso ao Campo Pequeno em 2012

Touro Palha        (foto-F. Romeiras)
Depois de longa ausência da primeira praça do país, as ganadarias Palha, Oliveiras Irmãos e António Silva, três das mais prestigiadas de Portugal, constituirão algumas das grandes atracções do Abono de 2012, no Campo Pequeno.
A ganadaria Palha, uma legenda ganadera em Portugal e no mundo taurino, com antiguidade referenciada à praça de toiros de Madrid, no ano de 1883, lidou pela última vez em Lisboa há 15 anos. É a ganadaria portuguesa mais galardoada além-fronteiras triunfadora nas mais importantes feiras taurinas de Espanha e França, países onde tem maioritariamente lidado os seus curros de toiros.
As raízes da ganadaria de Oliveiras Irmãos remontam a 1895 tendo, na sua actual designação, fixado a antiguidade em 30 de Abril de 1944, data em que se estreou, na praça de toiros do Campo Pequeno, na qual lidou pela última vez há 18 anos. Possuidora de um largo historial, é detentora de inúmeros e prestigiantes prémios obtidos em Portugal, Espanha e França sendo ainda a base de um número importante de ganadarias portuguesas.
Formada na década de 1930, a ganadaria de António Silva fixou a sua antiguidade em 25 de Junho de 1944, no Campo Pequeno, tendo sido, nos anos sessenta uma das preferidas pelas mais importantes figuras do toureio de Portugal e do mundo. Não lidava no Campo Pequeno desde a década de setenta. A sua reaparição em Lisboa ficará marcada pela imponente apresentação do curro de toiros apartado para esta ocasião.
Brevemente será anunciada a totalidade das ganadarias do abono do Campo Pequeno, mas a empresa avança desde já que a temporada de 2012, em que a praça comemora 120 anos, será maioritariamente tourista.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prémios para o “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

Manolo Arruza (foto-D.R.)
Trinta alunos das Escolas Taurinas espanholas de Salamanca e Fundación “Joselito”, da mexicana de Aguascalientes e das portuguesas “José Falcão” (Vila Franca de Xira), Moita do Ribatejo e Academia de Toureio do Campo Pequeno, iniciam esta quinta-feira o “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas”, estando três prémios em disputa.
O Triunfador será premiado com um capote de brega oferecido pelo Real Clube Tauromáquico Português, tal como nas últimas edições deste encontro. A Sociedade Campo Pequeno premiará a Melhor Faena, e a Tertúlia “O Piriquita” atribuirá o prémio para a Melhor Actuação de Capote.
Na quinta e sexta-feira os alunos terão a oportunidade de se testarem com vacas de Jorge Carvalho, Vinhas e Murteira Grave, culminando o programa de sexta-feira com uma sessão de homenagem ao matador de toiros espanhol José Miguel Arroyo “Joselito”, às 22h00, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos,
No sábado, às 11h00, na praça de Toiros do Campo Pequeno, haverá aulas práticas, com a lide de seis bezerras da ganadaria Pinto Barreiros e, às 16h00, com seis bezerras de Falé Filipe.
No domingo, realiza-se a final do encontro, com a participação dos alunos que mais se destacaram nas aulas práticas anteriores, desta vez perante novilhos da ganadaria de S. Torcato.
A entrada nas aulas práticas no Campo Pequeno é livre.
O “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas” é uma organização da Sociedade Campo Pequeno, em colaboração com a Tertúlia “O Piriquita” de Arruda dos Vinhos, a Fundação João Alberto Faria e a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.
Antes da aula pratica final no Campo Pequeno, às 15h30, no salão nobre da praça realiza-se uma conferência intitulada “Manuel dos Santos e Carlos Arruza – Evocação da fraternidade entre Portugal e o México”, em que participarão o matador de toiros Manolo Arruza e Manuel Jorge dos Santos, filhos destas duas figuras de época, que serão evocadas pelo meu querido amigo e companheiro da escrita taurina, coronel José Henriques.
Que seja um êxito este encontro, pois fico com a grata satisfação de que Manolo Arruza volte a Portugal, já que eu, e os meus companheiros de então, à frente da Praça de Touros do Montijo (final dos anos setenta), tivemos o prazer de o contratar - através de Luque Gago e Fernando Camacho - para alternar com Mário Coelho, anunciados como os maiores bandarilheiros do momento.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Criada em Angra do Heroísmo a União Mundial de Jornalistas Taurinos

Rádio Campanário anuncia o seu Festival taurino

Tal como tem vindo a acontecer nas últimas duas temporadas taurinas, a Rádio Campanário irá promover na Praça de Touros Vila Viçosa o seu Festival Taurino.
Este será um espetáculo com a dignidade que a Tauromaquia merece, sempre a pensar no público e em todos os aficionados da festa brava, asseguram os promotores.
Este ano, será um espetáculo misto e onde se irá homenagear, na sua terra, o cavaleiro José Luís Cochicho pelos seus 25 anos de alternativa.
A Rádio Campanário torna públio que no próximo dia 31 de Março, pelas 15 horas, estarão em praça os cavaleiros Paulo Caetano, José Luís Cochicho e Luís Rouxinol, bem como os matadores de touros Francisco Ruiz Miguel, Vítor Mendes e o novilheiro Luís Filipe Cochicho, que fará a apresentação na sua terra Natal.
As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de São Manços, capitaneados por Joaquim Branco
No que diz respeito aos novilhos/touros a lidar neste festival, pertencerão ás ganadarias de Paulo Caetano, São Martinho, Falé Filipe e Benjumea.

“NOVO BURLADERO” N.º 279 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já está a ser distribuída pelas bancas habituais a NOVO BURLADERO N.º 279, a segunda das NB ESPECIAIS, desta vez dedicada aos FORCADOS.
Para realçar a passada temporada na actividade dos Grupos de Forcados, foi lançado o desafio aos Cabos dos Grupos que mais pegaram, para responderem a três pertinentes questões em TOP 10 de 2011.
Como este ano se dá protagonismo nas páginas da NB à figura do 1.º Ajuda, destaque para a entrevista a João Rei, dos Amadores de Alcochete, um dos melhores 1.ºs Ajudas da actualidade. Mas como se não conhecermos o passado dificilmente entenderemos o presente, outros dos destaques desta NB é a opinião de seis dos mais consagrados 1.ºs Ajudas do passado: João Franco, Hipólito Cabaço, João Cabral, Francisco Macedo, Silvino Bento e João Luís Costa “Pantufeira”. A não perder!
A relação de dois países taurinos como Portugal e México, também no âmbito dos Forcados, é o tema do artigo: “Dois países unidos pela paixão da pega!”
A 3.ª feira Nocturna de Vila Franca de Xira, é trazida às páginas da NB numa memorável e inédita reportagem de Duarte Chaparreiro.
Catarina Bexiga dá continuidade aos dois temas lançados na passada edição: Em “Cartazes com História”, dá vida ao Festival a favor das vítimas da catástrofe do Peru, em 1970 no Campo Pequeno; e em “Vaya por Ustedes!”, desenvolve o tema “Fado, Toiros… e Cinema Português!”.
Em Camadas 2012, apresenta-se o imponente curro com que a ganadaria de António Silva regressará ao Campo Pequeno após muitos anos de ausência.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), Da Barreira (Carlos Martins), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), As pelagens do toiro de lide e as suas particularidades (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte) Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima) e As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro).
No próximo mês será lançada a terceira das NB ESPECIAIS, dedicada ao TOUREIO A CAVALO, mais uma edição a não perder!
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com