sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ENCERRAMENTO DA TEMPORADA NO CAMPO PEQUENO

A empresa do Campo Pequeno encerrou ontem oficialmente a temporada de abono na praça lisboeta.
Esta tourada de Gala à Antiga Portuguesa teve honras televisivas, lidando-se um curro de touros de Pinto Barreiros, bem apresentado e de desigual comportamento, destacando-se o 1º e 6º. As lides mais conseguidas foram obtidas por João Moura e Joaquim Bastinhas, cumprindo com o expediente Rui Salvador, João Salgueiro, Vitor Ribeiro e Francisco Palha.
Os forcados de Montemor e os Amadores da Chamusca estiveram à altura dos seus pergaminhos.
Esta não é uma crónica, pois o que quero salientar prende-se com o facto de, nesta tourada, se despedir da profissão de bandarilheiro o meu particular amigo João José. Um profissional digno que um dia sonhou em ser matador de touros. Acabou por renunciar a esse sonho e como bandarilheiro esteve ao serviço das mais destacadas figuras do toureio. O facto desta despedida ter lugar no Campo Pequeno e ser feita integrando a quadrilha de Joaquim Bastinhas, esquecendo tudo o que pudesse envolver a sua saída, só engrandece Joaquim Bastinhas e João José que se fundiram num abraço depois do corte de coleta.
Não posso esquecer aqui a disponibilidade do João José quando do "Mês da Cultura Taurina" que o meu jornal montou para o Municipio de Arronches, o empréstimo do seu traje, capotes e muletas para figurarem nessa exposição. Um abraço e tudo de bom para ti caro Amigo. (Imagens RTP) 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Portugueses em Espanha (fim-de-semana)

Talavera de la Reina (Toledo). Touros de Benítez Cubero. João Moura Caetano, orelha e duas orelhas.
Azuqueca de Henares (Guadalajara). Touros de Francisco Ruiz Meléndez. JoãoMoura Jr, orelha e ovação.
Sauce (Zamora). Touros de Cruz Madruga. Paulo Jorge Santos, orelha e orelha
Navas de la Asunción (Segovia). Touros de Felipe Navas. Antonio d' Almeida, dos orelhas e orelha.
Fregenal de la Sierra (Badajoz). Touros de El Quintanar. Joana Andrade, ovação e volta ao ruedo

A última corrida na Monumental de Barcelona

O Partido Popular vai solicitar um parecer jurídico ao Tribunal Constitucional sobre a proibição dos touros na Catalunha, em resposta ao recurso que este partido apresentou a 28 de Outubro de 2010.
O Presidente do PP que se perfila como novo primeiro-ministro como indicam as sondagens para a s eleições antecipadas que vão decorrem em Espanha em Novembro, declarou "No me gusta gobernar a base de prohibiciones. Creo en la libertad",
Ao ser-lhe perguntado o que vai fazer em relação ao veto das corridas de touros na Catalunha.
Há uma nova esperança no horizonte político mas, também, pode existir a tentação por parte da família Balañá em vender o imóvel (por chorudos milhões), quando já há um arquitecto anti-taurino, com um projecto para ali nascer um centro de lazer.
A minha última recordação desta praça, em que desde o burladero da empresa (por seu convite), na companhia do João Queirós, Armando Soares e Aurélio Grilo, ali assistimos à alternativa de Mário Coelho (filho).
(Vídeo última corrida em Barcelona com triunfo de José Tomás e Serafín Marín)

PELA PRIMEIRA VEZ MIURA VS PALHA – NA PALHA BLANCO

O dia 4 de Outubro ficará marcado com letras de ouro na tauromaquia portuguesa por nela acontecer um acontecimento único. Pela primeira vez no mundo, as ganadarias Miura e Palha irão enfrentar-se num mano-a-mano inédito, e a Centenária Palha Blanco será o palco desse grande acontecimento.
Três toiros de Miura e outros de igual número da divisa portuguesa de Palha disputarão entre si o prémio em disputa para a melhor ganadaria, naquele que será uma das datas mais aguardadas pelos grandes amantes da festa brava.
Para enfrentar os terroríficos toiros de Zahariche e Adema, anuncia-se uma terna que transmite emoção às bancadas. António Telles, João Salgueiro e Pedro Salvador compõem o cartel da noite, numa noite sempre especial para os forcados amadores de Vila Franca de Xira que irão enfrentar um dos maiores desafios da sua vida.

ALENQUER - CORRIDA DAS VINDIMAS

Click na imagem

DOMINGO DIA 2 DE OUTUBRO EM VILA FRANCA

No próximo dia 2 de Outubro, a Palha Blanco volta a abrir as suas portas no que será o segundo espectáculo integrado na “Feira de Aniversário – 110 Anos de Emoção”, e que contará com um espectáculo de elevado nível artístico e de grande sentimento para a afición portuguesa.
A empresa Tauroleve reservou para este dia, a homenagem ao matador de toiros português que maior projecção teve no mundo taurino. Vitor Mendes celebra nesta corrida junto das suas gentes, o 30º aniversário da sua alternativa, e de forma justa o irá fazer numa corrida integralmente a pé.
Será indiscutivelmente um marco histórico para todos quanto a irão presenciar, visto tratar-se de uma corrida de elevado nível artístico. Para além do homenageado, o cartel é igualmente composto pela grande revelação do toureio espanhol David Mora – máximo triunfador de inúmeras feiras espanholas e francesas -, e pelo jovem matador português António João Ferreira.
Nesta tarde de competição máxima lida-se um curro de sobrado trapío da ganadaria de Carlos Falé Filipe, que nos últimos tempos tem na arena dourada da Centenária Palha Blanco, um dos seus palcos talismãs.
(Vídeo de Vitor Mendes em Bayona)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DAVID MORA APRESENTA-SE EM PORTUGAL COMO MÁXIMO TRIUNFADOR DA FEIRA DE NIMES

O matador de toiros espanhol David Mora – que no próximo dia 2 de Outubro actuará na Palha Blanco em Vila Franca de Xira – foi esta semana distinguido como máximo triunfador da Feira Taurina de Nimes.
Num certame onde estiveram presentes os nomes de maior relevo do mundo taurino – Morante de la Puebla, El Juli, Manzanares, Sebastian Castella, entre outros – foi Mora o rei de uma das Feiras Taurinas mais importantes do Mundo.
David Mora, que é segundo a imprensa taurina da especialidade o toureiro que mais se destacou na presente temporada, fará o seu debute em Portugal no próximo dia 2 de Outubro em Vila Franca numa corrida onde se prestará a homenagem ao Maestro Vitor Mendes, na comemoração do 30º Aniversário da sua alternativa. António João Ferreira é o terceiro espada, numa tarde onde se irá lidar um curro da ganadaria de Falé Filipe.
Antes o toureiro espanhol estará presente na Feira de San Miguel em Sevilha.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VILA FRANCA VAI SER A CAPITAL DA EMOÇÃO DA FESTA BRAVA

Por ocasião da Feira Taurina “Feira de Aniversário – 110 Anos de Emoção”, Vila Franca e a sua Palha Blanco serão palco dos maiores acontecimentos taurinos da temporada 2011. 
Três espectáculos, três acontecimentos impares na nossa tauromaquia num importante certame taurino, que decorrerá entre os dias 30 de Setembro e 4 de Outubro, e no qual figurarão ganadarias e artistas de renome nacional e internacional. 
Sendo o toiro o principal elemento da festa brava, não poderia a Tauroleve deixar de apresentar neste certame três curros de inigualável trapío. A emoção estará em cada dia na arena de Vila Franca e a festa brava portuguesa ficará a ganhar com a seriedade trazida pelos exemplares das ganadarias de Manuel Assunção Coimbra, Carlos Falé Filipe, Palha e Miura. 
A feira taurina abre no dia 30 de Setembro pelas 22 horas com a celebração da XIV Tourada Real, e no qual serão lidados toiros da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra. Os exemplares que pastam na Herdade do Marmeleiro em Chouto (Chamusca) – inicialmente escolhidos para serem lidados na maior praça de toiros do Mundo – Las Ventas (Madrid), irão dar emoção à abertura de um certame que se pretende de triunfos artísticos. Trata-se de um curro imponente com idade, peso e sobrado trapío da divisa de Manuel Assunção Coimbra e será lidado pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles e Marcelo Mendes, estando as pegas a cargo dos amadores de Montemor e Vila Franca. 
De salientar que os bilhetes e abonos para a Feira Taurina já estão disponíveis para venda no Posto de Turismo e a partir de dia 26 na Rua Serpa Pinto, podendo as reservas ser efectuadas através dos números 969 924 734 e 968 669 0
(Click nas imagens para ver em formato maior)
  

FEIRA DE SAN MIGUEL EM SEVILHA

Este fim-de-semana em Sevilha terão lugar dois eventos importantes. A Feira de San Miguel e o III Encontro Internacional de Direito Taurino.
A empresa Pagés finalizou o cartel inaugural da Feira para sexta-feira dia 23 com as revelações da temporada, David Mora e Ivan Fandiño que alternam com Esaú Fernandez na lide de touro de Pereda e Dehesilla.
Sábado 24 – Touros de Torrealta para El Cid, Sebatian Castella e Alejandro Talavante
Domingo 25 – Touros Del Pilar para Curro Diaz, El Juli e José Maria Manzanares.
(As corridas podem ser vistas a partir de amanhã no canal Festa Brava da ZON)

Na sede da Caja Rural de Sevilha terá lugar o III Encontro Internacional de Direito Taurino entre 23 e 25 com profissionais espanhóis e franceses do direito.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Duas orelhas para João Moura Jr

Salamanca 21 de Setembro - João Moura Jr. cortou uma orelha ao terceiro touro da tarde da ganadaria de Sanchez e Sanchez na corrida realizada hoje na praça de touros La Glorieta de Salamanca.
Montando o “Barbeiro” aproveitou a qualidade do touro para executar uma lide intensa e templada dando sempre a cara ao touro. A sua atitude com as bandarilhas curtas e o rojão certeiro valeram o corte de uma orelha.
Na lide do segundo, Moura acabaria por obter mais uma orelha, saindo em conjunto com Sérgio Galán pela porta grande. Pablo Hermoso escutou ovação e volta ao ruedo.

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE DIANA AVENDAÑO

Click na imagem para ver em formato maior
A exposição de pintura de Diana Avendaño intitulada “Um Olhar sobre o Mundo do Toiro” será inaugurada sexta-feira, às 19 horas, na praça de toiros do Campo Pequeno (Entrada pela porta principal ou pela porta ao lado do torreão poente (Torreão Principal).
São 15 quadros a óleo, documentando cenas de toureio em praça e fainas de campo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MIGUEL MOURA NO MONTIJO

O cavaleiro amador Miguel Moura regressa no sábado ao taurodromo do Montijo onde disfruta de grande ambiente fruto de triunfos anteriores.
O mais novo toureiro do clâ Moura vai entrar numa fase decisiva da sua carreira. Atingindo os 16 anos no próximo ano, Miguel poderá finalmente envergar casaca e tricórnio alargando assim os seus horizontes profissionais, nomeadamente em Espanha.
Miguel Moura lidará um novilho/toiro de Romão Tenório e encontra-se com a moral em alta e a treinar com afinco. Sábado à tarde no Montijo, Miguel fará jus ao apelido que ostenta.

Vitor Mendes e Lupi em Mayorga (Valladolid)

Na localidade de Mayorga (Valladolid) vão estar presentes os portugueses Vitor Mendes e Manuel Lupi.
Vitor Mendes actua no dia 28 deste mês num festival com António Barrera, Fernando Robleño, Luis Miguel Encabo, Eduardi Gallo e o novilheiro Jorge Sahagun, frente a reses de Peña de Cabra.
No dia seguinte é a vez de Manuel Lupi actuar com Sérgio Dominguez, lidando novilhos de Juliana Tabernero.

Escola de Toureio de Arronches - Apresentação

JORNAL OLÉ JÁ NAS BANCAS

Click na Imagem

domingo, 18 de setembro de 2011

Elvas (S. Mateus) - Os touros de Pégoras duros e reservados causaram baixas nos forcados

Com três quartos das bancadas do Coliseu de Elvas repletas de um público entusiasta, perante um cartel apelativo, há a destacar a dureza dos touros de Pégoras nos forcados e a sua natural propensão em procurarem o refúgio das tábuas.
O primeiro de Joaquim Bastinhas foi um manso perdido ao qual o cavaleiro de Elvas, com grande entrega e profissionalismo, teve que colocar-lhe toda a ferragem em sortes sesgadas.
Igualmente reservado nas investidas o segundo lidado e bem por Vitor Ribeiro com mais uma excelente actuação. Sentido de lide, sacando o touro para terrenos de fora, cites em curto deixando-se ver e ferragem com colocação correcta.
Actuação redonda de João Moura Caetano que ao terceiro soube andar sempre ligado, enchendo-lhe a cara de cavalo, evitando assim que fosse para tábuas. Depois com temple (que é o que o toureio tem de mais belo), citar de largo, encurtar terrenos a passo e entradas correctas ao touro para deixar os ferros de forma exemplar.
O quarto da noite até se deixou lidar, e Marcos Tenório começou a sua lide em crescendo, para depois se precipitar e vir a menos. Deu distância ao touro em dois ferros curtos consecutivos que não conseguiu cravar e já não conseguiu remontar a actuação.
Também serviu o quinto que Soller Garcia lidou com excessiva velocidade nas sortes. Mais preocupado em chegar ao público do que agradar aos verdadeiros aficionados, com galopes a duas pistas com o cavalo a dar coices no touro, foi muito hilariante e pouco de toureio.
O último touro era aguardado pela anunciada lide a duo por Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos que resultou e de que maneira. Marcos sacou a espinha da lide a solo para deixar nesta muita entrega, quer nos ferros a quarteio como no de palmo em sorte de violino e o par de bandarilhas. Enquanto que Joaquim Bastinhas rubricou igualmente uma lide vibrante, sempre pendente da colocação do touro para o seu filho deixar a ferragem. Final empolgante com os pares de bandarilhas em sequência com que encerraram a actuação debaixo de fortes aplausos.
Com dissemos os Pégoras deixaram marcas nos grupos de Évora e Elvas, com visitas à enfermaria e a fractura da tíbia de um forcado dos Académicos de Elvas na última pega da noite.
Por Évora pegaram Gonçalo Pires (3ª), João Pedro Oliveira (1ª rijíssima) e o cabo Bernardo Patinhas à 2ª tentativa.
Pelos Académicos de Elvas, Afonso Martins (3ª), Joaquim Guerra (1ª a pega da noite) e David Barradas à 1ª com o touro a cair sobre o grupo do que resultou a fractura.
(Click nas imagens para ver em formato maior)


sábado, 17 de setembro de 2011

Triunfo de Vitor Ribeiro no encerramento da Feira da Moita

Moita, 17 Setembro (Fonte-Lusa/SIC)
A vila da Moita recebeu na noite de sexta-feira a última corrida da sua feira taurina, com o cavaleiro Vítor Ribeiro a conseguir o triunfo na Praça Daniel do Nascimento.
Com uma boa moldura humana, a praça recebeu sete cavaleiros na última das cinco corridas que compuseram a feira taurina da Moita, enfrentando um pesado curro de toiros da ganadaria espanhola Campos Peña.
Vítor Ribeiro, que lidou o quarto toiro da noite, esteve em destaque, ao conseguir uma grande atuação.

UM ANÚNCIO NO MÁXIMO ORIGINAL

MÉXICO - Joselito Adame a ombros em Juruquilla

VOLTA AO RUEDO PARA UM TOURO DE PALHA

Sangüesa (Navarra). 16 de Setembro
Touros de Palha (2º premiado com  volta ao ruedo). Sánchez Vara, orelha e orelha; Javier Castaño, orelha e orelha e Iván García, palmas e duass orelhas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CORRIDA DE GALA À ANTIGA PORTUGEUSA PARA ENCERRAMENTO DO ABONO DE 2011

Click na imagem
O encerramento do Abono de 2011 no Campo Pequeno realiza-se a 29 de Setembro, com uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa.
Trata-se de um espectáculo que já ganhou raízes na programação da temporada tauromáquica de Lisboa, pelo repositório de tradição e história que contém. Na verdade, são dois espectáculos num só pois, para além da corrida de toiros propriamente dita, assiste-se a um cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça devidamente engalanada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbalerio, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.
No cartel da nocturna de 29 de Setembro, participam os consagrados cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e João Salgueiro, bem como Vitor Ribeiro, com uma temporada recheada de êxitos em Portugal e Francisco Palha, cuja temporada decorreu maioritariamente em Espanha, contando por triunfos as suas actuações. Em praça estarão os grupos de forcados amadores de Montemor e da Chamusca dois grupos que levam uma temporada de 2011, recheada de triunfos.
Os toiros pertencem à prestigiada ganadaria Pinto Barreiros, de encaste Parladé e procedência Gamero Cívico e Félix Suarez, estando a sua antiguidade referenciada a praça de toiros de Madrid no dia 18 de Maio de 1931.

FEIRA TAURINA DA MOITA - 3ª CORRIDA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feira da Moita - 2ª corrida Triunfo de Rouxinol e Forcados de Coruche frente a uma corrida gorda mas sem classe de Ortigão Costa

A segunda corrida desta Feira da Moita, não começou da melhor forma, pois o curro vindo da Herdade de Alcobaça, bem apresentado. foi de uma forma geral manso e alguns até com certo perigo, todos procuraram deliberadamente as tábuas e muito duros para os forcados, a quem coube os mais emocionantes momentos da tarde/noite.
Iniciou-se o espectáculo com a participação do amador Rouxinol Jr, que esteve desembaraçado frente ao seu oponente (Rio Frio) ao qual deixou ferragem com sentido de lide, dizendo que aí está a dinastia Rouxinol para ter continuidade.
Na corrida propriamente dita, iniciou-se com a lide do primeiro touro de João Moura a sair com alguma dificuldade de locomoção mas, sobretudo por ser manso, o que é uma condição mas que o público não percebeu e protestou veementemente o touro.
Moura teve a lide possível porque o ambiente e o touro não proporcionavam mais.
Já o segundo permitiu ao de Monforte uma lide ao seu estilo com o conhecimento do touro e dos terrenos a colocar a ferragem e virar o público que acabou a aplaudir e permiá-lo inclusive com volta à arena.
No conjunto das duas lides Luís Rouxinol foi indubitavelmente o grande triunfador, encontrando soluções para lidar ambos os touros, fazendo gala de um dos grandes momentos porque está a passar. Ficou na retina de todos (aficionados) aquele par a duas mãos com o outro encostado às tábuas.
João Ribeiro Telles Jr, teve dificuldades em se encontra perante o seu primeiro, por insistir em entradas ao pitón contrário, isto porque quando o touro era atacado mais em recto investia e deixava colocar os ferros sem esperar como fazia na situação contrária.
Frente ao segundo, o touro mais potável do curro dos “ortigões”, esteve mais centrado, entrando mais recto e a lide veio em crescendo até que o touro, como os seus irmãos de camada, procurou o refúgio das tábuas.
Enormes estiveram os forcados, quer os Amadores da Moita como os de Coruche, estes últimos mais coesos, fruto do maior número de corridas pegadas ao longo da época.
Pelos Amadores da Moita pegaram Tiago Raposeira, o cabo Pedro Raposo e Fernando Grilo, todos à primeira tentativa, enquanto que Rui Paracana só à quarta conseguiu fechar-se com o “ortigão”.
Pedro Galamba e Alberto Simões (esta a pega da noite premiada com duas voltas e chamada do ajuda) à primeira e o cabo Amorim Ribeiro Lopes fechou a participação do grupo de Coruche fechando-se ao segundo intento.
Em tarde de muito calor registou-se dois terços de entrada e dirigiu o delegado técnico Manuel Jacinto.
Click nas imagens para ver em formato maior


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Triunfo de José Luis Rodriguez, um venezuelano que traja à portuguesa

O rejoneador José Luis Rodriguez  natural de Mérida (Venezuela), com alternativa tirada em Portugal e que saí à praça trajando à portuguesa e não como o fazem habitualmente os rejoneadores, abriu a Porta Grande de “Cristo Rey” do Coliseu El Llano Tovar, durante a sua feira ao cortar duas orelhas aos touros de Campolargo.
José Luis Rodriguez, bem conhecido dos aficionados portugueses, merece toda a nossa simpatia pelo empenho que coloca nas suas actuações e, sobretudo, por divulgar o toureio a cavalo vestindo a casaca que diferencia os cavaleiros portugueses dos rejoneadores. 

Diana Avendaño expõe em Lisboa

A pintora espanhola Diana Avendaño vai expor na Praça de Toiros do Campo Pequeno (Lisboa), de 23 a 30 de Setembro, um conjunto de quinze quadros a óleo sobre o tema tauromáquico, englobando cenas de campo e toureio em praça.
O campino, o forcado, o toureio a cavalo e o toureio a pé constituem as vertentes tauromáquicas que Diana Avendaño trás a Lisboa naquela que é a sua exposição de estreia na capital portuguesas.
Para além do toureio em si, Diana Avendaño mostra também a sua faceta de retratista através de dois quadros, um representando a fadista Amália Rodrigues e outro a antiga cavaleira Conchita Citrón.
Nascida nas Canárias e residente em Badajoz, estudou pintura na Academia de San Fernando (Madrid), estando representada em várias colecções particulares  em Espanha, Portugal, Grã-Bretanha e Estados Unidos da América.

domingo, 11 de setembro de 2011

MOITA - Porque é a maior Feira Taurina de Portugal?

Click na imagem
Começa amanhã na Moita, na emblemática Praça de Touros Daniel do Nascimento, aquela que é considerada a melhor e maior Feira Taurina de Portugal. E é merecedora destes encómios porque?
Porque é única. Porque o ambiente que a envolve não tem igual por outras paragens do país taurino. A situação da praça que encima a avenida onde se vivem as mais concorridas largadas e o dia do fogareiro, conferem-lhe uma apetência a que os aficionados ou simples curiosos não podem resistir. As suas gentes e a sua história taurina, passada e recente e, sem dúvida os seus cartéis, fazem a diferença.
Por esta arena passaram sempre as maiores figuras do toureio de Portugal e Espanha. A sensibilidade dos vários empresários ao longo dos anos de manterem aqui a tradição de uma corrida só com matadores, torna-a diferente no espírito e na essência de uma afición diferente. Quem não recorda os nomes de Pedro Moya "Niño de La Capea, Manzanares, Espartaco, entre muitos mais. Quem não recorda nomes como Mestre João Núncio, José Lupi, Domecq (os mais velhos), Mestre Baptista, Veiga, Zoio, Moura etc. etc., nesta praça.
Esse afã de proporcionar aos aficionados uma feira de cariz diferente mantêm-se. Este ano, para além dos cartéis com cavaleiros, com o nome de Pablo Hermoso a ombrear com os mais cotados dos portugueses e os mais credenciados grupos de forcados, continua a haver a sensibilidade de proporcionar aos aficionados do toureio a pé, um cartel rematado, reunindo um matador de cada um dos países da Europa em que esta modalidade se pratica. Juan Bautista (que saiu ontem a ombros da praça de Arles) que a par de Castella são as maiores figuras da actualidade do toureio francês; Luis Vital "Procuna" matador de touros português e fruto da Escola de Toureio da Moita e Ivan Fandiño, a grande revelação da temporada espanhola, são o grande atractivo de um cartel diferente. Só por este cartel já está marcada a diferença... e o porquê.

Video de Ivan Fandiño nos Açores

TOUROS EM CORUCHE - 40º Aniversário dos Forcados Amadores de Coruche

Click na imagem

sábado, 10 de setembro de 2011

ALBURQUERQUE - CALLEJÓN E JOÃO MOURA CAETANO A OMBROS

Na corrida realizada ontem em Alburquerque para assinalar o Dia da Extremadura, José Miguel Callejón e João Moura Caetano saíram em ombros da praça. Lidaram-se touros de Quintanar e Cahoso.
Callejón cortou uma orelha ao primeiro da noite que foi de grande nobreza, com lide dentro do típico no rejoneo, exibindo os dotes dos cavalos, adornos com ferros em sorte de violino e bandarilhas de palmo em carrossel. No segundo que lhe colocou mais dificuldades esteve esforçado e puxou dos seus recursos para chegar ao público. Matou descordoando o touro que cai fulminado e o público pediu as duas orelhas e rabo.
João Moura Caetano teve as duas actuações mais redondas com um toureio templado, deixando-se ver e com a colocação da ferragem consentida e bem rematada. No primeiro a infelicidade de não estar certeiro com o rojão privou-o dos troféus. Já no segundo, um touro com presença, João Moura Caetano fez do temple o seu maior aliado. Com sortes frontais, deixando chegar o touro ao estribo para cravar de alto a baixo, esteve em grande plano. Desta vez não podia deixar fugir o triunfo e rematou a lide com um rojão bem colocado, que fez rodar o touro aos seus pés. O público pediu as duas orelhas que foram passeadas pelo de Monforte. Saindo no final a ombros com José Miguel Callejón.
Muito nervoso e precipitado o jovem Tomás Pinto, a quem já lhe vimos grandes prestações em Portugal, acusou nesta noite a falta de experiência nas lides em Espanha, sobretudo pelo desacerto com os rojões, quer de castigo como com os de morte. Teve aqui e ali a marca inconfundível do seu conceito de toureio.
Noite menos afortunada para os Forcados Amadores de Arronches que, mesmo assim, foram aplaudidos pelo público que gritava pelo seu nome. Manuel Cardoso consumou à terceira, Tiago Santos à segunda e Paulo Florentino só à quarta tentativa conseguiu fechar-se com êxito debaixo dos aplausos do público que premiaram a sua valentia.
Possivelmente por a corrida se realizar à noite, registou-se uma boa entrada de público, das melhores que temos visto nesta praça. 
Video


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

10 ORELHAS, 1 RABO E DOIS TOUROS COM VOLTA AO RUEDO EM ALMENDRALEJO

Largo derechazo de Perera (foto N.A.
Volta ao ruedo ao quinto touro (foto N.A.)










Na corrida organizada por José Cutiño em Almendralejo esta tarde, para comemorar o Dia da Extremadura com a qual se encerrou Miguel Angel Perera com seis touros de Nuñez del Cuvillo, o diestro extremenho cortou 10 orelhas e 1 rabo aos seis touros anunciados, e ainda lidou o sobrero de Juan Pedro Domecq.
Miguel Angel esteve sobrado e variado de capote, poderoso, encimista ou ojedista e com um reportório variado com a muleta, bandarilhando inclusive o ultimo touro.

JOÃO MOURA CAETANO E FORCADOS DE ARRONCHES EM ALBURQUERQUE

Amanhã dia 9, em Alburquerque (Badajoz), actuam numa corrida de rejoneo os cavaleiros portugueses João Moura Caetano, Tomás Pinto e os Forcados Amadores de Arronches. O espectáculo começa à 20 horas portugueses

Click na imagem

CORRIDAS A "LA PORTUGUESA" EM QUITO (EQUADOR)

Praça de touros de Quito - Foto D.R.

É grande a polémica em redor da Feira de Jesus del Gran Poder de Quito (Equador) que terá lugar entre 26 de Novembro e 6 de Dezembro. Isto pela proibição decretada pelo presidente deste país sul-americano, o senhor Correa.
“El Juli” figura e referência do toureio mundial já se negou a participar nesta feira, por ir contra os seus princípios como matador de touros e há mesmo quem advogue que as outras figuras como Enrique Ponce, Castella ou Fandi já contratados, deveriam proceder de igual forma.
O representante da empresa disse à imprensa espanhola que não “no se trata de una corrida a la portuguesa ya que se banderilleará y se picará de forma ordinaria, incluso con la misma puya, el mismo caballo y el mismo peto que en España”, então a hipocrisia ainda é maior.
Ambientalistas e detractores da festa todos nós conhecemos e sabemos conviver com eles, o pior são os políticos como este senhor Correa e outros dispostos a tomar o mesmo caminho, colocando o futuro da festa como ela é, na sua essência, em perigo de extinção.

RECORDAR MORANTE... toureio e poesia para desanuviar

COLISEU DE ELVAS - Tourada integrada no S. Mateus

















Elvas, 17 de Setembro, 21,30 horas

Cavaleiros - Joaquim Bastinhas, Vitor Ribeiro, 
                     João Moura Caetano, Marcos Bastinhas
                     e Soller Garcia
Forcados - Amadores de Evora e Académicos de Elvas
Touros -    Ganadaria de Pégoras
                   Nota - O último touro será lidado a duo por
                              Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas

TOUROS NO MONTIJO A 24 DE SETEMBRO

Click ma imagem

TOUROS EM ELVAS

Click na imagem

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rui Fernandes na Nazaré, depois do êxito em Ronda

O cavaleiro Rui Fernandes apresenta-se amanhã, quinta-feira, na Nazaré, depois do grande êxito de domingo passado em Ronda, de onde saiu em ombros, no final de uma das mais carismáticas corridas da temporada espanhola.
Para além de Rui Fernandes, o cartel desta corrida nocturna, conta com os nomes de Joaquim Bastinhas (um dos maiores ídolos do público da Nazaré) e Tiago Carreiras, um jovem que luta por um lugar entre os consagrados.
Será lidado um curro de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, ganadaria de encaste Buendía-Santacoloma, com antiguidade estabelecida em 19 de Setembro de 1950.
Para pegar este curro haverá a sensacional reedição do concurso de pegas de 20 de Agosto, que terminou com um empate técnico entre os grupos Amadores do Aposento do Barrete Verde (Alcochete), Amadores da Chamusca e Amadores do Aposento da Chamusca.
No sábado, dia 10, a Praça de Toiros do Sítio da Nazaré voltará a abrir as suas portas para o espectáculo “A Magia do Cavalo Lusitano”, no qual se exaltam as características de docilidade, nobreza e funcionalidade do cavalo Lusitano, num espectáculo em que a arte equestre surge integrada com a música clássica, a dança, o fado e o folclore.
Este espectáculo tem a direcção artística de Mestre Luis Valença, um nome com 50 anos a promover a equitação e o cavalo lusitano.