quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JOSÉ LUIS GOMES E MAURÍCIO DO VALE ROMPEM COM ANA RITA E MATEUS PRIETO


Para os devidos efeitos, os signatários comunicam o seguinte:
 1-Os bastidores taurinos, em Portugal, têm, actualmente, no seio do toureio a cavalo, circunstâncias que em nada facilitam a revelação e a afirmação dos seus novos valores, na mais justa relação directa com o seu valor e desejada profissão.  E isso impõe, frequentemente, determinadas estratégias com as quais os signatários se não identificam.
2-Neste contexto, entendemos não se terem desenvolvido as necessárias condições para que, em Portugal, fossem atingidos nesta Temporada 2011 os objectivos a que nos propusemos, de acordo com o valor dos Artistas em questão, o que muito lamentamos.
3-Igualmente, as circunstâncias levam a rotas de colisão, que dificultam demasiadamente a estratégia pretendida pelos apoderados e assente nos mais elevados princípios tradicionais, reconhecendo-se ingerências inadequadas e atípicas.
4-Caminhando a Temporada para a sua recta final, e face ao que atrás se disse, decidem os signatários retirar-se, desde esta data, das funções de apoderamento da Cavaleira  (de recente e brilhante Alternativa) ANA RITA e do Cavaleiro Praticante MATEUS PRIETO, a quem, entretanto, auguramos e desejamos as maiores felicidades, na justa medida do valor que ambos têm, e porque bem as merecem.
5-Esta decisão, nesta data, irá facilitar, mais atempadamente, o futuro de novos apoderamentos, que se adaptem às actuais circunstâncias e contextos, e que, seguramente, estarão interessados em assumir tais funções.

        José Luis Gomes
        Maurício Vale
  Lisboa, 30 de Agosto de 2011

FEIRA TAURINA DA MOITA

António M. Cardoso
De 12 a 16 de Setembro, realiza-se na Praça de Touros Daniel do Nascimento na Moita, a mais importante feira taurina do país.
Os cartéis foram apresentados ontem à imprensa no Restaurante "Casa das Enguias", na Lançada/Montijo pela empresa Toiros & Tauromaquia.
António Manuel Cardoso (Néné)  fez-se acompanhar por Miguel Canudo (vereador da Câmara da Câmara Municipal da Moita),  Pedro Marinho (Presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia) e Albino Caçoete (sócio da empresa). O ganadeiro de hunubense, José Luis Pereda, marcou também presença nesta reunião com a imprensa. A empresa teve ainda a oportunidade de esclarecer que os preços a praticar são idênticos aos da temporada de 2010.
Click na imagem



















domingo, 28 de agosto de 2011

JOAQUIM BASTINHAS E TIAGO GONÇALVES ARRECADARAM PRÉMIOS NA FIGUEIRA

O cavaleiro Joaquim Bastinhas e o forcado Tiago Gonçalves dos Académicos de Elvas venceram os prémios para a melhor lide a cavalo e para a melhor pega na corrida da RTP/RÁDIODIFUSÃO, que teve lugar ontem no Coliseu Figueirense e que a RTP transmitiu em directo.
Os touros de Manuel Coimbra impuseram dificuldades quer a cavaleiros como a forcados, levando a emoção às bancadas como deve ter o espectáculo dos touros.

sábado, 27 de agosto de 2011

Arronches - CORRIDA DE EXALTAÇÃO AO FORCADO


Na Corrida de “Exaltação ao Forcado”, realizada na noite do dia 26, na Praça de Touros de Arronches, o grupo açoreano de Ramo Grande, convidado a vir até Arronches, foi o vencedor do prémio para o melhor grupo nesta noite, entregue por um júri constituído por responsáveis de sites e blogues taurinos.
Com uma noite fria, uma publicidade deficiente e o final do mês, no seu somatório, acabou por se traduzir num terço das bancadas preenchidas para ver um cartel com Marco Jose, João Moura Caetano e o praticante João Maria Branco, para lidarem um curro de novilhos de Paulo Caetano, bem apresentado com excepção de um exemplar. Pegaram os forcados Amadores de Portalegre, Arronches e Ramo Grande.

BARREIRO - Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita - Um espaço de lazer na mais linda «Varanda do Tejo”

Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita - Barreiro<br>
Um espaço de lazer na mais linda «Varanda do Tejo”
O veterano matador Armando Soares

(Com a devida vénia ao "Rostos On-line" e pela amizade que me une a Armando Soares e ao saudoso Augusto Cabrita)
O Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita, ao longo da margem do Rio Tejo, que actualmente termina junto ao Moinho do Jim (que foi do Armando) e, no futuro, irá estender-se até ao Clube Naval, é, um espaço de lazer, que proporciona a prática de caminhadas ao mesmo tempo que se desfruta de uma bela paisagem.O Passeio Ribeirinho é, também, um ponto de encontro, por ali, diariamente, encontramos avós a passear os netos, jovens a partilhar momentos de convívio, e, aqueles que fazem as suas caminhadas de manutenção física.
Aqui fica um registo. Armando Soares, figura da tauromaquia portuguesa, com nome consagrado em Praças de Espanha e México, ali, no Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita, na sua habitual caminhada – “de 45 minutos” – para manter o físico e saborear o prazer da paisagem que é proporcionada pela mais linda «Varanda do Tejo”.

Toiros & Tauromaquia apresenta Feira da Moita 2011

A empresa Toiros & Tauromaquia (António Manuel Cardoso) vai apresentar na próxima terça-feira, 30 de Agosto pelas 20 horas, à Comunicação Social da Especialidade, a Feira Taurina da Moita 2011.

O local escolhido é o taurino Restaurante "Casa das Enguias", onde num "Convívio Taurino" serão dados a conhecer os cartéis desta importante feira taurina.
O Planeta dos Touros agradece à empresa o convite mas, por motivos de trabalho, não podemos estar presentes, divulgando logo que possível os sempre apetecidos cartéis desta feira.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Manuel Dias Gomes debuta em Madrid


Manuel Dias Gomes, novilheiro português, apresenta-se na Monumental Las Ventas, Madrid, no próximo dia 10 Setembro 2011! Manuel encara o seu debute na mais importante praça de toiros do Mundo com a maior das responsabilidades, consciente do importante passo que irá dar na sua carreira.
Manuel Dias Gomes leva no esporton um importante legado de seu avô paterno, Augusto Gomes Jr., o pioneiro dos novilheiros portugueses em Espanha, o primeiro a pisar arenas em terras d’el Rei e a esperança de uma carreira.
Manuel Dias Gomes alternará com os também debutantes Emílio Martin, de Badajoz e Fábio Castañeda, da Venezuela. Os novilhos a lidar pertencem á prestigiada ganadaria de D. Francisco Araúz de Robles, (antiguidade do ferro actual 8-8-1982. Ganadaria que havia sido adquirida por seu pai, D. José Maria, em 1945 e passou a ser anunciada em nome de D. Francisco em 1978), procedência: Gamero Cívico e Marquêz de Saltillo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

João Maria Branco em Arronches e na Figueira da Foz


Está a chegar a hora da corrida mais importante da época para este jovem toureiro que tanto tem prometido.
Uma corrida televisionada tem sempre um peso diferente por ser vista por todo o país, e quando ainda por cima se trata da primeira corrida televisionada em que o toureiro participa.
Amanhã toureia em Arronches numa corrida importante que servirá de teste, para esta prova de fogo do dia seguinte.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dois grandes acontecimentos taurinos no Campo Pequeno


O Campo Pequeno será cenário para dois grandes acontecimentos taurinos, nos dias 26 de Agosto (sexta-feira) e 1 de Setembro, quinta-feira: a corrida do Sporting e da comemoração dos 30 anos de alternativa de Vítor Mendes e a corrida Nova Gente, respectivamente.
A tradicional corrida do Sporting, uma das mais aguardadas da temporada lisboeta, tem este ano o aliciante adicional de nela se comemorarem os trinta anos de alternativa do Matador de Toiros Vitor Mendes, o diestro português de maior projecção internacional de sempre.
Com a alternativa recebida a 13 de Setembro d e1981, em Barcelona, das mãos de Palomo Linares, Vítor Mendes deu inicio a uma carreira durante a qual alcançou a maior quantidade de prémios em Espanha, França, América Latina e Portugal, que algum diestro português jamais alcançara.
Triunfador das Feiras de Outono e Santo Isidro (Madrid, respectivamente em1984 e 1987), Quito (1987), Lima (1990), Mendes juntou a estes prémios inúmeros outros por toda a geografia taurina, retirando-se oficialmente das arenas em finais de 2001.
Para comemorar esta efeméride, Mendes voltará a vestir-se “de luces” para alternar com o matador espanhol Antonio Ferrera, o novo ídolo da afición portuguesa, que conta por triunfos as suas actuações na presente temporada em praças portuguesas e em muitas arenas espanholas.
A lide equestre estará a cargo de Rui Fernandes, em temporada de consagração definitiva em arenas espanholas e portuguesas e Marcos Bastinhas, um cavaleiro da nova vaga, figura entre os da sua geração.
Pega o Grupo de forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneado por Tiago Ribeiro e serão lidados sete precisos toiros (três para cavalo e quatro para pé), da ganadaria de Falé Filipe.
A corrida Nova Gente, também um marco do calendário taurino do Campo Pequeno, constará este ano de um despique entre três jovens cavaleiros, dois já com lugar firmado no conjunto dos valores contrastados (João Moura Júnior e João Telles Júnior) e um terceiro, Tiago Carreiras, à conquista de um lugar entre os consagrados.
Pegam os forcados Amadores de Évora e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Bernardo Patinhas e Vasco Pinto.
Os toiros pertencem às ganadarias Vinhas (três) e Ortigão Costa (três).
O abono de 2011 encerrará a 29 de Setembro com a Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, precedida pelo cortejo histórico evocativo das touradas reais do século XVIII.


FAENA ÉPICA DE MORANTE EM BILBAO

Tinha acabado de sair o quarto touro da tarde de Nuñes del Cuvillo na quarta corrida da Feira de Bilbao na Praça de Vista Alegre. O touro apresentava alguma dificuldade de locomoção, como que ranqueava e estava a ser protestado pelo público. Impávido e sereno, o Presidente não acedia aos protestos e mantinha o touro no ruedo.
Como se isso não bastasse, Morante de La Puebla deixou o touro ser picado por três vezes…e os protestos cresciam.
Morante depois da sua quadrilha colocar as bandarilhas, montou a muleta na mão direita e iniciou um trasteio por baixo, de piton a piton, recordando as velhas tauromaquias, como que uma pintura de Goya. O público assobiava pois pensava que isto era o prelúdio de montar a espada e despachar o touro para as “mulillas”. Puro engano. Era o início de uma faena épica de Morante de La Puebla no coso de Bilbao... uma faena para a história.
Temple, mando e toureria e um bravo touro que teve 130 investidas humilhadas e repetidas, que só um grande toureiro consegue ver e aproveitar com uma faena pinturera e profunda.
Se calhar toda esta discrição é inútil, porque o toureio de Morante não se descreve. Morante vive-se…e sente-se.
Video

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A NOITE DE EXALTAÇÃO AO FORCADO.

A corrida da próxima sexta feira dia 26 de Agosto, 22h na castiça e emblemática Praça de Touros de Arronches, está a causar um enorme "sururu" entre os aficionados alentejanos com a procura de bilhetes a ser reflexo disso.
Para além de colocar frente a frente os dois grupos mais antigos do distrito, Amadores de Portalegre e Amadores de Arronches, tem outro aliciante que é a estreia a sul do tejo dos Amadores do Ramo Grande, Ilha Terceira, Açores. Estes três Grupos de Forcados Amadores disputarão entre si um concurso de pegas inédito...Melhor Pega; Melhor Grupo; Melhor 1º Ajuda e Melhor Rabejador. Para avaliar tais prestações contituirão o Jurí os Exmos Srs, Fernando Marques, Planeta dos Touros; Pedro Pinto, Ruedoibérico; Herlander Coutinho, Toureio.com; Hugo Teixeira, Diário Taurino e João Carvão, Taurodromo.com
Os touros são 6 imponentes exemplares da Ganadaria de Paulo Caetano e tal como a publicidade indica "um Curro digno de Madrid".
Para tourear um cartel de jovens cavaleiros, que atravessam dos momentos mais altos das suas carreiras, Marco José, João Moura Caetano e João Maria Branco.
preços para todas as bolsas, inclusivé para Jovens e Reformados a 13€.
A noite promete e o ambiente em torno da Corrida de Exaltação ao Forcado é enorme e de grande expectativa.
Dois dos exemplares de Paulo Caetano a lidar nesta noite

MESTRE DAVID RIBEIRO TELLES HOJE NA CAMPANÁRIO


Na emissão deste 22 de Agosto, irá ser transmitida uma grande entrevista com Mestre David Ribeiro Telles, que irá falar um pouco da sua pessoa, da sua carreira, bem como comentar a actualidade taurina nacional. Uma grande entrevista a não perder.
Mas no programa de hoje Hugo Calado irá contar-lhe tudo aquilo que se passou em Sobral da Adiça, enquanto Herlander Coutinho irá contar como foi a corrida em Santo Aleixo e todas as noticias que marcaram a semana além fronteiras.
Tudo isto e ainda toda a actualidade taurina a partir das 21 horas em 90.6FM ou então em www.radiocampanario.com

Corrida de Toiros e Arte Equestre nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré

As festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré contarão este ano com uma corrida de toiros, no dia 8 de Setembro, quinta-feira e um espectáculo de Arte Equestre, no sábado dia 10, ambos às 22h15, na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré.
Mantendo a linha de sucesso que tem caracterizado a temporada tauromáquica de 2011, na Nazaré, recupera-se este ano a data tradicional de 8 de Setembro, com a realização de uma corrida à portuguesa.
A corrida conta com a participação de dois dos triunfadores da temporada de 2011, na Nazaré, os cavaleiros Joaquim Bastinhas (um dos maiores ídolos do público da Nazaré) e Tiago Carreiras, aos quais se junta Rui Fernandes que está a realizar uma temporada avassaladora tanto em Espanha, como em Portugal. Lidarão um curro da ganadaria Vinhas (Mário Vinhas e Herdeiros de Manuel Vinhas) uma das mais categorizadas ganadarias portuguesas.
Para pegar este curro haverá a sensacional reedição do concurso de pegas de 20 de Agosto, que terminou com um empate técnico entre os grupos Amadores do Aposento do Barrete Verde (Alcochete), Amadores da Chamusca e Amadores do Aposento da Chamusca. Trata-se de um verdadeiro “tira-teimas” entre três grupos de forcados que, na corrida de dia 20, levaram ao mais alto nível a arte de pegar toiros.
Para sábado, dia 10 a Sociedade Campo Pequeno, actual concessionária da Praça de Toiros do Sítio da Nazaré realiza o espectáculo “A Magia do Cavalo Lusitano”, no qual se exaltam as características de docilidade, nobreza e funcionalidade do cavalo Lusitano, num espectáculo em que a arte equestre surge integrada com a música clássica, a ópera, o fado e o folclore. Este espectáculo tem a direcção artística de Mestre Luis Valença, um nome com 50 anos a promover a equitação e o cavalo lusitano.

TIAGO SANTOS CORTOU TRÊS ORELHAS EM FRANÇA


No domingo 21 de Agosto, Tiago Santos obteve um saboroso triunfo em Maubouguet (França) com o corte de 3 orelhas. Cortou uma orelha no primeiro novilho e duas no segundo. Nos dois novilhos toureou muito bem de capote, bandarilhou com eficácia, esteve firme com a muleta, porque ambos os novilhos pediam um toureiro com ofício.
Tiago esteve à altura das circunstâncias, matou muito bem os dois novilhos com duas estocadas até à gamuza, o que lhe valeu o corte de uma orelha no primeiro e duas no segundo, ganhando todos os troféus
em disputa. Inclusive o compromisso dos empresários de lhe darem quatro novilhadas no ano de 2012.
Alternou com David Martín (sobrinho do ganadeiro Vitorino Martín) silêncio no primeiro e uma orelha no segundo. Cristian Valencia (filho do de Bernardo Valencia “Cordobés da Venezuela”) cortou uma orelha no primeiro e outra no segundo. No final Tiago Santos e Cristian Valencia, saíram a ombros.

JOÃO MOURA JR. NA FEIRA DE ARLES (França)

João Moura Jr. vai integrar o cartel na Feira do Arroz
em Arles (França) que tem lugar de 9 a 11 de Setembro,
no magnífico coliseu romano da desta cidade do
sudoeste de França.
João alternará com Manolo Manzanares e Noelia Mota
na lide de touros de La Martililla.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tourada em Santo Aleixo (Monforte)




Integrada nas Festas em Honra do Padroeiro Santo Aleixo, realizou-se ontem, dia 21, nesta Freguesia do Concelho de Monforte, esta tourada em que se lidaram touros de Sommer de Andrade, irregulares de apresentação mas a proporcionarem lides aos cavaleiros que nem sempre souberam, ou puderam, tirar partido desse factor.
Dos cavaleiros em praça há a destacar a lide no segundo touro de João Moura Caetano, que depois de colocar os três compridos da ordem o touro continuava com acometividade que João aproveitou em lide muito conseguida com ligação, cingindo-se nas sortes e recreando-se nos remates, o melhor da noite. Antes no seu primeiro, viu o touro ser recolhido por problemas de locomoção (o mesmo problema do segundo de Sónia Matias), aproveitando o que saiu com uma lide correcta, com ferros a serem colocados depois de uma pequena batida. Rematou a lide com dois ferros de palmo cingidos. Notou-se em Moura Caetano mais alegria em praça e um toureio mais repousado, o que é de saudar.
Sónia Matias que abriu praça andou algo precipitada, com muitos ferros falhados que soube tapar ao recorrer aos ferros em sorte de violino sempre apreciadas pelo público.
O segundo com problemas de locomoção de início veio a melhorar e cumprir, mas Sónia não aproveitou na plenitude o de “Sommer”, faltando cingir-se mais nas sortes o que provocou de novo várias passagens em falso e ferros falhados.
O praticante Rui Guerra que lidou um único touro teve dificuldade de início em se acoplar, o que viria a superar deixando dois bons ferros curtos e um violino bem executado. Prolongou demasiado a lide e a sua prestação veio a menos.
Muito boa actuação dos forcados, sobretudo do grupo de Monforte com duas excelentes pegas à primeira através de Luis Aranha e de Rui Russo. Os Amadores do Montijo, abriram com uma pega à segunda tentativa através de Fábio Sindico para fecharem com mais duas à primeira através de Carlos Morais, muito bem a reunir e Ricardo Almeida (num grupo misto) que esteve primoroso a citar e reunir, ao qual agradecemos o brinde que nos fez.
Como sempre a dirigir com grande acerto o maestro António dos Santos.



OÁSIS FM SEM EMISSÃO MOTIVADO POR ROUBO NO RETRANSMISSOR


No fim-de-semana, a Oásis FM 196.4, deixou de emitir devido a ter sido vítima de roubo dos seus instrumentos fundamentais no retransmissor e posto de transformação instalados na Serra de Alqueidão, junto ao Forte Grande. Trata-se de uma situação inédita na vida da Rádio Oásis e que inviabiliza a emissão, não havendo ainda uma data definida para a retoma das mesmas.
Assim, e por motivos aos quais é completamente alheio, o «Barreira de Sombra» vê-se forçado a suspender as suas emissões em directo até que a situação seja resolvida. Os seguidores do programa podem continuar a acompanhar-nos neste blogue.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Morreu o cavalo Pata Negra de Pablo Hermoso


Pata Negra morre de enterite crónica (foto-D.R.)

Morreu vítima de uma enterite crónica o cavalo Pata Negra de Pablo Hermoso de Mendonza. Pata Negra tinha seis anos era filho do Gallo e tinha o ferro de Pablo Hermoso. Este cavalo sofreu em Madrid uma forte cornada a 23 de Maio de 2009, por um touro de Fermín Bohórquez, tendo sido operado na Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid e teve uma recuperação milagrosa.

As “guerras” dos sites e blogues

Disse-me um dia Paulo Caetano numa tourada em Elvas (que para além de cavaleiro e ganadeiro é um aficionado de bom senso), que as novas tecnologias permitem hoje, no mundo dos touros, uma informação ao minuto através de sites e blogues e que isso é importante para o espectáculo.
Acrescentou ainda que, na sua óptica, os blogues pela sua estrutura são de melhor acesso e facilidade de consulta para o profissional e para o aficionado. Isto porque ao correr da página, estão postadas as notícias, crónicas ou o que demais o seu responsável tiver por conveniente, sem ter que andar a saltar de “página”.
Tenho para mim, sem ser saudosista, que o esperar pela edição de um jornal ou uma revista, o poder manusear as folhas e o cheiro a papel, muitas vezes ainda a sujar-nos as mãos de tinta, tinham um encanto especial. Mas enfim, os tempos são os que são e que nos tocam viver…
Vem isto a talho de foice por uma frase que me disse o Carlos Calado aquando da tourada na Terrugem, que eu não me apercebi do seu significado na altura e que era apenas e só: “amigo Fernando o que é que me diz desta”guerra” dos sites e blogues!”.Com alguma curiosidade procurei inteirar-me (o que não foi difícil) de tão interessante matéria.
O que me parece é que o espectáculo dos touros, que já tem tanta gente a denegri-lo, não será porventura necessária esta “ajuda” que aqueles que dizem andar neste meio por serem aficionados e defendê-lo, perpetrem estas questiúnculas que não levam a parte alguma.
Já fui jovem e também irreverente (bendita irreverência), no tempo em que os cronistas, não críticos porque isso levava-nos mais longe, eram poucos e se mantinham distantes do comum do aficionado. Recordo a Leopoldo Nunes, Nisa da Silva, Cabral Valente, entre poucos outros mais…
Os tempos mudam e mudam a uma velocidade vertiginosa. Primeiro os sites com as notícias encima do acontecimento, logo os blogues que proliferam (que venham mais… os que venham por bem) e há espaço para todos. Agora as notícias dos acontecimentos taurinos ao minuto através dos Ipads, Tablets, ou lá como raio se chamam estes novos aparelhos que nunca têm nomes em português, estão na liça dos acontecimentos.
O que importa não são os anos que cada um dos sites está ao serviço da Festa; o que importa não é o número de visitas que cada blogue ou site tem diariamente; o que importa, na verdade, são os conteúdos, que sejam isentos, bem escritos e, sobretudo, que quem os publica tenha o conhecimento suficiente para ao fazer uma auto-análise não se envergonhe do que publicou.
É que como disseram o João Queirós e o Miguel Alvarenga, numa entrevista (vídeo) no equestre.com, anda por aí muito atrevido sem cultura taurina (não é necessário forçosamente ter-se colocado à frente de um touro) e que não faz por adquiri-la, a opinar de touros, toureiros e touradas. Só isso…

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Portugueses em Espanha

16 Agosto Vitigudino/Salamanca (Espanha) – Três orelhas para Ana Rita
Frente a touros de Barcial a portuguesa Ana Rita cotou-se como a triunfadora da tarde na companhia de Noelia Mota ao cortarem cada uma três orelhas. Joana Andrade que actuou em primeiro lugar teve menos sorte e ficou-se por volta no primeiro e ovação no segundo do seu lote.
16 Agosto Guijuelo (Salamanca)
João Moura Jr. cortou duas orelhas ao segundo touro de Pilar Población e escutou silêncio no primeiro.
Alternou com Curro Bedoya (silêncio e palmas) e Manuel Lupi (silêncio e silêncio).

16 Agosto Linares de Riofrío (Salamanca) 
No festival realizado nesta localidade actuaram os portugueses Paulo Jorge Santos que cortou uma orelha e Vitor Mendes que escutou ovação. Lidaram-se novilhos de Cruz Madruga e alternaram com Luis Miguel Encabo (duas orelhas), Javier Valverde (duas orelhas) re o noovilheiro Luis Miguel Amado (ovação).


Triunfo de Manuel Lupi em Dax (França)


Triunfo de Manuel Lupi em Dax    (foto-D.R.)

Manuel Lupi foi o triunfador da corrida matinal de Dax no passado sábado, completamente cheia, ao cortar três orelhas aos touros de Fermín Bohórquez com faenas conseguidas e certeiro como o rojão de morte. Alternou com Pablo Hermoso (ovação/ovação) e Fermín Bohórquez (silêncio e silêncio)

Fez-se matador de touros aos 47 anos de idade


Pepe Mayor, matador de touros (foto-D.R.)

Segundo notícia vinculada à imprensa espanhola da especialidade, o aragonês Pepe Mayor, de 47 anos de idade, tomou a alternativa no passado domingo na praça mexicana de Cadereyta.
Em princípio não lhe queriam conceder a alternativa por não ter toureado, como novilheiro, o número suficiente de novilhadas que lhe permitissem tomar a alternativa.
Finalmente a Agrupación de Matadores Mexicana, presidida pelo matador de touros Manolo Mejía, concedeu a autorização para que Pepe Mayor se tornasse matador de touros.

Luis Vital "Procuna" em Coruche


No sábado, 13 Agosto, “Procuna” actuou em Coruche, terra que lhe é familiarmente muito querida e onde desfruta de excelente ambiente. Lidou um toiro de Passanha Sobral, manso e sem recorrido. Luís “Procuna” arrimou-se de forma soberba e ao mesmo tempo inglória ante um oponente sem condições, vindo a sofrer tremenda voltareta no tercio de bandarilhas contra tábuas que podia ter resultado com alguma gravidade mas que felizmente a divina providencia assim não quis. “Procuna” não temeu o susto e arrimou-se com a muleta inventando muletazos onde eles não existiam, o publico reconheceu a sua entrega e profissionalismo ante tão incipiente inimigo.
Alternou com o matador espanhol Javier Cortez e os cavaleiros Manuel R. T. Bastos e Tomas Pinto, pegaram os Amadores de Coruche. Lidaram-se astados de Passanha Sobral, mansos e sem condições os lidados a pé.

Actuações de Miguel Moura

Miguel Moura (foto-D.R.)
Depois de ter deixado excelente ambiente nos dois festejos em que actuou na Ilha Graciosa com duas actuações triunfais, Miguel Moura regressa esta sexta-feira a Santana da Serra compartindo cartel com seu pai e Tito Semedo na tradicional corrida das festas desta localidade.
Por seu turno, dia 23 terça feira, tem compromisso igualmente importante no Crato onde a sua apresentação está  a criar grande expetativa.
O Maestro João Moura, Duarte Pinto e os Forcados Amadores de Azambuja e Alter do Chão compôem o cartel em que serão lidados toiros de Benjumea (Nuñez Del Cuvillo).
O espectáculo tem inicio às 22 horas e integra-se na Feira de Artesanato e da Gastronomia.

sábado, 13 de agosto de 2011

Faleceu um Grande Forcado, DOMINGOS BARROCA

O Domingos (à direita) com Correia Lopes numa volta à arena

Foi hoje a enterrar o Domingos Barroca, antigo forcado dos Amadores de Lisboa. Era um forcado da minha geração, tinha apenas um ano a mais do que eu. Iniciámo-nos nestas andanças de pegar touros mais ou menos ao mesmo tempo. Guardo gratas recordações do Domingos como forcado e como homem, em especial uma noite de grande confraternização no Montijo quando o Nuno Salvação Barrete foi à Tertúlia do Montijo fazer um colóquio. Desde a tragédia do Campo Pequeno que o Domingos ficou como uma referência da forcadagem, porque mesmo o infortúnio não lhe conseguiu “roubar” a sua Alma Lusa de Grande Forcado. Paz à sua Alma!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Touros na Messejana


Touros em Santana da Serra


Exposição de Arturo Castro Ortega em Alcochete


Decorre a partir de amanhã, dia 13 e até 27 de Agosto, na Biblioteca de Alcochete a exposição de Arturo Castro Ortega "De raícez y Toros III"
A exposição está aberta ao público no horário habitual da biblioteca e é um convite a todos os que visitam Alcochete por ocasião das Festas do Barrete Verde e das Salinas

Actuação promissora de Tiago Santos no Campo Pequeno


Tiago Santos num lance à verónica
(Foto-Emílio)

Destaque para Tiago Santos ontem, numa noite de toureio a pé na praça lisboeta do Campo Pequeno.
O novilheiro Tiago Santos teve uma actuação muito digna na sua presença nesta corrida em que alternou com “Procuna”, António João Ferreira e Nuno Casquinha, o mais recente matador de touros português. 
Tiago aproveitou o novilho de José Luis Cochicho para lancear com gosto de capote, dominar o tércio de bandarilhas e sacar faena pelo piton direito ao seu novilho.
Actuaram na lide a cavalo Rui Salvador, Tito Semedo que confirmou a alternativa e Duarte Pinto. As pegas estiveram a cargo dos forcados de Vila Franca de Xira. Lidaram-se touros de Veiga Teixeira para cavalo e touros e um novilho para a lide a pé de José Luís Cochicho.

VITOR MENDES COMEMORA 30 ANOS DE ALTERNATIVA NA CORRIDA DO SPORTING


No dia 26 de Agosto, às 22h00, no Campo Pequeno, realizar-se-á a Corrida de Touros do Sporting, iniciativa inserida nas comemorações do 105.º aniversário do Clube e que servirá também para comemorar os 30 anos de alternativa de Vítor Mendes.
A conferência de imprensa de apresentação da Corrida de Touros do Sporting aconteceu ao final da tarde de quinta-feira, no Campo Pequeno. Ricardo Tomás, vogal do Conselho Directivo do Sporting, Maurício do Vale, relações públicas do Clube, o «matador» Vítor Mendes e Rui Bento, da sociedade tauromáquica do Campo Pequeno, fizeram a apresentação do evento. O dirigente «leonino» falou da tradição da Corrida de Touros do Sporting "evento que vem desde os tempos em que João Rocha era presidente do Clube." Em forma de curiosidade, Ricardo Tomás lembrou que foi em 1927 a primeira vez que o Sporting se envolveu na organização de uma corrida de touros.
Na edição deste ano, o cartaz é composto pelos cavaleiros Rui Fernandes e Marcos Bastinhas e pelos matadores Vítor Mendes e António Ferreira. Os forcados da noite serão os Amadores do Aposento da Moita e os sete touros (três para lide a cavalo e quatro para lide a pé) são da ganadaria de Falé Filipe.

Recorde-se que Vitor Mendes tomou a alternativa a13/09/1981 em Barcelona, tendo como padrinho Palomo Linares e de testemunha Manzanares. O touro da alternativa da ganadaria de Carlos Nuñez tinha o nome de Chaqueto. Nesta importante tarde Mendes cortou uma orelha ao touro da alternativa e duas no segundo. Na ocasião foram vários os aficionados portugueses que se deslocaram a Barcelona para assistir a este acontecimento e que era o início da projecção de um matador de touros português como figura do toureio. 


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

UM TOUREIRO PRECOCE

Chama-se Paúl Jativa, é equatoriano, tem 10 anos... e quer ser figura do toureio

VIDEO

A CRISE AFECTA A FEIRA DE MÉRIDA


Javier Solís cabeça de cartaz na única corrida (foto-D.R.)

Depois de largas negociações entre o Ayuntamiento e os proprietários da praça de touros de Mérida (família Postigo) foi decidido manter uma única corrida de touros que terá lugar no dia 3 de Setembro, com Javier Solís, Júlio Parejo e Miguellín Murillo, isto pela crise que assola a cidade estremenha.
Haverá ainda um festejo de “Enganches” com entradas gratuitas e a negociação com  a Deputación Provincial de Badajoz para uma novilhada sem picadores com alunos da Escola Taurina de Badajoz. 

Touros na Arruda dos Vinhos

Click nas imagens

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diego Ventura em Portalegre

A empresa Gestoiro-Eventos, Lda., apresentou o cartaz oficial da "CORRIDA DO ANO" que se realizará em Portalegre no próximo dia 9 de Setembro às 22 horas.
Esta corrida será marcada pela presença do “furacão” Diego Ventura no Alto Alentejo que alternará com os triunfadores Rui Fernandes e João Moura Jr.
Os toiros a lidar serão da afamada ganadaria Fermin Bohórquez e serão pegados pelos Forcados de Portalegre e Monforte. Os bilhetes, esses são a partir de 10€.

Conferência de imprensa para apresentação da corrida do Sporting


Amanhã, quinta-feira, dia 11 de Agosto, às 19h30, no Salão Nobre da Praça de Toiros do Campo Pequeno, terá lugar a Conferência de Imprensa para apresentação da corrida de toiros comemorativa do 105º aniversário do Sporting Clube de Portugal, que se realizará nesta praça na sexta-feira, dia 26 de Agosto.
Para além da comemoração dos 105 anos do Sporting, nesta corrida será igualmente comemorada uma outra efeméride do maior significado para a tauromaquia portuguesa.

Actuações de Luis Vital "Procuna"


“Procuna” triunfou na Nazaré… um ano mais!
 Luís Vital “Procuna” triunfou forte a encerrar a corrida do passado sábado na Nazaré diante de um touro de S. Torcato de qualidade. Magistral com o capote, imponente e com verdade num fabuloso e arrimado tércio de bandarilhas e com a muleta, profundo e ligando faena por ambos os pitons. “Procuna” toureou com temple e entrega transmitindo ás bancadas um toureio poderoso e sério. Já no seu primeiro, andou com muito profissionalismo diante de um touro menos franco. Repartiu o tércio de bandarilhas com o seu alternante, António Ferrera. Actuaram a cavalo, Joaquim e Marcos Bastinhas em noite de apoteose. Pegaram os Forcados de Montemor e lidaram-se toiros de Pinto Barreiros para cavalo e a pé de S. Torcato.
“Procuna” continua Ídolo de Abiul
Uma grande enchente viveu no domingo mais uma tarde de triunfo redondo de Luís “Procuna” em Abiul, a mais antiga praça de Portugal. No seu primeiro, um bom touro mas que exigia muito valor e técnica, “Procuna” levou alvoroço á bancada logo com o capote e num extraordinário tércio de bandarilhas. Depois manteve o alto nível com uma excelente faena, valente, também artista e profunda. No seu segundo, que chegou á muleta reservado e perigoso, “Procuna” arrimou-se de verdade, jogando o físico e assim entusiasmou aquele publico de que é ídolo há seis anos seguidos! Grande tarde, com touros de Brito Paes. Actuaram também os cavaleiros Rui Fernandes, (duas empolgantes lides) e Manuel Lupi, (vencendo o pior lote, de poucas opções) e os Forcados de Vila Franca de Xira, tarde dura e muito difícil.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tourada em Santo Aleixo


Click na imagem


UMA ORELHA PARA PAULO JORGE SANTOS EM ÍSCAR (ESPANHA)


Segundo o jornal Hoy da Extremadura espanhola, o cavaleiro português Paulo Jorge Santos cortou uma orelha ontem em Íscar, na corrida de rejoneo ali realizada.
Lidaram-se touros de Flores de Cassara, colaboradores na generalidade com excepção dos dois últimos. Alternou com Leonardo Hernández (orelha) e Noelia Mota que foi a triunfadora da tarde ao cortar duas orelhas no seu primeiro.

Diário Hoy dedica reportagem aos Forcados de Arronches

O Diário Hoy dedica ao Grupo de Forcados Amadores de Arronches uma extensa reportagem nas suas páginas, acompanhada de um vídeo da sua recente actuação em Cabeço de Vide.
Para ler e ver esta reportagem click no link abaixo 


domingo, 7 de agosto de 2011

Lenços brancos na Terrugem para atribuir troféus

A 1ª Corrida do site Taurodromo.com que decorreu na Terrugem, na noite de 6 de Agosto, perante ½ casa forte e integrada nas Festas de Santo António, ficou marcada por três aspectos. A saber: a atribuição dos prémios (melhor lide e melhor pega) através do acenar de lenços brancos por parte dos espectadores; das lides de Pedro Salvador (vencedor do prémio em disputa) como um cavaleiro a ter em atenção por parte das empresas e o excelente curro de Paulo Caetano, irregular de apresentação mas de uma nobreza, comportamento e tranco a proporcionar uma corrida muito interessante sobre o ponto de vista ganadeiro.
Conheço e sei que o Flávio Oliveira tenta ser inovador, que o seu site tem um conteúdo interessante e um aspecto gráfico bonito e funcional, mas também sei que, em Portugal, esta não é a melhor forma de atribuir troféus. Para sustentar a minha análise basta ver que o último cavaleiro e grupo de forcados a actuar, nesta forma é sempre prejudicado, porque o público começa por abandonar a praça, depois de estar três horas sentado numa bancada de pedra.
Sobre a corrida há a realçar das lides de Rui Salvador a forma como aproveitou a investida e galope dos touros de Paulo Caetano. Rui abordou as sortes de frente, esteve templado, desfrutou e fez desfrutar das lides os aficionados.
Uma chamada de atenção para Pedro Salvador e que as empresas devem ter em conta.
Pedro fez da abordagem aos touros, dos cites e da forma como tem as montadas postas o seu ponto forte, aliando a tudo isto a facilidade que tem em chegar ao público pela entrega e verdade que coloca nas suas lides.
João Moura Caetano menos afortunado no lote, já que o seu primeiro deixando-se lidar, tinha uma papeleta mais difícil de resolver, esteve sobretudo no segundo em bom plano.
João Moura Caetano privilegiou o toureio frontal, sempre colocado na linha do touro. Deu vantagem quando necessário e foi a passo à cara do touro quando necessário, deixando a ferragem correcta que rematou com dois curtos reunidos.
Os touros de Paulo Caetano por vezes tardos na saída para as pegas não colocaram dificuldades e, se as houve, foi por culpa dos forcados pela forma como elegeram terrenos ou, pouco conhecimento e preparação.
Pela Tertúlia Tauromáquica do Montijo (agradecemos o brinde) pegaram o Cabo Márcio Chapa à primeira e José Eufémia à segunda; por Monforte o cabo Ricardo Carrilho e Nelson Catambas (prémio melhor pega), ambos à primeira e, finalmente por Monsaraz, José Campaniço à segunda e Rui Rodrigues à terceira em dobra a Ricardo Cardoso que saiu lesionado.
Video


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

QUE É FEITO DAS CORRIDAS DE REFERÊNCIA DAS TEMPORADAS PORTUGUESAS

Click na imagem

Ontem, através da TVI, tive a oportunidade de assistir à corrida do Emigrante no Campo Pequeno e isso deu-me matéria para reflectir. Eu explico! A chamada corrida dedicada ao emigrante nasceu no início dos anos setenta e chamou às praças de touros muitos daqueles que vivem e labutam fora do nosso país para assegurarem um futuro melhor.
Este público pouco entendido, passou neste mês de Agosto a frequentar as praças de touros sem fazer grandes exigências, logo, para alguns empresários bastava o cartaz da tourada ter em letras garrafais “Corrida do Emigrante” para assegurar o êxito financeiro do espectáculo, mesmo que o cartaz fosse de categoria menor.
Não é que seja saudosista ou que seja daqueles que passam a vida a dizer que antigamente o espectáculo dos touros era melhor. Sempre houve bom e mau em todos os tempos. Mas o que não deixa de ser verdade, é que hoje, com excepção desta corrida do emigrante, foram-se perdendo corridas cujo simbolismo é por demais importante. Relembro a corrida da Casa da Imprensa ou o Festival a Favor do Fundo de Assistência do Sindicato dos Toureiros Portugueses.
Uma vez mais, fui ao meu baú das recordações e saquei o cartel da última Corrida da Casa da Imprensa, a 38ª que teve lugar no Campo Pequeno a 3 de Agosto de 1995.
Tive o privilégio de poder contribuir para este evento, assessorando esta corrida a convite do meu saudoso amigo e companheiro, o jornalista Manuel Vieira.
Mais não fizemos do que dar seguimento ao trabalho que já tinham feito o José Sampaio e o Raul Nascimento (apoderado de Paulo Caetano), entre outros. Nesta corrida homenageou-se Dª Conchita Cintrón, para o que lhe foi mandado fazer um traje curto que ostentou com garbo a Deusa Rubia, debaixo do chapéu cordobés que lhe tinha oferecido Juan Belmonte. Acompanhei Dª Conchita aos estúdios do fotógrafo Homem Cardoso, onde foi maquilhada e fotografada, tudo ao pormenor como a ocasião merecia.
O cartel foi de luxo e o último com picadores que teve lugar na praça lisboeta, como se pode constatar pelas imagens. A foto da Deusa Rubia do Toureio, essa faz parte do meu álbum de recordações. 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Praça de Touros de Bilbao e Museu Taurino

Para os que não tiveram a possibilidade de conhecer a Praça de Touros de Vista Alegre, em Bilbao, e o seu Museu Taurino, agora que vai começar a sua Feira de Agosto, aqui fica este vídeo

A Feira de La Coruña através das redes sociais

A Feira de La Coruña poderá ser seguida através do Twitter. A empresa galega da praça de touros da Coruña, transmitirá por esta rede social em @Torotwitteado em directo com fotos e vídeos em HD, textos e informação sobre quadrilhas touros e toureiros.