segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Triunfo de Pablo Hermoso em Santamaria de Bogotá

Grande triunfo de Pablo Hermoso ao cortar um rabo no dia 23 de Janeiro na Praça de Touros de Santamaria de Bogotá
Video

Triunfo rotundo de "El Juli" domingo na Praça México

México, 30 de Janeiro
Julián Lopez “El Juli” volta a triunfar na Praça México, desta feita cortou um rabo ao touro “Guapetón” de Xajay ao qual rubricou uma faena de antologia.
Com o capote e com a muleta o madrileno esteve enorme, conseguindo uma faena redonda.Prémio também para o ganadeiro que viu o bravo touro ser premiado com volta à arena.

Plaza México. 13ª de la Temporada Grande. Cerca de 35.000 espectadores. Toros de Xajay, de buen juego. El séptimo 'Guapetón', nº 317, con 515 kilos fue premiado con la vuelta al ruedo. Zotoluco, oreja en ambos; El Juli, oreja, fuerte ovación y dos orejas y rabo en el de regalo; El Payo, silencio en ambos. Al finalizar el paseíllo se dedicó un minuto de aplausos a la memoria de José María Luévano.

Video

Toiros & Tauromaquia divulga datas para as suas Praças

A empresa Toiros & Tauromaquia, depois de ter tornado público as datas para a Praça de Alcochete para a temporada de 2011, divulgou agora as datas para as restantes praças que regenta e que são as seguintes:

Praça de Touros Daniel do Nascimento
SALVATERRA DE MAGOS: 27 DE MARÇO, 08 DE MAIO, 30 DE JULHO

ALMEIRIM: 03 DE ABRIL, 25 JUNHO, 18 DE SETEMBRO

 SOBRAL DA ADIÇA: 20 DE AGOSTO

 MOITA DO RIBATEJO: 06 DE MARÇO, 21 DE MAIO, 22 DE MAIO, 12 DE SETEMBRO,

Luis Vital "Procuna" inicia temporada de 2011

Luís Vital "Procuna" em volta triunfal no Campo Pequeno

O Matador de Toiros Luís Vital “Procuna” inicia a sua temporada 2011 amanhã (terça-feira 1 Fevereiro) em Mourão no tradicional Festival em Honra da Sra. das Candeias. “Procuna” tem tido um defeso bastante activo com diversos tentaderos nas mais importantes ganadarias. Como único profissional irá alternar com dois jovens novilheiros, promessas de futuro, o que irá tornar numa tarde de entrega para todos especialmente para o matador líder do escalafon nacional.
  Luís “Procuna” tem já garantida a sua presença em outro festival importante no mês de Março

Município espanhol de Toro (Zamora) declara as Festas Taurinas como Património Cultural

A Praça de Touros da TORO na fase de reconstrução
(Fonte-EFE)
O Município de Toro converteu-se no dia 28, no primeiro de Espanha que declara os seus festejos taurinos tradicionais Património Cultural, e que promove uma solicitação junto da UNESCO para que conceda o reconhecimento similar a nível mundial para a Festa dos Touros.

A declaração foi aprovada no Ayuntamiento de Toro (Zamora) ao que assistiram aficionados integrantes do Foro Taurino de Zamora que mostraram uma faixa de apoio à tauromaquia.

William Cárdenas, membro da Associação Internacional de Tauromaquia declarou que Toro é a segunda cidade do Mundo, depois da venezuelana de Tovar, que declara os espectáculos taurinos como parte do Património Cultural Imaterial.
O Município de Toro recuperou a sua praça de touros e reinaugurou-a a 18 de Julho de 2010. 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Video - "El Juli" sai a ombros na alternativa de Oliver Godoy em León

VIDEO

Paulo Jorge Santos com novos apoderados

Paulo Jorge Santos  (Foto-D.R.) 
Com a temporada de 2011 à porta, o cavaleiro Paulo Jorge Santos fechou um acordo de apoderamento com a dupla Florindo Ramalho / Pedro Pinto, que visará actuar com mais assiduidade em arenas portuguesas, depois de uma triunfal temporada de 2010. Do passado ano recordam-se triunfos como os obtidos em Lisboa, Vila Franca de Xira e Nazaré, para além de diversos em Espanha e França.
Paulo Jorge Santos sente que esta será uma temporada especial, pois irá também comemorar 5 anos de alternativa, que foi tomada a 10 de Junho de 2006 na Monumental "Celestino Graça" em Santarém. Com uma excelente quadra de cavalos e pronto a triunfar por todo o lado onde passe, o cavaleiro vilafranquense está com grande moral e ilusão, prometendo aos aficionados, tudo fazer para triunfar e ser figura do toureio.
O cavaleiro escolheu esta dupla por ser gente muito ligada ao mundo do toiro e em conjunto podem fazer uma excelente temporada. Em Espanha e França o cavaleiro continuará a ser apoderado por Pedro Caminero, que contará com a colaboração directa de Pedro Pinto.(Fonte-G.I.)

sábado, 29 de janeiro de 2011

IV FESTIVAL TAURINO DE SOLIDARIEDADE DA "ABRIGO"

(Comunicado da Empresa)


Depois de ponderar sobre a data do IV FESTIVAL TAURINO DE SOLIDARIEDADE DA "ABRIGO", Associação Portuguesa de Apoio à Criança,  determinou a COMISSÃO ORGANIZADORA, alterar a data então prevista de 19 de Março de 2011, para a data definitiva de 13 de Março de 2011, com o inicio do Espectáculo às 16H00,
Isto para que não colida com outros espectáculos taurinos que se iriam realizar em Portugal, o que motivou a alteração do elenco, sendo este o definitivo.
Click na Imagem

Forcados Amadores de Arronches preparam Temporada 2011

Com vista à presente temporada que já está aí à porta, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches iniciaram hoje (Sábado) um treino na Praça de Touros da Freguesia dos Mosteiros, para o que contaram com a colaboração da respectiva Junta de Freguesia.
De realçar que dos 36 elementos que se fardaram na temporada passada, 16 são naturais do Concelho. Com este treino na praça desta freguesia rural, o Cabo Ricardo Nunes diz que “é uma forma de aproximar a população do grupo representativo do Concelho de Arronches”, grupo que em 2010 percorreu 13.000 km na Península Ibérica, levando a todos os cantos o nome de Arronches. Foram, 6º no ranking dos grupos de forcados com 23 festejos e 69 touros pegados

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Granja - Festival

Click na Imagem

João Moura Caetano reforça a sua equipa, na perspectiva de uma grande temporada

O cavaleiro João Moura Caetano integrou na sua equipa o jovem bandarilheiro Pedro Paulino “China”. O cavaleiro aposta cada vez mais na qualidade da quadrilha que o acompanha sempre com o intuito de ambicionar grandes êxitos na próxima época.
Assim Pedro Paulino “China” juntamente com Filipe Fernandes formam a dupla de bandarilheiros do cavaleiro de Monforte.
A restante equipa de acessória mantêm-se como inicialmente divulgámos.
João Moura Caetano prepara com grande entusiasmo e ambição a temporada que se avizinha, sempre na procura de reforçar a sua arte de toureio com grandes êxitos e criando um estilo muito próprio.

Talavante - O lado humano do toureiro Estremenho

VIDEO

Ex-Presidente da Colombia visita Pablo Hermoso

Pablo e Álvaro Uribe que monta o "Silveti"

Depois do êxito (4orelhas e 1 rabo) de Pablo Hermoso de Mendoza na Praça de Santamaria de Bogotá (Colômbia) no passado domingo, o ex-presidente Álvaro Uribe assistiu a um treino do rejoneador navarro e montou, a convite deste, o seu cavalo “Silveti”, demonstrando o ex-presidente da Colômbia verdadeiros dotes de equitador e ser um grande aficionado.
Pablo Hermoso num gesto pela cortesia de Álvaro Uribe, ofereceu-lhe uma das suas selas.
(Fonte e Foto mundotoro)


Temporada para Alcochete

Comunicado da Empresa 
Praça de Touros de Alcochete (Foto-D.R.)
Estão já definidas todas as datas da da temporada em Alcochete,
Assim Toiros & Tauromaquia, lda, informa que a temporada 2011,
na vila castiça de Alcochete será nas suas datas tradicionais como segue:
13 de Março
17 de Abril
18 de Junho
2 de Julho
Nas seculares Festas do Barrete Verde e das Salinas a
12 de Agosto
14 de Agosto
16 de Agosto
18 de Agosto
Com o calculismo habitual da empresa e sempre na base da essência 
do espectáculo "o toiro", a pouco e pouco daremos conhecimento do 
calendário de outras praças de toiros que nos estão adjudicadas.

Distinções para Ana Batista

  A Cavaleira Ana Batista recebeu no passado fim-de-semana o troféu ao melhor Cavaleiro na categoria mulheres atribuído pela discoteca QB, em Almeirim.
  Ana Batista, que em 2010 comemorou dez anos de alternativa e conquistou um vasto leque de troféus acrescentando as homenagens que assinalaram os seus dez anos como profissional do toureio. No próximo dia 5 de Fevereiro receberá o troféu do programa "Três Tércios" da Rádio Portalegre, um dos mais antigos e prestigiados programas taurinos da actualidade, homenagem pelos dez anos de alternativa e destaque como triunfadora da temporada a Ana Batista. 

Moura abre a Temporada 2011

Click na imagem

Manuel Dias Gomes, recebe troféus e prepara-se face à temporada 2011

Manuel Dias Gomes com José Luís Gonçalves e o ganadero
(Foto - D.R.)

O Novilheiro Manuel Dias Gomes recebeu no sábado, 22 Janeiro, o Troféu ao melhor Novilheiro da temporada atribuído pela discoteca QB, em Almeirim. Depois de ser nomeado novilheiro triunfador do Campo Pequeno, agora o troféu QB, segue-se o troféu Três Tercios da rádio Portalegre e o troféu á melhor estocada do certame de novilhadas organizado na localidade espanhola de Aldeia D’Ávila de la Ribera, ambos entregues dia 5 de Fevereiro, além de outros já conquistados. Um defeso agitado e de extrema importância para a carreira do novilheiro Manuel Dias Gomes responsabilizando-o com o compromisso de 2011 ser em tudo uma temporada diferente, depositando forte ilusão no futuro.
  Manuel tem treinado e tentado em diversas ganadarias dividindo-se entre Portugal e Espanha. Durante esta semana tentou na prestigiada e triunfadora ganadaria do Eng. Luís Rocha preparando-se para o dia 1 de Fevereiro e o seu debute da temporada que agora irá desabrochar no castiço e sempre desejado festival em Honra da Senhora das Candeias, auspicioso reencontro de toda a aficcion para romper em mais uma temporada. Assim será também com Manuel Dias Gomes, dará inicio á sua temporada já dia 1 alternando com o matador triunfador da actualidade, Luís “Procuna” e uma das mais importantes promessas do escalafon dos novilheiros, João Augusto Moura na lide de reses do ganadeiro de Monsaraz. 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

João Moura e Amadores de Montemor no II Festival da Rádio Campanário

O cavaleiro João Moura e os Amadores de Montemor comandados por José Maria Cortes, são duas das presenças já confirmadas na Praça de Touros de Vila Viçosa que receberá no próximo dia 19 de Março o II Festival Taurino desta Rádio. 

A Direcção desta estação emissora alentejana diz ser "nosso apanágio, este será um espectáculo com a dignidade que a Tauromaquia merece e sempre a pensar no seu público e em todos os aficionados da festa brava. Adiantam ainda os responsáveis que "a composição do restante cartel, será divulgado oportunamente, no entanto podemos adiantar que será um cartel composto por mais cinco figuras do toureio, mais um grupo de forcado e seis novilhos/touros de várias ganadarias".

XV Entrega de Troféus do programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre.

A Rádio Portalegre e o Programa "3 Tércios" vão entregar os prémios aos triunfadores da Temporada 2010.
A cerimónia irá decorrer no restaurante "El Convento" em S. Pedro -Valência de Alcantara, dia 5 de Fevereiro, a partir das 19h30, com um jantar de confraternização, sevilhanas e fado. 
 

Triunfadores 2010
Cavaleiro de Alternativa – João Salgueiro, Cavaleiro Praticante – Tomas Pinto, Cavaleiro Amador - Miguel Moura, Matador de Toiros – Luís Vital “Procuna”, Novilheiro- Manuel Dias Gomes.
Forcado Revelação – Paulo Florentino G.F.A. Arronches, Grupo de Forcados Amadores Alcochete.
Peão de Brega- João Prates “Belmonte”, Bandarilheiro - Pedro Gonçalves / Cláudio Miguel.
Revelação Cavaleiro de Alternativa –Duarte Pinto, Revelação Cavaleiro Praticante – Mateus Prieto, Revelação Cavaleiro Amador – João Maria Branco, Internacional - João Moura Jr / Rui Fernandes.
Imprensa - RTP - Arte & Emoção / Jornal Farpas / toureio.com
Empresa - Aplaudir
Troféu Carreira – José Luís Gonçalves, José Luís Gomes, Paulo Caetano
Homenagens: Simão Comenda, João Patinhas, João Cortesão, Francisco Moita
Flores, Jorge de Carvalho (Empresa de Alter do Chão), G. F. A. Santarém (95 anos),
Sónia Matias (10 anos de alternativa), Ana Batista (10 anos de alternativa) e
Francisco Cortes (15 anos de alternativa).
Máximo Triunfador – João Moura.


Marcações até 2-2-2011 pelo telef:245 300 550  
Fax: 245 331 350 Email: geral@radioportalegre.pt



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FORCADOS AMADORES DE MONFORTE

Por: António José  Zuzarte

Forcados Amadores de Monforte depois de uma
actuação no Campo Pequeno
 Monforte é uma das terras deste imenso Alentejo onde a Festa dos Toiros tem mais interpretes, figuras grandes, e onde faltava um grupo de forcados. Este surgiu, começando a dar os primeiros passos, ainda no ano de 1999. Com fardas emprestadas, e ainda muita inexperiência, apresentaram-se mesmo assim em dois ou três espectáculos. Foi porém em 2000 que as novas fardas foram estreadas. Pegaram primeiro um toiro em Espanha, num festival em Almeirim, lá para os lados de Cáceres e, em 20 de Maio, foi a apresentação nos Canaviais, ali bem perto de Évora, onde, em tourada formal, com mais dois Grupos de Forcados, pegaram um curro de toiros de António José Teixeira e conquistaram o troféu para a melhor pega. Foi seu vencedor o seu cabo Paulo Freire, autor de uma grande "cara".
 Daí para cá cresceram, ganharam experiência, as corridas foram surgindo e os triunfos também. Conquistaram prémios em boas actuações e, em 2008, apresentaram-se na nossa "catedral" do Campo Pequeno, onde tiveram uma estreia de grande mérito. Pegaram em Espanha e França e, já com onze temporadas, consolidaram uma posição digna e invejável.
 De novo o Campo Pequeno, em 14 de Outubro de 2010, a encerrar mais uma época e o primeiro ciclo do Grupo. Na arena lisboeta, o cabo Paulo Freire passou o comando ao Ricardo Carrilho, também um dos fundadores do Grupo e forcado valoroso. Paulo encerrou uma carreira de forcado multifacetado, que com o seu querer e entrega colocou o seu Grupo no lugar de destaque que hoje ocupa. Estamos certos que os triunfos irão continuar para honrar os pergaminhos desta terra aficionada que os viu nascer.
 A Amizade que os tem unido continuará, para prestigiar este Alentejo das Touradas, do Sol que «aquece os corações e nos anima a trilhar os caminhos onde os Homens, para triunfarem, necessitam de valores profundos. Liberdade e Coragem para vencer todos os Medos e Desafios. 

Pedro Pinto representa em Portugal José Miguel Callejón

José Miguel Callejón a ombros em Las Ventas

Com vista a fazer uma campanha em Portugal que irá rondar os 10 espectáculos, o rejoneador espanhol José Miguel Callejón será representado no nosso país pelo taurino Pedro Pinto, que junto ao apoderado espanhol Francisco Cáceres irão gerir a carreira do rejoneador, que ficou em 5º lugar no escalafón da passada temporada, somando 41 festejos e o impressionante número de 91 orelhas e 12 rabos. A temporada de 2011 será para os três recheada de ilusão, em virtude de Callejón considerar a pátria do toureio a cavalo e vir consciente de que é um público que aprecia o bom toureio mas também gosta de espectáculo.
Recordemos que José Miguel Callejón conta no seu currículum com êxitos em várias praças de nomeada, como Valência onde saíu em ombros pela porta grande, Zamora e inclusive Madrid, onde numa célebre e difícil corrida de Agosto cortou uma orelha. Em Portugal já actuou por algumas vezes, colhendo triunfos de monta, como foi o caso de Alcochete, Tomar e mais recentemente em Arronches onde foi considerado o máximo triunfador da corrida de São João.
O rejoneador espanhol inicia a sua temporada no próximo dia 12 de Fevereiro na Granja (Mourão), num festival de figuras, actuando ao lado de Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Sónia Matias, Soller Garcia e Sofia Almeida. No dia seguinte actua em Espanha, na localidade Valdemorillo (Madrid).

TAUROLEVE continua em Vila Franca de Xira

Da empresa Tauroleve, recebemos o comunicado que abaixo transcrevemos

Caros aficionados e amigos,

Praça de Touros de Vila Franca de Xira
(Foto-Pedro Batalha)
Hoje fomos informados directamente pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira na pessoa do Exmo. Senhor Provedor do resultado da concessão da praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira para o biénio 2011/2012.
A mensagem transmitida foi a de confiança e preferência para com o projecto por nós elaborado e que reuniu para quem avaliou, a melhor escolha entre os dois projectos em concurso.
Esta decisão é para nós gratificante e encorajadora mas ao mesmo tempo de imputação de grande compromisso já que para além da responsabilidade natural inerente à gestão da Centenária Palha Blanco nunca nos esqueceremos que a Santa Casa prescindiu de valores monetários superiores oferecidos pela outra proposta existente acreditando na vontade e na capacidade do nosso projecto.
Perante esta decisão que nos honra prometemos fazer cada vez mais e melhor na defesa de Vila Franca, da Palha Blanco e da Tauromaquia.
A partir de hoje efectuaremos as gestões necessárias de forma a seleccionar as ganadarias a lidar nesta temporada onde a Centenária Palha Blanco cumprirá 110 anos de existência.
Rui Levesinho

sábado, 22 de janeiro de 2011

Video - TALAVANTE prepara-se para amanhã

Federação Mundial de Escolas Taurinas reune-se em Vila Franca de Xira

No dia 19 de Fevereiro na cidade taurina de Vila Franca de Xira, realiza-se pela 1ª vez uma reunião da Federação Mundial de Escolas Taurinas da qual faz parte, desde o ano 2001, a Escola de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira.
Vão estar presentes, através dos seus directores, professores e alunos as 15 escolas que pertencem à federação, que são as seguintes: Madrid, Albacete, Salamanca, Málaga, Benidorm, Valência, Nimes (França), Badajoz, Castellón, Guadalajara, Alicante, Toledo
Arles (França), Jerez de La Frontera e José Falcão (Portugal).
Dia 19 de Fevereiro, pela manhã haverá uma reunião no salão nobre da Câmara Municipal e há tarde, realiza-se um tentadero em que participam todos os alunos das respectivas escolas e um colóquio.
Dia 20 de Fevereiro, de manhã um tentadero, novamente com todos os alunos.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Festival Taurino em Arronches

Segundo o Planeta dos Touros apurou, a Praça de Touros de Arronches vai abrir as suas portas, pela primeira vez este ano, com um Festival Taurino a ter lugar a 2 de Abril e que pode ser o seguinte:

Cavaleiros-Tito Semedo e Filipe Gonçalves
Espadas - Sérgio Santos "Parrita" e João Augusto Moura
Forcados - Amadores de Arronches (possibilidade de outro grupo)
Novilhos - Várias ganadarias

O cabo dos Amadores de Arronches, Ricardo Nunes, confirmou-nos que o grupo tem já datas para 5 de Março, Redondo, 26 Março, Arronches e 8 de Abril, Ilha Terceira (Açores)

Toiros & Tauromaquia - As primeiras corridas para 2011

António Manuel Cardoso - Toiros&Tauromaquia

A Empresa Toiros&Tauromaquia tem já as datas definidas para algumas das suas praças, estando agendados espectáculos para: Alcochete, 19 de Março de 2011, IV FESTIVAL TAURINO da "ABRIGO"; Salvaterra de Magos, 27 de Março de 2011, VII CORRIDA do TOMATE; Almeirim, 3 de Abril de 2011, "CARTEL INÉDITO";
Alcochete, 17 de Abril de 2011, CORRIDA da ABERTURA da TEMPORADA;
Salvaterra de Magos, 8 de Maio de 2011, "CORRIDA do MELÃO"; Moita do Ribatejo, 21 e 22 de Maio de 2011, "FEIRA TAURINA".
Estão também já contratadas algumas das figuras do toureio nacional, assim, como se encontram em negociações com figuras, do rejoneo, como no toureio a pé a nível internacional.
No que diz respeito a ganadarias, as mesmas estão a ser seleccionadas, para que a essência do espectáculo  "O TOIRO" seja apresentado em praça como é timbre desta Empresa.

Talavante regressa ao México

Video

Apassionata volta ao Campo Pequeno

Apassionata regressa ao Campo Pequeno dia 19 de Março às 16h e 21h30.
VIDEO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campo Pequeno - Definida a temporada de 2011 na praça da capital

O abono do Campo Pequeno (Lisboa) terá na temporada de 2011, 16 espectáculos, sendo quinze corridas de toiros e uma novilhada.
O abono inicia-se no dia 14 de Abril (Inauguração da temporada) e prosseguirá nos dias 5 e 19 de Maio.
No mês de Junho haverá corridas nos dias 2, 16 (novilhada de oportunidade aos novos valores) e 30 e, em Julho, nos dias 7, 14, 21 e 28.
Em Agosto haverá corridas nas quatro quintas-feiras, ou seja: 4, 11, 18 (Comemoração do 119º aniversário da inauguração do Campo Pequeno) e 25.
Em Setembro haverá corridas nos dias 1 e 29 (Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, para encerramento do Abono).
No respeitante a ganadarias, debutarão esta temporada no Campo Pequeno as de Rego Botelho (a 19 de Maio) e José Luís Cochicho (a 11 de Agosto).
O efectivo da ganadaria de Rego Botelho pasta no Lugar da Caldeira, na Freguesia da Conceição, em Angra do Heroísmo (Região Autónoma dos Açores), foi fundada em 1953 e tem como antiguidade 21 de Junho de 1964 (Angra do Heroísmo).
Tem procedência de Castro Parreira e Dinis Fernandes (ganaderos açorianos) sendo o seu encaste actual Simão Malta e Parladé (Domecq/Jandilla).
A ganadaria de José Luís Cochicho, cuja antiguidade foi fixada em Alcochete (23 de Maio de 1992), foi fundada em 1991, pasta na Herdade de Alcalate, na Freguesia dos Pardais (Vila Viçosa), tem procedência Talasnas sendo o seu encaste actual Parladé (Santiago Domecq/Paulo Caetano).
Regressam esta temporada ao Campo Pequeno as ganadarias triunfadoras de 2010: a de Luís Rocha (Galardão Campo Pequeno para a melhor corrida) e a de Pinto Barreiros (Galardão Campo Pequeno para o melhor toiro).
Outras ganadarias já contratadas para o Campo Pequeno são as de Murteira Grave, Passanha, Vinhas, Falé Filipe, São Torcato, Romão Tenório, Guiomar Cortes Moura, Veiga Teixeira, Ruy Gonçalves e Santa Maria.
A empresa continua a observar toiros para virem a ser lidados no Campo Pequeno, ou em qualquer das praças sob sua administração.

Rádio Campanário volta a promover Festival Taurino

Ao longo de 25 anos a Rádio Campanário – Voz de Vila Viçosa sempre esteve ao lado da Festa Brava, respeitando-a e dando-lhe a dignidade que a Tauromaquia merece.
Em 2010 esta estação emissora realizou o seu primeiro Festival Taurino na Praça de Touros de Vila Viçosa, um evento taurino que resultou num enorme sucesso e que foi considerado por muitos o arranque para a temporada 2010.
Dado o sucesso alcançado no ano transacto a Direcção Rádio Campanário – Voz de Viçosa decidiu levar por diante neste ano de 2011 o segundo festival da Rádio Campanário.
Assim, as portas da Praça de Touros de Vila Viçosa abrir-se-ão no dia 19 de Março para receber este grandioso acontecimento taurino.
Quanto ao cartel para este festival será divulgado oportunamente.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Declarada “guerra” entre Salgueiro e Ventura

João Salgueiro em declarações a um site espanhol afirmou que Ventura o retirou do cartel de Arles no dia 25 de Abril, para o qual estava contratado por Luc Jalabert, acusando Diego Ventura de tirar o pão aos seus filhos.
Ventura agora regressado do México tem outra versão dos factos, e afirma que está surpreendido pelas declarações de Salgueiro e que não o vetou do cartel. Dizendo mesmo que é uma figura em Portugal, cobra o que decide, escolhe touros e alternantes.
João Salgueiro (Foto-Farpas)
Diego Ventura (Foto-Farpas)
Quanto à polémica afirma, que até propôs aquando da alternativa do filho de João Salgueiro, tourear com os dois no Campo Pequeno, ou outra praça de igual categoria. O que recusaram. Diz mesmo que o acusaram de não ter suficiente categoria. Assim sendo, sente-se no direito de não tourear com aqueles que dizem que ele não tem categoria. A polémica está lançada…



Colóquio - Oiro de Seda e Prata

Em homenagem aos bandarilheiros portugueses, o Clube Taurino Vilafranquense vai levar a efeito, no próximo dia 28 de Janeiro, às 21h30 na sua sede, um colóquio moderado por catarina Bexiga e com a participação dos toureiros: Rui Plácido, David Antunes, João Pedro "Juca", Pedro Paulino "China" e Ricardo Pedro. Este colóquio será precedido por um Jantar de Confraternização.
Inscrições: 937 338 528 - 263 282 193

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Video - Diego Ventura abre "guerra" com Pablo Hermoso

Diego Ventura em entrevista no México, diz que não compreende porque não pode tourear certas corridas neste país porque Pablo Hermoso de Mendoza não o quer nesses cartéis. A "guerra" está aberta entre este dois rejoneadores.
Video

António Ribeiro Telles deposita esperanças no Alperce

Chama-se Alperce, nasceu em 2005 e tem o ferro de Manuel Silvestre este Alazão em que António Ribeiro Telles deposita muitas esperanças. Diz António que “tem muita habilidade e muita personalidade” acrescentando que “tem evoluído bastante durante este Inverno”. Por isso, o cavaleiro da Torrinha deposita muitas esperanças nesta nova montada. Há que esperar por ele. Afirma.

Video

Bastinhas e Marcos Tenório em França e Venezuela

Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório no toureio a duo

Joaquim Bastinhas e o seu filho Marcos Tenório, que iniciam a temporada 2011 no próximo dia 1 de Fevereiro em Mourão, começam já a ver a sua temporada projectada além fronteiras.
Joaquim Bastinhas vai participar em Arles (França) no dia 25 de Abril, na Feira da Páscoa num cartel com Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, com a possibilidade de vir a participar em mais cartéis muito rematados em Espanha e França.
O jovem Marcos Tenório vai voltar a Mérida (Venezuela) para participar na Feira Taurina Del Sol no dia 6 de Março. De referir que Marcos Tenório triunfou aqui no passado ano, onde também os Forcados Amadores de Elvas deixaram o pavilhão bem alto do espectáculo à portuguesa.
Para além desta corrida na Venezuela, Marcos Tenório, poderá ainda vir a tourear de seguida também na Colômbia.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Diego Ventura fez desfrutar mexicanos e perde um triunfo ao falhar com o rojão

México 16 Janeiro
Com a Monumental Praça da cidade do México com 28.000 pessoas e um ambiente de grande expectativa para ver Diego Ventura, acabou por se gorar o que todos esperavam: o triunfo do português radicado em Sevilha. Ventura perdeu os troféus, sobretudo na primeira lide ao falhar (o que não é habitual) com o rojão de morte. O grande triunfador foi o matador "El Zapata" ao cortar duas orelhas.

Video

domingo, 16 de janeiro de 2011

Video - Diego Ventura nova Porta Grande

Diego Ventura voltou a abrir mais uma Porta Grande na sua temporada mexicana. Agora foi no dia 15 na bonita praça coberta de Moroleón. O português residente em Sevilha, cortou um total de quatro orelhas aos touros de Fernando la Mora. O matador Joselito Adame acompanhou Ventura nesta saída em ombros ao cortar 3 orelhas. Hoje Ventura apresenta-se na Monumental Praça da cidade do México e dia 22 actua em Saltillo.

Video

Toureiros prestam homenagem a Moita Flores

Francisco Moita Flores

Os toureiros portugueses através da sua Associação, vão prestar uma homenagem ao autarca escalabitano, Francisco Moita Flores, pelo seu trabalho em defesa da Festa dos Touros. Não só com a sua Petição Pública, como por todo o apoio que tem prestado ao espectáculo, não só em Santarém como pela sua presença assídua nas praças de touros.
A homenagem vai ser prestada num jantar a ter lugar no dia 28 de Janeiro no Restaurante Casa das Enguias, na Lançada/Montijo.
Os interessados em estarem presentes podem-se inscrever através do telemóvel 913 297 650.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Victorino Martín nos Estados Unidos para falar do touro bravo

O ganadero Victorino Martín (filho) - Foto-Diário Navarra

Segundo notícia vinculada ao mundotoro, Victorino Martín (filho) e a sua filha Pilar vão viajar para os Estados Unidos afim de participarem nas "IX Jornadas Taurinas Norte-americanas", que decorrerão em New York e Chicago entre 19 e 23 de Janeiro.
As jornadas terão início no New York City Club Taurino, uma recepção no Club Taurino de Chicago e no Metropolitan Club de Willis Tower de Chicago.
O ganadero de Gualapagar vai falar sobre a “Ecologia e a preservação da espécie do touro bravo Ibérico”.

Video - Monumento ao Touro na Ilha Terceira

A 4 de Outubro de 2010, publicámos o post em que apresentámos as primeiras imagens dos segmentos daquilo que seria o Monumento ao Touro erguida na Ilha Terceira (Açores) e que grande número de visitantes (2.319) teve na altura.
Porque guardo gratas recordações desta Ilha, das suas gentes e, sobretudo dos seus aficionados excepcionais, e dos amigos que ali deixei, quando fiz a coberturas das São Joaninas para a Revista Novo Burladero, trago-vos hoje, com a devida vénia aos nossos companheiros da Terceira Taurina, o vídeo da autoria do F.G. Pereira, desta grandiosa obra de Arte, orgulho de todos os aficionados.

Video 

Os visitantes são o nosso incentivo

Mesmo em pleno defeso (sem actividade tauromáquica) os internautas têm brindado o Planeta dos Touros com a sua assiduidade nas visitas. Há como que uma fidelidade já estabelecida, diria até, uma certa cumplicidade.
Aficionados da Ilha Terceira, um pouco espalhados
pelo Mundo (Foto- D.R.)
Motivos para isso? Julgamos que o aspecto gráfico com que apresentamos os posts, os vídeos, a forma de darmos as notícias e a diversidade dos temas, mantêm o interesse daqueles que visitam o nosso blogue.
Segundo a estatística da Google/Blogger as visitas são de aficionados em Portugal, Brasil, Espanha, México, Reino Unido, Estados Unidos, Angola, França, Itália, Suíça, Colômbia, Singapura, Canadá, Alemanha e Holanda.
Os navegadores mais utilizados são a Internet Explorer e o Firefox e os sistemas operativos mais utilizados o Windows e a Nokia.
Os sites de referência através dos quais chegam ao Planeta dos Touros são: Google, Facebook, Bing, arronchesemnoticias, Sapo e Yahoo.
Estes são os motivos mais do que suficientes para continuarmos a levar as notícias do Planeta dos Touros até estes aficionados espalhados pelo Mundo, com a certeza porém, que na sua grande maioria, são portugueses emigrantes. A todos a nossa gratidão.

II Feira de Inverno em Vistalegre (Madrid)

As primeiras figuras do toureio na II Feira de Inverno de Vistalegre

A empresa Taurodelta, gestora da Praça de Vistalegre acaba de tornar público os cartéis para a II Feira de Inverno, este ano com a particularidade de que as corridas não serão televisionadas.

A Feira terá lugar a 26 e 27 de Fevereiro com início às 17h30 (hora espanhola) e a sua composição é a seguinte:

Dia 26“El Juli”, Manzanares e Talavante
                Touros – Garcigrande
Dia 27 Juan Mora, Morante e Castella
               Touros – Núñez del Cuvillo

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cutiño e Domínguez empresários da nova praça de Don Benito


Nos extremos da mesa os empresários Domínguez e Cutiño
(Foto - mundotoro)
No Hotel Vegas Altas de D. Benito, os empresários José Cutiño e Joaquim Domínguez, apresentaram hoje (dia 14) a data de inauguração e o que vai ser a temporada nesta nova praça, construída pelo conhecido aficionado Juan Barco.
Ao acto compareceram o Alcalde Mariano Gallego, aficionados, imprensa e representantes da Peña Taurina Local.
A empresa pensa apresentar os cartéis na segunda quinzena de Fevereiro e que serão assim repartidos: Inauguração 17 de Abril e duas corridas em Setembro na Feira. A primeira de rejoneo no dia 10 e a 11 terá lugar uma corrida de touros com matadores.
Alcalde e empresa estão convictos que, com a abertura desta nova praça, poderá ser o motor taurino para esta zona de Extremadura.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Próxima actuação de Ventura no México

Sábado, 15 - Moroléon, México.
Diego Ventura (Foto-Planeta dos Touros)
Diego Ventura e os matadores Uriel Moreno “El Zapata” e Joselito Adame com touros dos de Mar de Nubes e quatro de Xajay.

Faleceu Juan Manuel Moreno Menor, empresário e apoderado

Juan Manuel Moreno Menor à direita
(Foto-mundotoro/Ricardo Relvas)

Faleceu hoje na sua casa de Madrid vítima de uma prolongada enfermidade, o empresário e apoderado Juan Manuel Moreno Menor.
Este taurino que se distinguiu sobretudo no apoderamento de rejoneadores, esteve ligado a nomes de portugueses como: João Moura, Joaquim Bastinhas e Mário Coelho.
Como apoderado chegou também a dirigir a carreira do matador de touros Rafael de Paula, entre outros.

Festival em Mourão

Mourão, 1 de Fevereiro 15 horas
Festival Taurino em Honra de Nª Srª das Candeias

Cavaleiros – Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Bastinhas 
Forcados - Amadores de Monsaraz
Matadores – Luis Vital “Procuna" e os novilheiros João Augusto Moura e Manuel Dias Gomes

Touros – Engº Luis Rocha

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Se calhar é saudade…

Esperei que este artigo saísse primeiro na minha 5ª Coluna no Novo Burladero, porque o João Queirós não me "perdoaria" a ousadia do publicar primeiro neste blogue. Ele esteve presente e permito-me "roubar-lhe" a foto deste encontro e que já publicou na N.B..  


Li a determinada altura, duas notícias que me fizeram ter alguma reflexão, daquelas a que o defeso é propício. Eu conto: li que num restaurante no Barreiro, estariam presentes num jantar com aficionados e que terminaria com uma tertúlia, os matadores Armando Soares, José Simões, José Júlio e Júlio Gomes. A outra dizia respeito à hospitalização de Mário Freire.
Toureios e aficionados numa tertúlia à antiga (Foto-J.Queirós)
Todas estas pessoas me tocam de perto e, de alguma forma, directa ou indirectamente, contribuíram para a minha formação como aficionado, já que nos separam geracionalmente 15 a 20 anos.
Por outro lado o Barreiro, terra que muito boa gente sempre associou ao trabalho, pela importância que a CUF tinha por aqueles tempos, ou ao futebol, pelos inúmeros jogadores que deu à modalidade. O próprio Armando Soares fez os seus pinitos como futebolista. O José Augusto que, para além de ter sido um extraordinário jogador de futebol, é um excelente aficionado com o qual comparti muitas vezes tertúlia.
Tive vontade de me meter no automóvel e ir ao Barreiro, compartir tertúlia nesse jantar de maestros que povoaram de sonhos a minha juventude, que com a sua amizade me distinguiram e me ensinaram a ser um aficionado melhor, mais capacitado, mais exigente e, ao mesmo tempo, mais tolerante. Tive vontade de ir ao Barreiro, ao seu hospital fazer uma visita ao Mário Freire, que conheci como um subalterno de muito mérito, um dos últimos taurinos/apoderados de uma época que aos poucos se varre da memória colectiva dos aficionados.
A vida não me permitiu ceder ao impulso, mas não me impediu de ir ao baú das recordações e revisitar esses treinos no ginásio da CP no Barreiro, onde o Mário foi funcionário. Ali se encontravam o Mário Freire, Armando Soares, Diamantino Vizeu, Júlio Gomes, Francisco Plirú, António José Martins, Alberto Reimão, Luis Peixinho, eu e o meu irmão Vitor… como espectadores.
Aulas vivas e práticas do que é o toureiro nas suas vertentes de matadores e bandarilheiros. Aulas vivas de uma paixão pelo touro e pelo toureiro que hoje aos poucos se vão perdendo. Aulas vivas de amizade e companheirismo, cimentadas depois em viagens quer de carro ou, muitas vezes, de autocarro do Montijo para o Barreiro e vice-versa, durante as quais só se falava do toureio.
Quando este despretensioso escrito chegar às mãos dos visados, espero que os primeiros tenham desfrutado como só eles o sabem fazer ao abordar o toureio na sua essência; ao segundo que já esteja restabelecido, porque o nosso “mundillo” necessita por mais anos do Mário Freire que todos conhecemos.

Pablo Hermoso de Mendoza volta ao México

Pablo Hermoso de Mendoza vai rumar ao México no próximo dia 1 de Fevereiro para dar início à sua habitual campanha neste país, onde possui o Rancho San Miguel Allende. Será aqui que Pablo e a sua quadra de cavalos se prepararão para esta temporada americana que se inicia no dia 5 e se vai estender até Março, num total para já de 15 corridas, onde está incluído o seu regresso à Praça Monumental da cidade do México.
Pablo Hermoso regressará posteriormente aos Estados Unidos em Abril para ali tourear.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tiago Carreiras hoje na Rádio Campanário

Tal como vem sendo habitual, a Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa emite às terças-feiras à noite o programa "Tauromaquia", em 90.6FM ou então em www.radiocampanario.com.
Na emissão deste 28 de Dezembro Hugo Calado irá estar á conversa com o cavaleiro Tiago Carreiras que irá falar da sua temporada 2010, em que tomou a sua alternativa e quais os projectos que tem para este novo ano.
Mas no programa de hoje será lançada uma nova rubrica, onde Herlander Coutinho irá dar conta de tudo o que marcou a semana além fronteiras



Tiago Carreiras no Campo Pequeno (Foto taurodromo.com)

Campo Pequeno vai gerir a praça de toiros da Figueira da Foz

Praça de Touros da Figueira da Foz
A empresa do Campo Pequeno vai gerir a praça de toiros da Figueira da Foz, o “Coliseu Figueirense”, nas temporadas de 2011, 2012 e 2013, com mais duas temporadas de opção.
A adjudicação da praça foi feita por convite directo da entidade proprietária à Sociedade Campo Pequeno, SA.
O contrato de exploração foi assinado segunda-feira, na Figueira da Foz, tendo como outorgantes, por parte da Sociedade Campo Pequeno, SA, Henrique Borges, em representação da Administração e o Director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento.
Por parte da Companhia do Coliseu Figueirense o documento foi assinado pelos Administradores António Mendes do Amaral, Fernando Nogueira e Silva e António Rocha Lé.

Presidenta da Comunidad de Madrid recebe figuras do toureio

Esperanza Aguirre com os cinco toureiros (Foto-mundotoro)

Esperanza Aguirre, Presidenta da Comunidad de Madrid, recebeu num almoço as principias figuras do toureio como El Juli, Cayetano, Manzanares, Miguel Ángel Perera e Talavante, os quais lhe transmitiram as suas preocupações sobre o próximo arrendamento da Praça de Las Ventas de Madrid, bem como o da integração dos touros no Ministério da Cultura, entre outros assuntos.
Durante este encontro a Presidente da Comunidade afirmou que “é intolerável o ataque a que está sendo submetida a Festa que despertou o interesse de tantos personagens da cultura como Lorca ou Vargas Llosa entre outros”.

Morante volta a Olivença


Morante de La Puebla      (Foto- D.R.)
A empresa da Praça de Olivença está a dar os últimos retoques, naqueles que podem ser os cartéis definitivos para esta importante feira da Estremadura espanhola a que tantos aficionados portugueses acorrem para satisfazer a sua afición, sobretudo ao toureio a pé.
A feira este ano decorrerá de 11 a 13 de Março e pode contar com toureiros como Morante de La Puebla (que regressa a esta praça), Miguel Ángel Perera, Enrique Ponce, El Juli e possivelmente Manzanares. Só para José Tomás está mais complicada a sua participação porque, ao reaparecer, só o fará em data posterior.

Assim se promove a Festa no México

Video

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ponce, não te retires nunca

Não resisti e tenho que compartir este belíssimo texto do escritor e homem da cultura espanhola, como é Fernando Sánchez Dragó, sobre Enrique Ponce e toda uma parafernália de citações que nos trazem à memória figuras do toureio e do mundo do cinema como Paco Rabal, nessa inolvidável criação na série Juncal que, à hora de passar na televisão, deixava Sevilha meio deserta.

 Fernando Sánchez Dragó


¿Mortal e Rosa? Inmortal e Tigre? Não. Juncal e Ponce. Parafraseio estes títulos para honrar a dois amigos e, ao mesmo tempo, a alguns mais. Obrigado à vida, que me os colocou em sorte. Denotador desta coluna, que não traz demora, porque a amizade não é valor parecido, foi a boa nova, recebida a 3 de Dezembro. De que Ponce tinha dado uma conferência no Circulo Bienvenida de Quito depois do triunfo por montera na Feira da cidade. Abriu-se de capa esse sábio com uma frase três vezes verdadeira. Nasci toureiro, disse: sou toureiro e sinto-me toureiro! Olé! Ninguém lhe levará a mal e eu menos do que ninguém, pois invejo-o primeiro, admiro-o em segundo e dou fé do terceiro.
Raras sincronias são, Enrique, as que me levam a escrever isto. Faço-o no país, longínquo, de onde me feriu a notícia da morte de António Bienvenida e do suicídio no Equador, onde tu triunfaste, de outro toureiro, cujo nome parecia capicua: Domingo Dominguín. Foi esse cronópio meu amigo quando militávamos, cada um a seu modo e ambos livres, no Partido Comunista.
A Bienvenida nunca lhe falei, mas durante muitos anos segui-o, porque era, junto a Ordóñez, o meu matador favorito. Vi-o tourear (ou não fazê-lo, pois a lide torceu-se-lhe e não houve glória, senão pena) no dia da sua retirada em Vista Alegre, quando Paula ascendeu aos céus convertido no anjo de outro Rafael: seu conterrâneo Alberti. Mas não são essas, Enrique, as únicas sincronias. Estava eu voltando a ver, quando soube da tua passagem por Quito, nada menos que Juncal. Esse adjectivo, em caló (cigano), significa esplêndido. Disse-o Búfalo? Porque não repõem aquela telesérie para que os antitaurinos se apeiem do burro com divisa assinalada ao que se subiram?
Foi outro maestro e amigo, Jaime Armiñán, quem a dirigiu, e um amigo e maestro, Paco Rabal, quem lhe colocou rosto e coração. Aquele mineiro de Águilas era tão bom como o seu parente de Assis, tão cigano como Paquiro e Frascuelo quando saíram do Café de Chinitas, tão simpático e tão “golfo” como Domingo, tão nobre como os touros que investem por direito e um actor capaz de pôr a pele de galinha à estátua de Manolete. Todos eles, Enrique, menos Paula, já me morreram, mas a tua muleta e o teu estoque aliviam-me de tanta perda. Não te retires nunca. Passará muito tempo para que volte a nascer um toureiro tão cabal, tão Juncal, tão Dominguín, tão Bienvenida, tão esplêndido, como tu…