domingo, 25 de junho de 2017

Tourada de São João em Arronches

O IV Concurso de Ganadarias Alentejanas de Arronches foi uma tourada de emoções com a saída à praça do primeiro touro com a divisa de David R. Telles. Um jabonero escuro, comprido e de muitos quilos a denotar sentido.



Luís Rouxinol com a sua experiência que os 30 anos de alternativa lhe conferem, debelou as dificuldades de um touro que se colocava pela frente, com muita pata e sentido. O segundo de Luís Rocha com menos peso mas não menos complicações, colocava-se ao lado do cavalo e incomodo. Luís Rouxinol esteve por cima com uma lide com várias passagens pela esquerda, que rematou com um de palmo e um par a duas mãos.
Com a primeira pega a cargo dos Amadores de Arronches através do seu cabo Manuel Cardoso, gerou-se a apreensão com o derrote violento do touro à segunda tentativa, que o deixou prostrado no solo, saindo em maca transportado pelos bombeiros a caminho do hospital. Felizmente está a recuperar de um traumatismo (informação do Dr. José Alberto que o acompanhou). Veio o recurso: a pega de cernelha que foi heróica, de grande emoção pelo tamanho, força e sentido deste exemplar.
Para lidar o segundo, o bonito exemplar de Monte Cadema que viria a conquistar o Prémio de Apresentação, João Maria Branco fez demasiadas passagens até colocar o primeiro comprido. Veio a mais com a colocação dos dois últimos curtos em sortes sesgadas. Com o segundo de Nuno Casquinha teve uma lide de menos a mais, começando por andar pouco ajustado nos compridos e subir o nível da actuação com os curtos.
A agradável surpresa viria com as actuações do jovem cavaleiro praticante António Prates. Trouxe a juventude, uma lufada de ar fresco com a sua prestação, onde denotou sentido de lide e eleger bem os terrenos. Com o de Vale Sorraia que por vezes se colocava pela frente, teve lide muito interessante em que apontou ferros frontais alternando com o levar o touro em galope a duas pistas. Os touros bravos destapam por vezes os toureiro mas, António Prates esteve à altura da qualidade do touro de Romão Tenório (Prémio Bravura) que cresceu ao castigo mas, ao qual era necessário fazer-lhe as coisas bem feitas, porque não permitia deslizes.
Com o conjunto das suas duas lides foi o triunfador. O Prémio para a Melhor Lide com o touro com o ferro do ganadeiro arronchense, foi merecido.
Os Forcados de Arronches, depois da apreensão com a pega do cabo, arrancaram uma grande cernelha e duas pegas ao primeiro intento.
Quando aos de Monforte uma pega à segunda e duas à primeira tentativa, com destaque para a grande pega de Luís Aranha.
Dirigiu o espectáculo o delegado Marco Gomes assessorado pelo Dr. José Guerra que, à hora do sorteio, colocaram em dúvida o peso apresentado para os touros, o que é, em nossa opinião, difícil de ajuizar em cima de uma camioneta e os touros nas jaulas de transporte.
No final a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, autarquia que apoia esta tourada, acompanhada de outros autarcas, entregou os prémios aos distinguidos que ficaram assim distribuídos:Prémio Melhor Lide: António Prates, Melhor Pega, Luís Aranha dos Amadores de Monforte; Prémio Bravura, Francisco Romão Tenório; Prémio Apresentação, Monte Cadema.
Lamentavelmente, um vez mais, organização e artistas (com duas excepções), esqueceram-se de se voltarem com os prémios para o público dos sectores de sol (com mais gente), que também pagam bilhete e gostam de ver, daí a nossa foto com os premiados de costas. Outro detalhe, este sim louvável é que ambos os grupos de forcados brindaram uma pega aos Bombeiros V. de Arronches, simbolizante o respeito e admiração pelos "Soldados da Paz" no combate aos incêndios que têm assolado o nosso país. Fernando Marques|Fotos-Planeta dos Touros


















Sem comentários:

Enviar um comentário