quinta-feira, 13 de junho de 2013

Por vezes colocamo-nos a jeito

(João Moura Jr. Foto - D.R.)
Não é de agora que defendo que o maior mal que se faz à Festa dos Touros não vem de fora, mais sim de dentro da própria Festa. É como se fosse um filho ao qual tanto queremos que acabamos por prejudicar, não o conduzindo na vida da melhor maneira, como por exemplo saber respeitar para que o respeitem.
Vem isto a conto a propósito das famigeradas imagens publicadas numa rede social pelo cavaleiro João Moura Jr., e que como é natural incomodaram muita gente (inclusive aficionados) e que os anti-taurinos e defensores dos animais (pouco preocupados com o ser humano) aproveitaram. Caiu como mosca no mel! Houve até falsos moralistas com voz na comunicação social, que em gestos “tresloucados”, mostraram a sua indignação…
É certo que os Homens dos touros, os aficionados, são sem sombra para dúvida os que mais cuidam e estimam os seus animais. Neste grupo incluiu-me eu próprio, pois já tenho deixado para trás a minha saúde, em prol do bem-estar dos meus cães e gatos que, ao menor sintoma de doença, aí vão eles a caminho do veterinário...e não deixo de ser aficionado.
Mas isto não basta. Há que ter o bom senso de não dar o corpo às balas. Somos nós aficionados e profissionais do toureio, que temos que nos precaver e não nos colocarmos a jeito para que não fiquemos em situações embaraçosas como foi o caso.

João Moura Jr. em comunicado tentou, e bem, desfazer a insensatez cometida e pedir desculpa pelo desconforto que causou a todos aqueles que o admiram como profissional, mas terá que repensar que isto das redes sociais é uma faca de dois gumes, para o bem e para o mal. Como aficionado espero que este incidente lhe sirva para no futuro salvaguardar o seu nome, a sua imagem… e a própria Festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário