quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por vezes há males que vêm por bem!


Dr. Moita Flores um dos rostos na defesa da Festa

Por vezes há males que vêm por bem. Foi necessário os ataques á Festa chegarem ao ponto a que se chegou para que os aficionados, incluindo alguns dos políticos, acordassem para a realidade.

Os políticos na Catalunha ao proibirem os touros naquela comunidade, não fizeram mais do que atear o fogo que há muito estava em lume brando.
Daí aos países sul-americanos onde a tradição do espectáculo taurino tem raízes muito profundas, ali plantadas por nuestros hermanos foi um ápice.
Em Espanha a ILP (Iniciativa Legislativa Parlamentar) foi o sinal maior dos aficionados ao reunirem as assinaturas necessárias para levarem ao parlamento o documento reivindicativo para que a Festa seja tida como uma actividade de interesse nacional.
A mais recente manifestação por parte de aficionados e políticos (que agora se juntam) deu-se há poucos dias no México, e por agora as intenções do ataque à Festas dos Touros naquele país estão em banho-maria.
Por cá, depois do grande contributo do Dr. Moita Flores e da recolha das assinaturas, houve também o aparecimento de alguns movimentos em defesa da Festa.
Surge agora o movimento dos municípios portugueses, se bem que já existia na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a secção de municípios com actividade taurina que foi criada em Setembro de 2001 e congrega 40 municípios de norte a sul do país.
Sete municípios portugueses já declararam a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal, uma medida que promete ser seguida por vários autarcas de norte a sul do país.
O primeiro concelho a tomar a decisão foi o de Vila Franca de Xira, seguindo-se os municípios de Sabugal, Barrancos, Pombal, Alter do Chão, Monforte e Fronteira.
O próximo município a avançar com a declaração será o de Alcochete, no decorrer de uma reunião de câmara marcada para o dia 09 de Maio, adiantou à Agência Lusa o presidente da câmara, Luís Franco.
"Trata-se do reconhecimento formal daquela que é uma característica ou um elemento integrante da nossa identidade local. A tauromaquia faz parte do quotidiano das gentes de Alcochete", justificou.
De acordo com o autarca, o processo vai ser também desenvolvido durante o mês de Maio nos restantes concelhos que integram a secção dos municípios com actividade taurina, departamento que está aliado à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
"O que ficou acordado decidir nas câmaras foi assumir a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial Municipal, durante o mês de Maio, para depois, em Junho, as assembleias municipais poderem também deliberar no mesmo sentido", explicou.
Após essa apreciação, o município vai apresentar uma candidatura para que as manifestações taurinas sejam declaradas Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Sem comentários:

Enviar um comentário