segunda-feira, 31 de Outubro de 2011

VÍDEO - Triunfo de Talavante em Aguascalientes (México(

Recreados em Pequim (China) os "Encierros de Pamplona"

Foto - Pueblo en linea

Segundo informa o portal taurino mundotoro.com, na capital chinesa, Pequim, durante meia hora na passada sexta-feira foram recreados os tradicionais “encierros de Pamplona” (com touros de cartão), numa campanha que visa promover junto dos chineses as festas pamplónicas.
O evento contou com o apoio da Oficina de Turismo da Embaixada de Espanha em Pequim e com um grupo de entusiastas da comunidade espanhola neste país, sobretudo os de origem Navarra.

Noticias da Escola de Toureio José Falcão

O aluno Tiago Santos, vai ter um final de temporada de muito compromisso, actuando no dia 1 de Novembro no Redondo, compartindo cartel com o seu maestro e professor da Escola José Falcão, Vitor Mendes e António João Ferreira, único matador de toiros da Escola José Falcão.
A 6 de Novembro, participa no Encontro Internacional de Escolas Taurinas em Benidorm (Espanha), matando um novilho de Jimenez Pasquau.
No dia 11 de Novembro, estará em Saint-Sever (França) para lidar novilhos de Baltasar Ibán.

sábado, 29 de Outubro de 2011

Rui Bento e António Ferrera o rompimento do apoderamento já esperado.

António Ferrera com Rui Bento Vasques
Rui Bento Vasques e António Ferrera puseram ponto final em dois anos de apoderamento.
Depois dos acontecimentos que tiveram eco na imprensa da especialidade ocorridos este ano, era previsível o término deste apoderamento.No final ficaram as palavras do costume sem azedumes e de cavalheiros.
Ferrera disse à imprensa espanhola que “'desde siempre he admirado, respetado y ahora, querido, a Rui, porque como torero ha sido un ejemplo y llegando a mi carrera ha sido un excelente apoderado, pero es hora de cambiar de rumbo y seguir otros caminos. La amistad y el respeto, ahí queda para siempre'.
Para Rui Bento Vasques “não há queixa alguma com respeito ao António. Creio que foram dois anos que tiveram duas coisas. Uma o respeito mútuo e outra a liberdade de fazer o meu trabalho, pensando sempre no seu benefício, pois um apoderado deve-se ao seu toureiro. E eu estive nos dois lados desta relação. Sinto um grande carinho por ele, mas como ele disse, é bom mudar o rumo e sempre que necessite pode dispor de mim”.

sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

A tragédia bateu à porta de Joana Andrade

A jovem cavaleira Joana Andrade está a viver autênticos momentos de tragédia. A TVI mostrou ao país a impotência da jovem e do grupo de veterinários que tentam a todo o custo salvar os cavalos de toureio da sua quadra. O motivo apontado pelos veterinários deve-se a uma intoxicação alimentar provocada pelas rações que, segundo estes, está a ser analisada. Quatro cavalos já morreram e outros correm perigo.

Armando Teixeira apodera David Gomes

O taurino Armando Jorge Teixeira, passa a apoderar desde agora o cavaleiro amador David Gomes.
Para o apoderado esta é uma aposta num jovem com intuição toureira e um espírito de sacrificio que só os que querem realmente ser toureiros têm, é para mim uma aposta com futuro e em quem aposto totalmente. Afirmou Armando Teixeira.

terça-feira, 25 de Outubro de 2011

AGOSTINHO BORGES, ANTIGO FORCADO E ACTUAL DIRECTOR DE TOURADAS, HOJE NA CAMPANÁRIO

Na emissão de hoje, 25 de Outubro,  Hugo Calado irá estar à conversa com Agostinho Borges, que irá falar um pouco da sua vida como forcado e ainda da sua actual função de Director de Corridas.
A edição de hoje fica também marcada pelo regresso de Herlander Coutinho ao programa, trazendo as notícias que marcaram a semana além fronteiras. De salientar ainda que haverá um passatempo.
Caso queira participar neste programa, basta enviar um sms para o 968083623 ou então por e-mail em rádio.campanario.com.
Tudo isto e ainda toda a actualidade taurina a partir das 21 horas em 90.6FM ou então em www.radiocampanario.com, um programa que será antecedido por fados e flamencos a partir das 20 horas.

JORNAL OLÉ AMANHÃ NAS BANCAS

O semanário taurino OLÉ está nas bancas amanhã e chamou à primeira página entre outros temas da actualidade o falecimento de António Chenel "Antoñete", uma figura de época, toureiro de toureiros e exemplo para as novas gerações.

domingo, 23 de Outubro de 2011

António Chenel “Antoñete” faleceu ontem em Madrid, vítima de uma broncopneumonia.

O veterano matador com Manuel Molés
O estado de saúde do veterano matador de touros madrileno já se vinha arrastando com problemas respiratórios e acabou por falecer ontem aos 79 anos de idade.
Antoñete foi figura do toureio e marcou uma época, com especial destaque para a sua praça de Las Ventas, onde residiu quando jovem na casa de seu cunhado que era o guarda da praça de Madrid.
Ficou famosa a sua faena histórica ao touro “Atrevido”de Osborne. A sua dilatada carreira ficou assinalada por períodos de inactividade e regressos.
Os últimos anos da sua vida, com a amizade do crítico taurino e actual Director do Canal + Toros e responsável pelo programa “Los Toros” da Cadena SER, Manuel Moles, foram vividos como comentador das corridas que o Canal + retransmitia ao longo da temporada.

(Vídeo en recuerdo a Antoñete)

quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

Faleceu Bernardo Valência “El Cordóbes da Venezuela”

Bernardo Valência numa das suas últimas actuações na sua terra

Aí pelos últimos dos anos setenta, apareceu em Portugal, saltitando entre Vila Franca e Montijo, Bernardo Valência “El Cordóbes da Venezuela”, um personagem que, no passado dia 18, passou às arenas da eternidade, para ali continuar a dar lugar a faenas escritas em páginas que o vento já levou da memória dos poucos portugueses que dele guardam alguma recordação.
Protegido por José Samuel Lupi, que para a Venezuela tinha “emigrado” como muitos portugueses depois do 25 de Abril, Bernardo Valência teve oportunidade de tourear em Portugal algumas tardes. O empresário e saudoso amigo José Lino deu-lhe algumas oportunidades. Em Vila Franca toureou quando outro saudoso amigo como era o Bacatum, que com o Oliveira, dirigiam os destinos da Palha Blanco, também lhe deram essa oportunidade. Numa corrida ali realizada, Bernardo Valência, exímio bandarilheiro, quase ficou surdo ao ser colhido quando colocava um par de bandarilhas.
Foi ter à Barroca d’Alva e com a generosidade do campino António Figueiredo ficou a viver na sua casa.
Por essa altura, estava eu com outros companheiros à frente dos destinos da praça Amadeu Augusto dos Santos no Montijo, quando conheci e travei amizade com Bernardo. Uma noite, depois de uma corrida ter terminado, tinham-se lidado quatro touros castanhos preciosos para cavalo da divisa de João Ramalho, lembrámo-nos de, às duas da madrugada, ir à Barroca d’Alva, à casa do Figueiredo acordar o Bernardo Valência para ir tourear os touros lidados a cavalo, já que na nossa opinião de aficionados, deixariam sacar passes pelo menos pelo piton esquerdo.
Lá fomos no meu Simca 1100 a caminho da Barroca bater à porta do António Figueiredo, que acordámos e nos apareceu alarmado. Como bom aficionado que era, ficou entusiasmado e acordou o Bernardo que metemos no carro rumo à praça montijense.
Acendemos as luzes e os touros para a arena. Um a um, proporcionaram muletazos em cadência ao Bernardo Valência que, no final, beijou a terra da arena e dizia “Dios mio por que no me sale un toro así en una plaza importante”.
Uma singela homenagem para aquele que lá, onde estiver, se vai recordar por certo deste episódio.

quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

VÍDEO - PADILLA TEM ALTA E APARECE EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CAMPO PEQUENO APRESENTA RESULTADOS DE 2011 EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

A empresa do Campo Pequeno apresentou ontem, dia 18, em conferência de imprensa, os resultados da temporada 2011. Durante esta conferência, foi entregue o cheque no valor de 76.321 euros à Dr.ª Maria Helena Telles, Presidente da Associação L.Vida, correspondente à receita líquida do festival realizado no Campo Pequeno a favor desta associação.
A empresa que tem vindo a alargar a sua esfera empresarial, administrou também este ano, as praças da Figueira da Foz, Nazaré e Arruda dos Vinhos, considerando face aos números apresentados à imprensa, muita positiva a gestão destas praças. sendo que, no total, foram organizados pela empresa 30 espectáculos.
Os números falam por si e a empresa apresentou-os, quer em reses lidadas nas várias categorias de espectáculos, artistas e número de espectadores que frequentaram o Campo Pequeno este ano de 2011 durante os espectáculos tauromáquicos.
(Na mesa, Paulo Pereira, João Borges, Rui Bento Vasques e Heinrique Borges-Fotos Emílio)
Os empresários salientaram ainda que das receitas geradas pelas transmissões das 16 corridas televisionadas, foram beneficiadas terceiras entidades, num total de 100 mil euros (Sindicato N. dos Toureiros Portugueses, 76.000 euros e Associação P. Criadores de Toiros de Lide, 24.000 euros).
A assistência média de espectadores foi de 5.180, havendo uma recuperação de público nas praças da Nazaré e Figueira da Foz com uma taxa média na ordem dos 85%. Subiu também o número de abonados com a introdução do Cativo Júnior desde 2008, sendo praticada uma nova política de preços para este segmento etário.
Como nota final e curiosa, o Campo Pequeno na rede social facebook, lidera mundialmente como a maior página taurina, ao ter 31.500 fãs, superior a Las Ventas ou à Plaza México.
Para além das iniciativas colocadas em prática como as homenagens, Academia de Toureio, exposições etc., a empresa tem como projectos para 2012 a conclusão das obras no Museu, uma loja de merchandising e visitas guiadas.

terça-feira, 18 de Outubro de 2011

À PORTUGUESA NO MÉXICO

Rádio Campanário - Programa de Tauromaquia

Foto-Emílio de Jesus
Na emissão deste 18 de Outubro,  Hugo Calado irá estar à conversa com Paulo Pessoa de Carvalho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos. Nesta entrevista irão ser comentadas as medidas do Orçamento de Estado apresentado pelo Governo de Pedro Passos Coelhos. Será que o IVA irá afectar a tauromaquia? O que pensam os empresários taurinos desta situação? Serão algumas das perguntas que irão ser esclarecidas.
Caso queira participar no programa de hoje, basta enviar um sms para o 968083623 ou então por e-mail em rádio.campanario.com.
Tudo isto e ainda toda a actualidade taurina a partir das 21 horas em 90.6FM ou então em www.radiocampanario.com, um programa que será antecedido por fados e flamencos a partir das 20 horas.

JORNAL OLÉ AMANHÃ NAS BANCAS

Click na imagem

segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

Clube Taurino Vilafranquense Triunfadores temporada 2011-Praça de Toiros Palha Blanco

JOÃO SALGUEIRO – MELHOR LIDE A CAVALO pela que assinou frente ao segundo toiro da corrida de dia 4 de Outubro.
DAVID MORA – MELHOR FAENA pela executada ao quinto toiro da corrida de dia 2 de Outubro.
CARLOS FALÉ FILIPE- MELHOR CORRIDA pela que lidou no dia 2 de Outubro.
PEDRO CASTELO – MELHOR PEGA pela executada ao quarto toiro da corrida de dia 30 de Setembro.
RODOLFO BARQUINHA – MELHOR BANDARILHEIRO pela actuação frente ao quarto toiro da corrida de dia 2 de Julho.
A Direcção do Clube Taurino Vilafranquense, decidiu ainda reconhecer as exemplares carreiras do Maestro VITOR MENDES e do bandarilheiro JOÃO JOSÉ:
MAESTRO VITOR MENDES – Na temporada em que comemora o 30º aniversário da sua alternativa de Matador de Toiros
JOÃO JOSÉ – Pela sua longa e magnífica trajectória de mais de 40 anos, na temporada em que disse adeus às arenas.
Reconhecimentos:
GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE VILA FRANCA DE XIRA – Pela extraordinária actuação que tiveram nas duas corridas em que actuaram na Feira de Outubro.
JOSÉ MANUEL RAÍNHO - Por todo a dedicação e empenho em prol da Escola de Toureio José Falcão.
Foi igualmente decidido, atribuir a dois aficionados exemplares, o TROFÉU JOSÉ FALCÃO, do Clube Taurino Vilafranquense:
SR. SAAVEDRA VALENTE – Por toda uma vida em prol de Vila Franca, em especial defendendo a Festa dos Toiros.
CINEASTA FRANCISCO ROCHA – Pelo seu magnífico trabalho ao longo de todos estes anos e por ter realizado trabalhos que ficaram na história da cidade e da própria Festa.
Estes prémios serão entregues em data a assinalar.

TRÊS CORRIDAS PARA RUI FERNANDES NA FEIRA DE QUITO

O cavaleiro português Rui Fernandes repete cartel por três vezes na Feira de Quito (Equador), alternando com as mais prestígiadas figuras do toureio local e mundial. Rui Fernandes actua a 30 de Novembro, 3 e 5 de Dezembro.

Video de Promoção da Feira de Quito

Uma imagem eloquente

Não! Esta não é uma imagem de uma qualquer tourada em Portugal. Esta imagem foi obtida numa praça mexicana com o rejoneador Jorge Gárate  trajando à portuguesa, dando a volta à arena acompanhado de um forcado, não português mas mexicano. Dá que pensar!

DIEGO VENTURA E FRANCISCO PALHA ENCERRAM FEIRA DEL PILAR

domingo, 16 de Outubro de 2011

FORCADOS DE ARRONCHES VENCEM PRÉMIO PARA A MELHOR PEGA NA AZAMBUJA

Fábio Mileu venceu mais uma vez o troféu de melhor pega, desta vez em Azambuja. Os Amadores de Arronches concretizaram uma boa actuação, com duas pegas ao primeiro intento sendo a outra efectuada pelo jovem Ricardo Martins também ao primeiro intento, perante novilhos-toiros de Jose Dias, que mesmo sem um peso exagerado mostraram ter capacidades de proporcionar grandes pegas. (Informação G.F.A./Facebook)

VIDEO - APRESENTAÇÃO DA TEMPORADA MEXICANA DE ANA BATISTA NO MÉXICO

A campanha mexicana da cavaleira Ana Batista foi apresentada, em conferência de imprensa, na passada Sexta-feira, dia 14 de Outubro, na sala “Rodolfo Gaona”, da Asociación Nacional de Matadores de Toros y Novillos, Rejoneadores y Similares, sediada na cidade do México. 
A cerimónia contou com a presença do rejoneador Enrique Fraga e do empresário Rubén Ortega, acompanhados pelo matador de toiros António Urrutia, Presidente da Associação. 
Ana Batista debutará no México, no próximo dia 13 de Novembro, na localidade de San Francisco del Rincón (Guanajuato), compartindo cartel com Rodrigo Santos, Diego Ventura, Jorge Hernández Gárate, José Ignacio Corral e Eduardo Rubi, com toiros ainda por designar. 
Ana Batista vai chegar ao México nos primeiros dias do mês de Novembro e, em princípio, ficará alojada na ganadaria La Punta.


VITOR MENDES REINAUGURA PRAÇA DE TOUROS EM LATACUNGA (EQUADOR)

Click na imagem

A 12 de Novembro próximo, o matador de touros português Vitor Mendes alterna com Finito de Córdoba e o rejoneador local Wilson Valladares, para a reinauguração da praça de touros de Latacunga no Equador.
A praça é propriedade da Comunidade Agrícola e gerida pelo ex-matador de touros e ganadeiro José Luís Cobo, lidando-se touros de Huagrahuasi e Triana.
Esta corrida tem a particularidade de aqui se estoquearem os touros, enquanto que na capital Quito, as corridas com as principais figuras de Espanha a morte dos touros será simulada por imposição de uma lei aprovada no parlamento equatoriano.
Os aficionados aplaudem as presenças de Vitor Mendes e Finito de Córdoba e censuram os matadores espanhóis que actuam nas corridas de Quito, dizendo mesmo que só vêem dinheiro e renegam à sua profissão de matadores de touros.

sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

VITOR MENDES NO PROGRAMA "TIERRA DE TOROS" DA EXTREMADURA TV

O matador de touros português Victor Mendes, que este ano comemora 30 anos de alternativa, foi entrevistado no programa de António Castañeda do passado dia 9.
Victor Mendes falou da sua trajectória como matador de touros e da sua actual situação como maestro da Escola de Toureio José Falcão.
Disse Victor Mendes ser esta uma experiência enriquecedora lidar com jovens que estão em formação como seres humanos e como toureiros. Mendes afirmou que a técnica com que se lidam os touros, a técnica do toureio em si, todos assimilam, mas os dotados são poucos. Acrescentou o matador português que a falta de matadores de touros em Portugal foi uma questão política e premeditada.

VOLTOU A SOLIDARIEDADE AO CAMPO PEQUENO

O espectáculo dos touros sempre foi solidário, tenho até dúvidas senão o mais solidário. Não tive oportunidade de assistir ao Festival da Fundação L. Vida, que a família Ribeiro Telles organizou, mas vi o vídeo do Diogo Marcelino e, o que ressalta é a moldura humana mesmo em tempos difíceis.
Voltou a solidariedade ao Campo Pequeno, fazendo-nos recordar outros tempos em que a praça lisboeta era palco dos mais diversos festivais benéficos.
Não importa o resultado artístico, importa a disponibilidade dos toureiros, forcados, ganaderos e demais participantes, mas, acima de tudo, a resposta do público aficionado aos touros. Os anti-taurinos, se têm consciência do mal que pretendem fazer à Festa, devem estar vermelhos de vergonha!!!

“Paulo Caetano – Señor de Portugal”

Este é o título de uma grande reportagem que saiu esta semana na Revista trimestral espanhola Cuadernos de Tauromaquia. A notícia retrata o quotidiano do cavaleiro Paulo Caetano e de todo o seu trabalho realizado e centralizado na Herdade das Esquilas.
Para além das fotografias, de uma qualidade extraordinária, o texto refere a vida pessoal e profissional do Maestro, realçando o facto de ser um empresário empenhado no desenvolvimento das várias vertentes ligadas à tauromaquia e não só. Mas neste caso o enfoque central passa pelo facto de ter criado uma Ganadaria e uma Coudelaria que têm nos dias de hoje um enorme prestígio em Portugal e no estrangeiro.
Toda a reportagem é centralizada na figura do homem, da sua família e de todo o conceito empreendedor que estabeleceu por terras de Monforte, mais propriamente na Herdade das Esquilas, que nos dias de hoje é uma referência importante do toureio, do touro e do cavalo em Portugal. Vale a pena cohecer a publicação.

Clube Taurino de Alter com notoriedade na Beja Brava

Os alunos aficionados de Alter  (click na imagem) 
Através de duas deslocações à Beja Brava, o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter do Chão, deu assim início às suas deslocações fora do Concelho de Alter para divulgação da cultura tauromáquica. Esteve presente o seu mentor Marco António Gomes e alguns alunos, no colóquio sobre a divulgação de tauromaquia e conquista de aficion no Cine-teatro Pax Júli, e no dia seguinte houve uma “invasão” de alunos a visitar os pavilhões da Beja Brava, onde recolheram inúmera informação, fotografias, autógrafos, falaram com toureiros e no final cansados, mas satisfeitos regressaram, com a certeza de voltarem para uma próxima edição

OTA ROCIERA - Romaria no Monte do vale das Pedras

Click na imagem
OTA Rociera, será o primeiro evento realizado em Portugal com estas características.
Será um evento para todos aqueles que amam o campo, o cavalo, o toiro, o toureio, e o salero da cultura flamenca. Faremos todos os esforços para garantir a presença de todas as escolas de sevilhanas do País, assim como de todos os músicos e grupos portugueses de flamenco. Além disso convidaremos todos os amigos rocieros portugueses e espanhois a participarem no nosso evento.
OTA Rociera, será realizada no Monte do Vale das Pedras em Ota de 20 a 23 de Outubro. O Evento será implementado em 18 hectares numa zona lindíssima de pinheiros mansos e areia completamente vedada, dividindo-se em várias zonas distintas, Praça Rociera, Praça de Sevilla, Praça del Tapeo, Restaurante do Monte, Corredero da Chã e Zona de Camping.

terça-feira, 11 de Outubro de 2011

JORNAL OLÉ AMANHÃ NAS BANCAS

Click na imagem

XXXVI FEIRA NACIONAL DO CAVALO

A XXXVI Feira Nacional do cavalo vai decorreu na Golegã de 4 a 13 de Novembro.

Feira Nacional do Cavalo a mais importante e mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no mundo. Aqui se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo. A Golegã há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de S. Martinho, de feira que foi, passou ao mais belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito entre nós. Ralies, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos mais belos espectáculos que na Golegã se realizam na sua apresentação do mais belo animal do mundo que é o cavalo. E para complemento da festa justificando o adágio popular que, "Pelo S. Martinho prova o Vinho", não faltarão a água-pé e as sempre apetecidas castanhas assadas.


PRÉMIOS - Tertúlia Tauromáquica Sobralense




Como vem sendo hábito, a Tertúlia Tauromáquica Sobralense vai homenagear os triunfadores das corridas das Festas e Feiras de Verão do Sobral, bem como os Galardões de Destaque da Temporada de 2011 e Menções Honrosas da Temporada de 2011.




Os premiados são os seguintes:
Triunfadores da Temporada no Sobral:
Cavaleiro Profissional: Luis Rouxinol
Ganadaria: Falé Filipe
Novilheiro: Manuel Dias Gomes
Forcados: Amadores de Coruche

Galardões Destaque da Temporada de 2011:
Tertúlia Tauromaquica Terceirense
Joaquim Alves

Menções Honrosas da Temporada de 2011:
João José - Bandarilheiro
Tiago Santos - Novilheiro

Este evento terá lugar no dia 31 de Outubro p.f. pelas 20H30 na Quinta do Frade, em Pinheiro, Sobral de Monte Agraço. A cerimónia constará de jantar com a entrega de prémios e sessão de fados. O preço será de 20,00 euros para os sócios e acompanhante e de 25,00 euros para não sócios. Solicitamos que as inscrições sejam efectuadas até dia 27 do corrente mês.

AZAMBUJA - Festival a Favor das IPSSs do concelho

Click na imagem

Encerramento da temporada no Campo Pequeno

Click na imagem

A temporada tauromáquica no Campo Pequeno encerra quinta-feira, com um festival a favor da Fundação LVida, entidade à qual a família Ribeiro Telles está profundamente ligada.
Em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Joao Ribeiro Telles Júnior, bem como os matadores Ruiz Miguel, Vitor Mendes e “Pedrito de Portugal.
Pegam os grupos de forcados amadores de Santarém, Lisboa e Coruche e serão lidos novilhos gentilmente cedidos pelas ganadarias Manuel Veiga, Passanha, José Luis Cochicho, Falé Filipe e Benjumea.
A Fundação LVida é uma Instituição de cariz social que promove o desenvolvimento social e humano, ajudando ao combate à pobreza absoluta em Moçambique.
Desde 2002 que desenvolve projectos que melhoram as condições de vida das famílias do Município do Dondo, na Província de Sofala.
O lucro deste Festival de Beneficência reverte integralmente a favor do refeitório desta Fundação, equipamento que fornece diariamente pequeno-almoço e almoço a 250 crianças.

domingo, 9 de Outubro de 2011

Juan José Padilla - Acaba o toureiro mas que se salve o Homem

Só hoje tenho disponibilidade psicológica para falar da infeliz cornada que sofreu em Saragoça Juan José Padilla.
Vi a morte de Paquirri, assisti à de Montoliu, vi cornadas como a de Pepe Luís Vargas em Sevilha, a de Joselito ou a de Fernando Cepeda, mas custou-me encarar esta tremenda cornada do toureiro Jerezano.
Não é que Padilla seja um toureio do naipe dos meus eleitos, mas sempre o admirei pelo seu profissionalismo e entrega; pelo seu percurso como profissional metido naquele “comboio” das corridas duras, cuja factura pagou com muitas cornadas, só que esta terminou com o toureiro...mas que fique o Homem capaz de ultrapassar mais esta dura prova.
Nutro simpatia por Padilla pelo seu carácter. Dizem que é amigo do seu amigo, muito arreigado às tradições da sua Andaluzia. Amigo de poetas e cantadores de flamenco. Dizem que pai extremoso e que vivia para a família.
Foram precisamente as palavras que proferiu quando a caminho da enfermaria que me marcaram ao dizer: "não vejo… e os meus filhos". Tremendas emoções que este Homem viveu em poucos minutos.
É grave mas vamos todos os aficionados fazer votos para que recupere, porque o mundo do touro é muito vasto e solidário e há lugar para um Padilla noutras funções.

ELVAS 8 Outubro - Corrida de Homenagem ao Comendador Rui Nabeiro

sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

FESTIVAL EM VILA FRANCA DE XIRA

Click na imagem

CLUBE TAURINO VILAFRANQUENSE PRESTA HOMENAGEM A JOÃO JOSÉ

O Clube Taurino Vilafranquense vai homenagear no próximo dia 14 de Outubro (sexta-feira) o bandarilheiro João José Vieira.
A homenagem terá lugar durante um jantar com início às 20 horas e as inscrições podem ser feitas através dos seguintes contactos: Telm-918256563-Tel-263282193 
email-ctaurino.vfx@gmail.com

"PROCUNA E ALUNOS DA ESCOLA DA MOITA TENTAM NA GANADARIA LAMPREIA

O Matador de Toiros Luís Vital “Procuna” participou no passado dia 5 Outubro, feriado nacional numa tenta na ganadaria do Sr. António Lampreia, em Aljustrel, Herdade de Nossa Senhora, solar da ganadaria. A convite da organização do certame Beja Brava, “Procuna” e os jovens alunos da Escola de Toureio da Moita, na qual Luís “Procuna” vem desempenhando brilhantemente o papel de professor da sua escola de toureio, conjuntamente com o bandarilheiro Júlio André tem vindo a desenvolver um trabalho notável. 
Os alunos da Escola de Toureio da Moita arrimaram-se com valor e determinação, encantando todos os que assistiram à tenta visto estar integrada no programa da Beja Brava. Mais de uma centena de pessoas desfrutaram do labor dos jovens, futuro da nossa festa, cujos ensinamentos de Luís “Procuna” têm sido bem assimilados, reflectindo-se no comportamento e entrega dos pequenos grandes toureiros que pisaram a arena do tentadero do Monte de Nossa Senhora

quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

VIDEO - Apresentação da Temporada 2011/2012 na Monumental do México

NOVO BURLADERO N.º 275 JÁ ESTÁ Á VENDA

Já está nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 275, referente ao mês de Outubro.
A temporada taurina de 2011 está praticamente no fim. Dos festejos mais importantes de Setembro, a NB destaca aqueles que se realizaram no Campo Pequeno, Montemor-o-Novo, Nazaré, Sobral de Monte Agraço, Moita do Ribatejo (destaque especial para a Feira de N.ª Sr.ª da Boa Viagem), Santarém e Almeirim.
Em Espanha, a NB acompanhou a encerrona de Miguel Ángel Perera em Almendralejo, o debute de Manuel Dias Gomes em Madrid e a presença do novilheiro Joaquim Ribeiro Cuqui na Feira de Albacete.
No final da sua carreira como bandarilheiro da primeira fila, o vila-franquense João José Vieira Pedro, o popular “Caga Dinheiro”, concede uma desassombrada entrevista, onde lamenta que leva consigo a mágoa de deixar as arenas sem ter tido a oportunidade de se despedir da sua terra.
Com vários toureiros portugueses activos no estrangeiro, a detalhada da sua presença em praças de Espanha e França.
Reportagem a não perder é a que a NB oferece este mês sobre a comemoração dos 300 anos sobre a inauguração da mais antiga praça de toiros do mundo, a de Béjar, na província de Salamanca.
Não sendo um tema inédito na NB, surge este mês nas suas páginas mais uma história de sucesso sobre a descendência de cavalos de toureio famosos que brilha actualmente nas arenas. Tal pai, Tal filho fala-nos desses cavalos e das suas características.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Cartaz de Toiros (o roteiro mais completo), Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), Da Barreira (Carlos Martins), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), As pelagens do toiro de lide e as suas particularidades (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte) Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima) e As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro).
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com

terça-feira, 4 de Outubro de 2011

JORNAL OLÉ JÁ NAS BANCAS

Click na Imagem

Destaques desta semana:

- Editorial: O Cartaxo fechará a porta
- Bilhete postal: Caro João José
- Campo Pequeno - Encerramento da Temporada de 2011
- Faleceu Manuel Sabino Duarte (Veca)
- Novilhada de Albufeira com pouco para contar
- Mais um Troféu para Rouxinol na Feira da Senhora D’Aires
- Corrida à Antiga Portuguesa: Campo Pequeno encerrou a temporada - O toiro e a evolução do toureio equestre
- Exposição: Ana e seus amigos em Salvaterra…
- V. Franca - FORCADOS: OS HERÓIS DA NOITE. Mansidão e Dureza dos “COIMBRAS” em Corrida Longa
- 2ª Corrida da Feira de Outubro de Vila Franca: Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído
- Memórias da Festa de Luís Miguel Barroso
- Accion forcado inspirado em João Patinhas
- Convívio Tauromáquico em Alter do Chão
- Clube Taurino na Beja Brava
- Tauromaquia Atlântica: Nas festas de São Carlos-O Pezinho em casa do Luís Bretão!
-Póvoa de São Miguel Tábuas, Tábuas, Tábuas e alguns colaborantes…
- Alcácer do Sal: Rui Fernandes - Triunfador dos Triunfadores
- Coisas e Loisas da nossa Festa
- Ventura, Herói ou Vilão?!
- Agenda Taurina

COLÓQUIO NO CLUBE TAURINO VILAFRANQUENSE

Realizou-se no Clube Taurino Vilafranquense no passado domingo, 2 de outubro um interessante colóquio com a participação dos intervenientes na corrida de toiros realizada pela tarde na Palha Blanco. Foram intervenientes o maestro Victor Mendes, David Mora, António João Ferreira o ganadero Falé Felipe e o representante da empresa Rui Levezinho, tendo o colóquio sido moderado pela critica taurina Catarina Bexiga

segunda-feira, 3 de Outubro de 2011

VIDEO - FAENA DE TALAVANTE EM ZAFRA AO PRIMEIRO TOURO DA TARDE

BEJA - FESTIVAL A FAVOR DA CERCIBEJA E BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Click na Imagem

MOURA JR. REGRESSA À PROVÍNCIA DE SALAMANCA

Depois do êxito obtido em Salamanca, João Moura Jr, volta a esta província.
Desta feita a 16 de Outubro a Alba de Tormes, por ocasião das Festas em Honra de Santa Teresa.
Lidam-se touros de Montalvo para o cavaleiro português e para os matadores Damián Castaño e Juan del Álamo

PORTUGUESES EM ESPANHA – ORELHAS PARA PALHA E MOURA JR.

(Fim-de-semana)
SAN JUAN DE LAS NAVAS (Ávila).
Novilhos de Cristina Huertas
Francisco Palha: orelha com petição da segunda e duas orelhas.
LAS ROZAS (Madrid).
Touros de Coto de Lindes
João Moura Jr, orelha e ovação

ADIDAS GRAVA ANÚNCIO EM LAS VENTAS

A conhecida marca desportiva gravou um spot publicitário com  a estrela americana Derrick Rose, na Monumental de Las Ventas em Madrid. Uma vez mais o mundo dos touros é escolhido para publicitar um dos produtos mais conhecidos dentro e fora do desporto como é a Adidas.

CAMPO PEQUENO - FESTIVAL

Click na Imagem

MONTIJO - FESTIVAL A FAVOR DE LUÍS DA BRANQUINHA

Click na Imagem

domingo, 2 de Outubro de 2011

NOVE ORELHAS E UM RABO NA "ENCERRONA" DE TALAVANTE EM ZAFRA


O matador de touros extremenho Alejandro Talavante, obteve hoje em Zafra um triunfo rotundo, não só pelo número de troféus como das extraordinárias lides que efectuou a touros de Vitorinano del Rio, Caetano Muñoz, Garcigrande, Daniel Ruiz, Nuñez del Cuvillo e dois exemplares de Zalduendo, sendo que o último, o sobrero que ofereceu aos aficionados, cortou as duas orelhas e o rabo ao bravo touro de Fernando Domecq.



Tavalante esteve variado com o capote, solvente com o 4º de menos trapio e classe, e enorme com os restantes. Inclusive bandarilhou o sobrero com dois pares a quarteio e um a quiebro.
As faenas foram de temple, mando e muita inspiração, surpreendendo a cada momento os aficionados.

IVÁN FANDIÑO CORTOU A ÚNICA ORELHA NO MANO-A-MANO COM DAVID MORA

A estocada de Fandiño ao quinto da tarde
ao qual cortou a única orelha neste mano-a-mano

Madrid 1 de Outubro – Cinco touros de António Gavira bem apresentados, com pouca força e com pouca casta, com excepção do quinto a que Ivan Fandiño cortou a única orelha deste mano-a-mano.
David Mora e Ivan Fandiño estiveram à altura das expectativas mesmo sem a colaboração dos touros. Não desiludiram os aficionados que encheram por completa a Monumental de Las Ventas, para assistir a este encontro entre dois toureiros revelação desta temporada 2011

FESTIVAL A FAVOR DA "LAÇO EM SALVATERRA

Click na Imagem