quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não há tourada em Arronches!!!

Sobre a não realização da tourada das Festas da Misericórdia de Arronches, está a levantar-se uma certa poeira sobre o assunto nos blogues da especialidade.

Na realidade, o Município atribui um subsídio a instituições ou associações para ajudar na montagem da habitual tourada do S. João, festas que organiza. Este ano, uma vez mais assim aconteceu. A Associação dos Amigos da Festa Brava – leia-se Grupo de Forcados Amadores de Arronches – recebeu essa verba que foi aprovada em Reunião de Câmara. Como depois chegou ao empresário já não nos diz respeito.
Na realização da tourada que ocorre por ocasião das Festas da Santa Casa da Misericórdia, esse subsídio não é habitual, com a excepção do passado ano por motivos conhecidos dos arronchenses.
Em conversa com o antigo forcado António José Batista, em Alpalhão, este confessou-me do seu desejo de poder vir a montar esta tourada, adiantando-me também que, das duas ou três vezes que organizou este espectáculo, por esta ocasião, nunca recebeu qualquer subsídio por parte do Município de Arronches.

Importa esclarecer que, durante a apresentação da tourada do S. João, aquando da realização do “Mês da Cultura Taurina” o empresário José Brás disponibilizou-se publicamente para montar este espectáculo, não havendo por parte do Município qualquer comprometimento sobre essa possibilidade.
Lamenta-se se vier a verificar-se que não haverá este ano a tourada nesta data mas, a verdade é esta. Não tenho procuração para defender posições mas, estas poeiras só vêm contribuir para que alguns autarcas se possam retrair no momento de ajudar a Festa.
Também a Santa Casa da Misericórdia é uma instituição de solidariedade e não pode atribuir subsídios para montar uma tourada. É bom lembrar, para os que têm a memória curta, ou a idade não lhes permite ter este conhecimento que, antigamente, se realizavam com toda a pertinência festivais benéficos para instituições como Hospitais, Albergues, Misericórdias etc. Agora não se pode pensar que os empresários têm que ser subsidiados para exercerem uma actividade que fazem livremente e cujos benefícios e prejuízos devem correr por sua conta.
Importa ainda esclarecer que, a Câmara Municipal de Arronches, investiu este ano uma avultada verba em obras de benefíciação na Praça de Touros de Arronches, pese esta ser propriedade particular. Para as fazer, chegou a acordo com o proprietário senhor Francisco Romão Tenório. Não é de todo justo estar a colocar tudo no mesmo saco, fazendo comparações absurdas com os casos de Cascais ou Estremoz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário